O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou uma falsa promoção de aniversário do WhatsApp que está circulando pelo aplicativo de mensagens, oferecendo R$ 70 em créditos para celulares pré-pagos. Até o momento, já foram detectados mais de 30 mil ciberataques nas últimas 24 horas por meio da tecnologia de anti-phishing do aplicativo dfndr security.
Ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual é incentivado a compartilhar a promoção com todos os contatos e grupos do aplicativo para ter acesso ao crédito prometido.
Após o processo, diferente da maioria dos ataques, o usuário é direcionado para uma página de um segundo golpe que oferece cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa.
Em seguida, o usuário é redirecionado novamente e esse padrão se repete por algumas vezes randomicamente com golpes diferentes. Por fim, o usuário é direcionado para páginas falsas diversas que solicitam nome completo, e-mail, CEP e data de nascimento para receber algum suposto benefício.
“A cada dia que passa os cibercriminosos tentam ampliar sua atuação de formas diferentes para enganar cada vez mais pessoas. Linkar golpes diversos pode ser uma forma de despertar a curiosidade das pessoas que podem acabar incluindo seus dados para conseguir o suposto benefício ou promoção.
É muito importante que as pessoas estejam atentas ao que recebem via aplicativos de mensagens, independentemente de quem enviou e da marca em questão.”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.
Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma ainda que é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não.
Esse número tão rápido de pessoas que caíram no golpe só evidencia o quão frágeis são as pessoas. Elas acreditam em tudo que chega para elas via redes sociais e WhatsApp. Daí o boom das notícias falsas, as fake news.
É lamentável a falta de critério e criticidade dos brasileiros. Melhorem, pelo amor de Deus!
AUTOR: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU