Enquanto o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, aguarda o desfecho das negociações com empresas aéreas para operar voos comerciais, o de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes, já supera em 20% o fluxo de passageiros no primeiros semestre deste ano em comparação com o ano passado.
Atualmente, somente o aeroporto do Cariri, um dos 15 existentes no Estado, atende à demanda de voos do Interior. O Governo Federal destinou R$ 363 milhões para serem investidos em nove aeroportos do interior.
O Ceará possui 15 aeroportos no Interior do Estado, sendo o Orlando Bezerra de Menezes administrado pela Infraero e o único do Interior a operar voos comerciais.
O Ceará possui 15 aeroportos no Interior do Estado, sendo o Orlando Bezerra de Menezes administrado pela Infraero e o único do Interior a operar voos comerciais.
Os demais, localizados nos municípios de Aracati, Camocim, Campos Sales, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Quixadá, Russas, São Benedito, Sobral e Tauá, são de responsabilidade do Departamento Estadual de Rodovias (DER).
A atual estrutura só atende a voos particulares e fretados, de pequeno e médio porte.
Investimentos
Nove deles - Juazeiro do Norte, Itapipoca, Canindé, Aracati, Quixadá, Jericoacoara, Iguatu, Crateús e Sobral - estão previstos dentro do Programa de Investimento Logístico (PIL) - Aeroportos, do Governo Federal, que prevê reforma, ampliação e construção, conforme o caso, para atender à demanda para voos comerciais regionais. Serão investidos R$ 363 milhões no aeródromos do Estado. O processo se encontra em fase de estudos, para depois seguir para licitação.
Pronto
O Aeroporto Dragão do Mar está pronto. Inaugurado em 2012 e homologado em maio deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já está autorizado a receber voos comerciais. Ainda não há uma previsão de quando poderá iniciar essas operações, já que isso depende do resultado das negociações com empresas aéreas.
Investimentos
Nove deles - Juazeiro do Norte, Itapipoca, Canindé, Aracati, Quixadá, Jericoacoara, Iguatu, Crateús e Sobral - estão previstos dentro do Programa de Investimento Logístico (PIL) - Aeroportos, do Governo Federal, que prevê reforma, ampliação e construção, conforme o caso, para atender à demanda para voos comerciais regionais. Serão investidos R$ 363 milhões no aeródromos do Estado. O processo se encontra em fase de estudos, para depois seguir para licitação.
Pronto
O Aeroporto Dragão do Mar está pronto. Inaugurado em 2012 e homologado em maio deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já está autorizado a receber voos comerciais. Ainda não há uma previsão de quando poderá iniciar essas operações, já que isso depende do resultado das negociações com empresas aéreas.
A informação foi passada pelo titular da Secretaria de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, no fim de agosto, durante a solenidade de inauguração da unidade Senai, em Aracati, que capacitará mão de obra especializada para mecânica de aeronaves. Porém, ele deixou claro que as negociações deverão avançar até o fim desde ano.
Durante a Copa, o aeroporto também conseguiu liberação da Agência para dar suporte ao aeroporto Internacional Pinto Martins, caso houvesse necessidade de mudar a rota de algum voo, bem como ser utilizado para o estacionamento de aeronaves. Recentemente, o Dragão do Mar recebeu o hangar e o centro técnico da TAM Linhas Aéreas.
Durante a Copa, o aeroporto também conseguiu liberação da Agência para dar suporte ao aeroporto Internacional Pinto Martins, caso houvesse necessidade de mudar a rota de algum voo, bem como ser utilizado para o estacionamento de aeronaves. Recentemente, o Dragão do Mar recebeu o hangar e o centro técnico da TAM Linhas Aéreas.
Para Bismarck, "será um marco econômico e vai gerar grande impacto cultural, social e econômico para a região, a partir do grande número de pessoas que irão conviver na cidade, sejam técnicos, proprietários de aviões, comandantes, pilotos etc.".
O Aeroporto de Jericoacoara também possui estrutura para operar com voos comerciais. A pista tem 2,2 mil metros de comprimento por 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. Somadas a isso, estão previstas áreas para alfândega, Polícia Federal e um hangar, o que significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.
O Aeroporto de Jericoacoara também possui estrutura para operar com voos comerciais. A pista tem 2,2 mil metros de comprimento por 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. Somadas a isso, estão previstas áreas para alfândega, Polícia Federal e um hangar, o que significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.
Atualmente, ele encontra-se em processo de homologação pela Anac, com previsão até dezembro deste ano. O Terminal de Passageiros e a Seção Contra Incêndio encontram-se em fase de construção.
Em Sobral, será construído um novo sítio aeroportuário, segundo informou o DER, com pista de pouso e decolagem de 2.200m x 45m, para aeronaves de grande porte. Esses três aeroportos comportarão voos comerciais, fortalecendo o turismo e a economia do Estado.
Grande Porte
A pista do Aeroporto de Juazeiro do Norte receberá adequação para operar com aviões de grande porte, com até 280 passageiros. A informação foi dada pelo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, durante inspeção das obras dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), no último dia 26 de setembro.
Em Sobral, será construído um novo sítio aeroportuário, segundo informou o DER, com pista de pouso e decolagem de 2.200m x 45m, para aeronaves de grande porte. Esses três aeroportos comportarão voos comerciais, fortalecendo o turismo e a economia do Estado.
Grande Porte
A pista do Aeroporto de Juazeiro do Norte receberá adequação para operar com aviões de grande porte, com até 280 passageiros. A informação foi dada pelo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, durante inspeção das obras dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), no último dia 26 de setembro.
As obras em andamento, que receberam investimentos de R$ 2,1 milhões, devem dobrar a capacidade do Terminal, passando dos atuais 400 mil passageiros por ano para 800 mil. A área total será de 1.050 metros quadrados, incluindo 600 metros quadrados para área de embarque e 450 metros quadrados para o desembarque.
Mais de 177 mil pessoas circularam pelo terminal só no primeiro semestre deste ano, sendo 20% a mais que os meses correspondentes do ano passado.
Em julho passado o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre estudos de viabilidade concluídos pelo governo federal do Plano de Aviação Regional. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), além de Jericoacoara, Iguatu e Crateús, o Aeroporto de Quixadá também estava com os estudos prontos. À época, estavam sendo realizados os projetos preliminares destes aeroportos, que definirão os aspectos da obra, para que sejam então levados à licitação.
Até então as obras não foram iniciadas. Em Quixadá, por exemplo, a infraestrutura está em condição regular para pousos e decolagens, mas os voos, todos particulares, são registrados apenas durante o dia. O aeroporto não possui rádio para comunicação com as aeronaves. O contato é feito por meio de ligação telefônica, pelo celular. Mesmo assim, em média 20 aeronaves, a maioria do modelo King Air B200 e L90, pousam e decolam de Quixadá mensalmente.
Mais informações
Departamento Estadual de Rodovias (DER)
Av. Godofredo Maciel, 3000, Maraponga - (85) 3101.5704
Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur)
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima, Edifício Seplag, Cambeba - (85) 3101.4669 AUTOR: DN
Em julho passado o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre estudos de viabilidade concluídos pelo governo federal do Plano de Aviação Regional. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), além de Jericoacoara, Iguatu e Crateús, o Aeroporto de Quixadá também estava com os estudos prontos. À época, estavam sendo realizados os projetos preliminares destes aeroportos, que definirão os aspectos da obra, para que sejam então levados à licitação.
Até então as obras não foram iniciadas. Em Quixadá, por exemplo, a infraestrutura está em condição regular para pousos e decolagens, mas os voos, todos particulares, são registrados apenas durante o dia. O aeroporto não possui rádio para comunicação com as aeronaves. O contato é feito por meio de ligação telefônica, pelo celular. Mesmo assim, em média 20 aeronaves, a maioria do modelo King Air B200 e L90, pousam e decolam de Quixadá mensalmente.
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