I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 31 de janeiro de 2016

ACIDENTE NA BR-222 ENTRE FRECHEIRINHA E BELA VISTA, EM TIANGUÁ (CE)

Por volta de 23h40, deste sábado, 30/01, na BR-222, no trecho entre Frecheirinha e o Distrito de Bela Vista/Tianguá, ocorreu uma colisão envolvendo um veículo gol, de cor branca e uma vaca, que estava no meio da estrada, a pancada foi forte vindo os ocupantes do veículo a sofrerem várias escoriações.
O motorista foi socorrido por populares e levado ao hospital de Frecheirinha. 

O policiamento do Arapá e Araticum, que passava pelo local de imediato tomaram as providências cabíveis de prestar socorro às vítimas. 

Uma das vítimas foi identificado como sendo o Sr. CARLITO COELHO MOITA, que trabalha como cabeleireiro. As vítimas do acidente estavam vindo do distrito de Arapá/Tianguá, e vinham de um casamento de um dentista renomado na região.
AUTOR E FOTOS: IBIAPABA 24 HORAS

EXPLOSÕES PERTO DE SANTUÁRIO XIITA DEIXA 60 MORTOS E 110 FERIDOS, NA SÍRIA

Força pró-governo da Síria inspecionam o local onde houve uma série de explosões perto de Sayyida Zeinab (Foto: Louai Beshara/ AFP)

Pelo menos 60 pessoas morreram e 110 ficaram feridas em explosões perto do santuário xiita de Sayeda Zeinab, ao sul de Damasco, na Síria, na manhã deste domingo (31), de acordo com o Ministério do Interior sírio, citado pela agência Reuters. Um carro-bomba e dois homens-bomba suicidas provocaram o atentado.

Os fundamentalistas sunitas do Estado Islâmico assumiram a responsabilidade pelos ataques, de acordo com a Amaq, uma agência de notícias que apoia o grupo. Ela disse que duas operações de "atingiram reduto mais importante de milícias xiitas em Damasco", ainda segundo a Reuters.

O premiê sírio, Wael al-Halaki, disse que os ataques foram planejados por "grupos terroristas" que tentavam "levantar a moral, após uma série de derrotas" pelo exército, afirmou a Reuters.

Imagens da televisão estatal mostraram edifícios queimando e destroços de carros, mas nenhum detalhe adicional foi dado.

A mesquita de Sayeda Zeinab abriga o mausoléu de uma das netas do profeta Maomé. Muitos peregrinos xiitas do Irã, Iraque, do Golfo e do Líbano visitam o local diariamente, segundo a France Presse.

Em fevereiro de 2015, a mesquita já havia sido alvo de um ataque suicida que matou quatro pessoas e feriu 13 em um posto de controle perto do santuário.

No mesmo mês, uma explosão teve como alvo um ônibus de peregrinos xiitas libaneses que visitavam o local, matando pelo menos nove pessoas em um ataque reivindicado pela Frente Al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda.

Negociações
As explosões ocorreram enquanto representantes do governo da Síria e sua oposição dividida começaram reuniões, em Genebra, para as primeiras conversações de paz mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dois anos, de acordo com a Reuters.

A ONU disse que está se preparando para seis meses de negociações, primeiro buscando um cessar-fogo e, posteriormente, trabalhar em direção a uma solução política para a Síria.

O conflito de quase cinco anos já matou mais de 250.000 pessoas, expulsando mais de 10 milhões de suas casas.

AUTOR: G1/SP

PASSAGEIRO PULA DE CAMINHÃO DESGOVERNADO E É ESMAGADO, NA PI-247

O passageiro de um caminhão carregado de pedras morreu depois de tentar pular do veículo, que estava desgovernado. O acidente aconteceu na PI-247, trecho próximo ao município de Uruçuí, na noite deste sábado (30/01).

Segundo relatos postados no Portal RV, a vítima se desesperou quando, em uma ladeira, o veículo ficou sem freio. Por vários metros o caminhão seguiu desgovernado, até que o passageiro, identificado como Valdemir, decidiu pular.

Foi justo momento em que o motorista do caminhão, para tentar forçar a parada do veículo, virou a direção para a encosta de um morro.

O passageiro acabou sendo imprensado entre o caminhão e o barranco. Ele teve o corpo esmagado e morreu a hora.

Já Nilson, que conduzia o caminhão, foi levado em estado grave para o hospital. 

Motorista e passageiro são do município de Landri Sales e trabalhavam em uma pedreira.
AUTOR: 180 GRAUS

CHUVAS DE JANEIRO MUDAM PAISAGENS NO INTERIOR DO CEARÁ; VEJA FOTOS E VÍDEOS

Bonito pra chover (Foto: Joelmir Barbosa/VC no G1)

As chuvas de janeiro no Ceará não foram suficientes para encher os grandes reservatórios, mas já mudou a paisagem do sertão. Três açudes de pequeno porte sangraram no Ceará em 2016; os agricultores anteciparam a plantação no campo, e cachoeiras voltaram a atrair turistas em Ipu e Missão Velha.

O G1 mostra algumas das paisagens do sertão cearense em janeiro deste ano, após acumulado de 197 milímetros de precipitações no estado, o maior volume para o mês nos últimas cinco anos, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Verde no sertão
Imagem mostra impacto das chuvas no interior do Ceará (Foto: Gooldemberg Saraiva/Monólitos Post)

A imagem enviado Gooldemberg Saraiva deixa claro os efeitos da chuva no Sertão Cearense. As fotos mostram a cidade de Quixadá em dezembro de 2015 e o mesmo local em janeiro deste ano.

Águas jorrando


A Bica do Ipu e Cachoeira de Missão Velha voltaram a jorrar após quatro anos seguidas de pouca chuva. Em Missão Velha, a cachoeira que é um dos nove geossítios do Geopark Cariri, voltou a atrair turistas em grandes quantidades.

'Bonito pra chover'
No Ceará, céu nublado é "bonito pra chover" (Foto: Honório Barbosa/Diário do Nordeste)

A expressão típica do interior cearense "bonito pra chover" é usada para o céu nublado. Durante janeiro deste ano, o céu ficou assim em várias cidades na maior parte do mês.

Açudes sangrando
Três açudes de pequeno porte sangraram no Ceará em 2016 (Foto: Divulga Millhã)

Três açudes de pequeno porte - nas cidades de Tauá, Quiterianópolis e Saboeiro - sangraram em janeiro deste ano. Os grandes reservatórios de água, no entanto, ainda não acumularam volumes rele, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Verde no campo
No campo, agricultores anteciparam o período de plantio (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Na região Cariri, que recebeu um dos maiores volumes de chuva no Ceará neste ano, o agricultor antecipou o plantio, normalmente realizado em fevereiro. O Governo do Estado recomenda que os agricultores aguardem o recebimento das sementes do programa Hora de Plantar para iniciar as plantações. Confira a data da entrega das sementes em cada região do Ceará.

AUTOR: G1/CE

JIHADISTA FAZ AMEAÇAS EM FRANCÊS EM NOVO VÍDEO DE EXECUÇÃO DO ESTADO ISLÂMICO

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicou neste sábado (30) na internet um vídeo de uma execução a tiros, no qual um carrasco encapuzado faz ameaças em francês contra os infiéis e menciona os atentados de novembro de 2015, em Paris (Foto: HO / NINAVA MEDIA CENTRE / AFP)

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicou neste sábado (30) na internet um vídeo de uma execução a tiros, no qual um carrasco encapuzado faz ameaças em francês contra "os infiéis" e menciona os atentados de novembro de 2015, em Paris.

No vídeo de quase 8 minutos de duração, difundido por um braço mediático na província de Nínive (norte do Iraque) do grupo EI, cinco homens - entre eles o que se expressa em francês - executam com um tiro na cabeça prisioneiros com roupas de cor laranja, os quais apresentam como "espiões".

Além disso, antes de ser executados, os cinco homens dizem, em árabe, os motivos que levaram à sua captura.

O jihadista que fala em francês, de quem se veem algumas mechas loiras que escapam do capuz marrom que só deixa seus olhos à mostra, é o único dos carrascos que toma a palavra. Também é o único em trajes camuflados, enquanto os outros vestem preto.

Ele se refere aos inimigos do EI como "em plena ruína" e adverte que aguardem algo que os fará esquecer "o 11 de setembro - em Nova York - e os atentados de Paris", em novembro de 2015. Estes últimos, reivindicados pelo EI, deixaram 130 mortos em novembro passado.

Este jihadista também menciona Portugal e Espanha, afirmando que o EI prevê voltar a Al Andalus, nome dos territórios ibéricos sob domínio muçulmano entre os séculos VIII e XV da era atual, citando em particular as cidades de Toledo e Córdoba.

Antes de proceder às execuções, neste vídeo filmado em uma zona em ruínas não identificadas, o carrasco francófono também destaca os ataques aéreos contra o grupo jihadista na Síria e no Iraque, os quais - afirma - se chocam contra o "escudo do califado".

O EI proclamou em junho de 2014 um "califado" em trechos de territórios que controla nestes dois países, onde impõe sua lei e exacerbou seus atos criminosos.

AUTOR: FRANCE PRESSE

37 MIGRANTES MORREM EM NAUFRÁGIO NO MAR EGEU

Guardas turcos retiram corpo de migrante na costa do Mar Egeu. Pelo menos 37 migrantes morreram em naufrágio neste sábado (30) (Foto: Ozan Kose / AFP)

Pelo menos 37 migrantes, incluindo cinco crianças, morreram neste sábado (30) após o naufrágio do barco em que estavam na costa oeste da Turquia. Outras 75 pessoas foram resgatadas, segundo reportagem da agência turca de notícias Dogan, citada pela Reuters. O grupo tentava chegar à ilha grega de Lesbos.

A guarda costeira turca continuava as buscas e os esforços de resgate no local onde o barco afundou na costa de Ayvacik, cidade do outro lado da ilha grega de Lesbos. Não ficou imediatamente claro quantos imigrantes estavam a bordo, ainda de acordo com a Reuters.

Entre os passageiros do barco que afundou neste sábado havia sírios e afegãos, segundo um fotógrafo da AFP, que relata que as operações de resgate estão em andamento.

Na quinta-feira, 24 migrantes, dez deles crianças, afogaram-se em um outro naufrágio na costa da ilha grega de Samos, segundo a France Presse.

Este novo drama se soma aos sucessivos naufrágios dos últimos dias no Mar Egeu. Quarta-feira, sete pessoas morreram, incluindo duas crianças, ao largo da ilha de Kos, e 45 migrantes morreram na semana passada em três naufrágios na mesma zona.

Apesar das condições climáticas de inverno e as restrições impostas por alguns países europeus, que restabeleceram os controles nas fronteiras, as chegadas de refugiados continuam a ocorrer em janeiro.

No total, as chegadas de migrantes pelo Mediterrâneo na Europa totalizam 46.240 desde o início de janeiro, 44.000 dos quais passaram pela Grécia e 2.200 pela Itália, de acordo com o Alto Comissariado para os Refugiados da ONU (Acnur).

A grande maioria (84%) são refugiados, cidadãos de países localizados em zonas de guerra. 

Cerca de 200 pessoas morreram ou estão desaparecidas este ano, de acordo com o Acnur.
Um funcionário da guarda costeira retira o corpo de uma criança morta no naufrágio no Mar Egeu (Foto: Ozan Kose / AFP)
O corpo de uma criança imigrante morta no naufrágio do Mar Egeu é vista na praia de Canakkale em Bademli, na Turquia (Foto: Ozan Kose/AFP)

AUTOR: FRANCE PRESSE

HOMEM É PRESO APÓS MANTER FAMÍLIA REFÉM E ESTUPRAR DUAS MULHERES, EM FORTALEZA (CE)

Um homem identificado como Saimon Rodrigues Pinto, 21, foi preso neste sábado, 30, após manter seis pessoa de uma família reféns e estuprar duas das mulheres que estavam em cárcere, no bairro Papicu, em Fortaleza. 

O suspeito invadiu a residência, durante a manhã, acompanhado da irmã de 12 anos, que foi levada à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Segundo a Polícia Militar, Saimon deixou a moto dele em frente à residência, o que chamou atenção dos vizinhos. A PM foi acionada e conseguiu capturar Saimon com uma pistola 380, munições e objetos que podem ter sido roubados, como relógio, joias e dinheiro.

A menina contou à Polícia que o irmão obrigava ela a lhe acompanhar em incursões criminosas para não levantar suspeitas. Duas mulheres, de 40 e 45, que estavam mantidas reféns, contaram ter sido estupradas enquanto o restante dos familiares eram obrigados a ficar em outro cômodo da casa.

O homem já responde na Justiça por crimes de roubo e foi autuado por cárcere privado, corrupção de menores e estupro. O flagrante dele está sendo realizado na noite deste sábado, no 2º Distrito Policial (DP), no bairro Meireles.

AUTOR: O POVO

1 SUSPEITO MORRE E OUTRO SAI FERIDO APÓS TENTATIVA DE ASSALTO À ÔNIBUS, EM FORTALEZA (CE)

Motorista não teve ferimentos/FOTOS: MAURI MELO/O POVO

Um suspeito morreu e outro ficou gravemente ferido após tentativa de assalto a um ônibus da linha 027-Siqueira /Papicu/Via Aeroporto, no início da tarde deste sábado, 30, na avenida do Aeroporto, em Fortaleza. Os dois subiram no coletivo com um terceiro comparsa, no terminal do Siqueira, e no trajeto um deles ameaçou o motorista do ônibus com uma faca, que reagiu e perdeu o controle do ônibus.

A Polícia Militar informou que outros suspeitos estavam esperando do lado de fora do terminal, em uma parada próxima, para entrar no ônibus e fazer um arrastão com o trio. O motorista do ônibus não parou e teria comentado que eles eram conhecidos por fazer assaltos. 

“Aí o trio se manifestou. Um deles disse que o motorista tava ‘queimando’ eles e partiu pra cima com uma faca. O motorista saiu do volante e entrou em luta corporal com o suspeito”, explicou o cabo da PM, Carlos Araújo, que fez o atendimento da ocorrência.

Durante a briga, o ônibus desgovernado subiu o canteiro pela lateral, atravessou a ciclofaixa e só parou quando chegou embaixo da passarela de pedestres, na altura do km 3 da avenida Carlos Jereissti, conhecida como avenida do Aeroporto, na CE-401.

L.F.M.S., de 16 anos, tentou pular pela janela do ônibus e teve um ferimento no pé, sendo encaminhado para a UPA do José Walter e, posteriormente, para o Instituro Dr. José Frota (IJF). O suspeito identificado como Lucas Nogueira Pinto, 21, também tentou pular do veículo e bateu a cabeça em uma viga, morrendo dentro do coletivo.

O terceiro suspeito que estava no ônibus conseguiu fugir e ainda não foi encontrado, mas a Polícia realiza buscas no local. O adolescente de 16 anos foi apreendido e será levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Os passageiros do veículo foram interrogados, junto com o motorista, que não sofreu ferimentos. Além disso, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro) mandou representantes ao local.

“O motorista está muito abalado, foi uma situação muito difícil. Primeiro uma faca no pescoço e depois perder o controle do veículo. A situação está tão crítica que os companheiros já trabalham com medo. Alguém sobe [no ônibus] e os motoristas já ficam com receio”, explica o primeiro suplente do Sintro, José Benones.

O sindicalista ainda lembrou os episódios de violência ocorridos recentemente, como o policial militar baleado quando tentava impedir um assalto em um coletivo, e o cobrador baleado no Barroso. “Essa onda de violência está sendo acompanhada, na próxima segunda-feira vamos fazer uma reunião para discutir essa última tentativa de assalto”, afirma.
AUTOR: O POVO

EM GUARACIABA DO NORTE (CE), ARMAMENTO DE GUERRA É APREENDIDO PELAPOLÍCIA

Armamento foi apreendido/DIVULGAÇÃO

A Polícia Militar apreendeu armamento e munições de guerra na manhã deste sábado, no distrito de Morrinhos, em Guaraciaba do Norte, 320,2 km de Fortaleza. 

O material foi abandonado por dois homens em uma motocicleta, que fugiram quando viram a viatura policial.

Segundo a PM, a dupla saiu da motocicleta e correu para um matagal, mas deixou uma bolsa com um fuzil M16A2 calibre 556, munições e um colete balístico. 

Eles foram identificados pela Polícia, mas os nomes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações.

AUTOR: O POVO

AGENTES PENITENCIÁRIOS EVITAM FUGA DE PRESOS NA CPPL I, EM CAUCAIA(CE)

Uma tentativa de fuga de 16 presos foi frustrada por agentes penitenciários, na tarde deste sábado, na Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal (CPPL I), em Caucaia, 15,8 km de Fortaleza.

Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), um policial militar conseguiu ver um dos detentos no forro da unidade e acionou o agentes. Os presos foram detidos com ''terezas'' (cordas improvisadas de lençóis), que eles amarraram para chegar a um buraco no teto. ''O Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) foi à unidade fazer a contenção para que os internos fossem retirados do local’’, detalhou a secretaria.

A secretaria informou ainda que todos os envolvidos na tentativa de fuga vão passar por sanções disciplinares.

AUTOR: O POVO

sábado, 30 de janeiro de 2016

PROMOTOR INTIMA LULA E MARISA A DEPOR SOBRE TRIPLEX

Condomínio Solaris, no Guarujá, prédio onde Lula teve apartamento, está sob investigação
(Foto: Reprodução/OAS)

O promotor de Justiça de São Paulo Cássio Conserino intimou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher Marisa Letícia para depor em investigação sobre um apartamento triplex no Guarujá, no litoral do estado. O depoimento está marcado para o dia 17 de fevereiro, no Fórum da Barra Funda, na capital, e será a primeira vez que Lula e Marisa vão depor como investigados.

O ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro, conhecido como Léo Pinheiro, também será ouvido. Ele já foi condenado a 16 anos na Operação Lava Jato, recorreu e responde em liberdade.

A investigação do Ministério Público de São Paulo, no entanto, é independente da Lava Jato. O promotor Cássio Conserino investiga a transferência de prédios inacabados da Bancoop – cooperativa do sindicato dos bancários que se tornou insolvente – para outras empresas, entre elas a OAS, envolvida no esquema de corrupção da Petrobras.

O MP-SP apura a suspeita de que o ex-presidente Lula tenha ocultado ser o dono do triplex 164-A, de 297 m², que fica no Condomínio Solaris, na praia de Astúrias.

Ao Jornal Nacional, o promotor afirmou que há indícios de que houve tentativa de esconder a verdadeira identidade do dono do triplex. E essa seria uma forma de encobrir o crime de lavagem de dinheiro.

Os promotores paulistas suspeitam que a empreiteira OAS, que assumiu a obra com a falência da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), reservou o imóvel para o ex-presidente Lula e sua família.

Declaração de bens
Quando foi reeleito, em 2006, o então presidente Lula apresentou na declaração de bens uma cota de um projeto da Bancoop em construção no Guarujá, no valor de R$ 47.695.
O ex-presidente Lula deve depor, pela primeira vez, como investigado (Foto: Anderson Gores/ Framephoto/Estadão Conteúdo)

Em nota divulgada nesta sexta (29), o Instituto Lula diz que "são infundadas as suspeitas do Ministério Público de São Paulo e são levianas as acusações de suposta ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente Lula ou seus familiares". "Lula e sua esposa Marisa Letícia nunca esconderam que ela adquiriu, em 2005, uma cota da Bancoop, paga em prestações mensais, que foi declarada no Imposto de Renda. Mas nunca foram proprietários de apartamento em qualquer condomínio da Bancoop ou de suas sucessoras. A verdade ficará clara no correr das investigações."

Em nota publicada no dia 23, o instituto afirmou que os advogados do ex-presidente examinam as "medidas que serão tomadas diante da conduta irregular e arbitrária do promotor Cássio Conserino. O promotor violou a lei e até o bom senso ao anunciar, pela imprensa, que apresentará denúncia contra o ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, antes mesmo de ouvi-los. E já antecipou que irá chamá-los a depor apenas para cumprir uma formalidade".

"Ao contrário do que acusa o promotor – sem apresentar provas e sem ouvir o contraditório – o ex-presidente Lula e sua esposa jamais ocultaram que esta possui cota de um empreendimento em Guarujá, adquirida da extinta Bancoop e que foi declarada à Receita Federal. O capital investido nesta cota pode ser restituído ao comprador ou usado como parte na aquisição de um imóvel no empreendimento", afirma a nota.

"Nem Lula nem dona Marisa têm relação direta ou indireta com a transferência dos projetos da extinta Bancoop para empresas incorporadoras (que são várias, e não apenas a OAS). Não há, portanto, crime de ocultação de patrimônio, muito menos de lavagem de dinheiro. Há apenas mais uma acusação leviana contra Lula e sua família", diz a nota do Instituto Lula.

Investigação
Pelo menos dez pessoas já foram ouvidas nas investigações em São Paulo. Um deles é o empreiteiro Armando Dagre Magri, dono da Talento Construtora. Magri disse que a OAS contratou a Talento para reformar o triplex 164-A. Ele disse que trocou o acabamento, refez a piscina, mudou a escada e instalou um elevador privativo. Segundo ele, praticamente refizeram o apartamento. Magri diz que a obra custou em torno de R$ 777 mil e foi feita entre abril e setembro de 2014.

O empreiteiro disse não ter tido qualquer contato com Lula, mas sim com Marisa Letícia, mulher do ex-presidente. Magri afirmou que estava reunido com um representante da OAS, quando Marisa entrou apartamento 164-A com um rapaz e dois senhores.

Magri disse que só depois ele ficou sabendo que eram Fábio, filho do ex-presidente Lula, um engenheiro da OAS e o dono da construtora, Léo Pinheiro.

“Ela executou a reforma e, no momento em que foi marcada uma data para a realização da vistoria pela OAS, o diretor da Talento compareceu no local e quem estava lá nesse dia era Dona Marisa Letícia, acompanhada de seu filho Fábio e do senhor Léo Pinheiro, presidente da OAS. Também, nesse momento, nada foi dito a ele, a quem pertenceria esse imóvel. E, conferida todas as reformas, foi realizada a vistoria e a obra foi entregue”, diz Aloísio Lacerda Medeiros, advogado da Talento Construtora.

Nesta sexta (29), a publicitária Nelci Warken, presa na quarta na 22ª fase da Operação Lava Jato, prestou depoimento à Polícia Federal (PF), em Curitiba.

Proprietária de um apartamento no Condomínio Solaris que está no nome da off-shore Murray, ela depôs durante três horas. Seu advogado, Alexandre Crepaldi, disse que o apartamento é “fruto de trabalho”. “Um dos apartamentos está no nome de uma empresa que ela é proprietária [a off-shore Murray]. Ela adquiriu esse imóvel, e não só esse imóvel, os imóveis que ela tem, com o fruto do trabalho dela.

Visita de Lula ao apartamento
O Ministério Público paulista também ouviu José Afonso Pinheiro, zelador do prédio no Guarujá desde 2013. Ao ser indagado se o ex-presidente foi ao prédio, o zelador disse que sim e que inclusive foi na época da reforma para a instalação do elevador privativo do triplex.
Ele disse que se recordava da presença de Lula em uma segunda-feira e em outra oportunidade para limpeza geral no apartamento.

O zelador disse que os familiares do ex-presidente chegavam normalmente em dois carros acompanhados de seguranças. Ele citou que os seguranças prendiam o elevador enquanto a família estava acomodada no tríplex, o que gerava reclamações dos demais moradores.

Ele também afirmou que a OAS limpava o prédio, colocava flores para receber a família do ex-presidente e que a ex-primeira dama Marisa Letícia chegou a frequentar o espaço do prédio indagando sobre o salão de festa, piscina e áreas comuns.

O zelador disse ainda que um homem que seria funcionário da OAS pediu para que ele não falasse que o apartamento seria de Lula e da esposa, mas sim da OAS. A porteira do prédio também afirmou que viu o presidente Lula e a mulher dele no prédio no fim de 2013. Ela disse que depois que a investigação sobre o apartamento veio à tona ninguém mais da família do ex-presidente voltou a aparecer no local.

Em entrevista ao Jornal Nacional, o advogado de Lula negou que o ex-presidente ou parentes dele sejam donos do triplex em Guarujá. “Esse imóvel não é do ex-presidente Lula e de nenhum parente do ex-presidente Lula. A família do ex-presidente Lula comprou uma cota de um projeto da Bancoop. É só isso que existe. Ele pagou essa cota. Essa cota está declarada no imposto de renda do ex-presidente Lula”, afirma Cristiano Zanin Martins.

O Jornal Nacional também perguntou ao advogado do ex-presidente Lula por que o apartamento teria sido reformado pela OAS e por que a reforma teria sido supervisionada pela ex-primeira-dama.

“Eu não tenho a menor ideia porque houve uma reforma e quem fez esta reforma. Simplesmente porque este imóvel não é do ex-presidente Lula ou de qualquer parente do ex-presidente Lula”, diz o advogado (veja no vídeo abaixo).

A OAS afirmou que não vai se manifestar sobre as investigações relacionadas ao triplex.

AUTOR: G1/SP

EM FORTALEZA (CE), TURISTA JAPONESA É AGREDIDA E SOFRE TENTATIVA DE ESTUPRO, MARGINAL FOI PRESO

Turista de 39 anos teve ferimentos no rosto e no braço (Foto: TV Diário/Reprodução)
Uma turista japonesa foi assaltada, agredida e sofreu uma tentativa de estupro na noite desta sexta-feira (29) na Praia do Futuro, em Fortaleza. Rika Yamane, de 39 anos, sofreu vários ferimentos no rosto e nos braços. Ela foi atendida em um hospital particular em Fortaleza e passa bem.

"Ele veio por trás, me atacou na cabeça com uma paulada, me deu vários socos na cara até que eu caí. Depois ele tentou me estuprar, mas eu gritei por socorro e consegui me livrar", relata a turista. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi preso quando tentava cometer um segundo crime, ainda na Avenida Zezé Diogo, em Fortaleza.

"Depois de tentar estuprar a turista, ele foi até a própria casa se armar com um facão. Tentou assaltar os passageiros e o motorista de micro-ônibus, mas foi detido por policiais e conseguimos evitar um possível novo caso de violência", relata o sargento da Polícia Militar Valdir Sombra.

Rika Yamane é natural do Japão e mora em Curitiba. Ela está em Fortaleza desde quarta-feira (27) para participar de um evento. Ela conta que fazia turismo na Praia do Futuro, um dos pontos mais visitados de Fortaleza, quando sofreu o crime.

O suspeito foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, no Bairro Aldeota, onde está preso. Segundo a PM, o suspeito afirmou em depoimento que praticava roubos e furtos para pagar dívidas com traficantes de drogas e que era ameaçado de morte. Os pertences que haviam sido roubados foram recuperados.

"Ele apresentava sinais de que havia usado entorpecente e provavelmente pratica crimes para alimentar o vício e acaba sofrendo pressão e ameaça daqueles que fornecem drogas. É uma prática que está aumentando a violência nas periferias", diz Sombra.

AUTOR: G1/CE

POLÍCIA MILITAR CAPTURA FORAGIDOS DA CADEIA DE SÃO BENEDITO PRATICANDO FURTO E ESTELIONATO, EM CHAVAL (CE)

Policiais militares do destacamento de Chaval prenderam dois indivíduos sobre a acusação de furto e estelionato. Era por volta de 22h30 de quinta-feira, 28, quando uma mulher ligou para o 190 e requisitou a presença dos policiais em sua residência e contou o ocorrido. 

A mulher falou que dois indivíduos chegaram em sua casa e com argumento de serem cobradores, queriam que a mesma lhes entregasse valores em dinheiro e como a vítima não cedeu aos argumentos deles, os ditos adentraram a casa, então furtaram um pano de jóias e um aparelho celular e se evadiram tomando rumo ignorado.

Conhecendo as características dos elementos, os policiais iniciaram as diligências no sentido de identificar e prender os suspeitos. Logo em seguida, os militares foram informados que em uma pousada no centro da cidade havia se hospedado dois indivíduos estranhos. 

Rapidamente os policiais foram à referido pousada e constaram que se tratava dos ditos suspeitos, os quais não portavam quaisquer documentos de identificação e negaram suas participações no episódio relatado, porém, foram reconhecidos pela vítima.

Após uma longa e proveitosa conversa com os suspeitos, os mesmos resolveram confessar o crime e ainda disseram serem fugitivos da cadeia pública de São Benedito. Diante dos fatos, os policiais efetuaram a prisão dos mesmos e então conduziram juntamente com a vítima para a delegacia em Camocim, onde foram apresentados ao delegado plantonista, que ao fazer contato com a cadeia pública de São Benedito, foi constatado que realmente os ditos suspeitos eram foragidos daquela unidade.

O primeiro foi identificado como Antonio Adriano Medeiros, 32 anos, responde ao artigo 157, § 2º do CPB. O outro, Marcelo Feijão Silva, 29 anos, responde os artigos 147,155, 157, do CPB e art. 7. II da Lei Maria da Penha.

Ao analisar o caso, o delegado resolveu mandar lavrar contra os ditos suspeitos o devido flagrante com base nos artigos 155 e 171 do CPB.

Efetuaram as prisões: Sgt De Paula, Sds Diogenes e Josenir

AUTOR: Camocim Polícia 24h

2 ELEMENTOS SÃO PRESOS, UM SUSPEITO POR ROUBO E OUTRO POR RECEPTAÇÃO, EM TIANGUÁ (CE)

Na tarde desta sexta-feira, 29/01, durante uma operação realizada pela equipe do Ronda do Quarteirão no Sítio Cipó, zona rural de Tianguá, foram presos:

ANTÔNIO DOS REIS FERNANDES, 27 anos, e GERMANO RODRIGUES HIPÓLITO, 21 anos, todos residentes em Tianguá.
Juntamente com eles foi aprendida a motocicleta Honda NXR 150 Bros, cor preta, placa OIP 5971, a qual havia sido tomada de assalto em Tianguá.
Moto roubada encontrada em poder de Germano
Ambos são suspeitos de participarem de um assalto realizado na tarde de ontem em uma Madeireira localizada no centro de Tianguá.

Todos foram presos e conduzidos para Delegacia de Tianguá, onde o primeiro foi autuado por roubo e o segundo por receptação.

Fizeram a prisão a equipe do Ronda do Quarteirão (Sd Kildere e Sd Lino Alves), sob o Comando do SubTenente Adécio.
AUTOR E FOTOS: IBIAPABA 24 HORAS

DUPLA É PRESA COM 100 PAPELOTES DE MACONHA E SIMULACRO DE PISTOLA, EM GUARACIABA DO NORTE (CE)

Na madrugada desta sexta-feira, 29/01, no centro de Guaraciaba do Norte, durante rondas ostensivas realizadas pela Polícia Militar foram presos os indivíduos: 

FRANCISCO DANIELSON TAVARES PEREIRA, 18 anos, e RAIMUNDO ROSENO SOARES JUNIOR, 20 anos, residentes em Guaraciaba do Norte.
Juntamente com eles foi eles foi encontrado 100 papelotes de maconha, uma garruncha calibre 32 e um simulacro de pistola.

Ambos foram presos e conduzidos para Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, onde foram autuados por tráfico de drogas.
A prisão foi feita pela equipe 2º Sgt Oliveira, Sd Lacerda, Sd Tiago Cesar e Sd PMFem Rafaela.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

INDIVÍDUO É PRESO PILOTANDO MOTO ROUBADA, EM SÃO BENEDITO (CE)

Na madrugada desta sexta-feira, 29/01, durante rondas ostensivas realizadas pela Polícia Militar no Sítio Lagoa, zona rural de São Benedito, foi preso o indivíduo:

JOSÉ EDELSON ALMEIDA DA SILVA, 42 anos.

O mesmo conduzia uma moto Honda Biz C100 ES, ano 2004, cor azul, placa HWN 9385, de Ubajara, a qual consta queixa de roubo.

O motociclista foi preso e conduzido para Delegacia de Tianguá, onde foi autuado por crime de receptação.

A moto foi apreendida e ficou recolhida na Delegacia de São Benedito.

Fizeram a prisão o Soldado L. Rocha e Soldado J. Correia.

AUTOR E FOTO: IBIAPABA 24 HORAS

2 ADOLESCENTES E 1 POLICIAL FICAM FERIDOS DURANTE REBELIÃO EM UNIDADE SOCIOEDUCATIVA, EM AQUIRAZ (CE)

A situação foi controlada após a entrada do Batalhão de Choque (BPChoque) no local/JÉSSIKA SISNANDO

Dois adolescentesem conflito com a lei e um policial militar (PM) ficaram feridospor estilhaços durante um motimno Presídio Militar, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta sexta-feira, 29.

Segundo informações da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, durante o tumulto houve colchões queimados e algumas grades arrancadas.

A revolta dos adolescentes, que aconteceu por volta do meio-dia, está relacionada à busca de melhoria nas condições físicas da unidade. A situação foi controlada após a entrada do Batalhão de Choque (BPChoque) no local. 

Na última quarta-feira, 27, também houve um princípio de motim nas dependências do Presídio Militar.
De acordo com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), os dois adolescentes que foram feridos, receberam atendimento médico na própria unidade e já se encontram bem. Para tentar resolver o impasse, 17 jovens foram transferidos para outras unidades socioeducativas.

O policial teve um pequeno ferimento no braço.

O POVO Online obteve imagens da destruição causada pelo motim na unidade socioeducativa.
Motim no Dom Bosco

Houve também, na tarde desta sexta-feira, 29, um princípio de motim no Centro Educacional Dom Bosco, no bairro Passaré. Conforme a STDS, a revolta foi controlada rapidamente.

AUTOR: O POVO

141 Kg DE DROGAS JÁ FORAM ENCONTRADOS EM TERRENO NO PARQUE SANTA ROSA, E FORTALEZA (CE)

Policiais transportam a droga: 140 kg de maconha e 1 kg de cocaína já foram encontrados/MAURI MELO/O POVO

Mais 100 kg de maconha foram encontrados enterrados em um terreno localizado na rua Pouso Alegre, nas proximidades da av. Washington Soares, no Parque Santa Rosa. Com o localizado na manhã desta sexta-feira, 29, chega a 140 o número de quilos da droga encontrado no local.

Este foi o terceiro dia de escavações no terreno de cerca de cinco hectares. Além da maconha, foram encontrados enterrados 1kg de cocaína e balanças de precisão. A polícia continua as buscas no local, baseado em informações de que há mais drogas enterradas. "Isso ainda vai render tanto", afirma o delegado Sérgio Pereira dos Santos, titular da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que coordena a operação.

Cerca de 50 agentes ajudam nas escavações, entre policiais militares (PMs) da Ronda Ostensiva com Cães (Roca) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e bombeiros militares. Uma retroescavadeira foi cedida pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (SESEC) e uma campana do Exército Brasileiro está no local.
Este foi o terceiro dia de escavações no terreno de cerca de cinco hectares/MAURI MELO/O POVO

O delegado Sérgio Pereira afirma que o trabalho no local é o "meio" de uma operação, que já dura, aproximadamente, dois meses. Ele afirma que a polícia civil já sabe a quem pertence a droga, não divulgando apenas para não prejudicar as investigações. Uma pessoa já foi presa, ainda na quinta-feira, 27: segundo o delegado da DCTD, o homem era um dos "administradores" do terreno, atuando no transporte e na vigilância da droga. A identidade dele não foi divulgada. A droga seria distribuída em toda a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Também já se sabe a rota pela qual a droga chegou em Fortaleza, garante a DCTD.

A investigação ainda busca apurar a quem pertence o terreno. Sérgio Pereira dos Santos ainda apura se o proprietário do espaço participa do esquema de tráfico. Sob o princípio de inexigibilidade de conduta diversa, o delegado pondera que o dono do local pode ter sido coagido para permitir o depósito.

O terreno
O espaço no Santa Rosa é coberto por matas, tendo recebido pouca construções. Apenas muros dividindo a área e pequenas marcações foram feitos. No lugar, os policiais encontraram diversas ferramentas, como machados e facões; uma carroça, que acreditam que era utilizada no transporte das drogas; e várias trilhas, interpretadas como rotas de fuga.


AUTOR: O POVO

DEPARTAMENTOS DA UECE SÃO ARROMBADOS E FURTADOS NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA

Reitor vê o incidente como o "resultado de um conjunto de vulnerabilidades"/TATIANA FORTES/O POVO

Três departamentos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, foram furtados durante a madrugada desta sexta-feira, 29.

Ao todo, foram arrombadas quatro portas. Uma do Centro de Ciências da Educação (CCE) chegou a ser forçada, mas não levaram nada do local.

De acordo com o reitor da instituição, Jackson Sampaio, até as 22h desta quinta-feira, 28, não havia nenhum registro do ocorrido.

Conforme o reitor, foram levados notebooks do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), cpu's da diretoria do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e datashows da Faculdade de Veterinária (Favet).

O incidente, de acordo com ele, ainda está sendo investigado e a quantidade de equipamentos levados será contabilizada.

Na próxima segunda-feira, 1º, às 9 horas, está prevista uma reunião com o reitor e com os chefes das seguranças patrimonial e privada da universidade.

"Pedi para identificarem os guardas que estavam nos postos para ouvi-los. Hoje não seria possível porque, como eles atuam em regime de plantão, na manhã eles já não estavam mais de serviço", explica o reitor.

Vulnerabilidade dos Campi

O reitor da Uece vê o incidente como o "resultado de um conjunto de vulnerabilidades". Segundo ele, o próprio crescimento dos 11 campi, com um maior número de alunos, de salas e de cursos, e até mesmo a aquisição de novos equipamentos eletrônicos, tornam a instituição mais vulnerável.

Ele também cita a insegurança das cidades e centros urbanos onde os campi estão inseridos. "Há 20 anos, o Itaperi era longe, um sítio distante, era tudo muito tranquilo. Hoje é cercado de todo o adensamento urbano", compara o reitor.

Para ele, além da falta de discussão sobre o assunto, crescem os investimentos para infraestrutura das universidades mais do que para a segurança. "Como posso estabelecer uma política de segurança sem discutir questões como a democracia, liberdade, a inclusão social? Vamos procurar soluções; não podemos ficar estáticos", complementa.

AUTOR: O POVO

8 PRESOS FOGEM DA CADEIA PÚBLICA DE CRATEÚS (CE)

Oito presos fugiram da Cadeia Pública de Crateús na madrugada desta quinta-feira, 28. 

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), os internos quebraram os cadeados da cela e tiveram acesso ao pátio da cadeia. Após a ação, serraram a tela antifuga e pularam o muro da unidade prisional.

A Sejus divulgou ainda que um dos procurados, Carlos Henrique Silva, já foi recapturado pela Polícia Militar. 

Os outros sete fugitivos são, Isael Vieira dos Santos, Marcos Roberto de Sousa Cedro, Roberto Oliveira do Nascimento, Márcio Cleyton de Sousa Sampaio, Gabriel de Araújo Anchieta e Francisco Airton Coutinho da Silva e Fabiano Nunes Carlos.

Os procedimentos de busca iniciaram na manhã desta quinta. A Cadeia Pública fica situada no 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

AUTOR: O POVO

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

FORAGIDOS DO RIO GRANDE DO NORTE SÃO PRESOS EM CANINDÉ (CE)

Os dois suspeitos foram encaminhados com as armas para Canindé (Foto: SSPDS/Divulgação)

Uma operação realizada pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), no município de Canindé, a 115 km de Fortaleza culminou nas prisões de dois fugitivos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte.

Os dois homens foram presos na madrugada de quinta-feira (28) e estavam foragidos desde o dia 21 de janeiro. Os dois suspeitos de 30 e 22 anos estavam presos em Alcaçuz por roubo e foram localizados, no Ceará, em uma residência na localidade de Vila Campos, a aproximadamente 20 quilômetros da sede do Município de Canindé.

Com a dupla, a Polícia Militar apreendeu um revólver calibre 38 e uma pistola ponto 40 pertencente a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, além de um simulacro de uma metralhadora e dez munições da pistola e oito munições calibre 38. 

Os dois criminosos foram encaminhados à Delegacia Regional de Canindé, onde aguardam para serem transferidos para o Rio Grande do Norte.

AUTOR: G1/CE

IDOSO DE 77 ANOS ESTÁ PRESO EM CISTERNA HÁ 8 DIAS, NA BAHIA

Bombeiros tentaram fazer o resgate do idoso, mas não obtiveram êxito (Foto: Acervo pessoal)

Um idoso de 77 anos ficou preso em uma cisterna, enquanto fazia obras dentro de um reservatório localizado em Rio Real, cidade a 204 quilômetros de Salvador. 

De acordo com os sobrinhos da vítima, o caso ocorreu em 20 de janeiro e, até esta quinta-feira (28), o homem continua preso no local que possui cerca de 25 metros de profundidade. O idoso não responde quando chamado, e como o resgate ainda não foi feito, não se sabe se ele está vivo ou morto.
Parte da cisterna desabou e deixou idoso preso (Foto: Acervo pessoal)

Fernanda Silva, sobrinha da vítima, acredita que o tio não sobreviveu à queda. Segundo ela, um homem que acompanhava o idoso durante o trabalho chegou a pedir socorro, mas como a cisterna fica em um local distante da cidade, o rapaz não conseguiu ajuda imediata.

Wilson Silva, que também é sobrinho do idoso, relatou ao G1 como ocorreu o acidente: "Ele estava trabalhando dentro da cisterna, quando uma parte cedeu e acabou fechando com ele dentro. Os bombeiros de Alagoinhas e Feira de Santana tentaram fazer o resgate, mas não conseguiram, pois disseram que eles precisavam de um engenheiro e retroescavadeira, mas até agora ninguém veio e ele continua lá", relatou.

O G1 entrou em contato com o Comando Regional de Operações de Bombeiros Militares do Interior, que informou que os bombeiros da equipe de Feira de Santana foram ao local duas vezes e não conseguiram fazer o resgate e destacaram que é preciso fazer um estudo do solo para realizar o resgate. 

Disse ainda que a situação foi encaminhada para o comando de operações de Salvador, entretanto o G1 não conseguiu entrar em contato com a assessoria na capital baiana para saber mais detalhes da operação. A reportagem também entrou em contato com aprefeitura de Rio Real, mas não obteve retorno.
Cisterna possui cerca de 25 metros de profundidade (Foto: Acervo pessoal)

AUTOR: G1/BA

PROMOTOR CONTESTA VERSÃO DE LULA DE QUE NÃO TINHA TRIPLEX NO GUARUJÁ

(Foto: Google)

O promotor de Justiça José Carlos Blat, do Ministério Público Estadual de São Paulo, afirmou em entrevista na edição desta quinta-feira (28) do Jornal Nacional que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era proprietário de um apartamento triplex no edifício Solaris, em Guarujá.

Tanto o Ministério Público paulista quanto o Ministério Público Federal apuram se Lula ocultou esse imóvel de seu patrimônio. A defesa do ex-presidente argumenta que ele nunca foi dono do apartamento, mas somente proprietário de cotas de um projeto da Bancoop, cooperativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo. A cooperativa se tornou insolvente e transferiu imóveis inacabados para a construtora OAS, investigada na Operação Lava Jato.

"O ex-presidente Lula tinha uma cota de um projeto da Bancop e depois, quando este projeto foi transferido para uma outra empresa, ele tinha duas opções: pedir o resgate da cota ou usar a cota para a compra de um imóvel no edifício Solaris. E ele fez a opção – a família fez a opção – pelo resgate da cota", afirmou Cristiano Zanin Martins, advogado do ex-presidente.

O promotor José Carlos Blat contesta essa versão. Segundo ele, na Bancoop, não existem cotas.

"A Bancoop não é um consórcio. A Bancoop, ela oferecia unidades habitacionais. Todos, sem exceção, compraram apartamentos ou casas e, ao longo do tempo, pagaram as prestações devidas à Bancoop, que colocou um sobrepreço indevido, ilegal. Então, todas as pessoas que compraram da Bancoop compraram coisas concretas, ou seja, unidades habitacionais, apartamentos e casas. Não existem cotas da Bancoop", declarou.

O advogado Cristiano Zanin Martins afirmou que toda cooperativa funciona por meio de cotas, que, no caso de cooperativas habitacionais como a Bancoop, os associados se reúnem pra realizar projetos residenciais a um custo mais baixo e que, ao final da obra, cada cota passa a equivaler a uma unidade, que pode ou não estar pré-definida.

A 22ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta quarta-feira (27) e intitulada Triplo X, teve como alvo o edifício Solaris. Segundo os procuradores da República que integram a força-tarefa da Lava Jato no Paraná, todos os imóveis desse edifício estão sob investigação. Em paralelo, está em andamento outra investigação, do Ministério Público Estadual de São Paulo.

O MP-SP ouviu pessoas classificadas como "vítimas" do "golpe da Bancoop". "Os meus filhos não têm onde ficar, o senhor está entendendo?", disse Cirlei Gomes Filho a um promotor.

A cooperativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo foi criada em 1996 para construir casas e apartamentos a preço de custo.

De acordo com a investigação, a Bancoop não conseguiu levar adiante 15 empreendimentos e teve uma série de problemas com outros 25. Nas contas dos promotores, 6 mil cooperados foram prejudicados.

Segundo o Ministerio Público, o dinheiro que deveria ter sido aplicado na construção dos imóveis foi desviado pra financiar campanhas eleitorais do PT. O ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto era o presidente da cooperativa. Ele está preso no Paraná depois de ter sido condenado no processo da Operação Lava Jato.

"Confirmamos, isso inclusive é objeto de outro processo criminal em curso. Que a Bancoop era efetivamente uma organização criminosa, se transformou num balcão de negócios e que foram desviados quase R$ 100 milhões naquela época para abastecer campanhas político-partidárias, caixa 2, bem como também para dar estrutura de empresas fantasmas e obviamente beneficiar pessoas que estavam de alguma forma atreladas ao Partido dos Trabalhadores", afirmou o promotor José Carlos Blat.

De acordo com a investigação do Ministério Público, no fim de 2009, nove empreendimentos inacabados da Bancoop foram assumidos pela construtora OAS. Um deles é justamente o prédio onde o ex-presidente Lula teria um imóvel e onde Vaccari, em depoimento, disse ser proprietário de um apartamento.

A Bancoop informou que a transferência de empreeendimentos para outras construtoras foi resultado de um acordo com o Ministério Público e que não tem mais qualquer relação com esses empreendimentos. O PT afirmou que todas as doações que o partido recebeu foram legais e declaradas à Justiça Eleitoral. A OAS não quis se manifestar.

AUTOR: G1/DF

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics