I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 22 de junho de 2019

EM VIÇOSA DO CEARÁ, VÍDEO MOSTRA COMO DEVE FICAR A IGREJA DO CÉU APÓS REFORMA

A estrutura da Igreja do Céu tem cinco metros de largura e 15 de comprimento. (Foto: via Whatasapp/O POVO)


A cobertura e calçada também ficaram danificadas. O vídeo do rompimento da estrutura circulou nas redes sociais. Em entrevista ao O POVO Online na época, o professor de Engenharia Civil e coordenador do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Estruturas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Esequiel Mesquita, afirmou que o prédio já dava sinais de instabilidades estruturais, apesar de reforma recente em 2016. 

“Sendo que as reformas foram para o entorno da Igreja”, afirma. As intervenções ocorreram na construção do Polo Turístico, Artesanal e Cultural Igreja do Céu além de áreas de lazer, estacionamento, restaurante e área de eventos.

A estrutura da Igreja do Céu tem cinco metros de largura e 15 de comprimento. “O projeto tem sido uma articulação entre a diocese de Tianguá e a Prefeitura de Viçosa. 

A diocese é responsável pela região. Nesse projeto, vai ser priorizado as características originais da igreja de 1937”, apontou Esequiel Mesquita, já que as pedras de revestimento escondiam as fissuras da igreja. Dessa forma, estão sendo feitos levantamento e mapeamento dos tijolos, que serão utilizados exatamente no mesmo tamanho, conforme o engenheiro.

“A própria mão-de-obra vai passar por um treinamento e toda a obra vai ser acompanhada pelo laboratório. Não seremos nós quem vai executar a obra, mas vamos coordenar”, afirma. A torre vai ser reconstruída respeitando as técnicas construtivas da época e o Cristo vai ser restaurado.

O projeto foi avaliado em R$ 300 e vai incluir a estabilização das fundações através de uma cortina de contenção. “Essa cortina é importante para isolar a igreja de futuras vibrações e movimentações do solo”, disse. A previsão é de que as reformas terminem no final de novembro.

A história da igreja

Inaugurada em 14 de agosto de 1938 e dedicada à Nossa Senhora das Vitórias, a igreja foi batizada pelo bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota (1882-1959). Foi construída pelo Monsenhor, José Carneiro da Cunha, graças à ajuda e cooperação da população de Viçosa. Além da estrutura da torre, sobre ela havia ainda a imagem de Jesus Cristo esculpida pelo italiano Agostinho, Odísio Balmes, em 1939.

O local de acesso à igreja se faz por duas vias, ou seja, pelos degraus, que somam 334 ao todo, ao redor das margens das 15 estações da via sacra, representando o martírio de Jesus Cristo. A entrada é também acessível pela estrada asfaltada às margens do cemitério municipal. Em 2018, a Igreja do Céu completou 80 anos.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics