I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

ACESSE MEU CANAL NO WHATSAPP

ACESSE MEU CANAL NO WHATSAPP
FIQUE SABENDO DE TODAS AS NOTÍCIAS

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

ANUNCIE AQUI E CRESÇA!

ANUNCIE AQUI E CRESÇA!
WHATSAPP (85)9-9414-6811 GUGU LOCUTOR

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM, FORTALEZA-CE

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

EM FORTALEZA (CE): 3 SUSPEITOS DE MATAR POLICIAL PENAL MORREM DURANTE INTERVENÇÃO POLICIAL

Os suspeitos mortos na operação policial ainda não foram identificados formalmente Foto: Kid Jr.

Dois homens e uma mulher foram mortos durante intervenção policial no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, nesta quinta-feira (30). Eles eram suspeitos de envolvimento no homicídio do policial penal José Wendesom Rodrigues de Lima, na Capital, na última terça-feira (28).

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informou que a ação tinha o objetivo de capturar envolvidos no caso. “Houve resistência e três pessoas suspeitas foram mortas por intervenção policial”, explicou a Pasta.  

As investigações indicam que um dos homens foi responsável pelos disparos que vitimou o policial penal. Já o outro teria envolvimento direto no homicídio. Ainda segundo a SSPDS, a mulher também participava do grupo envolvido com o caso. 

A Pasta informou que, após a operação desta quinta-feira (30), o caso da morte do policial penal está “elucidado”. A avaliação leva em conta as prisões de quatro homens nessa terça e quarta-feira (29), além da apreensão de dez quilos de cocaína, armas e mais de 100 munições. 

Os suspeitos mortos ainda não foram identificados formalmente. Com eles, foram apreendidas quatro armas de fogo, conforme a Pasta. A ação foi realizada por equipes das Polícias Civil (PCCE), da Policial Militar (PMCE) e da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). 

MORADORES DENUNCIAM INVASÕES

Moradores do bairro Moura Brasil relatam ações truculentas de policiais, desde a morte do policial penal, assassinado a tiros no Centro de Fortaleza. Nesta quinta-feira, o Diário do Nordeste recebeu denúncias de pessoas da comunidade "Oitão Preto", que falam sobre moradores terem passado mal devido às intervenções. 

A comunidade promoveu ainda uma manifestação para protestar contra o ocorrido. Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) disse que o patrulhamento no "Oitão Preto" "é realizado dentro da legalidade e em respeito aos direitos individuais de cada cidadão". 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de crianças e adolescentes que estavam a caminho de uma aula de surfe sendo abordado e revistado, em uma ação popularmente conhecida como "baculejo". Uma pessoa ligada à Escola Beneficente de Surf Moura Brasil conversou com a reportagem e relatou também que casas foram invadidas, com portões arrombados pelos agentes.

"É um terror psicológico. As crianças vendo essas cenas, crianças apanhando. Quando tentaram entrar na minha casa e eu falei em mandado de apreensão e busca, um deles me jogou no chão. Era todo o tipo de Polícia, mas nós não temos culpa desse policial ter sido morto. Eles querem ser a Lei, mas não respeitam a Lei", disse um morador.

A reportagem também recebeu informações que policiais penais teriam participado das invasões no Moura Brasil. Procurada, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) disse que a resposta deste caso ficaria a cargo da PMCE.

VEJA NOTA DA PMCE NA ÍNTEGRA:

"A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informa que o patrulhamento no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, onde fica localizada a comunidade do “Oitão Preto”, é realizado dentro da legalidade e em respeito aos direitos individuais de cada cidadão. A PMCE também informa que mantém, de forma ininterrupta, viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Força Tática (FT) do 5º Batalhão de Policial Militar (5º BPM). A área conta ainda com saturações, que são realizadas periodicamente pelo efetivo local, e com o reforço do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), que intensificam o patrulhamento nas ocasiões e horários de maior necessidade. 

Nesta quarta-feira (29) policiais militares apreenderam uma arma de fogo, munições, drogas e dinheiro. O fato aconteceu durante operação realizada no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. A ação ocorreu na Comunidade do Oitão Preto, onde os policiais identificaram um volume suspeito enterrado na areia. Ao verificarem o local, encontraram uma sacola contendo uma pistola calibre .380, 44 munições do mesmo calibre, 66 papelotes de maconha, duas balanças de precisão e R$ 342 em espécie. Nenhum suspeito foi localizado no momento da apreensão. Todo o material foi encaminhado ao 34º Distrito Policial para os devidos procedimentos".

POLICIAL MORTO

Na última terça-feira, um policial penal foi morto a tiros no Centro de Fortaleza. O agente estava com outros dois colegas em uma investigação do Setor de Inteligência da SAP no momento do crime, quando uma dupla armada desceu de um carro e efetuou os disparos contra o servidor.

De acordo com o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-CE), José Wendesom Rodrigues de Lima tinha 37 anos e chegou a ser levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos.

Conforme a investigação, as vítimas teriam sido confundidas pelos criminosos com membros de uma facção rival. Os policiais penais estavam em um carro descaracterizado monitorando suspeitos que estavam hospedados em uma pousada no Centro. 

O paraense Will Pessoa da Silva é um dos suspeitos pelo assassinato. Ele foi preso em um flat localizado na avenida Beira-Mar. Will já havia sido preso duas vezes por suspeita de tráfico de drogas, em 2024, nos estados do Pará e Goiás, e já tinha uma condenação pelo crime. Antes de ser detido em dezembro último, ele se apresentava como empresário do ramo de joias.

FONTE: DN

EM SOBRAL (CE): ENGENHEIRO AFRICANO É PRESO POR APLICAR 'GOLPE DA ENERGIA SOLAR' HÁ 3 ANOS

 

O africano foi preso nessa quarta-feira (29) Foto: Reprodução/PCCE

O engenheiro africano Edgar Indequi, preso em Sobral nessa quarta-feira (29), vinha aplicando golpes no Ceará há pelo menos três anos. 

A reportagem do Diário do Nordeste apurou que contra o suspeito natural de Guiné-Bissau há três inquéritos instaurados por estelionato e uma denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE) pelo crime de violência doméstica.

Em todos os inquéritos de estelionato, Edgar foi indiciado. Somados, os prejuízos das vítimas chegam a aproximadamente R$ 140 mil. 

O modus operandi do golpe se repetia: O engenheiro ofertava às vítimas 'kits de placas de energia solar' e após receber os valores, não instalava o produto ou sequer respondia aos compradores.

Ainda em 2021, o nome do africano passou a ser conhecido pelas autoridades, quando ele foi investigado e denunciado por ameaçar a namorada, uma jovem de 16 anos. Em 2022, passou a ser réu na Justiça cearense.

De acordo com a denúncia do MP, "o acusado e vítima haviam se conhecido há pouco tempo e começaram a se relacionar afetivamente. Chegaram a manter relações sexuais consentidas, porém, o acriminado começou a demonstrar comportamento possessivo, chegando a afirmar que, se a jovem o traísse, ele a mataria". 

Há pelo menos cinco vítimas do suspeito, segundo a Polícia Civil do Ceará. A reportagem não localizou a defesa do engenheiro

ESTELIONATO

Uma das vítimas do 'golpe da energia solar' disse à Polícia ter descoberto que Edgar chegou a falsificar um documento da Enel, fraudando que o processo de instalação de energia solar estava em andamento, "o que se revelou completamente inverídico quando a autora se dirigiu até um posto da concessionária mais próximo de sua casa".

Consta ainda em um dos inquéritos que o engenheiro chegava a prometer "de brinde" um aparelho de ar-condicionado para as pessoas que adquirissem placas de energia solar com ele.

Outra vítima é proprietária de uma clínica em Sobral. Ela teria fechado negócio com Edgar ainda em 2022. Foram meses cobrando o suspeito para que ele entregasse, ainda tentando um acordo antes da decisão de acionar a Justiça para o caso.
Trecho de uma conversa entre suspeito e vítima Foto: Reprodução

Em uma das conversas, o suspeito disse que tinha saído da cidade para resolver uns problemas e que as vítimas "podiam entrar na Justiça, tranquilo".

A PRISÃO

Nessa quarta-feira (29), a Polícia cumpriu mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que foi levado até a Delegacia Municipal de Sobral e está à disposição da Justiça.

A Polícia diz ainda que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais, para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp.

FONTE: DN

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

NOS ESTADOS UNIDOS: O QUE SE SABE SOBRE O ACIDENTE COM AVIÃO DA AMERICAN AIRLINES E HELICÓPTERO, "SEM SOBREVIVENTES"

Equipes de resgate trabalham após choque entre helicóptero e avião na região de Washington Gett Images

Um voo da American Airlines colidiu no ar com um helicóptero Black Hawk em Washington DC, nos Estados Unidos.

As duas aeronaves caíram no rio Potomac.

O avião, que vinha de Wichita, no Kansas, transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. Já o helicóptero era ocupado por três soldados.

John Donnelly, chefe do Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergências de Washington, confirmou que não há expectativas de encontrar sobreviventes.

Em coletiva de imprensa, ele confirmou que o trabalho das equipes não é mais uma operação de resgate — e transformou-se numa operação para recuperar os corpos das vítimas.

Até o momento, pelo menos 28 corpos foram recuperados, segundo a polícia.

A Associação Americana de Patinação Artística confirmou que "vários membros da comunidade da patinação" estavam a bordo do avião.

A colisão aconteceu perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington por volta das 21h, no horário local (às 23h de Brasília).

O presidente dos EUA, Donald Trump, divulgou que foi informado sobre o "terrível acidente" e questinou por que o helicóptero não "subiu ou desceu".

O secretário de transportes dos EUA, Sean Duffy, disse à mídia que acredita que o acidente poderia ter sido evitado e que não houve interrupção na comunicação entre o avião e o helicóptero.

O que aconteceu?

Na quarta-feira (29/1), um jato da PSA Airlines operando como American Airlines 5342 colidiu com um helicóptero do Exército dos EUA ao se aproximar do Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington, de acordo com a Administração Federal de Aviação.

O avião de passageiros, um Bombardier CRJ700, partiu de Wichita, Kansas, e transportava 60 passageiros e quatro tripulantes.

O Pentágono disse que o helicóptero envolvido era um Sikorsky H-60 ​​que decolou de Fort Belvoir, na Virgínia.

O chefe de mídia da Joint Task Force-National Capital Region, unidade que faz parte do Exército dos EUA, disse à CBS News, parceira da BBC nos EUA, que o helicóptero militar Black Hawk envolvido no acidente estava em um voo de treinamento.

Heather Chairez acrescentou que ele pertencia à Companhia B, do 12º Batalhão de Aviação de Fort Belvoir, na Virgínia.

Três soldados dos EUA estavam a bordo da aeronave do Exército, disse a prefeita de Washington, Muriel Bowser.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) declarou que vai investigar o incidente, junto com o National Transportation Safety Board (NTSB).

O FBI também divulgou uma declaração para dizer que está a agência auxilia na resposta à colisão aérea.

O avião se partiu em vários pedaços e agora está submergido, numa profundidade entre 152 e 243 cm, de acordo com as autoridades.

Uma equipe de mergulho também encontrou o que parece ser uma das duas caixas-pretas da aeronave.

O helicóptero está de cabeça para baixo, mas parece estar quase intacto, segundo porta-vozes.
Frio, vento e gelo dificultam o trabalho das equipes de resgate no rio Potomac, dizem autoridades Getty Images

Resgate difícil

Cerca de 300 socorristas em barcos foram mobilizados para procurar sobreviventes, disse o chefe dos Serviços de Incêndio e Emergência de Washington, John Donnelly.

"O desafio é o acesso. Há vento e pedaços de gelo (na água). É perigoso e difícil trabalhar", disse ele.

As temperaturas caíram abaixo de zero durante a noite na área onde ocorreu a colisão, de acordo com o National Weather Service (NWS).

As mínimas eram previstas em cerca de -1 a -2 °C ao redor da área.

Washington DC tem visto temperaturas congelantes nas últimas semanas, e o gelo cobre partes do Rio Potomac, embora quarta-feira tenha sido um dos dias mais quentes do ano até agora.

As condições climáticas serão um fator crucial na missão de resgate.

O presidente da autoridade que controla o aeroporto de Washington disse que 19 voos foram desviados para o Aeroporto Internacional Dulles, que fica nas proximidades.

Ele acrescentou que as equipes de resposta estão em modo de resgate e continuarão a trabalhar durante as próximas horas.

Atletas da patinação estavam no voo

A US Figure Skating — o órgão que representa a patinação artística nos EUA — confirmou em uma declaração que vários membros de sua comunidade estavam a bordo do voo 5342 da American Airlines.

"Esses atletas, treinadores e familiares voltavam para casa após o National Development Camp realizado em conjunto com o campeonato da U.S. Figure Skating em Wichita, Kansas", diz a declaração.

"Estamos devastados por esta tragédia indizível e guardamos as famílias das vítimas em nossos corações. Continuaremos monitorando a situação e divulgaremos mais informações assim que estiverem disponíveis."

Um evento chamado Prevagen US Figure Skating Championships de 2025 foi realizado em Wichita, Kansas, entre 20 e 26 de janeiro.

Patinadores artísticos e treinadores russos também estavam a bordo do voo, segundo informações divulgadas pelas agências Reuters e Tass.

Como aeronaves militares devem evitar colisões

George Bacon, apresentador e ex-piloto das Forças Aéreas Reais do Reino Unido, disse à BBC que aeronaves e helicópteros militares voam rotineiramente próximos a aviões de passageiros.

"Eu voei como piloto militar nos EUA e estou um pouco familiarizado com o espaço aéreo ao redor de Washington DC. É altamente congestionado, mas o tráfego civil e militar compartilham uma frequência de rádio", diz ele.

Bacon acrescenta que os pilotos militares desfrutam de muito mais liberdade nos EUA quando se trata de navegação do que teriam no espaço aéreo do Reino Unido.

"Os militares se regulam e os pilotos podem escolher voar para onde quiserem e precisarem. Em um espaço aéreo controlado como este, eles ainda têm liberdade para tomar medidas de evasão, mas seguem a orientação dos controladores de voo. A ênfase é que eles devem sempre olhar ao redor, o que é conhecido no meio como 'observar e evitar'", detalha o ex-piloto.

Isso contrasta com os aviões civis, Bacon explica, que devem seguir rotas de voo pré-determinadas.

Questionado sobre a comunicação por rádio que alertou o piloto do helicóptero sobre a presença da aeronave de passageiros, ele avalia: "É padrão para controladores de tráfego aéreo perguntarem coisas como 'você vê a aeronave?'. Havia uma instrução muito clara, então caberia ao piloto do helicóptero militar evitar o avião comercial."

"Não é incomum que helicópteros militares estejam próximos de aeronaves comerciais. Os investigadores estabelecerão o que aconteceu e, se houver lições a serem aprendidas, haverá uma mudança nos procedimentos", complementa ele.
Equipes de resgate trabalham desde a madrugada no local onde o avião e o helicóptero caíram Reuters

Condições climáticas tiveram algum papel no acidente?

Embora a causa do acidente ainda seja desconhecida, no momento em que há um evento do tipo, uma observação meteorológica detalhada é realizada por especialistas no assunto.

Os investigadores usarão essas informações para determinar se o clima teve algum impacto no choque entre o avião e o helicóptero.

Sabemos que o acidente aconteceu por volta das 21h, no horário local.

Embora o céu estivesse limpo, com visibilidade de mais de 16 km, havia alguns ventos fortes naquele momento em torno de Washington DC.

O vento vinha da direção oeste-noroeste com uma velocidade de 26 km/h, com rajadas de até 42 km/h.

O voo da American Airlines deve ter usado a Pista 33 (direção 330º), o que significa que estaria quase pousando contra o vento (290º), como uma aeronave normalmente faria.

No entanto, ainda há um componente de vento cruzado, algo que os pilotos estão cientes em qualquer pouso.

Neste caso, o vento cruzado na superfície era de 16 km/h com rajadas de 27 km/h.

Esses valores estão dentro dos limites da aeronave e da capacidade de um piloto pousar.

Diante disso, não haveria grandes preocupações com o clima na aproximação da aeronave com o solo, segundo especialistas.

Acidente pode renovar questionamentos sobre congestionamento em aeroportos
Jonathan Josephs, repórter da BBC News, expliuca que é provável que esse acidente renovará as discussões sobre a segurança na indústria da aviação dos EUA.

No ano passado, o governo dos EUA aprovou dez novos espaços para voos no Aeroporto Nacional Reagan, apesar da oposição de alguns políticos locais, que levantaram preocupações com congestionamentos após alguns quase acidentes.

Relatos das conversas entre o controle de tráfego aéreo e a aeronave sugerem que os controladores estavam alertas sobre os perigos enquanto esse acidente se desenrolava.

No entanto, houve uma escassez de controladores de tráfego aéreo nos EUA nos últimos anos — e no ano passado o Congresso autorizou a agência que regula o setor, a FAA, a recrutar mais profissionais.

O acidente ocorre depois que a FAA ter contratado a maior quantidade de trabalhadores em quase uma década no ano passado para lidar com uma escassez de cerca de 3 mil funcionários.

O chefe da United Airlines, Scott Kirby, disse à estação NPR no mês passado que aquela era "a maior oportunidade de tornar as viagens aéreas melhores para os clientes nos Estados Unidos" e reduzir atrasos.

O que as testemunhas oculares dizem?

Ari Schulman disse à NBC Washington que viu o avião cair enquanto dirigia na George Washington Parkway, rodovia próxima do aeroporto.

Ele disse que a aproximação do avião parecia normal, até que viu a aeronave se inclinando fortemente para a direita, com faíscas na sua parte inferior.

Naquele momento, ele disse que sabia que algo estava "muito, muito errado". Ele disse que a parte inferior de um avião não deveria ser visível no escuro.

As faíscas, segundo Schulman, iam do nariz do avião até a cauda.

Jimmy Mazeo disse que viu o acidente enquanto jantava com sua namorada em um parque perto do aeroporto.

Ele se lembra de ter visto um "clarão branco" no céu e que os aviões voando para o Aeroporto Ronald Reagan pareciam estar seguindo "padrões irregulares".

Mazeo disse que só percebeu a gravidade da situação quando viu os serviços de emergência começarem a chegar ao local.
Voos foram desviados e aeroporto em Washington ficou fechado por algumas horas, mas será reaberto nesta quinta-feira (30/1) Getty Images

O que as autoridades dos EUA estão dizendo?

O presidente Donald Trump disse que foi informado sobre o "terrível acidente" e que estava monitorando a situação de perto.

"Que Deus abençoe suas almas", disse ele em uma declaração. "Obrigado pelo trabalho incrível que está sendo feito por nossos primeiros socorristas."

Em sua conta de mídia social TruthSocial, ele também levantou questões sobre como o incidente poderia ter acontecido. "Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada. NÃO É BOM!!!"

O vice-presidente JD Vance pediu orações para aqueles que estavam no incidente.

O secretário de Defesa Pete Hegseth e o secretário de Transportes Sean Duffy, cujas nomeações foram confirmadas recentemente, também disseram que estavam monitorando a situação.

O CEO da American Airlines, Robert Isom, expressou "profunda tristeza" em um vídeo que foi postado no site da companhia aérea.

Histórico de acidentes aéreos

O último grande acidente aéreo comercial ocorreu nos EUA em fevereiro de 2009, quando um voo da Continental Airlines que partiu de Newark, em Nova Jersey, operado pela Colgan Air, colidiu com uma casa ao se aproximar do aeroporto em Buffalo, em Nova York.

O avião era um Bombardier Q400 e 49 pessoas morreram.

O acidente mais recente da American Airlines foi em novembro de 2001, perto do Aeroporto Internacional John F. Kennedy.

O voo nº 587 da American Airlines, um Airbus A300, caiu logo após a decolagem, e vitimou 265 pessoas.

O voo tinha como destino Santo Domingo, na República Dominicana, e caiu na área de Belle Harbor, em Rockaways, no bairro do Queens, em Nova York.

Em 2009, um Airbus A320 da US Airways fez um pouso forçado minutos após decolar do aeroporto LaGuardia, em Nova York, depois que ambos os motores foram afetados por um bando de pássaros.

O piloto decidiu planar com o avião até o local de pouso no Rio Hudson e todos os 155 passageiros e tripulantes foram resgatados sem fatalidades.

FONTE: BBC

EM IPU (CE): HOMEM MORRE APÓS SE JOGAR NA FRENTE DE UM TREM NA SERRA DA IBIAPABA

FOTO REPRODUÇÃO

Na noite desta quarta-feira, 29 de janeiro, um trágico acidente ocorreu no bairro do Corte, em Ipu, no Ceará. Um homem de 30 anos, identificado como Paulo Vinicius de Sousa, perdeu a vida ao ser atropelado por um trem.

Segundo testemunhas, Paulo Vinicius estava enfrentando problemas com depressão e teria se jogado na frente da locomotiva. E segundo familiares essa não teria sido a primeira vez que ele teria tentado contra a própria vida.

A tragédia gerou comoção entre os moradores da região, que lamentam a perda de um jovem que era conhecido na comunidade. A Guarda Municipal e Polícia Militar foram acionadas isolaram a área e acionaram o Rabecão do IML, para remoção do corpo que foi dilacerado pelo trem.

FONTE: A Voz de Santa Quitéria

EM FORTALEZA (CE): HOMEM SUSPEITO DE HOMICÍDIO E TRÁFICO DE DROGAS É PRESO COM MOTO ADULTERADA

Foto: Reprodução

Um homem com extensa ficha criminal – incluindo suspeitas de homicídio e tráfico de drogas – foi preso pelo crime de receptação, após ser flagrado trafegando em uma moto adulterada. Ele foi capturado e encaminhado para o 8º Distrito Policial (8° DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

O suspeito foi flagrado por câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e do Sistema Agilis da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A captura foi feita por agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na tarde da última terça-feira (28), em Fortaleza, no bairro Prefeito José Walter.

Conforme informado pelas forças de segurança, uma equipe da PMCE foi acionada para checar um veículo supostamente adulterado que estava circulando na região. 
Após diligências, a motocicleta foi interceptada pela composição policial. O veículo estava com a placa clonada e com sinal identificador adulterado.

O homem, de 23 anos, tinha passagens por homicídio doloso, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, crime contra a fé pública, receptação e resistência. Após ser levado ao 8° DP, o suspeito foi autuado em flagrante por receptação. Foi, então, colocado à disposição da Justiça.

FONTE: O SOBRALENSE Via: GC Mais

EM JOÃO PESSOA (PB): HOMEM É PRESO POR FINGIR SEQUESTRO E TENTAR EXTORQUIR A MÃE; SUSPEITO PEDIU R$ 7 MIL POR 'RESGATE'

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Um homem foi preso por suspeita de fingir o próprio sequestro e tentar extorquir a mãe, em João Pessoa. Ele e outras duas pessoas, que também foram presas, ligaram para a mulher exigindo um resgate de R$7 mil. As prisões aconteceram na manhã desta terça-feira (28), duas horas após o início das investigações, mas a ação foi divulgada apenas nesta quarta (28).

De acordo com o delegado André Macedo, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), o suspeito ligou para a mãe no domingo (26), afirmando que havia sido sequestrado e exigiu dinheiro para ser libertado junto com um carro.

A mãe, que é empresária, registrou um boletim de ocorrência na Central de Polícia na segunda-feira (27), informando o suposto sequestro do filho. No dia seguinte, ela também procurou a DRACO, que passou a investigar o caso.

Segundo o delegado, ao chegarem ao local indicado, na região do Centro de João Pessoa, as equipes constataram que o homem não estava em cárcere privado e que tudo não passava de uma farsa para enganar a mãe. Outras duas pessoas que estavam no local também foram presas por participarem das ligações e das tentativas de extorsão.

Além de exigir o resgate, a polícia afirma que os suspeitos roubaram um carro de uma locadora. O veículo foi recuperado durante a operação.

Os três suspeitos responderão pelos crimes de tentativa de extorsão, associação criminosa, furto qualificado e receptação. Eles foram encaminhados para a Central de Polícia, no bairro do Geisel, em João Pessoa.

A ação também contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia Especializada de Combate à Circulação e Comercialização Ilegal de Arma de Fogo, Munições e Explosivos (Desarme).

FONTE: O SOBRALENSE VIA: g1

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

EM FORTALEZA (CE): SUSPEITOS DE MATAR POLICIAL PENAL NO CENTRO, ACREDITAVAM QUE AGENTE ERA DE FACÇÃO RIVAL, DIZ PCCE

Policial penal José Wendesom Rodrigues de Lima foi morto com diversos tiros na manhã desta terça-feira, 28, no Centro de Fortaleza/ Crédito: Sindppen-CE

As forças de segurança do Ceará capturaram, nesta quarta-feira (28), um quarto suspeito envolvido na morte do policial penal Wenderson Rodrigues de Lima, 37. O agente foi assassinado a tiros enquanto fazia uma investigação, na tarde dessa terça (27), no Centro de Fortaleza.

Segundo as investigações, os suspeitos acreditavam que os policiais eram integrantes de uma facção rival. "Pelo que tudo indica, a equipe [policial] que estava lá foi confundida com indivíduos de um grupo rival, ocorrendo esses disparos dos autores [do crime] em direção à viatura. Aí houve o revide", explicou o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ricardo Pinheiro. Ele detalhou ainda que um dos suspeitos envolvidos — o que foi preso nesta quarta, em um flat na avenida Beira Mar — foi baleado.

Em coletiva de imprensa, o tenente-coronel Landim, subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque, não disse quantos suspeitos fazem parte do grupo criminoso, mas explicou que os primeiros foram localizados por meio do serviço de inteligência da Polícia e que eles que indicaram a pousada em que estavam hospedados.

Presos

Dos quatro presos, dois são do Pará e um é do Amazonas. Um deles foi capturado na avenida Monsenhor Tabosa, com 400 munições de fuzil e 300 munições de outros calibres. Outro, foi encontrado no Centro, com duas armas de fogo e mais munições. O terceiro foi preso no bairro Bonsucesso, conduzindo o veículo utilizado no crime.

Por último, o quarto homem, que foi baleado na troca de tiros com os policiais, foi achado em um flat na avenida Beira Mar, nesta quarta.

O crime
Policiais estavam em carro descaracterizado quando foram alvos de criminosos 
Foto: VC Repórter

Os investigadores confirmaram que Wenderson Rodrigues de Lima estava fazendo um levantamento de inteligência para a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), na companhia de outros dois policiais penais. O trio estava em uma viatura descaracterizada.

A princípio, a suspeita do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-CE), era de que os criminosos descobriram a identidade e o trabalho dos agentes de segurança. "Estamos aguardando que a Polícia Civil traga a resolução desse crime. O que o sindicato vem reivindicar a partir daí é mais segurança e segurança jurídica para o policial penal exercer seu trabalho", afirmou ao Diário do Nordeste a presidente da entidade, Joelia Silveira.

As circunstâncias do crime estão ainda em apuração pelas forças de segurança. "São circunstâncias que merecem aprofundamento ao longo do inquérito policial. Para a gente poder entender o que levou a essa compreensão dos faccionados [de que os policiais se tratavam de integrantes de uma facção rival]", disse o delegado Ricardo Pinheiro.

FONTE: DN

EM FORTALEZA (CE): JUSTIÇA NEGA HABEAS CORPUS A ESPOSA SUSPEITA DE MATAR POLICIAL A TIROS

Foto Facebook Jornal Jangadeiro

Renata Iris de Souza, suspeita de matar a tiros o marido, o policial militar Wagner Sandys Pinheiro de Lima, teve o pedido de habeas corpus negado por unanimidade pela Justiça, devido à gravidade do crime. Com a decisão, ela permanece presa no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz.

A defesa de Renata tinha solicitado sua liberdade provisória ou a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, alegando a necessidade dela de cuidar da filha do casal, de 8 anos de idade.

O caso é marcado por polêmica. No último dia 17, o Jornal Jangadeiro revelou que a suspeita teria mantido relacionamentos extraconjugais, segundo trocas de mensagens apresentadas pelo advogado da família da vítima, Samir David. O advogado refuta a alegação de legítima defesa apresentada pela defesa da suspeita e aponta premeditação do homicídio.

Em nota, a defesa de Renata negou as acusações de traição e afirmou que as denúncias são falsas. “O celular da acusada está retido pela família da vítima desde o dia do ocorrido. As afirmações são irresponsáveis e antiéticas, e podem ser comprovadas ou refutadas por meio de perícia no aparelho”, comentou a advogada Jéssica Rodrigues.

O caso 

O crime aconteceu no dia 23 de dezembro de 2024, na residência do casal, localizada no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza. A filha do casal estava em casa e teria presenciado parte da ocorrência. Renata alega ter agido em legítima defesa após um episódio de violência doméstica, que diz ter sofrido durante anos. Já a família da vítima acredita que ela premeditou o crime.

FONTE: Jornal Jangadeiro

EM FORTALEZA (CE): ACUSADO DE MAIS DE 30 MORTES 'RASGA' A CAMISA DE FACÇÃO E FERA MEDO EM MORADORES DO PLANALTO AYRTON SENNA

As ameaças teriam partido de um recém-líder do CV Foto: Reprodução

Um nome conhecido das autoridades ligadas à Segurança Pública no Ceará pode estar por trás de ataques criminosos que vêm gerando medo em moradores do Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza.

A entrada de Evanildo de Matos Freire, o 'Nildo Pantanal' em uma terceira facção criminosa, ao longo da trajetória dele dentro do mundo do crime, veio junto aos ataques no bairro, incluindo pichações em muros e portões residenciais, com ameaças aos moradores. Tudo isso para dar o recado que agora ele pertence ao grupo criminoso carioca Comando Vermelho (CV).

Os ataques começaram a acontecer na madrugada da última quinta-feira (23). Nildo é dono de uma extensa ficha criminal, incluindo acusações de mais de 30 homicídios na capital cearense, passagens por tráfico de drogas, integrar organização criminosa armada, porte ilegal de arma de fogo e receptação. 

A Polícia Civil do Ceará disse apurar denúncia de ameaça e dano material ocorrida no Planalto Ayrton Senna - Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, e pede que as vítimas oficializem os ocorridos por meio do Boletim de Ocorrência: "o registro é importante para subsidiar a investigação a ser realizada pelo 8º Distrito Policial (8º DP), que é a unidade da Polícia Civil que investiga crimes na área".
Criminosos picharam muros de residências Foto: Reprodução 

SERIAL KILLER

O nome de 'Nildo' está relacionado ao crime por meio das manchetes policiais desde o ano de 2012. A última vez que ele foi preso foi em outubro de 2024, quando policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) cumpriram mandado de prisão contra o homem, já multidenunciado.

A reportagem do Diário do Nordeste teve acesso a algumas acusações do Ministério Público do Ceará (MPCE) contra o faccionado. Nelas, constam que na última década, Nildo já integrou os grupos Guardiões do Estado (GDE), Massa Carcerária e agora partiu rumo ao Comando Vermelho.

Um policial que participou de uma das buscas contra o denunciado disse que, até 2024, "Nildo Pantanal era apontado como liderança da 'Massa' na Comunidade do Pantanal, bairro Planalto Ayrton Senna, e, segundo informações anônimas, também apontado como mandante de homicídios".

Em 2012, o Diário do Nordeste publicou reportagem citando que Nildo, também conhecido como 'Lourinho do Pantanal' já era procurado pela Polícia há meses por conta dos seguidos assassinatos que teria praticado por ordem de traficantes dos bairros Planalto Ayrton Senna, Riacho Doce, Rosalina e Conjunto João Paulo II.

Na época, Evanildo estava na 'ponta dos grupos criminosos', com papel de executor dos assassinatos. Anos se passaram e com a continuidade do pertencimento ao 'mundo do crime', Evanildo ascendeu dentro das facções.

GUERRA SANGRENTA

Em uma das denúncias do MP contra o acusado, o órgão cita que em abril de 2024, foi instaurado inquérito policial para apurar a conduta do denunciado "pela prática de integrar organização armada na condição de liderança denominada MASSA/TDN com atuação no Planalto Aryton Senna".

A Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS encaminhou para a Delegacia de Repressão às Ações Organizadas relatório indicando que até o mês de maio do ano de 2023, o homem foi uma das lideranças da organização criminosa Guardiões do Estado (GDE), na região e que 'Nildo Pantanal' "já era contumaz na prática de crimes de tráfico de drogas e homicídios desde o ano de 2009, o que pode ser confirmado através dos inquéritos policiais".

"Ainda segundo o referido relatório técnico, em maio do ano de 2023, o denunciado "rasgou a camisa” da GDE, após rompimento interno, migrou para a nova organização criminosa 'Massa'".

A Inteligência da Draco levantou também informações que quando Nildo migrou para a 'Massa' deu início a uma "sangrenta guerra entre as facções criminosas Guardiões do Estado e Massa pela disputa de territórios para venda de drogas".

FONTE: DN

EM FORTALEZA (CE): MP DENUNCIA INTEGRANTE DO "COMANDO VERMELHO" POR MORTE DO SUBTENENTE NO PIRAMBU, E PEDE R$ 40,5 MIL EM DANOS

Os promotores destacaram a crueldade com a qual o subtenente foi assassinado, sendo atingido por 22 disparos de arma de fogo Foto: Reprodução

O primeiro suspeito preso e indiciado pela morte do subtenente Francisco Ricardo Silveira Neto foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). O órgão acusa Ítalo Gabriel Barreto, o 'Micróbio', de homicídio consumado duplamente qualificado, roubo e integrar organização criminosa com uso de arma de fogo.
Ítalo Gabriel Barreto, o 'Micróbio' Foto: Reprodução/WhatsApp

Conforme a denúncia assinada por um grupo de promotores nessa segunda-feira (27), Ítalo é membro da facção Comando Vermelho. A ação penal acerca da morte do policial militar agora integra o Programa Tempo de Justiça.

O MP pediu que, "com urgência, seja recebida a presente denúncia, e, em consequência, seja o denunciado citado para apresentar a sua resposta à acusação" e que o Ítalo vá ao Tribunal do Júri.

A acusação requer ainda que seja fixado o valor de R$ 40,5 mil para reparação de danos à viúva do subtenente. O valor é o triplo da indenização de morte paga pelo DPVAT em vítimas de acidente de trânsito fatal.

Na última sexta-feira (24), um segundo suspeito envolvido no assassinato foi preso. Ainda não há informações sobre o papel de Francisco Cleiton Galdino da Silva, o 'Keke', na ação criminosa.
Francisco Cleiton Galdino da Silva, o 'Keke' Foto: Reprodução/WhatsApp

A Polícia Civil do Ceará instaurou inquérito complementar e disse continuar investigando o homicídio

MOTIVAÇÃO PARA O CRIME

Na denúncia, os promotores trouxeram uma versão já publicada anteriormente pelo Diário do Nordeste de que o subtenente foi assassinado a mando de um líder do Comando Vermelho. 

"No que se refere à motivação, verificou-se ser torpe, consistente em ação da organização criminosa Comando Vermelho-CV visando impor a autoridade e o domínio na região do crime. Nesse contexto, os relatos foram no sentido de que o réu e demais autores do crime são vinculados à organização criminosa Comando Vermelho-CV e de forma premeditada executaram a vítima em retaliação/vingança a episódio que veio a conhecido como 'Dia da Guerra'. MPCE

Conforme documentos da investigação que a reportagem teve acesso, o subtenente foi 'decretado' em vingança contra Igo Jefferson Silva de Sousa, o 'Igo Negão', um PM apontado como chefe de milícia na região do Pirambu: "o policial militar Igo Negão teria realizado um ataque contra membros do Comando Vermelho, tendo sido ajudado pelo subtenente Ricardo".

REQUINTES DE CRUELDADE

Os promotores destacaram a crueldade com a qual o subtenente foi assassinado, sendo atingido por 22 disparos de arma de fogo, "16 na cabeça (regiões parietal, face, nuca e occipital) e seis nos glúteos. O laudo também descreve a lesão sofrida pela vítima em razão da faca que foi cravada em sua nuca".

"A abordagem em grupo de pessoas armadas se mostra evidência clara de que o réu e demais co-autores agiram visando dificultar, se não impossibilitar, a defesa da vítima", disse o MP.

O subtenente estava a caminho do trabalho, por volta das 4h, quando foi abordado pelos criminosos. Ele residia no Pirambu e estava em uma motocicleta, que não foi levada pelos homicidas.

Quando policiais chegaram ao local para atender a ocorrência, ainda se depararam com uma faca cravada na nuca do subtenente. Ítalo teria dito a um PM que a faca cravada "se deve ao modus operandi do que ele chamou de 'Tropa do Açougueiro', fazendo referência ao uso de instrumento perfuro-cortante na prática de homicídios ou, pelo menos, para a deixar o recado sobre quem cometeu o ato".

FONTE: DN

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics