I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 18 de outubro de 2016

EMPRESÁRIO ENDIVIDADO TERIA PLANEJADO SEQUESTRO DE CRIANÇAS, EM FORTALEZA (CE)

Foto: Júlio Caesar (Especial para O POVO)

O sequestro de duas crianças, de 5 e 8 anos, que acabou com o cativeiro estourado e cinco pessoas presas na última sexta-feira, teria sido motivado por dívida de mais de R$ 100 mil do empresário Marcílio Mendonça Damasceno. Proprietário de dois açougues na Barra do Ceará, Marcílio teria intenção de tirar o dinheiro do pai do menino sequestrado, que é diretor financeiro da empresa para a qual o suspeito devia.

As informações foram repassadas pelo delegado Antônio Pastor, da Divisão Antissequestro (DAS), em entrevista coletiva na tarde de ontem.

Além de Marcílio, foram presos em flagrante Antônio Samuel Matheus Soares Evangelista, 21, Francisca Vitória Gomes dos Santos, 20, Roseane Vasconcelos Rego, 24, e Rafael Azevedo dos Santos, 25, o Borracha.

Conforme o delegado, o pai da criança não teria o valor exigido, mas Marcílio buscava dinheiro da empresa. Como a movimentação financeira era de responsabilidade do pai da vítima, a quadrilha o elegeu como alvo. “Ele (Marcílio) parcelou a dívida, mas, vendo que não conseguiria arcar, teve a ideia de fazer o sequestro”, detalhou o diretor da DAS. A quantia seria usada para quitar a dívida e sobraria parte para a quadrilha.

O crime
Marcílio teria contratado quatro homens (dois já presos e dois ainda foragidos). As tarefas foram divididas. Segundo a Polícia, o pai do menino sequestrado foi seguido por aproximadamente um mês, até que, na quinta-feira, 13, quando deixava o filho na escola, foi arrebatado com o menino e a menina, que estava de carona. Dois carros participaram da ação, informaram os investigadores. Um forçou a vítima a parar. No outro, Matheus e Rafael Borracha, armados, fizeram a abordagem e colocaram as vítimas no banco de trás.

Ainda segundo a Polícia, o grupo se desfez dos celulares e levou as vítimas ao cativeiro, numa casa na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. O pai das crianças foi encapuzado durante todo o percurso. Ao chegar à residência, teve início a negociação. Em seguida, o pai foi levado ao Anel Viário, onde foi liberado. As duas crianças ficaram.
A negociação

Conforme o delegado Pastor, durante os contatos, os sequestradores ameaçaram machucar as crianças com intuito de pressionar os familiares a realizarem o pagamento. Na investigação, a Polícia Civil identificou os veículos usados e chegou a Marcílio. Descobriram a dívida e identificaram o restante dos suspeitos, assim como o local do cativeiro.

Marcílio foi preso na Barra do Ceará e conduziu as equipes da DAS e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) até a casa em que estavam as crianças. Elas foram encontradas num quarto da residência e comemoraram a chegada da Polícia. “Disseram: ‘Eu sabia que vocês vinham’ e foram abraçar a equipe. Foi emocionante”, disse o delegado. As crianças foram resgatadas bem e sem pagamento de resgate.

Atuação de cada membro do grupo
Marcílio seria o mentor e a pessoa que sabia da movimentação financeira. Um dos carros usados no sequestro foi alugado por ele. O outro carro era de um familiar dele. A casa que funcionava como cativeiro foi alugada por ele, que também foi responsável pela compra das armas.

Rafael e Samuel capturaram as vítimas e eram vigilantes do cativeiro.

Roseane e Vitória namoravam Rafael e Samuel e eram responsáveis pela alimentação das crianças e a limpeza da casa. Elas chegaram ao cativeiro quinta-feira à noite.

Os dois identificados que ainda não foram presos atuaram no levantamento de informações e na negociação.

Dicas

1. Segundo o delegado Antônio Pastor, o que mais se orienta para não ser vítima de ações criminosas como o sequestro é a prevenção. “Mas, uma vez abordado, a gente aconselha a não reagir e fazer o que o criminoso determina”, diz.

2. Ficar atento se tem alguém em atitude suspeita, tentar mudar a rotina, prestar atenção por onde se anda e evitar locais sem iluminação, que possam facilitar são outras dicas dadas pelo delegado.

3. Divulgar informações sobre sequestros nas redes sociais acaba sendo um desserviço, pois existem situações fantasiosas que são informadas e atrapalham o trabalho da Polícia.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics