I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ASSASSINATO DE DÉCIO SÁ FOI MOTIVADO POR EXECUÇÃO EM TERESINA

Segundo a polícia, o executor cobrou R$ 100 mil para matar o jornalista, mas desse valor só teria recebido R$ 20 mil, motivo pelo qual Jonathan Sousa Silva, 24 anos, teria voltado à São Luís para tentar receber o restante do dinheiro. A motivação do crime teria sido uma postagem no blog do jornalista sobre o assassinato do empresário Fábio Brasil, ocorrida em Teresina, no Piauí.

De acordo com o Aluísio Mendes, foi montado um consórcio formado por empresários com a participação de seus assessores e do subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão, capitão Fábio Aurélio Saraiva Silva. A arma utilizada no crime teria sido emprestada pelo subcomandante.


Antes do início da coletiva, os envolvidos no assassinato do jornalista foram apresentados a impresa. Jhonatan de Sousa Silva, 24 anos, apontado como executor do crime. 

Ele foi preso em São Luís, no bairro Turú, José de Alencar Miranda Carvalho, 72 anos, preso em uma casa no Calhau, Glaucio Alencar, 34 anos, preso em um prédio no bairro Ponta do Farol, Airton Martins Monrroe, 24 anos, preso no Terminal de Integração do São Cristovão, José Raimundo Chaves Junior, o Bolinha, 38 anos, preso no Jardim Eldorado, Fábio Aurélio do Lago e Silva, 32 anos o Bochecha, preso na Chácara Brasil, o capitão Fábio Aurélio Saraiva Silva, o subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão.

A 'Operação detonando' como foi batizada previa o cumprimento de oito mandados de prisão, desses apenas um ainda não foi cumprido. "Existe um mandado de prisão que ainda não foi cumprido. Essa pessoa foi identificada como sendo o condutor da motocicleta. Ele já foi identificado e sabemos a região da cidade onde ele está. Nossas equipes estão trabalhando no intuito de prendê-lo." afirmou o secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes.

Ainda segundo o secretário os carros, documentos, cheques e notas de empenho de prefeituras maranhenses que foram apreendidos estão sendo periciados.

A família do jornalista também acompanhou a coletiva. Uma irmã de Décio Sá, ficou muito emocionada no momento que os suspeitos foram apresentados e aos gritos de "assassino" ela pedia justiça.

Investigação está apenas começando

A delegada-geral da Polícia Civil, Cristina Meneses informou que a investigação está apenas começando. Segundo a polícia o consórcio que planejou a morte de Décio era uma organização criminosa que agia em vários ramos da sociedade maranhense. "As investigações começaram no assassinato do Décio Sá, mas agora vão continuar até essa quadrilha ser completamente desbaratada", afirmou a delegada.


Aluísio Mendes informou que existem outras pessoas que fazem parte dessa investigação que ainda vão ser presas. "Pedimos a prisão de todos os que tínhamos indícios fortes. Mas vamos identificar outras pessoas envolvidas na organização criminosa. A investigação continua até porque a quadrilha agia especificamente na agiotagem e muitos gestores municipais estão ligados a eles", afirmou.


A assinatura


Segundo a polícia, Jonathan Sousa Silva informou que já praticou pelo menos 20 homicídios. "Ele tinha uma caracteística nos crimes que cometia, uma espécie de assinatura. Todas as suas vítimas eram assassinadas com um dois tiros na cabeça e dois no tórax", informou Marcos Afonso Júnior, delegado-geral adjunto da Polícia Civil.

Jonathan Sousa Silva matava suas vítimas sempre com dois tiros na cabeça e dois no tórax.

Jonathan Sousa Silva também é apontado como o executor do empresário Fábio Brasil. O crime teve as mesmas características do assassinato de Décio Sá.


Como o crime foi planejado

De acordo com a polícia, Jonathan Sousa Silva monitorou o jornalista durante três ou quatro dias e o plano para assassinar Décio Sá foi elaborado em dois dias.

Jonathan Silva esperou o jornalista sair do Sistema Mirante e o acompanhou em uma motocicleta que estava sendo pilotada pelo único envolvido no crime que ainda nao foi preso. Após cometer o crime ele fugiu na moto que o esperava do outro lado da avenida Litorânea. "Ele não ia subir a duna, só fez isso porque uma viatura da Polícia Militar que estava passando no local foi parada por populares. Ele ficou com medo de ser perseguido e decidiu descer da moto e fugir a pé. Na fuga ele abandonou na duna uma camisa, o capacete, o carregador da arma e a sandália que usava" afirmou Marcos Afonso.

Irmão de Décio quase é assassinado por engano

Por muito pouco um dos irmãos de Décio Sá não foi assassinado no lugar dele. Jonathan Silva chegou a ir até a casa onde o jornalista morava no Parque Shalon. "Ele confundiu Décio com o irmão que chegava para uma visita, mas percebeu que o irmão do jornalista era mais alto que ele e abortou o plano", afirmou Aluísio Mendes.

Seis estavam marcados para morrer

As investigações concluíram também que além de Décio Sá e Fábio Brasil, outras seis pessoas estavam marcadas para o morrer, entre elas um ambientalista que não teve o nome divulgado. "O caso do Décio tinha ligação com o de Fábio Brasil por causa das denúncias feitas pelo jornalista em seu blog. Décio teria denunciado o assassinato do empresário que teria envolvimento com crimes de agiotagem e ligação com Miranda e Glaucio Alencar", afirmou Aluísio.
FONTE: Portal do Catita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics