Pelo menos 60 pessoas morreram e 110 ficaram feridas em explosões perto do santuário xiita de Sayeda Zeinab, ao sul de Damasco, na Síria, na manhã deste domingo (31), de acordo com o Ministério do Interior sírio, citado pela agência Reuters. Um carro-bomba e dois homens-bomba suicidas provocaram o atentado.
Os fundamentalistas sunitas do Estado Islâmico assumiram a responsabilidade pelos ataques, de acordo com a Amaq, uma agência de notícias que apoia o grupo. Ela disse que duas operações de "atingiram reduto mais importante de milícias xiitas em Damasco", ainda segundo a Reuters.
O premiê sírio, Wael al-Halaki, disse que os ataques foram planejados por "grupos terroristas" que tentavam "levantar a moral, após uma série de derrotas" pelo exército, afirmou a Reuters.
Imagens da televisão estatal mostraram edifícios queimando e destroços de carros, mas nenhum detalhe adicional foi dado.
A mesquita de Sayeda Zeinab abriga o mausoléu de uma das netas do profeta Maomé. Muitos peregrinos xiitas do Irã, Iraque, do Golfo e do Líbano visitam o local diariamente, segundo a France Presse.
Em fevereiro de 2015, a mesquita já havia sido alvo de um ataque suicida que matou quatro pessoas e feriu 13 em um posto de controle perto do santuário.
No mesmo mês, uma explosão teve como alvo um ônibus de peregrinos xiitas libaneses que visitavam o local, matando pelo menos nove pessoas em um ataque reivindicado pela Frente Al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda.
Negociações
As explosões ocorreram enquanto representantes do governo da Síria e sua oposição dividida começaram reuniões, em Genebra, para as primeiras conversações de paz mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dois anos, de acordo com a Reuters.
A ONU disse que está se preparando para seis meses de negociações, primeiro buscando um cessar-fogo e, posteriormente, trabalhar em direção a uma solução política para a Síria.
O conflito de quase cinco anos já matou mais de 250.000 pessoas, expulsando mais de 10 milhões de suas casas.
AUTOR: G1/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU