Projeto visa a conservação da vegetação do Parque Nacional de Ubajara Divulgação/ ICMBio
Os agricultores familiares que vivem no entorno do Parque Nacional de Ubajara (CE) agora têm o apoio da Cooperativa Agroextrativista Familiar da Ibiapaba e Norte Cearense (Coofap) para desenvolver suas atividades de uma maneira mais sustentável, a partir da adoção de técnicas de conservação do solo, água e vegetação.
A Cooperativa, criada no último dia 5, faz parte das ações do Projeto "Sertão Vivo: Saber e trabalho na Caatinga", desenvolvido pela Fundação Centro de Ecologia e Integração Social em parceria com a gestão do Parque, que promove ações de educação ambiental com foco na preservação de recursos naturais junto à comunidade nas áreas próximas às Unidades de Conservação (UC).
Com a necessidade de desenvolver atividades de geração de renda, trabalho e segurança alimentar, o chefe da UC, Gilson Mota, explicou que a Cooperativa vem se responsabilizar pela organização desses agricultores, inserindo-os no mercado de trabalho e na produção e comercialização dos produtos provenientes de área manejadas, de sistemas integrados de produção, principalmente carvão, além de frutas, verduras e artesanatos. "Tudo de acordo com o seu estatuto, as normas e legislação vigentes", informou Mota.
Sobre o Parque Nacional de Ubajara
Criado em abril de 1959, o Parque Nacional de Ubajara é uma das 313 Unidades de Conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Parque abrange uma área de 6,2 mil hectares e está localizado nos municípios cearenses de Ibiapina, Frecheirinha, Tianguá e Ubajara.
Vinculada à Coordenação Regional 5 (CR5) do ICMBio, a UC está inserida no Bioma Caatinga, mas dispõe de três ecossistemas: Mata Atlântica; Transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga; e Caatinga. No local, são realizadas pesquisas científicas e atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Entre os principais atrativos turísticos do Parque está o passeio de teleférico, que oferece não apenas uma visão panorâmica da Caatinga, como também leva à entrada da Gruta de Ubajara – uma das maiores do Brasil, repleta de formações rochosas esculpidas pela água, que escorre das paredes há milhões de anos.
AUTOR: ICMBio
LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!
CUIDEM-SE!
CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!
RESGATE TIANGUÁ
TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!
MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!
CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU