I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

POLÍCIA INVESTIGA GOLPES IMOBILIÁRIOS

Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO

A Polícia Federal (PF) em parceria com a Receita Federal cumpriu, na manhã de ontem, dois mandados de busca e apreensão em duas empresas de incorporações imobiliárias na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A operação desencadeada ontem, batizada de 'Godfather', visa, segundo a Polícia, "apurar crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, crimes tributários e formação de quadrilha atribuída a uma empresa do ramo imobiliário que patrocinava um time de futebol em Natal (RN) e outro na Itália".

De acordo com as investigações, a organização teria movimentado cerca de R$ 150 milhões nos últimos cinco anos, tendo parte deste montante supostamente transitado por empresas sediadas em paraísos fiscais e por contas de instituições e de pessoas físicas que negociam dólares, os chamados 'doleiros'.

A empresa investigada pelos agentes federais possui uma ramificação no Ceará, que funciona em Caucaia. Ao todo, foram cumpridos pela PF além dos dois mandados no Ceará, outros nove mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, sendo oito na capital, Natal, e um na Praia de Pipa. Foram mobilizados 50 policiais federais na operação, que contou ainda com a participação de 12 fiscais da Receita Federal.

A fiscalização da Receita Federal foi a responsável por identificar os indícios de irregularidade na empresa. As investigações tiveram início em agosto deste ano após informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Segundo as denúncias da Receita, o grupo estaria captando recursos financeiros de particulares no exterior para aplicação no mercado imobiliário do Nordeste brasileiro, com promessa de ganhos na ordem de 12% a 20% ao ano, sendo que o investimento nunca era devolvido aos investidores. Ainda de acordo com as apurações feitas pela PF, somente no mercado de Cingapura foram lesados pelo grupo cerca de dois mil investidores, sendo que cada cota vendida naquele país equivalia a 46 mil dólares.

Ceará

Em Caucaia, de acordo com o superintendente da Receita Federal no Ceará, Moacyr Mondardo, houve apreensão de documentos nas empresas, além da retenção de passaportes de dois estrangeiros supostamente envolvidos com o esquema.

"O foco desta operação é no Rio Grande do Norte, porém, aqui também houve investigação. Os trabalhos ainda estão em andamento. A operação vislumbrou a coleta de provas com relação a essa situação e foram apreendidos documentos e retidos passaportes", afirmou.

O superintendente da Receita Federal afirmou que as empresas não apresentaram justificativa que possibilitasse ao fisco compreender o crescimento financeiro das investigadas pela operação federal.

"Essas empresas atuam como ramificação de uma outra sediada em Natal, no Rio Grande do Norte. O grupo teve um crescimento espantoso e as explicações prestadas ao fisco não foram conclusivas", explicou.

Padrinho

A operação 'Godfather' foi batizada assim pelos agentes graças ao apelido dado ao principal investigado, um empresário estrangeiro que não teve o nome revelado. Por ter apadrinhado uma agremiação futebolística potiguar, o homem ficou conhecido como 'o padrinho' pelos torcedores do time.

Os aficionados pela equipe decidiram depois chamar o homem pelo termo em sua língua nativa, o inglês, deixando-o com o mesmo chamamento do título do famoso livro de Mario Puzo, escrito em 1969.

O livro de Puzo inspirou a trilogia 'O Poderoso Chefão', um dos clássicos da história do cinema. A estória fala sobre uma família de mafiosos italianos que se muda para os Estados Unidos da América.
AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics