Ganhou repercussão nas redes sociais o vídeo de uma discussão entre um motorista de carro, que aparece com o veículo estacionado na calçada da avenida Santos Dumont, e um pedestre inconformado com a situação. A gravação foi divulgada na página do Facebook, "Rei do Camarote", na qual se dedica a publicar "relatos e registros de atitudes anti-cidadãs", como se auto descreve. A publicação já possui 87 mil visualizações e mais de 2.500 compartilhamentos.
O homem que aparece nas imagens é o promotor de Justiça aposentado Marcos de Holanda, condutor com o carro estacionado na calçada da via. A gravação de 43 segundos não mostra o pedestre, autor da filmagem, e já começa com a discussão entre os dois. Abaixo, o diálogo entre eles:
Pedestre - Não fiz nada com o senhor, o senhor está estacionado na calçada.
Marcos - Sim, e daí?
Pedestre - É proibido.
Marcos - Eu sei. Quer dar aula de Direito a mim, p****?
Pedestre - Pronto, você está estacionado na calçada. Tire lá, seu carro da calçada, senhor autoridade.
Marcos - Pare de filmar, esse é um ato de violência.
Pedestre - Com quem?
Marcos - Eu quebro essa sua máquina.
Pedestre - Olha a idade do senhor, se dê respeito, tire seu carro da calçada.
Na página "Rei do Camarote Fortaleza", foi publicado odepoimento do pedestre, que não tem a identidade revelada. "Estava passando pela Av. Santos Dumont e vi o carro em cima da calçada. Passei por ele e resolvi tirar uma foto para enviar-lhes. Após eu tirar a foto esse Senhor desceu do carro, veio em minha direção e começou a me xingar e me ameaçar dizendo que eu não sabia quem ele era", disse ele.
Ainda conforme o depoimento, o pedestre pediu que o condutor tirasse o carro da calçada e colocasse no estacionamento que a mulher dele se encontrava. "Ele (Marcos de Holanda) disse que não ia colocar, que estava ali por uma necessidade, pois sua esposa estava comprando salgadinhos", relatou o responsável pelo vídeo.
O POVO Online entrou em contato com Marcos de Holanda, que informou que está consultando o advogado dele para se pronunciar sobre o caso. Apesar disso, ele adiantou que o pedestre "está apresentando somente um lado". "O lado inicial, ele não está apresentando", afirmou Marcos.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro
Segundo o Artigo 181, no inciso VIII, estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, é considerado infração grave, com multa e remoção do veículo. Já o inciso IX diz que parar o carro onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos é infração média, com multa e remoção do veículo.
AUTOR: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU