I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 22 de dezembro de 2013

SUPERLOTAÇÃO DE PRESOS NAS DPs PROVOCA FUGAS E MOTINS

O delegado Vicente Ferreira, titular do 29º DP (Pajuçara/Maracanaú) falou da fuga de 13 presos e da precariedade da segurança na carceragem fotos: JL ROSA

A superlotação de presos nas delegacias de Polícia da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza começa a produzir seus efeitos danosos. Fugas, tentativas de rebelião e proliferação de doenças entre os detentos estão sendo registrados pelas autoridades. Foi o que aconteceu na noite da última quarta-feira, quando 13 dos 15 presos que estavam recolhidos na carceragem do 29º DP (Pajuçara/Maracanaú) escaparam do prédio depois de cavarem um buraco na parede.

Segundo o titular daquela distrital, delegado Vicente Ferreira, apenas uma cela estava ativada ali e sua capacidade era para, no máximo, quatro presos.

No entanto, havia 15 detentos no xadrez e apenas um inspetor da Polícia Civil para fazer a guarda do prédio e da carceragem. Os detentos não tiveram nenhuma dificuldade de cavar o buraco, pois fizeram uma barreira humana que impedia o policial de visualizar o que estava acontecendo no xadrez.

Advertências

O problema da superlotação dos distritos policiais na Grande Fortaleza vem se arrastando há, pelo menos, dois meses.

Por conta da lotação de detentos nos presídios e Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs), o juiz da Vara das Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios, César Belmino, baixou uma portaria determinando que a transferência de presos das delegacias para o Sistema Penal só pode acontecer com a prévia autorização dele.
Os detentos cavaram um buraco na parede da cela e desapareceram. No momento da fuga havia apenas um inspetor da Polícia Civil no local para manter a segurança

Além disso, foi restringido o número de vagas a serem disponibilizadas para tais transferências. O resultado tem sido o represamento.

Segundo o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Jairo Façanha Pequeno, em algumas delegacias a situação chega perto do caos. Ele contabiliza cerca de 700 presos nas delegacias distritais e Especializadas.

A que apresenta maior número de presos é a Capturas e Polinter (Decap), que serve de entreposto entre as DPs e os presídios. Antes de seguirem para as cadeias, os presos das delegacias têm, obrigatoriamente, de passar pela Decap para que sejam cadastrados no SIP (Sistema de Informações Policiais).

Decap

Nos últimos dois meses, pelo menos três tentativas de fugas e motins foram registrados somente na Decap. Numa delas, a ação rápida de policiais do batalhão de Polícia de Choque evitaram que mais de 30 presos perigosos fossem embora dali.

A fuga somente não se concretizou porque os PMs chegaram rapidamente, já que o Quartel do BPChoque é vizinho da delegacia. Exaltados, os presos quebraram as luzes, deixando o local escuro, e destruíram os cadeados das celas do primeiro andar.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics