Pesca da lagosta está proibida até dia 1º de maio. Foto: Arquivo
Uma operação do Ibama prendeu na tarde desta quarta-feira (23), seis pescadores acusados de estarem pescando lagosta no município de Aracati, distante 154 quilômetros de Fortaleza. Os pescadores estavam em alto mar quando foram abordados pelos fiscais do órgão. No barco, os agentes encontraram um compressor, usado na pesca da lagosta e 300 quilos de peixe.
De acordo com o chefe de fiscalização do Ibama, Roufran Ribeiro, quando avistaram a chegada dos fiscais, os acusados lançaram ao mar toda a lagosta pescada e outros instrumentos usados para pescar o crustáceo.
Os pescadores foram encaminhados para a sede da Polícia Federal de Fortaleza e vão responder como crime ao meio ambiente, além de pagar multa que pode chegar até 7 mil reais. O barco já está no depósito do Ibama, em Fortaleza.
"Vamos usar de todo o rigor para combater a pesca predatória. Nossa estratégia é usar fiscais no mar e na terra", destaca o chefe de operações. A fiscalização do Ibama está atuando em todo o litoral leste do Ceará.
O período de defeso da lagosta vai até o dia 1ª de maio, até lá está proibido a pesca. Segundo dados do Ibama, em 2012 foram presos mais de dez barcos com compressores, 22 mil metros de redes usados na pesca e mais de 1.250 quilos de lagosta.
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU