I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

EM TIANGUÁ (CE), HOMEM É PRESO POR FURTO

Policiais do Ronda do Quarteirão prenderam na tarde desta terça (30), em Tianguá, um homem identificado como ANTÔNIO SILVA SALES, 41 anos, residente no Sítio São José em Tianguá.

De acordo com informações dos policiais, o homem entrou em um comercio localizado no bairro Governador Ferraz e de lá furtou uma quantia em dinheiro e ainda ameaçou o proprietário do estabelecimento.

Os Policiais Cabo Henrique e Cabo Barros realizaram a prisão do infrator, o qual foi conduzido a Delegacia de Tianguá, onde foi autuado por furto.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM PACATUBA (CE), 8 SUSPEITOS DE PARTICIPAÇÃO NA CHACINA COM 14 MORTOS NAS CAJAZEIRAS ESTÃO DETIDOS NA DHPP

O grupo preso foi autuado na Delegacia de Pacatuba e transferido para a Divisão de Homicídios

Cinco bandidos de alta periculosidade, a maioria com vasta ficha criminal e passagens por presídios do Sistema Penitenciário cearense, são os suspeitos de terem executado as 14 pessoas na madrugada de sábado último (27) em uma casa de shows, no bairro Cajazeiras. Presos por policiais militares quando estavam em um cemitério observando o sepultamento de uma das vítimas do massacre, eles agora estão sendo interrogados na DHPP.

Os cinco homens foram capturados na manhã de segunda-feira (29) por patrulhas da 3ª Companhia do 14º BPM (Maracanaú) no interior do Cemitério Jardim do Éden, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Entre eles, está João Paulo Félix Nogueira, o “Paulinho das Caixas”, apontado como chefe da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), no bairro Boa Vista.
A quadrilha estava armada e observava o sepultamento de uma das vítimas da chacina

“Paulinho das Caixas” tem uma extensa ficha de crimes. Além dele, também foram presos e levados para a DHHP os seguintes suspeitos: Victor Max de Freitas, Lucas de Sousa Teixeira, Fábio Lopes da Silva, Francisco Cleidson de Araújo Tomaz, Jhojohn Rodrigues da Silva e Elias Gadelha de Araújo.

Fuzil

Além dos sete suspeitos presos no cemitério, a Polícia já havia anunciado que no mesmo dia da chacina, um primeiro suspeito fora capturado em flagrante armado com um fuzil. A prisão ocorreu na Rua Fidel Castro, no bairro Cajazeiras, na mesma área onde aconteceu a chacina. O suspeito portava também drogas como maconha e cocaína.

A Polícia acredita que outras pessoas envolvidas no crime sejam identificadas nas próximas horas, inclusiva algumas mulheres que teriam sido vistas disparando armas de grosso calibre contra as vítimas.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

EM IBIAPINA (CE), EX-PRESIDIÁRIO DE NOVA RUSSAS VOLTA A SER PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR UM BÊBADO

Acusado

Policiais militares de Ibiapina na Serra da Ibiapaba, sob o comando do Subtenente Quirino, prenderam Manhã desta segunda feira 29/01/2018, o indivíduo:. José de Moura Semião, 36 anos, casado , natural de Nova Russas, residente na cidade de Nova Russas.

O indivíduo foi preso acusado de na noite anterior ter estuprado a vítima: Francisco Cristiano, 29 anos, residente no Bairro Pimenta na cidade de Ibiapina.

Em entrevista concedida ao programa plenário do povo da Rádio Rio Acaraú FM, o Subtenente Quirino, relatou que o crime aconteceu na casa da própria vítima, porém no momento do estupro a vítima estava embriagado e desacordado.

Ainda segundo o PM , quando a polícia chegou aí local se depararam com a vítima sangrando pelo ânus, e Populares ( vizinhos) testemunharam que viram o s usado violentando a vítima, que foi encaminhada para o hospital.

Já o acusado fugiu porém nesta manhã de segunda feira (29) o mesmo foi localizado e preso e encaminhado para a delegacia de polícia civil onde foi autuado em flagrante pelo crime de estupro.

Detalhes:. O acusado é pai de 4 filhos, e é ex presidiário da cadeia de Nova Russas, onde já esteve preso respondendo por lesão corporal.

Outra informação repassada pelo Subtenente Quirino, é que o acusado a cerca de três meses se encontrava residindo em Ibiapina, onde procurava emprego.

Ou seja, o elemento deixou a esposa e os filho em Nova Russas e foi a procura de emprego em Ibiapina, porém acabou preso.
Acusado
Vítima
Acusado

AUTOR: IPAPORANGA NOTÍCIAS

NO CEARÁ; TIANGUÁ, VIÇOSA E SÃO BENEDITO TERÃO MONITORAMENTO POR CÂMERAS DE SEGURANÇA

Imagem ilustrativa

O Governo do Estado vai investir quase R$ 19 milhões para instalação de câmeras de segurança nos municípios com mais de 50 mil habitantes. No total, serão 38 cidades beneficiadas com 624 câmeras e centrais de monitoramento.

"É um sistema de monitoramento eletrônico que o Estado vai implantar em 38 cidades do interior do Ceará e da Região Metropolitana de Fortaleza” disse o governador Camilo Santana. 

Na serra da Ibiapaba 03 municípios vão receber as câmeras de seguranças: São Benedito, Viçosa do Ceará e Tianguá, conforme destacou o comandante da 2ª CIA/3º BPM, Tenente Coronel Paulo de Tasso.
Além da instalação, está sendo contratada pelo Governo uma empresa para realizar a manutenção dos equipamentos. 

As 03 cidades da Ibiapaba também serão contempladas com novas viaturas e Equipes do Raio. 

Atualmente uma problemática enfrentada pela PM na região da serra é a falta de plantão noturno na Delegacia regional de polícia Civil de Tianguá, onde as prisões em flagrantes a partir das 18 horas só podem ser registradas da delegacia civil de Sobral.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

NOVA CHACINA NO CEARÁ: EM MENOS DE 48 HORAS, 10 MORTOS NA CADEIA DE ITAPAJÉ

Corpos ficaram espalhados nas celas e corredores da Cadeia Pública de Itapajé na manhã desta segunda

Dez detentos da Cadeia Pública da cidade de Itapajé (a 125 Km de Fortaleza) foram mortos, na manhã desta segunda-feira (29) na segunda chacina no Ceará em pouco mais de 48 horas. O número ainda não é oficial, já que a Secretaria estadual da Justiça e da Cidadania (Sejus), responsável pela administração do Sistema Penitenciário do Ceará, ainda não se pronunciou acerca do caso.

A chacina teria ocorrido, supostamente, durante uma briga entre integrantes de facções rivais que cumprem pena naquela unidade do Sistema Penitenciário. O clima ainda é tenso no local, mas a Polícia Militar já conteve a situação e não foram registradas fugas. Os mortos seriam integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A chacina ocorreu por volta de 7h30 antes mesmo do horário do banho de sol. A cadeia está superlotada com cerca de 70 presos, quando sua capacidade é para abrigar no máximo 40 homens.

Conforme informações colhidas no local, foram ouvidos estampidos, indicando que armas de fogo foram utilizadas para os assassinatos. A Polícia Militar invadiu o presídio após a chegada de reforços de cidades vizinhas e assegura que a situação já está controlada.

Vários presos ficaram feridos durante o incidente e os que apresentavam estado mais grave foram transferidos de ambulância para Fortaleza.

Imagens postadas nas redes sociais mostram os corpos espalhados pelas celas e corredores da Cadeia Pública de Itapajé. Além daqueles atingidos por tiros, há presos também feridos com facas e cossocos.

Uma equipe da Perícia Forense de Sobral foi deslocada para aquela cidade com o intuito de realizar perícias em local de crime.

Fuga em Senador

Ao menos, 10 presos conseguiram fugir, na madrugada desta segunda-feira (29), da Cadeia Pública da cidade de Senador Pompeu (a 273 Km de Fortaleza). Os detentos teriam feito um buraco na parede da cela e escapado. Até o momento, nenhum dos foragidos foi recapturado.

Policiais civis e militares estão em diligências na tentativa de localizar os foragidos.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

CEARÁ VIOLENTO: FIM DE SEMANA TRÁGICO DEIXA 61 PESSOAS ASSASSINADAS, INCLUINDO VÍTIMAS DA CHACINA

A chacina no Forró do Gago, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza, ganhou repercussão internacional

O fim de semana marcado pela chacina em que 14 pessoas foram mortas em uma casa de forró, terminou com números trágicos para a Segurança Pública do Ceará. Nada menos, que 61 pessoas foram assassinadas no estado. Somente na Capital, foram 33 homicídios, outros 15 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais 13 no interior. Entre as vítimas, estão 16 mulheres.

Além da chacina ocorrida na madrugada de sábado (17), no bairro Cajazeiras, também foram registrados assassinatos nos seguintes bairros da Capital: Tauape, Parque Santa Filomena, Boa Vista, José Walter, Jangurussu, Parque Santa Maria (duplo), Conjunto Palmeiras, Granja Portugal, Granja Lisboa (duplo), Passaré, Paupina, Barra do Ceará e Parque Santa-Fé (triplo).

Na Região Metropolitana de Fortaleza, 15 pessoas foram mortas nos seguintes Municípios: Caucaia (8), Maracanaú (2), Chorozinho, Pacatuba, Eusébio, Aquiraz e Guaiúba.

Sertão

No Interior do estado foram registrados 13 assassinatos. Na Região Interior Norte, seis homicídios ocorreram nos seguintes municípios: Independência, Paracuru, Itapajé, Trairi, Itapiúna e Coreaú.

Na Região Interior Sul foram sete assassinatos nos seguintes bairros: Icó (duplo), Cariús, Crato, Aracati, Missão Velha e Mauriti.

No fim de semana, além da chacina, ocorreram cinco casos de duplos homicídios (nos bairros Parque Santa Maria, Granja Lisboa, Cumbuco/Caucaia, Primavera/Caucaia e na cidade de Icó (375 Km de Fortaleza), além de um triplo homicídios na madrugada de segunda-feira (29) no Parque Santa-Fé, no Grande Jangurussu.

Mortos na chacina

Na tarde deste domingo (28), a Perícia Forense do Estado (Pefoce) liberou para a Imprensa a identificação dos 14 mortos na chacina ocorrida na casa de shows conhecida como “Forró do Gago”, localizada na Rua Madre Teresa de Calcutá, no bairro Cajazeiras.

Veja a seguir, a lista dos 14 mortos na chacina:

Maíra Santos da Silva (15 anos), Maria Tatiana da Costa Ferreira (17), Brenda Oliveira de Menezes (19), Raquel Martins Neves (22), Luana Ramos da Silva (22), Renata Nunes de Sousa (32), Mariza Mara Nascimento da Silva (37), Edneusa Pereira de Albuquerque (38), José Jéferson Sousa ferreira (21), Wesley Breno Santos do Nascimento (24), Natanael Abreu da Silva (25), Antônio Gilson Ribeiro Xavier (31), Raimundo da Cunha Dias (48) e Antônio José Dias de Oliveira (55).

Outras 18 pessoas ficaram feridas e foram atendidas em vários hospitais da Capital. E destas, quatro permanecem internadas no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

domingo, 28 de janeiro de 2018

EM CABUL, SOBE PARA 103 O NÚMERO DE MORTOS EM ATENTADO

Ferido recebe ajuda após explosão de carro-bomba em Cabul, no Afeganistão, neste sábado (27) (Foto: Massoud Hossaini/ AP)

O governo do Afeganistão elevou neste domingo para 103 o número de mortos no atentado realizado ontem pelos talibãs com uma "ambulância-bomba" no centro de Cabul.

"Os números que temos mostram que, infelizmente, vários feridos que estavam em estado crítico perderam suas vidas. Agora, o número de mortos é 103 e o de feridos, 235", indicou o ministro do Interior do Afeganistão, Wais Ahmad Barmak, em entrevista coletiva.

O ministro explicou que entre os feridos há 35 policiais, mas não soube informar quantos agentes morreram no atentado.

O chefe da missão da ONU no Afeganistão, Tadamichi Yamamoto, classificou o ataque como uma "atrocidade" e disse que o uso de um veículo médico configura o atentado como uma "violação do direito humanitário internacional".

Ambulância-bomba

Uma explosão de uma "ambulância-bomba" na manhã do sábado (27) deixou mortos e vários feridos, de acordo com o Ministério da Saúde afegão. O Talibã reivindicou a autoria deste atentado, que já é considerado um dos mais violentos dos últimos anos na cidade.

O alvo exato dos terroristas ainda não está claro. Um edifício próximo ao hospital Jamuriat foi afetado e ameaçava desabar.

"O suicida usou uma ambulância para passar pelos postos de controle. No 1º controle disse que transportava um paciente para o hospital Jamuriat. No segundo posto de controle, foi identificado e detonou os explosivos", explicou à AFP Nasrat Rahimi, porta-voz do ministério do Interior.

No bairro onde ocorreu a explosão estão prédios governamentais (entre eles os escritórios do Ministério do Interior afegão), além de embaixadas estrangeiras e os da União Europeia.

O Alto Conselho da Paz, responsável pelas negociações com os talibãs (atualmente bloqueadas), também fica na região. A área estava movimentada no momento do ataque, ocorrido por volta das 12h45 (horário local), já que sábado é um dia útil no país.

Papa condena ataque

O Papa Francisco lamentou neste domingo a "violência desumana" registrada no Afeganistão, uma referência aos últimos atentados ocorridos no país.

O pontífice citou a "dolorosa notícia do terrível atentado terrorista cometido em Cabul, com quase cem mortos e muitos feridos", durante a habitual oração dominical na Praça de São Pedro.

"Há poucos dias, outro grave atentado, também em Cabul, tinha semeado o terror e a morte em um grande hotel. Até quando o povo afegão terá que suportar essa violência desumana?", questionou.

AUTOR: EFE

EM SÃO BENEDITO (CE), MOTOCICLETA ROUBADA É RECUPERADA PELA PM

As operações de segurança em São Benedito não param e na tarde deste sábado (27), uma moto roubada foi recuperada pelos Policiais da equipe Raio.

Os PMs estavam fazendo saturações nas imediações do Sitio Bom Jesus, na zona rural do município, quando se depararam com um indivíduo que ao perceber a aproximação da Polícia empreendeu fuga em uma moto.
Iniciou-se uma perseguição e alguns quilômetros a frente o homem perdeu o controle da moto e caiu, em seguida empreendeu fuga por um extenso matagal deixando a moto abandonada.

A moto é uma Honda Titan KS, ano 2004/2005, cor vermelha, placa HWM 2627, a qual se trata de um veículo roubado.
A motocicleta foi apreendida e será encaminhada a Delegacia para restituição ao legítimo proprietário.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM IBIAPINA (CE), HOMEM É PRESO QUANDO TENTAVA FURTAR UMA MOTO

A tentativa de furto foi registrada por um morador e a polícia foi acionada

Policiais Militares do Destacamento de Ibiapina realizaram a prisão de um homem no momento em que tentava furtar uma moto. O caso ocorreu na tarde deste sábado (27), na rua Tarcísio Araújo, no bairro Pedrinha.

Populares observaram um homem tentando dar a partida em uma moto Honda CB 300, de cor amarela, que estava estacionada na frente da casa do proprietário e acionaram a polícia.
Edglei já havia sido há duas semanas por furto de moto

Os Policiais rapidamente chegaram ao local e conseguiram realizar a prisão em flagrante do infrator que foi identificado como EDGLEI ARAÚJO BARBOSA, 29 anos, residente em Ibiapina.
Uma foto foi feita por um morador e mostra o momento em que o homem está em cima da moto tentando por o veículo para funcionar.

Reincidente.

O Ediglei já havia sido preso pela mesma prática há duas semanas em Ibiapina, quando foi detido e agredido por populares no momento em que conduzia uma moto que havia acabado de furtar.

O infrator foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, onde foi apresentado a Delegada Plantonista Drª Hellen, sendo em seguida autuado por crime de tentativa de furto, conforme Inquérito nº 560 - 70/2018. 

Realizaram a prisão os PMs Sargento Siqueira, Sd Marcelo e Sd Galvão.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM TIANGUÁ (CE), HOMEM É PRESO POR CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS

A Polícia Militar intensificou as abordagens e realizou várias saturações na tarde deste sábado (27), em Tianguá. 

Durante uma busca de armas realizada em um bar localizado no bairro do Estádio foi preso a pessoa de JOÃO JOSÉ DA SILVA, 43 anos. Com ele foi encontrado “cinco pedra pequenas de crack e três tabletes de maconha. 

João José da Silva, que já tem passagem na policia por crime de receptação, foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, onde foi autuado por crime de tráfico de drogas, conforme Inquérito nº 71/2018. 

Estiveram nas diligências os PMs da equipe da Força Tática 2º SGT Milton, Cabo Costa e Sd Josadaque, sob o Comando do SubTenente Filho.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM VIÇOSA DO CEARÁ, MULHER É PRESA POR CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS

Uma mulher foi presa em Viçosa do Ceará por crime de tráfico de drogas. 

A prisão foi realizada na tarde da sexta-feira, (26), por policiais do Ronda do Quarteirão e um Policial Civil. 

A mulher foi identificada como Maria de Fátima da Silva, 49 anos, residente na rua 10 de novembro, em Viçosa do Ceará. 

Com ela foi encontrado oito trouxinhas de maconha e a quantia de R$ 430,00 reais em dinheiro. 

Um adolescente de 17 anos também foi conduzido para Delegacia mas em razão das nossas frágeis leis, não ficou apreendido.

A mulher foi autuada por crime de tráfico de entorpecentes.

Realizaram a prisão os Policiais CB Paulo, CB Macedo, Sd Marques e Inspetor PC Murilo.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM FORTALEZA (CE), PRIMEIRO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO NA CHACINA, É PRESO

Uma pessoa foi presa suspeita de participação na chacina das Cajazeiras ocorrida na madrugada deste sábado, 27. 

Um fuzil foi apreendido durante a prisão. As informações são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O nome do detido não foi divulgado.

O órgão informou, por meio de nota, que equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão em diligências em busca de identificar os suspeitos.

Grupamentos das forças de segurança deflagraram operações na manhã de hoje na região onde ocorreu o crime. Composições dos Batalhões de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), de Polícia de Choque (BPChoque) e da Força Tática, bem como policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) participam da ação.

Policiais do 13º Distrito Policial (DP) foram ao local do massacre na manhã seguinte ao crime. 

Confira vídeo:

AUTOR: O POVO

sábado, 27 de janeiro de 2018

EM UBAJARA (CE), GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO É REGISTRADO NO CENTRO

Um grave acidente de trânsito foi registrado no início da madrugada deste sábado, (27), em Ubajara.

Era por volta de 00h10, quando um veículo Gol, vermelho, ano 97, de placas HVM 1333, de Ibiapina chocou-se com um ônibus escolar que estava estacionado na rua 13 de Maio (próximo ao Colégio das Irmãs). O condutor do veículo foi identificado como GEAN SALES ARAÚJO SILVA, 24 anos.

Os Policiais do Destacamento de Ubajara 1º Sgt Vaz, Cb Fontinele, Sd Costa, Sd Dos Santos, sob o Comando do Tenente M. Neto, estiveram no local e ajudaram no socorro do jovem, que após ser retirado do veículo, foi conduzido em estado grave para atendimento médico em Sobral.
AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM UBAJARA (CE), SUSPEITO DE ARROMBAMENTO É PRESO PELO DESTACAMENTO

O novo Comandante do Policiamento em Ubajara, Tenente M. Neto, assumiu o comando já realizando várias operações de segurança no município.

Na manhã desta sexta-feira, (26), foi preso João Batista Vieira Alves Filho, 19 anos, residente no Sítio Buriti, na zona rural de Ubajara. 

O mesmo é apontado pela PM como sendo o responsável por um arrombamento a um estabelecimento comercial localizado no mercado Público durante a madrugada de hoje, onde foi furtada uma TV de 14 polegadas e um celular.

O arrombamento contou com o apoio de outros dois indivíduos, entre eles um adolescente.

João Batista, que já responde pro roubo, foi conduzido a Delegacia de Ubajara, onde foi apresentado ao Delegado Dr. Rubanir, em seguida autuado por furto, conforme Inquérito nº 563-7/2018.

A Prisão foi feita pelos PMs Tenente M. Neto, 1º Sgt Vaz, Cb Fontenele e Sd Dos Santos.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

CEARÁ VIOLENTO: MAIS DE 10 PESSOAS SÃO MORTAS DURANTE FESTA, EM BAIRRO DE FORTALEZA

Mais de 15 pessoas foram mortas na madrugada deste sábado, 27. A chacina ocorreu na rua Madre Teresa de Calcutá, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.

O POVO Online apurou que um grupo armado em pelo menos três veículos invadiu uma festa chamada popularmente por “Forró do Gago” e atirou contra as vítimas.

Ainda não há um balanço oficial de quantas pessoas foram mortas. Feridos foram encaminhados ao Frotinha da Messejana.

Conforme a assessoria de imprensa do Instituto Doutor José Frota (IJF), seis pessoas chegaram ao local feridas. Dois meninos e duas menina de 16 anos, uma mulher de 19 e uma criança de 12 anos. Ele acompanhava o pai, vendedor ambulante, que estava estava na festa trabalhando.

A Polícia está no local. Ainda não há informações sobre presos.

Os corpos ficaram espalhados no clube, nas calçadas e entre as vítimas muitas mulheres.

A Secretária da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) irá se pronunciar sobre o caso 11 horas.

AUTOR: O POVO

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

JUSTIÇA MANDA APREENDER PASSAPORTE E LULA CANCELA VIAGEM AO EXTERIOR

A medida foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em virtude de uma viagem que o ex-presidente faria nesta sexta, 26, à Etiópia

O juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, determinou nesta quinta-feira, 25, a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que o impede de deixar o país. A medida foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em virtude de uma viagem que o ex-presidente faria nesta sexta, 26, à Etiópia para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). 

A assessoria de imprensa do ex-presidente confirmou que Lula já cancelou a viagem ao exterior. A íntegra da decisão ainda não foi divulgada.

Nessa quarta, 24, o Tribunal Regional Federal 4 ª Região (TRF4) confirmou a condenação de Lula na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão. 

Embora o cumprimento da pena não seja imediato, em função do cabimento de mais um recurso, o MPF entendeu que a viagem do ex-presidente poderia trazer riscos para investigação, como a fuga do país. Antes da decisão de Ricardo Leite, a viagem de Lula foi comunicada à Justiça Federal.

A medida cautelar foi autorizada no âmbito do processo em que Lula é acusado na Justiça do Distrito Federal do crime de tráfico de influência na compra, pelo governo federal, de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) da empresa sueca Saab.

A reportagem da Agência Brasil aguarda resposta da defesa do ex-presidente sobre a decisão.

AUTOR: Agência Brasil

EM GRAÇA (CE), PM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO E HOMEM DE 66 ANOS É PRESO

Um homem de 66 anos foi preso na tarde desta quinta (25), durante diligências realizadas pelos policiais do Destacamento do município do Graça.

Contra o mesmo havia um Mandado de Prisão em aberto expedido pelo poder judiciário local, por crime de lesão corporal (Artigo 129 do CPB).
]Mandado de Prisão em desfavor do acusado

O homem foi identificado como Francisco de Assis Carvalho, o qual foi apresentado na Delegacia de Pacujá, onde posteriormente foi conduzido para Cadeia Pública de Graça ficando à disposição da justiça.

Estiveram nas diligências os PMs 1º Sargento Caldas, Sd Yuri Silva e Sd Damasceno.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM SÃO BENEDITO (CE), SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO EM ASSALTO A POSTO DE COMBUSTÍVEL, É PRESO PELA PM

Júlio César, já tem passagem por crime de homicídio e posse irregular de arma de fogo

Policiais da equipe "Raio" de São Benedito sob o Comando do Major Timóteo (novo Comandante do Pelotão de São Benedito), realizaram várias operações de segurança na tarde desta quinta-feira, (25), nas imediações do bairro Vila Verde.

Durante as abordagens foi preso o indivíduo JÚLIO CESAR ALVES MAGALHÃES, 21 anos, o qual é apontado pela PM como sendo um dos participantes de um assalto a um posto de combustível ocorrido no dia 20 do corrente mês. 
Com ele foi encontrado um revólver calibre 32, com duas munições, R$ 566, em dinheiro e dois celulares que teriam sido roubados durante o assalto ao posto.

Júlio César, que já tem passagem por crime de homicídio e posse irregular de arma de fogo, foi conduzido a Delegacia de São Benedito, onde fora autuado em flagrante no Artigo 12 da Lei do Desarmamento, conforme Inquérito nº 30/2018.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM GUARACIABA DO NORTE (CE), ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO É PRESO

José Ademir confessou a participação na tentativa de homicídio.

Policiais do Destacamento de Guaraciaba do Norte sob o Comando do Sargento Juscelino, intensificaram o policiamento na zona rural do município na noite desta quinta (25). 

Durante diligências nas imediações do Sítio Morrinhos, foi preso JOSÉ ADEMIR MARQUES DA SILVA FILHO, conhecido pelo apelido de “Mizim”, 24 anos, residente no bairro Canindezinho em Fortaleza. 

De acordo com informações do Sargento Juscelino, o acusado confessou haver participado da tentativa de homicídio a bala contra a pessoa de RAILSON BELARMINO DE OLIVEIRA, 29 anos, crime ocorrido na noite anterior.

José Ademir, que já tem passagem na polícia por roubo e furto, foi encaminhado a Delegacia de Guaraciaba onde foi autuado por crime de tentativa de homicídio, conforme inquérito nº 18/2011.

A Polícia continua as diligências no sentido de prender o segundo envolvido no crime.

Estiveram nas diligências os PMs Sargento Juscelino, Cb Sales, Sd Filho, Sd Lima, e Sd Almeida, com o apoio dos PMs do Ronda do Quarteirão Cb Henrique e Cb Torres, sob o Comando do Tenente Sousa.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

EM TIANGUÁ (CE), COMERCIANTE MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR-222

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite desta quarta-feira, (24), na BR-222, na altura do KM 319 (saída de Tianguá para o Estado do Piauí). 

O sinistro envolveu um veículo Fiat Strada de cor branca, placas LWM 4651 e uma Amarock também de cor branca, de placas ORP 2237. No Fiat estrada haviam dois ocupantes sendo um deles identificado como José Moreira Souza, 45 anos, mais conhecido como “Robério”, proprietário de um mercantil localizado no centro de Tianguá e o outro ocupante foi identificado apenas como “Ronieli”.

De acordo com informações dos Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), o sinistro ocorreu por volta das 19h00. 

Os dois veículos transitavam na mesma direção, um atrás do outro no sentido Piauí-Tianguá, quando a Amarok teria colidido na traseira do reboque que era puxado pela picape Strada. O condutor do Fiat/Strada perdeu o controle do carro e o veículo capotou fora da pista.

O condutor da Amarok evadiu-se do local e horas depois se apresentou na Delegacia acompanhado de um Advogado. Até o fechamento dessa matéria não foi possível obter o nome do mesmo.

O comerciante “Robério” não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O outro ocupante (Ronieli), nada sofreu.

O acidente mobilizou as equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). 

O local foi isolado até a chegada da equipe da Perícia Forense que conduziu o corpo ao IML de Sobral.
Fotos: JP SIQUEIRA

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM GUARACIABA DO NORTE (CE), HOMEM É BALEADO COM 4 TIROS NA ZONA RURAL

Uma tentativa de homicídio a bala foi registrada na noite desta quarta-feira, (24), na zona rural de Guaraciaba do Norte. 

Era por volta de 21h, quando deu entrada no Hospital do Município a pessoa de RAILSON BELARMINO DE OLIVEIRA, 29 anos, residente no Sítio Morrinhos, na zona rural de Guaraciaba. 

O mesmo foi atingido com quatro disparos de arma de fogo sendo que em razão da gravidade das lesões foi transferido para atendimento na Santa Casa de Sobral.

Policiais do Destacamento local sob o Comando do 1º Sgt Pereira, já tem o nome de dois suspeitos e estão realizando diligências no sentido de localizar os autores dos disparos.

Railson, tem passagem pela Delegacia de Guaraciaba por crime de porte ilegal de arma de fogo.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

LULA É CONDENADO À 12 ANOS DE CADEIA

Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram nesta quarta-feira (24) em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).
(Foto: Alexandre Mauro/G1)

Votaram no julgamento, que durou 8 horas e 15 minutos (além de uma hora de intervalo) o relator do processo, João Pedro Gebran Neto, o revisor, Leandro Paulsen e o desembargador Victor dos Santos Laus.
Em julgamento na sede do tribunal, em Porto Alegre, os desembargadores se manifestaram em relação ao recurso apresentado pela defesa de Lula contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão determinada pelo juiz federal Sérgio Moro, relator da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba. Lula se diz inocente.

Os três desembargadores decidiram ampliar a pena para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos no âmbito do próprio TRF-4.

Como a decisão foi unânime, o único recurso disponível para a defesa no TRF-4 são os chamados embargos de declaração, que não têm poder de reverter a condenação, mas somente esclarecer ambiguidades, pontos obscuros, contradições ou omissões no acórdão (documento que oficializa a decisão).

A defesa, no entanto, ainda poderá tentar inocentar Lula nas instâncias superiores (Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal). Mas, após o julgamento dos embargos no TRF-4, poderá ser expedida ordem de execução de sentença. Nesse caso, ao recorrer ao STJ e depois ao STF, Lula já poderá estar preso.

RESUMO

Os três ministros da 8ª Turma do TRE-4 votaram por manter a condenação e ampliar a pena de prisão de Lula em relação à sentença do juiz federal Sérgio Moro.

Decisão unânime reduz a uma única possibilidade o recurso de Lula ao TRF-4 – os chamados embargos de declaração, que terão de ser julgados pelos mesmos desembargadores, mas não têm poder para reverter a condenação. Depois do julgamento desse recurso, a sentença poderá ser executada.

Desembargadores consideraram em seus votos que: 

1) Lula recebeu propina da empreiteira OAS na forma de um apartamento triplex no Guarujá; 

2) a propina foi oriunda de um esquema de corrupção na Petrobras; 

3) o dinheiro saiu de uma conta da OAS que abastecia o PT em troca de favorecimento da empresa em contratos na Petrobras; 

4)embora não tenha havido transferência formal para Lula, o imóvel foi reservado para ele, o que configura tentativa de ocultar o patrimônio (lavagem de dinheiro); 

5) embora possa não ter havido "ato de ofício", na forma de contrapartida à empresa, somente a aceitação da promessa de receber vantagem indevida mediante o poder de conceder o benefício à empreiteira já configura corrupção; 

6) os fatos investigados na Operação Lava Jato revelam práticas de compra de apoio político de partidos idênticas às do escândalo do mensalão; 

7) o juiz Sérgio Moro – cuja imparcialidade é contestada pela defesa – era apto para julgar o caso.

A defesa do ex-presidente nega as acusações: 

1) diz que ele não é dono do apartamento; 

2) que não há provas de que dinheiro obtido pela OAS em contratos com a Petrobras foi usado no apartamento; 

3)que, de acordo com essa tese, Moro, responsável pela Lava Jato, não poderia ter julgado o caso; 

4) que o juiz agiu de forma parcial; 

5) que Lula é alvo de perseguição política.

Mesmo após a proclamação do resultado; 

1) Lula não será preso de imediato; eventual prisão só depois do julgamento do último recurso da defesa ao tribunal; 

2) defesa pode recorrer ao STJ e ao STF para tentar reverter condenação; 

3) PT poderá registrar candidatura de Lula a presidente; 

4) candidatura poderá ser mantida enquanto houver recursos pendentes contra a condenação; 

5) TSE é que decidirá se ele ficará inelegível.
Julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4. (Foto: Sylvio Sirangelo/AFP/ TRF-4)

Lula foi acusado pelo Ministério Público de receber propina da empreiteira OAS. A suposta vantagem, no valor de R$ 2,2 milhões, teria saído de uma conta de propina destinada ao PT em troca do favorecimento da empresa em contratos na Petrobras.

Segundo o MP, a vantagem foi paga na forma de reserva e reforma do apartamento no litoral paulista, cuja propriedade teria sido ocultada das autoridades. Um dos depoimentos que baseou a acusação do Ministério Público e a sentença de Moro é o do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, também condenado no processo.

Além de Lula, também foram julgados Léo Pinheiro (presidente afastado da OAS); Paulo Okamotto (presidente do Instituto Lula); Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Gordilho, Fabio Hori Yonamine, Roberto Moreira Ferreira (diretores da OAS).

AS PENAS APLICADAS PELO TRF-4

RÉU PENA DE PRISÃO

Luiz Inácio Lula da Silva 12 anos e 1 mês
Léo Pinheiro 3 anos e 6 meses
Agenor Medeiros 1 ano e 10 meses
Paulo Okamotto Absolvido
Paulo Roberto Gordilho Absolvido
Fabio Hori Yonamine Absolvido
Roberto Moreira Ferreira Absolvido

Fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região

A condenação pelo TRF-4, tribunal de segunda instância, confirma sentença proferida em julho do ano passado por Moro na primeira instância.

Lula não será preso de imediato. Antes mesmo do julgamento, o TRF-4 já havia anunciado que só haverá prisão depois de se esgotarem todas as possibilidades de recurso no tribunal.

A decisão dificulta, mas não impede, a candidatura de Lula à Presidência na eleição deste ano. Mas o registro da candidatura dependerá de uma manifestação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a abertura da sessão pelo desembargador Leandro Paulsen, o julgamento começou pela leitura de um resumo dos argumentos da acusação e da defesa pelo desembargador João Pedro Gebran Neto.
"Lamentavelmente, Lula se corrompeu", diz procurador

Acusação

Em seguida, falando pela acusação, o procurador regional da República Maurício Gerum, reconstituiu o caso e relatou as provas apresentadas pelo Ministério Público Federal e que, segundo ele, a defesa não conseguiu contestar.

"Lamentavelmente, Lula se corrompeu", concluiu Gerum.

O procurador começou sua fala atacando a “tropa de choque” mobilizada para pressionar o Judiciário pela absolvição de Lula. “A truculência dessa tropa de choque no processo judicial está muito próxima de configurar o crime de coação no processo”, afirmou.

Depois, Gerum defendeu a independência dos magistrados para decidir o caso, rebatendo que seja um “julgamento político”, o que seria “ignorância histórica” e “desrespeito”. “Se esta Corte absolver o ex-presidente Lula, a justiça será feita. Se esta corte decidir manter a condenação do ex-presidente Lula, a justiça também será feita”, completou o procurador.

Ao falar sobre a acusação, Gerum narrou como o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia optaram pela compra do apartamento ainda em 2005, quando o prédio era construído pela Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop). Destacou em seguida o repasse do imóvel à OAS e as reformas feitas a partir de 2014 para Lula.

"Não há dúvida probatória. Inúmeras notas fiscais, depoimentos e mensagens entre executivos, de que o imóvel estava sendo preparado para o ex-presidente”, disse. Depois, afirmou que não era possível que Lula desconhecesse o pagamento de propina na Petrobras.

“Muito difícil de acreditar que esse imenso sistema de drenagem dos cofres da Petrobras pudesse passar ao largo de qualquer presidente da República. Quando pensamos no presidente Lula, com sua inteligência, perspicácia e experiência política, a dificuldade fica muito maior. Mas nós não precisamos ficar na suposição de que ele sabia. Além de ele mesmo afirmar em seu interrogatório que a palavra final de indicação de diretores da Petrobras era da Presidência, sua participação nos assuntos da maior estatal brasileira era evidente e transparece em áudios e diversos depoimentos”, declarou.
Assistente de acusação da Petrobras discursa no julgamento de Lula

Gerum dividiu o tempo de 30 minutos com o assistente da acusação René Ariel Dotti, contratado pela Petrobras. Dotti falou por dez minutos. Ele disse que a estatal sofreu um "atentado" contra seu patrimônio.

"Esse processo revela duas ilhas de um grande arquipélago de ilicitudes. A corrupção e a lavagem, neste caso notório, estão atreladas à cadeia de provas que é irresistível à mais simples das lógicas. A Petrobras acompanha as razões do recurso apresentado pelo MP e lamenta que, por mais de uma vez, a maior indústria petrolífera do Brasil, uma das maiores do mundo, sofre atentado gravíssimo contra o patrimônio", afirmou.

Ele disse esperar que o "produto obtido pelo crime" reverta em favor da Petrobras, "uma espécie de justiça restaurativa". Também reivindicou a fixação de um valor mínimo para reparação dos danos.
Advogado de defesa de Paulo Okamotto discursa no julgamento de Lula

Defesa

Dois advogados de defesa se manifestaram após a acusação – Fernando Fernandes, representante de Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, e Cristiano Zanin, em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O primeiro a falar foi Fernandes. Paulo Okamotto foi absolvido pelo juiz Sérgio Moro, mas a defesa recorreu para pedir a troca dos fundamentos da sentença. Moro absolveu Okamotto por falta de provas, mas a defesa quer a declaração de inocência.

Paulo Okamotto foi o responsável por obter os recursos para transportar para o instituto o acervo de presentes e doações que Lula recebeu enquanto exerceu o mandato de presidente da República. A acusação do Ministério Público é que a OAS tenha feito o pagamento.
"Não há nenhum valor da OAS em relação ao acervo que tenha sido entregue para pagar a Granero [transportadora] e não tenha sido contabilizado ao instituto, ao Paulo Okamotto ou ao ex-presidente Lula. o valor foi pago diretamente à Granero. Essa atuação desmedida do Ministério Público é o indício das falhas neste processo. Detalhar as provas é fundamental", afirmou Fernandes, que se referiu a um testemunho do antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso, para apontar "todas as dificuldades que um ex-presidente da República tem para manter e custear um acervo presidencial".
"Triplex sempre pertenceu à OAS", diz advogado de Lula

Em defesa de Lula, o advogado Cristiano Zanin Martins começou criticando o Ministério Público, por “censura à defesa, à academia e ao povo”, em razão das críticas feitas anteriormente pelo procurador Maurício Gerum.

“Se vossa excelência ficou impressionado com artigos, manifestações de juristas nacionais e internacionais é porque algo de errado existe neste processo”, afirmou Zanin.

Depois, apontou nulidade do processo alegando que não poderia ter sido encaminhado para o juiz Sérgio Moro, pela falta de conexão do caso com a Lava Jato.

Ele citou decisão na qual Moro diz que o dinheiro obtido pela OAS nos contratos na Petrobras não financiou a reserva e a reforma do apartamento. O advogado ainda questionou a imparcialidade do juiz.

“Não se pode deixar de analisar todos os graves fatos que foram praticados pelo juiz de 1º grau ao longo das investigações, ao longo da ação, inclusive atos com claros objetivos de gerar fatos políticos. A divulgação de conversas telefônicas entre o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma, o que foi aquilo? Um ato político, praticado por um juiz”, disse.

Em relação à acusação, Zanin rebateu a tese da corrupção, alegando não haver provas de que o dinheiro obtido pela OAS em três contratos com a Petrobras foi usado no apartamento. Para ele, Moro fez uma “completa distorção quanto à origem da suposta vantagem indevida”.

Quanto ao triplex, a defesa de Lula reafirmou que o imóvel nunca esteve em nome do ex-presidente. “O triplex não é do ex-presidente Lula. Todos sabemos que o triplex pertence e sempre pertenceu à OAS”, afirmou o advogado.
Gebran Neto vota pela condenação do ex-presidente Lula

Voto do relator, desembargador Gebran Neto

Relator do processo, o desembargador João Pedro Gebran Neto votou pelo aumento da pena imposta a Lula, anteriormente fixada por Moro em 9 anos e 6 meses de prisão, para 12 anos e 1 mês, com início em regime fechado.

Em um voto de três horas e meia, ele não leu todas as 430 páginas do relatório. No texto, ele apontou “culpabilidade extremamente elevada” pelo fato de o petista ter ocupado a Presidência da República e de , segundo afirmou, ter ocupado posição de comando no esquema. Os desvios, justificou, não apenas prejudicaram a Petrobras, mas também deturparam o processo político.

“A eleição de um mandatário, em particular de um presidente da República, traz consigo a esperança à população de um melhor projeto de vida. Críticas merecem, portanto, todos aqueles que praticam atos destinados a trair ideais republicanos, sem descuidar, por óbvio, que a corrupção aqui tratada está inserida em um contexto muito mais amplo e, assim, de efeitos perversos e difusos”, afirmou.

Gebran Neto começou o voto negando pedidos da defesa para anular a sentença por falta de competência de Moro. Ele apontou outras decisões do TRF-4 que mantiveram o caso com o juiz em razão de conexão com a Lava Jato.

O magistrado também descartou suposta parcialidade do juiz e justificou a condução coercitiva de Lula determinada por Moro e as quebras de sigilo telefônico com advogados.

“Houve a participação de advogados e representantes para garantia de defesa no ato, além de cautelas do magistrado para que o ato fosse o menos espetaculoso possível”, afirmou.

Após rejeitar todos os pedidos para anular o processo, o desembargador contestou a tese de Lula de que não haveria uma contrapartida dele, como presidente da República, à OAS.

Gebran Neto lembrou que não é preciso a formalização um ato de ofício, mas só a aceitação da promessa de receber vantagem e o poder para favorecer a empreiteira na Petrobras.

“Não se exige a demonstração da participação ativa de Luiz Inácio Lula da Silva em cada um dos contratos porque em verdade era o garantidor do esquema maior que tinha por finalidade incrementar de modo subreptício o financiamento de partidos, pelo que agia nos bastidores para nomeação e manutenção de agentes públicos em cargos-chave para a organização criminosa”, disse.

O desembargador também apontou o “estreito vínculo” entre Lula e o presidente da OAS, Léo Pinheiro, após enumerar obras em que a empreiteira foi favorecida na Petrobras.

"Há prova acima de razoável de que o ex-presidente foi um dos articuladores, se não o principal, do amplo esquema de corrupção. As provas aqui colhidas levam à conclusão de que no mínimo tinha ciência e dava suporte aquilo que ocorria no seio da Petrobras.”

Em relação ao triplex, Gebran Neto reconheceu que não houve transferência formal do imóvel para Lula, mas citou depoimentos de que ele sempre esteve reservado para o ex-presidente, sobretudo em razão de reformas personalizadas para ele e Marisa Letícia.

“É como se o apartamento tivesse sido colocado em nome de um laranja. Nesse caso, a ausência de transferência, transforma em determinado momento — na medida que podia ter sido transferido e não o foi, a pedido — a OAS como mera laranja do verdadeiro titular dessa unidade", afirmou.

Por isso, o fato de o imóvel permanecer como propriedade da OAS, mas para uso de Lula, comprovaria a tentativa de ocultar a vantagem indevida, configurando o crime de lavagem de dinheiro.

Nas conclusões do voto, Gebran Neto chamou Lula de “avalista” e “comandante” do esquema de corrupção na Petrobras.

“Havia inequívoca ciência do réu com relação aos malfeitos havidos na estatal. Ademais disso, dele dependia a continuidade e eficácia do esquema milionário e financiamento das campanhas eleitorais, de maneira que sua capacidade de decisão e conhecimento dos efeitos e abrangência do esquema espúrio mostrou-se fundamental”, disse.
'Luiz Inácio agiu pessoalmente', diz revisor

Voto do desembargador Leandro Paulsen

Revisor do processo, o desembargador Leandro Paulsen foi o segundo a votar, durante uma hora e meia, também pela condenação de Lula. Paulsen repetiu as penas estipuladas por Gebran Neto: "Adiro ao voto do relator também no que diz respeito à dosimetria da pena", disse.

No início, afirmou que o processo não tratava “de pequenos desvios de conduta”, mas “ilícitos penais gravíssimos contra a administração pública e contra a paz pública, com prejuízos bilionários aos cofres públicos”.

“Estamos tratando da revelação de criminalidade organizada envolvendo a própria estrutura do Estado brasileiro".

Assim como Gebran Neto, Paulsen também destacou, como “elemento relevantíssimo”, o fato de os crimes terem sido cometidos por um presidente da República.

"Luiz Inácio acabou por ser beneficiário pessoal e direto da propina que estava à disposição do PT, por quanto parte dela foi utilizada no triplex", afirmou.

Segundo o desembargador, "a eleição e assunção ao cargo não põem o eleito acima do bem e do mal, não lhe permitem buscar fins nem agir por meios que não sejam os legais".

"Relativamente à autoria e à culpabilidade de Luiz Inácio Lula da Silva, o vínculo de causalidade de sua conduta e os crimes praticados é inequívoco. Luiz Inácio agiu pessoalmente para tanto, bancando quedas-de-braço com o conselho da Petrobras na condição de presidente da República."

Paulsen também rejeitou questionamentos da defesa contra a atuação de Moro no processo, lembrando de decisões do próprio TRF-4 que confirmaram seus atos durante a investigação.

O desembargador também manteve a absolvição de Paulo Okamotto, por não ver irregularidade no armazenamento, pela OAS, de parte dos presentes que Lula ganhou no Planalto.

O revisor ainda citou entendimento do STF no julgamento do mensalão, no qual dirigentes do PT foram condenados pela compra de apoio político no Congresso em favor do governo Lula.
Victor Laus também adere ao voto do relator e mantém condenação de Lula

Voto do desembargador Victor Laus

Terceiro e último a votar, o desembargador Victor dos Santos Laus também acompanhou na íntegra o voto dos outros desembargadores.

Em 1 hora e 10 minutos, ele iniciou elogiando a Operação Lava Jato pela qualidade dos investigadores, advogados e juízes que atuam no caso. Ele também reforçou afirmação de seus pares que o julgamento se dava sobre fatos, não pessoas.

“A nós interessa o fato, aquilo que de concreto aconteceu. Pessoas se viram envolvidas. Mas repito: não julgamos pessoas. O fato de ser cometido por alguém é do mundo das coisas”, afirmou. Ele reconheceu, contudo, a complexidade do caso por envolver um presidente.

"Evidentemente que, de sua excelência, era esperada uma atitude absolutamente diferente. Ou seja, ciente dos fatos que aconteciam em seu entorno, deveria ter tomado providência, nós sabemos, e assim não o fez e ficou em silêncio. Para além disso, como demonstrou a situação da unidade habitacional, auferiu proveito dessa situação. Ou seja, são fatos lamentáveis, fatos que deslustram a biografia de sua excelência, mas que são fatos concretos, que ocorreram."

No meio do voto, Laus também rejeitou as contestações que a defesa de Lula apresentou ao longo do processo – como o impedimento de Sergio Moro – reforçando que todas já haviam sido analisadas pelo TRF-4 antes do caso chegar ao tribunal.

Sobre o tríplex, o desembargador disse ter considerado todos os depoimentos tomados no processo, inclusive de quem colaborou com o caso, como os executivos da OAS Léo Pinheiro e Agenor Franklin Martins. A defesa alega que eles mentiram para obter benefícios.

“O tão só fato de cidadão acusado querer colaborar não desqualifica sua fala, porque há de merecer consideração desde que em harmonia com outros elementos do processo”, disse, lembrando que os executivos ainda não tiveram acordos de delação premiada homologados.

AUTOR: G1

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics