De acordo com informações policiais, o grupo criminoso tinha uma atuação "violenta" no estado e exercia "forte influência" nas áreas onde dominava. Foto: Divulgação / FICCO
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (24), a "Operação Heresia", contra suspeitos de integrar a facção cearense GDE.
Estão sendo cumpridos 565 mandados, sendo 349 de prisão preventiva e 216 de busca e apreensão domiciliar em 32 municípios, incluindo Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte. Fora do Estado, a ofensiva ocorre, por exemplo, em Teresina (PI), Mossoró (RN) e Itajaí (SC). As demais cidades não foram divulgadas.
Segundo a Ficco/CE, o grupo criminoso tinha uma atuação "violenta" no Estado e exercia "forte influência" nas áreas onde dominava. O território detalhado de atuação da organização, no entanto, não foi divulgado.
"O termo Heresia foi escolhido porque significa a distorção de um conceito original, algo que ocorre quando criminosos se apropriam de expressões religiosas para dar legitimidade a práticas ilegais, como acontece na utilização da palavra 'batismo' para se referir à entrada de novos membros na organização criminosa", explica o coordenador da Ficco, o delegado federal Igor Conti.
Além da a Polícia Federal, a força-tarefa envolveu ainda a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Secretaria de Administração Penitenciária e outros órgãos de segurança pública. A operação mobilizou um efetivo de 1.044 policiais e contou com o suporte de 243 viaturas, além de unidades aéreas da polícia.
FONTE: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU