I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

ÍNDIA ENFORCA AUTOR INTELECTUAL DE ATENTADOS EM MUMBAI

Yakub Memon, em imagem de arquivo (Foto: Mahendra Parikh / Arquivo / Indian Express / Arquivo / via AP Photo)

A Índia enforcou nesta quinta-feira (30) Yakub Memon, autor intelectual da série de atentados coordenados que mataram 257 pessoas na cidade de Mumbai, em 1993, informaram autoridades.

Memon, que completava 54 anos nesta quinta, foi enforcado na prisão de Nagpur, no estado de Maharashtra. "Yakub Memon foi executado às 7h (local)", informou um oficial da polícia de Nagpur, R.V Halami.

Os atentados de 12 de março de 1993 atingiram a Bolsa de Mumbai (antiga Bombaim), os escritórios da Air India e um hotel de luxo da capital econômica da Índia, entre outros alvos.

Os ataques foram atribuídos a membros da comunidade muçulmana, que supostamente queriam se vingar das mortes de muçulmanos nos confrontos religiosos ocorridos meses antes.

Yakub Memon, que fazia parte de um grupo de 11 condenados pelos atentados, foi o único punido com a pena de morte. Os demais pegaram prisão perpétua.

Memon foi enforcado depois de ter seus recursos contra a condenação negados por várias instâncias do Judiciário.

Segundo a agência "Press Trust of India", o corpo será entregue a sua família.

Profissional de contabilidade, Memom proclamou sua inocência durante todo o processo, o que gerou simpatia entre as associações de defesa dos direitos humanos e de um ex-juiz da Suprema Corte.

O Supremo rejeitou, na semana passada, a última apelação apresentada para impedir a execução de Memom, que chegou a fugir para o Paquistão, mas depois se entregou às autoridades.

Entre os outros supostos autores intelectuais do ataque estão Tiger, irmão de Memon, e o líder de uma quadrilha local local, Dawood Ibrahim, ambos foragidos desde 1993.

A Índia aplica raramente a pena capital, mas desta vez o presidente Mukherjee ignorou vários apelos de clemência e acabou com uma moratória tácita de oito anos.

AUTOR: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics