I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 29 de dezembro de 2013

POLÍCIA ESCLARECE CRIMES DO TRÁFICO

Delegada Marília Fernandes, titular do 16º DP (Dias Macedo), trabalhou com sua equipa na desarticulação de uma perigosa quadrilha que vinham implantando o terror em três bairros da Capital, praticando execuções sumárias FOTO: FABIANE DE PAULA

Policiais do 16º DP (Dias Macedo), tendo no comando a delegada Marília Fernandes, desarticularam uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas e vários homicídios. De acordo com informações da Polícia, os suspeitos teriam praticado cerca de 10 assassinatos nos bairros Castelão, Boa Vista e Dias Macedo.

Segundo Marília Fernandes, praticamente todas as pessoas que integrariam o bando já foram capturadas. Francisco Romário Veríssimo Lo, o ´Lâmpada´; Antônio José Silva Monteiro, o ´Neném´; Rafael Matos de Freitas, o ´Sam´; e José Orlando da Silva Gama estão presos, por força de mandados de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara do Júri de Fortaleza.

Além deles, uma outra pessoa identificada como Fábio Thiago Santos do Nascimento, o ´Bim´, é investigada. Ele seria o dono das armas usadas nos crimes e executor, em alguns casos.

Arquivo

A titular do 16ºDP revela que as mortes investigadas foram motivadas por questões ligadas ao tráfico, à desobediência de ´regras´ impostas pela quadrilha e queima de arquivo. "Eles matavam porque as pessoas estavam vendendo drogas na áreas que eles comandavam, porque praticavam assaltos no bairro, ou, porque presenciaram outras execuções", declarou a delegada.

A morte mais recente aconteceu em 13 de novembro último, na Rua José Messias Matos. A vítima foi o adolescente Mateus de Sousa Brito, 15. Ele era primo de Luís Henrique de Sousa Silva, o ´Pinto´, morto no dia 22 de fevereiro deste ano.

Conforme a delegada, os matadores suspeitaram que Mateus pudesse vingar a morte do primo e eliminaram o adolescente previamente. "O ´Neném´ e o ´Orlando´ mataram o ´Pinto´. No local, surgiu o boato de que Mateus estaria indignado com a execução. Por isto, ´Lâmpada´ e ´Neném´ mataram o menor".

Já ´Pinto´, teria sido assassinado porque presenciou a morte de um homem conhecido como ´Paupina´. "A morte de ´Paupina´ está sendo investigada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele foi assassinado e enterrado às margens do Rio Cocó. Depois colocaram um sofá em cima da cova. A família procurou o corpo por muito tempo, até que a ossada foi descoberta", disse Marília Fernandes.

Em circunstâncias parecidas, outras duas pessoas foram executadas. Francisco Alisson Pereira Moreira, era desafeto do bando e foi assassinado no dia 23 de outubro de 2012, na Rua Quatro Irmãos. O jovem Deo Rones Alves, o ´Déo´, presenciou o crime e foi morto no dia seguinte.
Dezenas de crimes de morte acontecem todos os meses na Capital cearense. A maioria deles, segundo a Polícia, está ligada ao tráfico de drogas FOTO: KIKO SILVA

Execução

Segundo apurou o 16ºDP, ´Bim´, ´Sam´ e ´Lâmpada´ invadiram a casa de ´Déo´, na Rua Capitão Ferreira Lima, no bairro Boa Vista, e o executaram na frente da esposa, que estava grávida de oito meses. "Foi uma crueldade muito grande. Uma noite de horror naquela rua. Eles chegaram, derrubaram a porta da casa e entraram para matar o rapaz, que estava deitado em uma rede. A esposa, grávida, presenciou tudo e ficou em estado de choque", disse a delegada que apurou o caso.

O homicídio de Fábio Ribeiro de Lima, o ´ Esquilo´, é mais um dos inquéritos que foram concluídos e aponta o bando como responsável. Segundo a Polícia, ´Bim´ e ´Neném´ estariam implicados no fato.

Marília Fernandes diz que não é fácil investigar estas execuções em uma área onde a população já está temerosa. "As pessoas sabem da fama dos criminosos e do que eles são capazes. Mesmo que testemunhem as mortes, elas não querem de jeito nenhum vir até a delegacia e depor, com medo de represálias".

Para que estes casos fossem elucidados, a delegada disse que montou um esquema especial para proteger quem se dispusesse a depor.

Noutro lugar

"Os depoimentos aconteciam em outros lugares, que não fosse a delegacia. Tentamos fazer de tudo para não levantar qualquer suspeita para quem colaborava conosco. Ainda bem que o nosso trabalho foi bem sucedido e pudemos dar uma resposta positiva à essa comunidade que sentia tanto medo da violência que os cercava". A estratégia deu certo.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics