Depois de avaliar mais de 40 mil textos dissertativo-argumentativos, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), premiou as três melhores redações do Estado com notebooks.
A celebração aconteceu na quarta-feira, 13, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, em Fortaleza.
LETÍCIA DE CARVALHO ALBUQUERQUE, de 17 anos, aluna da Escola Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito, obteve o primeiro lugar com a pontuação máxima de 2.920 pontos.
A jovem leu a redação feita por ela para o concurso e conseguiu impressionar os presentes na cerimônia.
Letícia, conta que faz o Enem desde a 1ª série, tendo tirado naquela ocasião a nota 880 na prova de redação. Além disso, lembra, sempre teve o hábito de ler e de escrever. “Gosto muito, porque por meio da escrita podemos nos expressar melhor.
Letícia, conta que faz o Enem desde a 1ª série, tendo tirado naquela ocasião a nota 880 na prova de redação. Além disso, lembra, sempre teve o hábito de ler e de escrever. “Gosto muito, porque por meio da escrita podemos nos expressar melhor.
Algo que não consigo falar pode ser dito pela escrita. A produção textual, além de ser um exercício para a produção de provas como o Enem, é uma ferramenta de análise crítica e defesa da cidadania.
A escrita é libertadora e ajuda na reflexão desse mundo, na busca por melhores soluções. Essa plataforma ajuda muito não só para o Enem, mas para a vida”, ressalta.
Letícia considera de grande relevância o tema sorteado para o concurso. No texto, que obedece ao modelo dissertativo-argumentativo, valeu-se de trecho da letra da música “Que país é esse?”, do grupo Legião Urbana, e também de teoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu, para reforçar a ideia que propôs.
“Acho o tema bastante relevante, porque é perceptível a negação de direitos aos indígenas. Nessa preparação para o Enem, já havia feito uma redação sobre tema semelhante, então já tinha uma base sobre o assunto.
“Acho o tema bastante relevante, porque é perceptível a negação de direitos aos indígenas. Nessa preparação para o Enem, já havia feito uma redação sobre tema semelhante, então já tinha uma base sobre o assunto.
O repertório sociocultural, com citação à letra de música e ao sociólogo, é um conhecimento que agrega.
Como gosto de ler, sempre vejo uma brecha para fazer citações nos temas relacionados”, aponta Letícia.
O Concurso de Redação "Enem Chego Junto, Chego a 1.000" ocorre anualmente desde 2017 e faz parte do programa Enem Mix de preparação e motivação dos alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O concurso é destinado a alunos da 3ª série do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ao todo, foram apresentados mais de 40 mil textos pelos 21.360 concorrentes, procedentes de 427 unidade de ensino. Destes, 8.556 textos foram sobre o tema sorteado: O desafio de preservar os direitos da população indígena no Brasil.
Clique AQUI e veja a redação de Letícia.
Parabéns a jovem Letícia, ao seu professor orientador Marcos Pontes Lopes Neto e ao corpo docente da Escola Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito.
O concurso é destinado a alunos da 3ª série do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ao todo, foram apresentados mais de 40 mil textos pelos 21.360 concorrentes, procedentes de 427 unidade de ensino. Destes, 8.556 textos foram sobre o tema sorteado: O desafio de preservar os direitos da população indígena no Brasil.
Clique AQUI e veja a redação de Letícia.
Parabéns a jovem Letícia, ao seu professor orientador Marcos Pontes Lopes Neto e ao corpo docente da Escola Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito.
FONTE: Secretaria de Educação do Ceará
AUTOR: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU