I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

12691486
SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

ACESSE MEU CANAL NO WHATSAPP

ACESSE MEU CANAL NO WHATSAPP
FIQUE SABENDO DE TODAS AS NOTÍCIAS

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

ANUNCIE AQUI E CRESÇA!

ANUNCIE AQUI E CRESÇA!
WHATSAPP (85)9-9414-6811 GUGU LOCUTOR

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM, FORTALEZA-CE

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 15 de abril de 2025

EM SOBRAL (CE): MULHER É MORTA A FACADAS APÓS DEIXAR O FILHO NA ESCOLA; EX É SUSPEITO DO CRIME

Homem fugiu após matar a ex-mulher por não aceitar o fim do relacionamento de 15 anos. — Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução

Uma mulher foi morta a facadas na Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, no Bairro Padre Palhano, em Sobral, no interior do Ceará, na manhã desta segunda-feira (14). O crime aconteceu momentos após a vítima deixar o filho na escola.

Segundo testemunhas, Leidiane Gomes da Silva, de 32 anos, estava voltando para casa, quando foi atacada pelo ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento de 15 anos. Ela chegou a ser socorrida para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.

Conforme familiares, o fim do casamento ocorreu porque a vítima pediu ao marido para trabalhar e ajudar nas despesas de casa e dos dois filhos do casal, um adolescente de 13 anos e uma menina de seis anos. Além disso, o homem era muito ciumento.
Leidiane Gomes da Silva, de 32 anos, foi morta a facadas pelo ex-marido em Sobral. — Foto: Arquivo pessoal

Como não chegaram em um consenso, a mulher decidiu se mudar de Acaraú para Sobral, onde estava morando na casa da irmã com os filhos.

"Ele chegou perto dela e ela disse: 'não sou obrigada a ficar contigo' e mandou ele viver a vida dele. Quando o vizinho olhou, ela já estava no chão e ele esfaqueando ela. Ele ficava perseguindo ela, dizia que se ela não fosse dele, não iria ser mais de ninguém, ficava ameaçando nas redes sociais, aqui em casa, ficava ligando", relatou Ely Gomes, irmã da vítima.

Após o crime, o suspeito fugiu e está sendo procurado pela polícia. O caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sobral.

FONTE: G1/CE

NO CEARÁ: JOVEM QUE DESAPARECEU APÓS SAIR SOZINHA DE CASA É ENCONTRADA MORTA EM PACAJUS

Rayane Marques da Silva, de 23 anos, desapareceu após sair sozinha de casa na Rua Luiz Mendes Xavier, no Bairro Croatá 2, em Pacajus, no dia 8 de abril — Foto: Arquivo pessoal

A jovem Rayane Marques da Silva, de 23 anos, que desapareceu após sair sozinha de casa na cidade de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi encontrada morta na noite desta segunda-feira (14). A informação foi confirmada pela Guarda Municipal da cidade.
Ela foi vista pela última vez no dia 8 de abril. Uma câmera de segurança registrou momento que Rayane passou caminhando sozinha na rua, vestida com um short jeans e uma blusa branca. (Assista ao vídeo acima)

Segundo a Guarda Municipal, que participou das buscas com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, o corpo de Rayane foi localizado em uma área de mata, em um local de difícil acesso, no Bairro Tucum 2. A vítima estava com a cabeça raspada e o corpo estava em estado avançado de decomposição.

Segundo uma familiar, no dia do desaparecimento, Rayane deixou os dois filhos, de 3 e 5 anos de idade, na casa da mãe, que fica no mesmo terreno da residência dela, na Rua Luiz Mendes Xavier, no Bairro Croatá 2, e saiu por volta das 17h30, sem dizer para onde iria.

Ainda conforme a parente, ela seguiu em direção à esquina de casa, onde conversou com uma mulher e momentos depois saiu de moto com outra mulher.

No mesmo dia, uma irmã conseguiu falar com Rayane por telefone, porém, ela não informou onde estava. Depois disso, o celular dela não recebeu mais ligações e as mensagens não chegaram.

Uma operação em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Pacajus foi realizada no domingo (13) e seguiu nesta segunda-feira, a procura de Rayane.

Agentes percorreram várias áreas da cidade de carro e a pé para tentar localizar a jovem. Um drone foi usado durante a ação para auxiliar nas buscas.

A Polícia Civil informou que um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado nessa sexta-feira (11), na Delegacia Metropolitana de Pacajus, que investiga o caso.
Agentes de segurança realizaram uma operação neste domingo (13) em busca de Rayane. — Foto: Guarda Municipal de Pacajus/ Divulgação

FONTE: G1/CE

segunda-feira, 14 de abril de 2025

EM FORTALEZA (CE): MEMBRO DE FACÇÃO CONDENADO A 43 ANOS DE PRISÃO POR MATAR DUAS PESSOAS NA BEIRA-MAR, TEM PENA MANTIDA

Sequência de crimes ocorreu na área nobre de Fortaleza, em agosto de 2023 Foto: VCrepórter

A pena de 43 anos e 8 meses de prisão, aplicada pela Primeira Instância da Justiça Estadual a Leandro Avillas Oliveira Correia, foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), ao analisar a apelação da defesa. O réu foi condenado por duplo homicídio, tentativa de homicídio e roubo, em um ataque criminoso ocorrido na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, em agosto de 2023.

A decisão unânime da 1ª Câmara Criminal do TJCE, datada de 1º de abril deste ano, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de quarta-feira (9). A defesa de Leandro Avillas alegou que a decisão do Tribunal do Júri, pela condenação do cliente, foi contrária à prova do processo e pediu a realização de um novo julgamento ou a redução de pena do réu.

O relator da decisão, desembargador Francisco Carneiro Lima, considerou que "a soberania dos veredictos do Tribunal do Júri, prevista no art. 5.º, inciso XXXVIII, da Constituição Federal, limita a atuação do Tribunal em grau recursal, cabendo a este verificar apenas se o julgamento possui lastro probatório suficiente nos autos".

O exame dos autos revela que a decisão do Tribunal do Júri encontra respaldo nas provas produzidas, incluindo o depoimento de uma das vítimas, que narrou com clareza os fatos, corroborado por testemunhas e laudo pericial. Assim, a decisão dos jurados não pode ser considerada manifestamente contrária à prova dos autos, sendo imperiosa a preservação da soberania do veredicto."
Desembargador Francisco Carneiro Lima
Em decisão

Para manter a pena de 43 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial fechado, o magistrado entendeu que "não se constatam equívocos ou abusos na fixação da pena-base nem nas fases subsequentes da dosimetria".

A defesa de Leandro Avillas Oliveira Correia foi procurada para comentar a decisão do Tribunal de Justiça do Ceará, mas não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Sequência de crimes na Beira-Mar

Leandro Avillas Oliveira Correia foi condenado pela 1ª Vara do Júri de Fortaleza a 43 anos e 8 meses de prisão, em sentença proferida no dia 14 de outubro de 2024. O Tribunal no Júri entendeu que o réu cometeu uma sequência de crimes, na Avenida Beira-Mar, na Capital, no dia 13 de agosto de 2023.

Confira os crimes punidos:

Duplo homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa das vítimas e com emprego de arma de fogo) - contra as vítimas Rian de Sousa Gomes e Ítalo Lira de Sousa;

Tentativa de homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa das vítimas e com emprego de arma de fogo) - contra um homem de identidade preservada;

E roubo simples - contra um ciclista.

Outro acusado pelo crime, Bezaliel Moreira, teve o processo desmembrado e ainda não foi julgado pela sequência de crimes, na Avenida Beira-Mar.

Conforme a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), as vítimas "estavam reunidas bebendo, com outros amigos, nas proximidades do Jardim Japonês, na Av. Beira Mar, quando foram surpreendidos pela repentina aproximação dos acusados Bezaliel e Leandro, ambos munidos de arma de fogo".

Rian e Ítalo foram atingidos por vários disparos e não resistiram aos ferimentos. O terceiro homem "conseguiu fugir do local, correndo em direção à cabine da polícia militar, não se consumando o delito por circunstâncias alheias à vontade dos réus", segundo o MPCE.

Na fuga, os criminosos ainda roubaram uma bicicleta de um homem que passava pela Avenida Beira-Mar. Os dois réus foram presos em flagrante, minutos após o ataque criminoso. Com a dupla, foi encontrada uma arma de fogo de um policial civil aposentado.

A investigação policial apontou que o duplo homicídio foi motivado pela guerra entre facções criminosas. Segundo a denúncia, as vítimas moravam em uma região dominada pela facção Massa Carcerária, enquanto os acusados seriam ligados à facção Guardiões do Estado (GDE).

FONTE: DN

domingo, 13 de abril de 2025

EM ARARIPE (CE): CANTOR DE PISEIRO MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO APÓS SHOW

 O cantor J.E. Pegada Firme cantava em cidades como Araripe, Potengi e região, no Interior do Ceará Foto: Reprodução/ Instagram

O cantor de piseiro João Emerson Ferreira da Silva, conhecido como J.E. Pegada Firme, morreu em um acidente de trânsito, na CE-292, no Município de Araripe, no Interior do Ceará, na madrugada deste sábado (12). Outras duas pessoas ficaram feridas.

Conforme informações da Polícia, a morte de João Emerson foi provocada por uma colisão frontal entre dois carros. O cantor dirigia um Volkswagen Gol, que colidiu com um veículo Ford Fiesta. Chovia no momento do acidente, por volta de 4h da madrugada.

João Emerson morreu no local. O passageiro do veículo que o cantor dirigia teve ferimentos leves e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local. Já o motorista do outro automóvel foi levado ao Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.
Dois carros colidiram frontalmente, na CE-292, no Município de Araripe, no Interior do Ceará Foto: Reprodução

O corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) de Juazeiro do Norte. O acidente deve ser investigado pela Polícia Civil.

J.E. Pegada Firme, como era conhecido no meio artístico, voltava do Município de Potengi, onde tinha realizado um show de piseiro, na noite de sexta-feira (11). O cantor tinha um show marcado para este sábado (13) e dois, para o domingo (14).

FONTE: DN

sábado, 12 de abril de 2025

NO CEARÁ: ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR EM PRAIA É DESTRUÍDA E ENTERRADA EM QUINTAL

Estátua foi encontrada quebrada e enterrada no quintal da residência de um dos suspeitos Foto: Reprodução/PMCE

A estátua do Cristo Redentor de Lagoinha, em Paraipaba (CE), foi encontrada destruída e enterrada no quintal de uma residência, na madrugada deste sábado (12). A imagem foi localizada por uma equipe da Polícia Militar do Estado (PMCE), após investigação sobre o furto da escultura.

Feita de bronze, a imagem havia sido doada à comunidade na década de1990 pela freira Irmã Maria. Uma das hipóteses da polícia é de que haveria o derretimento do material a fim de vendê-lo para fins comerciais.

Após a análise de câmeras de segurança, conseguiram localizar um suspeito, que desceu em direção à praia com um carro e retornou cerca de uma hora depois, durante a madrugada. 

Com base nesse cruzamento de informações, a polícia chegou até o imóvel do homem, na rua do Cacimbão dos Tabosas. A investigação aponta a participação de pelo menos quatro pessoas no furto.

Busca pela estátua desaparecida

Durante o interrogatório à polícia, o homem negou envolvimento com o caso e disse ter ido à praia para “namorar”. No entanto, seu depoimento apresentou contradições que foram reforçadas por falas de outras testemunhas. 

Assim, no quintal da casa, a equipe notou uma área de terra recentemente remexida. Ao escavar o local, encontraram os pedaços da escultura, que havia sido quebrada, possivelmente para facilitar o transporte. 

Os fragmentos foram recolhidos e encaminhados para perícia. Posteriormente, a estátua será levada a um centro especializado, onde passará por tentativa de restauração.

As investigações seguem para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no crime.

FONTE: DN

EM FORTALEZA (CE): 4 ACUSADOS DE MATAR POLICIAL COM TIRO NA CABEÇA EM ASSALTO SÃO ABSOLVIDOS

Testemunhas disseram que a vítima foi morta ao ser reconhecida como PM Foto: Reprodução

Os acusados pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte) contra o policial militar Leonardo Jader Gonçalves Lírio foram inocentados. A Justiça do Ceará considerou não haver provas suficientes para condenar Francisco Felipe Almeida Coelho, João Gabriel Moreira Lima Horácio, Davi Flávio Lima Gomes e João Denilson Moreira Lima pela morte do tenente.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) pediu as condenações. A reportagem do Diário do Nordeste teve acesso à decisão proferida nessa quinta-feira (10), pela juíza Marileda Frota Angelim Timbó, da 14ª Vara Criminal. Os réus também foram denunciados e absolvidos pelo crime de formar organização criminosa. 

As prisões de João Gabriel e Davi Flávio, que anteriormente descumpriram medidas cautelares, foram revogadas. Francisco Felipe e João Denilson, que já estavam em liberdade, tiveram revogadas as medidas cautelares, inclusive o monitoramento eletrônico.

Os advogados Mayko Renan Alcântara, Giancarlo Pereira de Souza e Francisco Alves Moreira, que representam a defesa de João Denilson, disseram ter recebido "com serenidade e profundo senso de justiça a recente decisão relacionada ao caso, considerando que em face do nosso constituinte se deu apenas acusação de que o mesmo teria emprestado 'arma' utilizada no crime, o que nunca ocorreu".

"Desde o início, o nosso constituinte, juntamente com a sua família, tinham a convicção inabalável de sua inocência. Em nenhum momento houve hesitação quanto à confiança depositada em sua palavra e em sua trajetória. Este foi um passo importante para que, enfim, houvesse absolvição de forma plena, respeitando os direitos fundamentais e o devido processo legal"
Defesa de João Denilson Moreira Lima

VEJA TRECHOS DA SENTENÇA

As testemunhas presentes no local no dia do crime disseram não terem visto os rostos dos acusados, "pois estavam de capacete e estava escuro, dificultando a visibilidade. Somente viram os vídeos e disseram que a fisionomia dos indivíduos mostrados no vídeo era similar a dos réus presos".

"É notoriamente sabido que o Direito Penal depende da prova para que exista um título condenatório, e esta há de ser cristalina e insofismável. O julgador, ao decidir sobre a procedência ou a improcedência da ação, trabalha com provas consubstanciadas no processo, produzidas com o respeito do contraditório e da ampla defesa, sendo proibido condenar por ilação, por presunção, ou à base de meras conjecturas"
Trecho da decisão

A juíza disse ainda que "os indícios e presunções existentes nos autos não podem ensejar condenação e cárcere aos acusados. São insuficientes, uma vez que inseguros e não uniformes no que tange a participação dos acusados".

"Com ausência da 'verdade estreme de dúvidas' e com a fragilidade da prova contida nos autos, entendo que o caminho melhor é a absolvição, uma vez que a Jurisprudência de nossos Tribunais Pátrios é no sentido de que não se deve condenar alguém por presunção, ilação ou dedução", disse a magistrada na sentença.

PM ESTAVA CONVERSANDO COM OS AMIGOS NA CALÇADA

Na noite do dia 13 de abril de 2022, criminosos armados "mediante o emprego de violência e grave ameaça, subtraíram o revólver pertencente ao policial militar Leonardo Jader Gonçalves Lirio, que veio a falecer em decorrência dos disparos de arma de fogo efetuados durante o fato", diz a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE). 

O crime aconteceu no bairro Padre Andrade enquanto a vítima conversava com amigos na calçada. O tenente foi surpreendido pelos acusados, "que se aproximaram em motocicletas portando uma arma de fogo, ocasião na qual anunciaram o assalto".

O MP disse que Francisco Felipe, teria apontado a arma de fogo na direção de um dos amigos da vítima, exigindo que este 'passasse tudo'. Ao tentar sacar a sua própria arma, o policial militar foi atingido por disparos.

"Logo em seguida o denunciado efetuou disparo em direção a um dos amigos do ofendido Leonardo Jader, ao perceber que aquele tentou prestar socorro à vítima caída, contudo não logrou êxito em atingi-lo. Na sequência, subtraíram o revólver pertencente ao ofendido e empreenderam fuga" MPCE
MPCE

Francisco Felipe teria confessado participação no crime quando depôs na delegacia e disse que arremessou suas roupas e mochila na Lagoa da Maraponga. Em Juízo, negou envolvimento na ação, assim como os demais denunciados.

TENENTE CHEGOU A SER SOCORRIDO

Lírio foi levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas morreu no dia seguinte. Ele era 1º tenente e ingressou na PMCE em julho de 2016. Em nota, a Corporação se solidarizou com a família e afirmou que diligências estavam sendo feitas para capturar os suspeitos.

FONTE: DN

EM PACAJUS (CE): DUAS IRMÃS SÃO PRESAS AO SEREM FLAGRADAS FURTANDO CHOCOLATES, CHICLETES E PRODUTOS DE LIMPEZA

Com elas, agentes de segurança apreenderam diversos itens, como chocolates, chicletes, medicamentos e alvejante Foto: divulgação/GCMP

Duas irmãs foram presas, nessa quinta-feira (10), após serem flagradas furtando produtos, como chocolates, chiclete, medicamentos e itens de limpeza e uso pessoal, em uma loja no Centro de Pacajus, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Uma câmera de segurança do local flagrou a dupla em ação. (Assista abaixo)

VEJA VÍDEO DO MOMENTO
Após receberem denúncias sobre o caso, agentes da Guarda Civil Municipal (GCMP) se dirigiram até o centro comercial, onde flagraram, pelo sistema de monitoramento, as duas mulheres retirando itens das prateleira e escondendo na roupa e na bolsa. 

Diante do caso, os servidores atuaram as irmãs em flagrante. Com elas, apreenderam diversos produtos, como chocolates, chicletes, medicamentos, alvejante e lenço umedecido.

Em seguida, encaminharam as suspeitas para a Delegacia Metropolitana de Pacajus. 

FONTE: DN

sexta-feira, 11 de abril de 2025

EM FORTALEZA (CE): DISCUSSÃO ENTRE DOIS ADVOGADOS ACABA EM TAPAS E CHUTES AO LADO DE FÓRUM; VEJA VÍDEO

Em notam, a OAB/CE, informou que tomou conhecimento dos ‘graves acontecimentos ocorridos’ Foto: Reprodução

Dois advogados protagonizaram, na tarde desta quinta-feira (10), uma discussão com tapas e chutes em frente à Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.  

Em vídeo enviado ao Diário do Nordeste, é possível ver o momento em que um dos profissionais grita e dá um tapa no colega. Na sequência, os dois caem e as agressões continuam, com chutes. Homens que presenciaram a violência intervieram e deram fim à confusão.

O advogado Frederico Perez Silveira, que sofreu a agressão, informou à reportagem que já apresentou uma denúncia ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/CE e que também já registrou um Boletim de Ocorrência.

O Diário do Nordeste tenta contato com a outra parte envolvida. Até o fechamento dessa matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto.
V
OAB investigará conduta de advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção Ceará, informou, em nota, que tomou conhecimento dos "graves acontecimentos ocorridos" envolvendo advogados em uma das salas de apoio da entidade.

“Já foi aberto um procedimento interno de verificação de conduta ética-disciplinar, além de outras providências”, expressou ainda a nota da OAB/CE. 

A entidade reforçou ainda que o andamento dos processos disciplinares no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) é sigiloso, só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente.

FONTE: DN

quarta-feira, 9 de abril de 2025

NO CEARÁ: 'CADÊ O GRINGO DO 01?'; MP PEDE QUE AMIGA DE VÍTIMA DE LATROCÍNIO NO CUMBUCO SEJA INVESTIGADA

Conforme documentos a que a reportagem teve acesso, Rosana foi a última a falar por ligação com Ruth Mary Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um crime de "extrema violência e minucioso planejamento", conforme denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), pode estar prestes a passar por uma reviravolta. Oito meses depois após o latrocínio da turista Ruth Mary Silva de Oliveira e a tentativa de assassinato do namorado dela, o britânico Philip Donald Eric Gray, o MP pede que a Polícia Civil do Ceará investigue uma amiga de Ruth.

No dia 2 deste mês de abril, o Ministério Público emitiu parecer apontando elementos pelos quais "é possível concluir que provavelmente Rosana Romão da Silva contribuiu de forma relevante para a execução do crime, seja fornecendo informações estratégicas, influenciando o deslocamento da vítima, manipulando a logística da viagem ou mesmo atuando em colaboração com os demais envolvidos, com conhecimento dos riscos e possível adesão à prática criminosa".

Conforme documentos a que a reportagem teve acesso, Rosana foi a última a falar por ligação com Ruth Mary e, segundo a filha da vítima, sabia que o casal estava em posse de alta quantia de dinheiro. A defesa de Rosana não foi localizada pelo Diário do Nordeste.

A 4ª Vara Criminal da Comarca de Caucaia emitiu despacho diante do parecer ministerial oficiando a autoridade policial para instaurar procedimento investigatório criminal. 

Em paralelo, a Justiça diz que o processo, que conta com quatro homens denunciados, permaneça com tramitação regular e que o MP apresente os memoriais finais nos próximos dias.
Também ficou decidido que os acusados Thales Sampaio Magalhães, Frederico Bruno Ricarte da Silva, João Laurenio Neto e Artur Edmundo Ferreira Felisberto permaneçam presos "pois se trata de um crime de latrocínio (consumado e tentado), com a gravidade concreta decorrente do modus operandi".

A defesa de Thales se posicionou dizendo que a abertura do inquérito "não deve prosperar" e que "a Sra. Rosana foi ouvida em sede de procedimento investigatório criminal/IP por duas vezes".

DEPOIMENTO DA FILHA DA VÍTIMA LEVANTOU SUSPEITA

A filha da vítima do latrocínio disse que Rosana (Nanda) teria oferecido a mãe dela pedir um Uber da pousada. A testemunha falou ainda que só depois da morte, Philip contou a ela que "a Nanda havia enviado mensagens para ele antes mesmo de chegar ao Ceará, pedindo para que ele fosse lá pelo menos três dias antes, sem a mamãe saber, para ficar com ela".

"Usou palavras explícitas e desrespeitosas no contexto sexual, dizendo que tinha muito desejo por ele, mas que não queria que a mamãe soubesse, pois não queria perder a amizade dela", segundo a filha de Ruth.

Rosana ainda teria dito à amiga que queria ser a guia turística do casal enquanto eles estivessem no Ceará e sabia que eles estavam em posse de dinheiro, porque teria usado o "pretexto de auxiliar nas transações cambiais".

"Rosana adotou condutas suspeitas logo após o crime, recusando-se a fornecer informações, apagando mensagens, evitando contato com os familiares, removendo todos os membros da família das redes sociais e, por fim, desaparecendo das plataformas digitais. Tal postura revela inequívoca tentativa de obstrução e fuga de responsabilização", segundo o MP, com base no depoimento da filha.

Quando prestou depoimento na delegacia, Rosana disse aos policiais que sabia que as vítimas estavam em posse de dinheiro e que teria alertado "a amiga sobre o perigo de ficar portando valores em espécie, porém afirmou que não sabia quanto seria esse valor".

CRIMINOSOS ESTAVAM DE CAMPANA

Conforme investigação da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), criminosos estavam de 'campana' à espera das vítimas horas antes do crime, enquanto o casal seguia na praia. Um dos homicidas teria chegado a entrar na pousada perguntando: "cadê o gringo do 01?".

O delegado Andrade Júnior disse em entrevista durante as investigações que os criminosos tinham informação exata sobre o "check-out" das vítimas e que elas estavam em posse de alta quantia em dinheiro. Um dos suspeitos foi ao hotel horas antes e recebeu informação que o britânico estava na praia. 

Ainda segundo o relatório, as vítimas estavam na recepção da pousada onde estavam hospedadas, "aguardando um veículo por aplicativo para se deslocar para cidade de Fortaleza, com intuito de embarcar no Aeroporto Pinto Martins, com destino à cidade de Macapá, por volta das 15h30min., do dia 29 de julho do ano em curso".

Um dos assaltantes chega ao local já com arma em punho, entra no hotel e anuncia o assalto, vindo a entrar em luta corporal com a turista brasileira, "disparando arma de fogo, fugindo logo em seguida, em uma motocicleta".

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os suspeitos já chegaram à pousada munidos de informações sobre um casal com uma grande quantia em dinheiro — a indicação é de que eles tinham R$ 30 mil em espécie, valor adquirido em uma casa de câmbio. 

Ao localizar o casal, os envolvidos no crime tentaram roubá-los, mas as vítimas ofereceram resistência. O dinheiro não foi levado.

FONTE: DN

EM FORTALEZA (CE): COMERCIANTES DO CENTRO SOFREM EXTORSÕES POR FACÇÃO HÁ 2 ANOS; 'PAGUE SUA TAXA E TRABALHE DE BOA'

A Polícia Civil do Estado do Ceará disse por nota que "existe um inquérito policial em andamento para apurar supostas extorsões sofridas por empresários na região do bairro Centro" Foto: Thiago Gadelha

As extorsões enfrentadas pelos provedores de internet no Ceará nos últimos meses de 2025 já são 'velhas conhecidas' dos comerciantes do Centro de Fortaleza. Desde 2023, a Polícia Civil apura denúncias de ameaças e ataques enfrentados por proprietários de lojas de diversos ramos no Centro da Capital.

Um homicídio ocorrido no ano passado, na Avenida Jovita Feitosa, mostrou novamente às autoridades informações sobre o esquema de extorsão no Centro. Isaac de Carvalho Alves, morto na Parquelândia, foi apontado como um dos membros do Comando Vermelho (CV) que tinha como função recolher as taxas exigidas a mando do líder, conhecido como 'Pablo Escobar'. Ele foi morto quando a facção desconfiou de 'traição'.

Os valores cobrados das vítimas variam de R$ 30 a R$ 30 mil, sendo R$ 30 um tipo de 'caixinha' cobrada de travestis e 'garotas de programa' que atuam na região. Para vender drogas no Centro, R$ 200; àqueles que comercializam ouro, uma, duas ou três gramas do metal, a depender se a empresa é grande ou pequena.

Aos lojistas de setores, como, lojas de tintas e de suplementos, o valor exigido era mais alto: de R$ 10 a R$ 30 mil.

A Polícia Civil do Estado do Ceará disse por nota que "existe um inquérito policial em andamento para apurar supostas extorsões sofridas por empresários na região do bairro Centro, na Área Integrada de Segurança 04 (AIS 04) de Fortaleza. Mais informações sobre o caso serão fornecidas em momento oportuno para não atrapalhar as investigações".

A reportagem buscou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza) a fim de saber das ameaças. Como resposta, a CDL disse que "nos últimos 30 dias, no período noturno, foram furtados, no Centro de Fortaleza, fios de internet, de energia elétrica, além de cobre de aparelhos de ar-condicionado, conforme relato de alguns lojistas da região" e propõe reforço de policiamento ostensivo noturno.

AMEAÇAS

"Pega a visão, não é golpe de cadeia", "mim bloquei e já vou saber a sua resposta. Aí é guerra porque lá você não trabalha mais" e "pague sua taxa e trabalhe de boa" (sic), são algumas das frases ameaçadoras que um membro do Comando Vermelho (CV) teria enviado no Whatsapp de empresários.

Valdenir Lima Saraiva foi identificado como envolvido nas extorsões. Ele foi indiciado pela PCCE e denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) no ano passado.

Em um dos casos que ele estaria por trás, criminosos chegaram a incendiar o cadeado colocado na porta de uma loja, tendo o proprietário do estabelecimento recebido a mensagem: "agora você acredita que não é golpe. Isso foi só um alerta pra você mim pagar" (sic)
Ataque em uma loja no centro Foto: Reprodução

Em outra situação, o denunciado teria enviado foto do filho da vítima a fim de intimidá-la.

A reportagem teve acesso a documentos que trazem detalhes da investigação acerca das ameaças aos comerciantes do Centro. A Polícia passou a ter conhecimento dos casos quando um empresário prestou Boletim de Ocorrência em 2023.

O comerciante contou que "vinha recebendo várias mensagens via whatsapp de números desconhecidos, com tom ameaçador, exigindo que o declarante pagasse a quantia de R$30.000,00 (trinta mil reais), pois, caso contrário, iriam queimar suas lojas, localizadas no Centro de Fortaleza/CE, bem como 'encher a cara do declarante de bala'".

No fim daquele ano, as ameaças começaram a ser cumpridas. O cadeado da loja foi queimado, como um aviso

"Assim, constatou-se após se realizar as oitivas de vítimas e interrogatórios dos envolvidos, que Valdenir Lima Saraiva é quem praticava as extorsões contra os comerciantes... Por óbvio, Valdenir não aparecia, e se valia de terceiros para receber os valores, bem como de terminais diversos para passar despercebido, tendo utilizado a conta de Gisely Raynara Rolim de Souza para praticar as extorsões e a indicação de Everton Batista Cardoso para que Gisely fornecesse a conta para viabilizar a extorsão", segundo denúncia do MPCE contra o trio.

Gisely teria papel de 'laranja' para receber os valores. Ela foi presa em novembro de 2023, quando confessou ficar com uma parte do valor. Já no último mês de março, teve a prisão substituída por medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico. Everton segue preso e Valdenir na condição de foragido.

As defesas dos acusados não foram localizadas pelo Diário do Nordeste

Em pouco mais de um mês, pelo menos 15 ataques a provedores de internet foram registrados no Estado. Após as primeiras ofensivas em Fortaleza, os ataques se concentraram nas cidades de Caucaia e Caridade.

A facção vem cobrando, em média, R$ 20 por cada cliente de cada provedor.
Na última semana, a SSPDS disse que "as ações integradas das Forças de Segurança do Estado contra suspeitos de ataques a empresas provedoras de internet já resultaram nas capturas de 46 pessoas".

VEJA NOTA DA CDL FORTALEZA NA ÍNTEGRA:

"Nos últimos 30 dias, no período noturno, foram furtados, no Centro de Fortaleza, fios de internet, de energia elétrica, além de cobre de aparelhos de ar-condicionado, conforme relato de alguns lojistas da região. Apesar desses incidentes, é importante salientar que, durante o dia, há um reforço na segurança pública na área central, com policiamento e ações voltadas para a proteção dos consumidores, empregados do comércio, lojistas e frequentadores do Centro. No entanto, à noite, a diminuição do policiamento e a precariedade nas condições das ruas tornam o Centro um local vulnerável à criminalidade, além de se tornar um reduto de moradores em situação de rua, que se abrigam sob marquises, praças e calçadas das lojas.

Diante disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza propõe uma série de ações para melhorar a segurança da região. Primeiramente, é essencial reforçar o policiamento noturno, com aumento no número de policiais nas ruas, principalmente nas áreas mais críticas, como as imediações de praças e ruas de grande circulação.

Esse policiamento ostensivo visa não apenas inibir ações criminosas, mas também proporcionar uma maior sensação de segurança para a população. Além disso, a ampliação da instalação de câmeras de segurança vinculadas ao Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), nas vias mais afetadas pela criminalidade, é uma ferramenta eficaz para o controle da área. As câmeras servem tanto para identificar infratores quanto para desestimular práticas delituosas.

Outro ponto importante é a melhoria na iluminação pública, especialmente nas principais ruas do Centro, onde a boa iluminação pode ser fundamental na prevenção de crimes. A Prefeitura deve investir na ampliação da iluminação, garantindo que as vias de maior circulação estejam bem iluminadas durante a noite.

Em paralelo, é urgente a implementação de políticas públicas voltadas para os moradores em situação de rua. A proposta inclui o mapeamento da situação desses indivíduos, com a criação de um cadastro que possibilite o encaminhamento para abrigos, onde possam ter acesso a moradia digna e a cursos de capacitação profissional.

Por fim, para requalificar a região, a Prefeitura deve criar mecanismos que incentivem o povoamento do Centro. A ideia é atrair mais moradores locais, o que traria vida noturna e maior circulação de pessoas na área. Esse movimento também estimula a instalação de empresas e lojas no período noturno, contribuindo, assim, para um novo momento da região central da cidade".

FONTE: DN

terça-feira, 8 de abril de 2025

EM FORTALEZA (CE): POLÍCIA INVESTIGA SE ASSASSINATOS DE 'CARIOCA' E 'GAÚCHO' NA PRAIA DO FUTURO TÊM RELAÇÃO COM MORTE DE CEARENSE NA BAHIA

O carioca Renato Faria de Azeredo, de 34 anos, e o gaúcho André Luís Guellen, 43, foram assassinados a tiros, em Fortaleza, na última terça-feira (1º) Foto: Reprodução

O duplo homicídio que vitimou os empresários André Luís Guellen, gaúcho de 43 anos, e Renato Faria de Azeredo, carioca de 34 anos, na Praia do Futuro, em Fortaleza, na última terça-feira (1º). pode estar relacionado ao assassinato do ex-sócio da dupla, o cearense Victor Gutemberg Bezerra Ramos, morto aos 29 anos, em um resort de luxo em Salvador, na Bahia, em 2022. A Polícia Civil do Ceará (PCCE) investiga se há relação entre os dois crimes.

Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, os três homens eram sócios de uma casa de apostas online (conhecida como 'bet'). Entretanto, segundo familiares de André e Renato, o negócio foi encerrado no ano passado, quando o Governo Federal começou a regulamentar o mercado. A dupla investia na criação de galos, nos seus estados de origem, o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, e, segundo a Polícia, também atuava em rinhas de galos - o que é proibido e pode ser configurado como crime ambiental no Brasil.

A viúva de Renato de Azeredo, que é cearense, confirmou ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da PCCE, que ela e o marido estavam hospedados no mesmo resort em que Victor Gutemberg foi assassinado, mas não soube informar qual foi a motivação do crime ocorrido na Bahia. Questionada se André também estava no local, a mulher disse que "não tem certeza, mas acredita que ele também estava hospedado no resort".

Já a viúva de André Guellen, que é catarinense, disse que ela não estava no resort em Salvador quando ocorreu o crime e que soube do homicídio pelo que Renato e a esposa falaram para ela e o marido.

Victor Gutemberg Bezerra Ramos foi assassinado a tiros por um homem que invadiu o resort e fugiu em seguida, em Salvador, no dia 25 de agosto de 2022. A vítima estava tomando sol na área da piscina, quando foi alvejado pelo criminoso. Além de atuar no ramo de apostas, o cearense também tinha negócios no setor de compra e venda de veículos.

Contato 'Facção Guerra Pura'

Segundo a viúva de Renato de Azeredo, o casal estava no Ceará há 2 meses para visitar familiares dela, enquanto André Guellen e a esposa vieram ao Estado a convite deles, já que era um casal de amigos e os dois homens já tiveram negócios juntos.

No dia do crime, as mulheres foram fazer compras em um centro comercial, enquanto os maridos ficaram em uma barraca na Praia do Futuro. No início da tarde, as esposas perderam contato com os maridos e os procuraram através de uma localização em tempo real, compartilhada pelo celular. A tecnologia levou as mulheres até o carro em que André Luís Guellen e Renato Faria de Azeredo estavam mortos, na Avenida Dioguinho.

Os policiais civis e peritos forenses que atenderam a ocorrência de duplo homicídio encontraram, na central de multimídia do veículo - pertencente a Renato -, uma chamada com um contato salvo como Facção Guerra Pura.
O gaúcho André Luís Guellen e o carioca Renato Faria de Azeredo foram mortos dentro de uma caminhonete Hilux, na Avenida Dioguinho, Praia do Futuro, em Fortaleza Foto: Reprodução

Questionada pelo DHPP sobre o contato, a viúva de Renato informou à Polícia que era "um amigo de Renato, e que todos o chamam por este apelido, mas a depoente não sabe seu nome", segundo o Termo de Depoimento. As duas mulheres negaram que os maridos integravam organização criminosa e disseram que desconheciam ameaças aos mesmos.

Quem são os suspeitos presos

As polícias Civil e Militar do Ceará prenderam dois suspeitos de matar André Luís Guellen e Renato Faria de Azeredo, na última quinta-feira (3). Os primos Júlio César do Nascimento, 37, e Gabriel Carlos do Nascimento Silva, 27, foram localizados no Município de Petrolândia, em Pernambuco, onde moravam.

Conforme as investigações policiais, a dupla veio ao Ceará para cometer o crime e voltou para Pernambuco logo em seguida. Júlio César é apontado pela Polícia como o executor do duplo homicídio: estaria em uma motocicleta que se aproximou do carro onde estavam as vítimas e teria efetuado os disparos. Ele nega que tenha cometido o crime, mas foi identificado por imagens de câmeras de segurança.

Já Gabriel Carlos é apontado como um ajudante do primo no crime: trouxe Júlio César ao Ceará em um veículo; foi buscar uma motocicleta comprada no bairro Maraponga, em Fortaleza, que viria a ser utilizada no duplo homicídio; e dirigiu de volta para Pernambuco. O suspeito sustenta que não estava no local do crime e não sabia que o primo tinha cometido um duplo homicídio.

A 10ª Delegacia do DHPP aprofunda a investigação do caso para descobrir a motivação do duplo homicídio e se há outros participantes do crime.

FONTE: DN

segunda-feira, 7 de abril de 2025

EM SOBRAL (CE): JOVEM DE 24 ANOS É EXECUTADO A TIROS NA CALÇADA EM TAPERUABA

A noite de sábado (5) foi marcada por um ato de violência brutal no distrito de Taperuaba, em Sobral, com o registro de um homicídio que chocou a comunidade local. A vítima foi identificada como André Pereira Mendes Araújo, de 24 anos.

Segundo informações apuradas pelo portal OSobralense, indivíduos ainda não identificados abordaram André enquanto ele estava sentado na calçada da residência de um casal. Testemunhas relatam que os criminosos se aproximaram e, sem qualquer discussão ou aviso prévio, efetuaram múltiplos disparos de arma de fogo contra o jovem.

A violência da ação sugere uma execução sumária, deixando André Pereira Mendes Araújo sem chances de defesa. O barulho dos tiros na calada da noite alarmou os moradores da região, que acionaram imediatamente a Polícia Militar.

Ao chegar ao local, os policiais constataram o óbito de André e isolaram a área para o trabalho da Perícia Forense. O corpo da vítima foi posteriormente removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Sobral para os exames cadavéricos.

A Polícia Civil já deu início às investigações para apurar as circunstâncias do crime, identificar os autores e descobrir a motivação por trás desse homicídio.

Qualquer informação que possa levar à identificação dos autores deste crime pode ser repassada, mesmo que anonimamente, às autoridades policiais. A colaboração da população é fundamental para auxiliar nas investigações e para que a justiça seja feita.

FONTE: OSOBRALENSE

EM SÃO LOURENÇO DA MATA (PE): CONDENADO POR MATAR DELEGADO EM ASSALTO NO CEARÁ É PRESO

Criminoso foi localizado quando prestava serviços no município de São Lourenço da Mata (PE), utilizando uma identidade adulterada. — Foto: Polícia Civil de Pernambuco/ Reprodução

A polícia prendeu nesta sexta-feira (4), na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco, um homem de 37 anos condenado por matar um delegado em Fortaleza.

O crime aconteceu março de 2014, quando o delegado de Polícia Civil do Piauí, Lucas Craveiro Alves, de 33 anos, saía de uma lanchonete na Avenida Washington Soares, na capital cearense.

O acusado, que não teve a identidade informada, estava foragido do sistema prisional do Ceará após escapar durante uma rebelião na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele foi sentenciado a 36 anos e nove meses de prisão pelo crime contra o delegado.

Conforme a Polícia Civil de Pernambuco, o criminoso foi localizado quando prestava serviços no município de São Lourenço da Mata (PE), utilizando uma identidade adulterada. Agora, ele está à disposição da Justiça.

Morte de delegado
Delegado de Polícia Civil do Piauí, Lucas Craveiro Alves, de 33 anos, foi morto a tiros ao reagir a um assalto em Fortaleza, em março de 2014. — Foto: Arquivo pessoal

Segundo denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), o crime aconteceu na madrugada do dia 17 de março de 2014, por volta de três horas.

O delegado Lucas Craveiro estava caminhando em direção ao carro, após sair de uma lanchonete, quando foi abordado por um grupo que anunciou o assalto.

Ele tentou fugir correndo e trocou tiros com os criminosos, porém, foi baleado e não resistiu aos ferimentos. Na ocasião, os acusados chegaram a levar a arma do delegado, que depois recuperada pela polícia.

Em 2015, seis acusados do crime foram condenados e receberam penas que ultrapassaram 204 anos de reclusão pelos crimes de roubo seguido de morte, roubo com emprego de arma de fogo e concurso de pessoas, associação criminosa, latrocínio, posse de arma com identificação raspada e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

FONTE: G1/CE

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics