I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 15 de março de 2016

CEARÁ REGISTRA 2 TREMORES DE TERRA EM MENOS DE 24 HORAS

Ceará registra dois tremores de terra em menos de 24 horas (Foto: LabSis/UFRN)

Dois tremores de terra ocorreram no Ceará em menos de 24 horas, de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Os sismos ocorreram nesta segunda-feira (14) e no sábado (12) na região limítrofe dos municípios de Solonópole e Jaguaribe.

De acordo com o LabSis, na manhã desta segunda-feira, foi sentido um forte abalo que derrubou objetos de prateleiras na localidade de Nova Floresta, em Jaguaribe, no limite com Solonópole, de acordo com os moradores da região. O tremor ocorreu por volta das 6h48 e teve magnitude de 3,5. No sábado, o tremor teve magnitude menor, de 2,3.

“Há mais de uma semana está ocorrendo atividade sísmica na região e a causa principal é a atividade sismológica das placas tectônicas, comuns na região”, explica Francisco Brandão, chefe do Núcleo Sismológico da Defesa Civil do Ceará. Os movimentos das placas tectônicas foram comprovados através de pesquisas realizadas com satélites artificiais

As placas tectônicas são gigantescos blocos que integram a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais a parte superior do manto). Elas estão em constante movimentação (se movimentam sobre o magma do manto), podendo se afastar ou se aproximar umas das outras. Segundo ele, já foram realizadas visitas às comunidades atingidas para esclarecer a população sobre os efeitos dos tremores, já que eles não podem ser previstos.

Na quarta-feira (16), equipes da Defesa Civil do Ceará e do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vão instalar na região uma estação sismográfica para acompanhar melhor esses eventos. “Se a atividade sísmica perdurar na região, vamos instalar uma rede de estações para que possamos monitorar e estudar com mais profundidade essas ocorrências”, diz Brandão.

Semana passada

No domingo (6) outros dois tremores de terra, de magnitude preliminar acima de 3.0, no Ceará, na mesma área epicentral. O epicentro fica a aproximadamente 24 quilômetros de Solonópole e a 26 km de Jaguaribe. O primeiro evento ocorreu às 17h08 e teve magnitude preliminar estimada em 3.1. O segundo evento ocorreu às 17h29 e teve magnitude preliminar estimada em 3,4.

Os tremores foram sentidos, principalmente, na região limítrofe entre os municípios de Solonópole e Jaguaribe. Em Solonópole os tremores de terra forma sentidos nas localidades de Nova Olinda, Alto Verde, Marretas e Bom Jardim, onde teria rachado as paredes de uma casa. No município de Jaguaribe, nas localidades de Feiticeiro, Nova Floresta e Palha.

Dada a magnitude dos eventos é possível que outros eventos ainda venham a ser sentidos pela população embora, como sempre afirmamos, ser impossível prever a evolução de qualquer atividade sísmica.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics