A Polícia Civil montou um plantão especial para atender a todos os distritos e garantir a segurança dos 610 detentos que estão sendo custodiados em suas carceragens. Na tarde de ontem, 40 presos foram transferidos para uma Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL).
De acordo com o delegado Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), as vagas disponibilizadas pelo Judiciário são insuficientes, diante da quantidade de pessoas que entram no sistema.
"A quantidade de pessoas que entra é muita maior do que as vagas que nos são oferecidas para que eles possam ingressar nos presídios, que é o lugar certo para que eles fiquem. A situação do 18ºDP (Jurema/Caucaia) é crítica. Temos 32 presos, atualmente. Desde o início de dezembro ninguém é retirado de lá", afirmou Jairo Pequeno.
Superlotadas
Conforme informações da Polícia Civil, todas as delegacias que possuem xadrezes enfrentam o problema da superlotação. As mais prejudicadas são o 30º DP (São Cristóvão), que abriga 42 presos; o 18º DP (Jurema), onde estão 32 detentos ; e o 34º DP (Centro), com 30 encarcerados.
O diretor do DPM disse que as DPs citadas não estão muito diferentes das demais. "Estas são as piores, mas todas estão com presos muito além do que podem comportar. Depois da portaria reeditada pelo juiz corregedor dos presídios, Cezar Belmino, , nós ficamos sem alternativas para realocar os detentos. Esta preocupação com presos não deveria ser nossa, mas está sendo, porque só podemos transferi-los com autorização prévia do juiz".
Plantonistas
O diretor do DPM disse que as delegacias plantonistas (que permanecerão abertas durante o ferido) são exatamente as que estão com maior número de presos em suas dependências.
"Montamos um esquema especial com apoio da PM para reduzir riscos de rebeliões, motins e resgates. Toda a Polícia estará em alerta para as plantonistas. Não podemos deixar de cumprir nossa obrigação de prender e temos que achar onde acomodar quem for capturado".
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU