A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (26) seis pessoas que integravam um grupo criminoso especializado em roubo e furtos de caixas eletrônicos do Ceará e de mais cinco estados brasileiros. Um vasto material usado nos crimes foi apreendido.
Cinco suspeitos foram presos em flagrante após tentar violar equipamentos de um supermercado no Bairro Pici, em Fortaleza. A sexta pessoa foi detida por força de um mandado de prisão. Os detalhes da ação foram apresentados na tarde desta quinta-feira (27), na sede do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), na capital cearense.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), há pelo menos três meses o grupo era investigado e, na madrugada de quarta-feira (26), policiais civis, de posse de todo o material coletado nas investigações, seguiram os rastros dos suspeitos de tentar violar um caixa eletrônico da capital e chegaram aos endereços.
No Bairro Mondubim, foram presos três paraenses identificados como Jeferson da Costa Oliveira, 22 anos, de Igarapé-Mirim (PA), Gilmara Diniz Pastana 29 anos, natural de Moju (PA) e o companheiro de Gilmara, Edson Nunes Souza, 33 anos, também natural de Moju (PA). Com o trio, foram apreendidos vários materiais utilizados nas ações criminosas.
Já no Bairro Messejana, foram detidos Wallax de Sena Amador, 29 anos e a esposa dele, a paraense Luana Larissa Trindade Rufino, 33 anos, natural de Belém (PA). O sexto suspeito, também paraense, identificado como André Luiz de Assunção Gomes, de 37 anos, foi preso em um casa do Bairro Cambeba. Ele tentou fugir, mas foi detido pelos policias. Um sétimo suspeito foi preso, nesta quinta-feira (27), e se encontra na sede da DRF para averiguação.
Atuação em seis estados
De acordo com levantamentos dos policiais civis, o grupo já agiu em cinco estados, além do Ceará, são eles: Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Pará. Os integrantes usavam de violência para render os vigilantes e chegavam a amarrar as vítimas antes de arrombar os caixas eletrônicos. Mais de R$ 1 milhão foi movimentado pelo grupo nos seis ataques aos equipamentos de Fortaleza e Região Metropolitana neste ano.
Material apreendido
Ao final da operação, foram apreendidos dois maçaricos, dois cilindros de gás oxigênio, dois rádios comunicadores, quatro alicates, um macaco, um botijão de gás, oito chaves variadas, dois pés de cabra, uma alavanca, 49 discos de serra, uma furadeira, oito cartões bancários, documentos e diversos outros materiais que eram utilizados pelo grupo para violar os caixas eletrônicos, além de quatro carros: dois Hyundai HB20, um Chevrolet Onix e um VW Gol.
Além do cumprimento dos mandados de prisão temporária, Jeferson, Gilmara, Edson, Luana e Wallax também foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo majorado por concurso de pessoas e emprego de arma de fogo e por integrar organização criminosa.
As investigações irão prosseguir no sentido de identificar outras ocorrências criminosas que o grupo tenha participado no Ceará, e em outros estados do País.
AUTOR: G1/CE