I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

RETROSPECTIVA 2018

Uma tentativa de entender o ano

O ano foi frenético, desde os primeiros dias. Chacinas no Ceará, prisão de Lula no plano federal, um País que parou na greve dos caminhoneiros, a ascensão do fenômeno Jair Bolsonaro (PSL). Eleições atípicas, com inscrição de candidato que estava preso, e acabou barrado na Justiça. Com atentado contra um dos concorrentes. Para o bem ou para o mal, foi o ano que definiu o futuro próximo do Brasil.
(Foto: Mauro Pimentel/AFP) 

Ano de Copa do Mundo e de brilho cearense nos esportes. Ceará fica na série A, Fortaleza é campeão da série B e assegura o acesso. Ferroviário campeão da série D também sobe.

Foi, também, um ano que passou pela web. As próprias eleições foram definidas pela interação nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Para além disso, foi ano de memes, barracos entre celebridades, grandes shows e curiosidades.

Claro, para atravessar tempos tão difíceis, não faltaria o bom humor do cearense.
(Foto: Fortaleza Ordinária) 

Este especial é uma tentativa de organizar um pouco do que foi este ano alucinante. Até 31 de dezembro, novos conteúdos irão mostrar fragmentos desse complexo 2018. Rumo a um 2019 melhor, mais pacífico e mais feliz.

Teste seus conhecimentos sobre o ano que termina:
Da prisão de Lula à eleição de Bolsonaro passando pela morte de Marielle, a retrospectiva da política em 2018

O ano de 2018 foi marcado por reviravoltas na política nacional. Ano de eleições presidenciais, a campanha se desenrolou de modo que não tinha sido ainda testemunhado no Brasil. Fake news, casos de violência, polarização política intensa, uma disputa acirrada entre a esquerda e a direita foram apenas alguns dos momentos de destaque.
Marielle Franco. (Foto: Rede Livre.org) 

O POVO relembra alguns dos principais acontecimentos políticos do ano.

CONFIRA AQUI A RETROSPECTIVA AMPLIADA DA POLÍTICA NACIONAL

JANEIRO

No dia 24 de janeiro de 2018, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi julgado pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e foi considerado culpado. O POVO explicou o que aconteceria após a condenação de Lula.

FEVEREIRO

O presidente Michel Temer (MDB) assinou decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro no dia 16 de fevereiro, afirmando que era uma "medida extrema", mas necessária para combater o crime organizado.

MARÇO

No dia 14 de março de 2018 a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol) foi assassinada a tiros dentro de carro em que seguia para casa.

ABRIL

Dois dias após ter seu pedido de prisão decretado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se entregou à Polícia Federal (PF) em São Paulo no início da noite do sábado, 7 de abril. Ele deve cumprir pena de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
(Foto: Werther Santana/AE)

MAIO

Caminhoneiros de todo o País realizaram paralisação de suas atividades em protesto contra o aumento do valor do diesel, combustível utilizado por eles. A greve durou onze dias e interferiu na distribuição e abastecimento de alimentos, combustíveis e insumos médicos.
Protesto de caminhoneiros na BR 116 (Foto: Fabio Lima/O POVO)

JUNHO

Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 26 de junho, suspender a execução da condenação do ex-ministro José Dirceu a 30 anos de prisão na Operação Lava Jato.

JULHO

O desembargador plantonista do Tribunal Regional Federal (TRF-4), Rogério Favreto, decidiu aceitar pedido de habeas corpus e mandou soltar o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 8 de julho. Embora sua decisão tenha sido desautorizada pelo relator da Lava Jato no TRF-4, ele insistiu. A liberação, no entanto, não ocorreu.

AGOSTO

A campanha eleitoral de 2018 começou oficialmente na quinta-feira, 16 de agosto, até 6 de outubro, no primeiro turno. Na TV e rádio, as propagandas gratuitas começaram no próximo dia 31 e seguiram até 4 de outubro.

SETEMBRO

O candidato à Presidência pelo Partido Social Liberal (PSL), Jair Messias Bolsonaro, cumpria agenda de campanha na quinta-feira, 6 de setembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais, quando levou uma facada. O POVO reuniu fatos sobre o ataque.

OUTUBRO
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Com 92% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro já estava matematicamente eleito presidente da República. O candidato do PSL obteve 55,70% dos votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato do PT, Fernando Haddad, recebeu 44,30% dos votos.

NOVEMBRO

O Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou que os profissionais do País não vão mais continuar participando do programa Mais Médicos após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro de que modificará termos e condições do programa.

DEZEMBRO

Em 19 de dezembro, no início do recesso legislativo, um terremoto político atingiu o Brasil. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para libertar os presos com base em condenações em segunda instância. Entre os potenciais favorecidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi derrubada horas depois, não sem antes colocar o Brasil em polvorosa.


CONFIRA AQUI A RETROSPECTIVA AMPLIADA DA POLÍTICA NACIONAL

Você sabe o que foi verdade e o que foi mentira no noticiário sobre as eleições 2018? Faça o teste sobre as fake news:
Acordos políticos, partilha de cargos e reeleição de Camilo marcam ano político no Ceará

O movimentado ano político do Ceará começou com a crise na segurança pública tendo desdobramentos para governos nos vários níveis e com repercussão nas casas legislativas. O governo Michel Temer (MDB) foi cobrado e anunciou medidas federais em relação à crise na segurança pública no Ceará. As articulações eleitorais no Estado, a gigantesca aliança de Camilo Santana (PT) e a ferrenha disputa pelo Senado foram os destaques nas eleições locais. E o ano termina com a entrada de cearenses no governo Jair Bolsonaro (PSL), ao mesmo tempo em que o governo Camilo é reformulado.


LEIA AQUI | MAIS DA RETROSPECTIVA DA POLÍTICA DO CEARÁ EM 2018


MARÇO

O Ceará foi anunciado como sede do Centro de Inteligência do Nordeste, do Governo Federal. A confirmação partiu do ministro da Segurança Pública, Raul Jungman, em encontro com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), e o governador Camilo Santana (PT).
Tasso Jereissati. (Foto: Tatiana Fortes)

ABRIL

Mesmo após apelo do ex-governador Geraldo Alckmin (SP) para que se candidate ao governo do Estado, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que não iria participar da disputa e que a decisão está tomada "em definitivo" por "questões pessoais".

MAIO

Coligação inédita de 24 partidos no Ceará foi formada em torno da reeleição do governador Camilo Santana (PT).

AGOSTO

A grande aliança formada pelo governador Camilo Santana (PT) para as eleições de 2018 foi a maior da história do Ceará. Nesta eleição, 615 candidatos a deputado estadual e federal são desta aliança que tem quatro chapas proporcionais federais e sete estaduais - contando os partidos da "chapa informal".

SETEMBRO

O Ceará é o quarto estado do Brasil em número de eleitores que tiveram o título cancelado. De acordo com dados dos Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2016 e 2018, 234.487 votantes tiveram o documento suspenso por não comparecer à revisão biométrica.

OUTUBRO
Izolda e Camilo foram reeleitos com maior percentual do Brasil entre todos os governadores vitoriosos. (Foto: Aurélio Alves/O POVO) 

O governador Camilo Santana (PT) foi reeleito para mais quatro anos de mandato no Ceará. Ele recebeu 3.455.141 votos, o que representa 79,95% dos votos válidos.

Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Pros) venceram a eleição ao Senado pelo Ceará, com 41,6% e 17,09%, respectivamente. Derrotado, o presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB) obteve 16,93% no fim da contagem dos votos.

Confira quem foram os deputados federais eleitos no Ceará e os votos de todos os candidatos.

Confira quem foram os deputados estaduais eleitos no Ceará e os votos de todos os candidatos.
Cid em evento do PT (Foto: Tatiana Fortes/O POVO)

Em encontro do PT para lançamento da campanha pró-Haddad no Ceará, no dia 15 de novembro, o senador eleito Cid Gomes (PDT) cobrou mea culpa do PT. O ex governador então foi vaiado por militantes que lotaram o auditório do Marina Park. Cid respondeu: "É por isso que vocês vão perder".

NOVEMBRO

A regulamentação das mudanças nas aposentadorias dos servidores do Ceará foi aprovada na quinta-feira, 8, por 30 votos a 3, com 12 deputados ausentes. No intervalo de cinco anos, três parlamentares que haviam sido contra as mudanças na reforma original votaram agora a favor, na regulamentação.

DEZEMBRO

Cearenses ganham espaço na equipe de Bolsonaro. O candidato do PSDB na eleição para governador, General Theophilo, se desliga do partido para assumir a Secretaria Nacional da Segurança Pública. A médica Mayra Pinheiro, candidata do PSDB ao Senado, foi anunciada secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (STGES) do Ministério da Saúde. Além disso, foi definida a permanência de Mansueto Almeida na Secretaria do Tesouro Nacional.

No Governo do Estado, Camilo Santana (PT) anunciou a redução do número de secretarias, de 27 para 21, além do corte de quase mil cargos.


LEIA AQUI | MAIS DA RETROSPECTIVA DA POLÍTICA DO CEARÁ EM 2018

Retrospectiva do ano do esporte cearense
Chacinas, abordagens desastradas e queda de homicídios marcam ano da segurança

O ano de 2018 foi de contrastes na segurança pública do Ceará. Ao mesmo tempo que números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontaram queda nos homicídios, o Ceará se deparou ao longo do ano com crimes violentos e nove chacinas. Entre elas, a maior da história do Estado, com 14 mortos. O Estado também chamou atenção do Brasil com a execução de dois líderes nacionais da facção Primeiro Comando da Capital, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Cenário encontrado após a chacina das Cajazeiras, em Fortaleza. (Foto: Evilázio Bezerra)

Erros e condutas abusivas de policiais chamaram atenção e levaram a mortes, inclusive, a de um cabo da Polícia. Casos envolvendo facções e feminicídios foram recorrentes.

CONFIRA A RETROSPECTIVA DO ANO DA SEGURANÇA PÚBLICA

As grandes reportagens do O POVO em 2018

Investigação sobre estupros cometidos por motorista do 99Pop foi um dos destaques do ano

Investigações, grandes reportagens, coberturas especiais e séries deram o tom do jornalismo do O POVO ao longo de 2018. O POVO Online listou algumas das reportagens mais marcantes produzidas neste ano. Confira aqui

O POVO vence 21 prêmios de jornalismo
O POVO venceu neste ano 21 prêmios de jornalismo. Foram reconhecimentos regionais, nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido na apuração de reportagens. Após listar as grandes reportagens, O POVO mostra a lista de prêmios de 2018. Confira aqui as reportagens vencedoras


Personalidades do Ceará que se despediram em 2018
Seu Juarez. (Foto: Rodrigo Carvalho, em 2015, para O POVO)

Ano marcado por acirramento político, tensões e polêmica também será lembrado pela mortes de personalidades importantes no Ceará. Jornalistas do O POVO, empresários pioneiros, economistas, historiadores e outras pessoas que marcaram a história do Estado deixaram grande legado.

Confira mortes que marcaram o ano no Ceará 

Grandes perdas no Brasil e pelo mundo

Grandes nomes da música, empresários pioneiros, inventores, atores, atrizes e cientistas morreram neste ano.
Stephen Hawking. (Foto: AFP)

Em 2018, nos despedimos de pessoas como Stephen Hawking, o precursor para muitas teorias sobre o mundo como conhecemos hoje. Perdemos a eterna Odete Roitman, a atriz brasileira Beatriz Segall, e o cantor polêmico e icônico Mr. Catra.

O POVO Online listou algumas das mortes mais marcantes no Brasil e no mundo. Confira aqui
O melhor ano da história do futebol cearense

Dois títulos nacionais – Ferroviário na Série D e Fortaleza na Série B, com respectivos acessos para as Séries C e A em 2019; permanência do Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro; a campanha histórica do Ferroviário na Copa do Brasil; Ceará e Fortaleza entre os maiores públicos do Campeonato Brasileiro de todas as divisões; três dos cinco principais artilheiros do Brasil; crescimento dos programas de sócios torcedores e recorde de orçamento para Ceará e Fortaleza, que também estarão juntos pela primeira vez na Série A de pontos corridos.

LEIA MAIS AQUI

O POVO elege a seleção do ano do futebol cearense

O fim dos Campeonatos Brasileiros acabaram dando início ao período de férias dos jogadores pelo Brasil. A preparação para a próxima temporada já ocorre nos bastidores, com dirigentes, técnicos e empresários trabalhando intensamente. Aproveitando o recesso da bola rolando oficialmente pelo Brasil, nós do Esportes O POVO elegemos os 11 ideais do futebol cearense em 2018, ano histórico com títulos das Séries D e B, respectivamente com Ferroviário e Fortaleza, além da permanência heroica na primeira divisão do Ceará, fazendo um grande segundo turno, após início ruim na Série A.

LEIA MAIS AQUI

10 fatos marcantes do esporte mundial
(Foto: @WSL / Ed Sloane)

O ano de 2018 foi rico em emoção para os amantes do esporte. No surfe, o Brasil mostrou sua força com o título mundial de Gabriel Medina em uma temporada que a piscina de ondas criada por Kelly Slater fez sua estreia oficial. Teve ainda o retorno em alto nível da ginasta Simone Biles, quebra de recorde mundial da maratona e conquistas brasileiras.

Relembre 10 fatos que marcaram o esporte no mundo
As melhores fotos do ano no O POVO
Banhistas mergulham no açude em Quixeramobim, que estava seco e encheu com as chuvas. (Foto: David Einstein/especial para O POVO)

Seca, chuvas, violência e as eleições renderam imagens belas, poderosas, impactantes publicadas pelo O POVO ao longo do ano. Em vários casos, as fotos, por si só, trazem a informação. Elas próprias contam histórias.

Confira aqui uma seleção de imagens que narra 2018 no Ceará
Homem atira durante protesto de mulheres de presos, que fechava a BR 116. (Foto: Fabio Lima/O POVO)

Fotos que marcaram o ano no Brasil e no mundo
Incêndios na Grécia. (Foto: Angelos Tzortzinis/AFP)

Tragédias de várias naturezas e a Copa do Mundo de futebol marcaram 2018. No Brasil, o ano foi de política.

Confira os destaques nacionais e internacionais em fotos
Encontro de Kim Jong-un e Donald Trump foi um dos fatos do ano nas relações internacionais. (Foto: Saul Loeb/AFP)

De Iron Maiden a Ed Sheeran, veja os grandes shows confirmados no Brasil para 2019
Dee Snider (Foto: Divulgação)

O Brasil é destino certo de bandas do mundo inteiro. Neste ano, passaram bandas como New Order, Nightwish, Lorde, Blondie e muitos outros. O cenário para 2019 já se forma e quem quer viajar para ver os grandes shows pelo País já pode começar a se programar.

Artistas como Ed Sheeran, Pink, Lauryn Hill e Dee Snider já têm show confirmados, além de bandas como Iron Maiden, Arctic Monkeys e Stone Temple Pilots. Em Fortaleza, está confirmada a nova turnê do guitarrista Slash.

CONFIRA OS SHOWS JÁ CONFIRMADOS 

De Xuxa a Elza Soares, relembre 10 grandes shows no Ceará em 2018
Rouge em Fortaleza (Foto: Nara Fassi)

Foi um ano movimentado para os fãs de música no Ceará. Palco de grandes festivais como Maloca Dragão e Festival Vida&Arte, e com uma animada cena formada por cearenses, Fortaleza recebeu grandes shows nacionais e artistas internacionais. Por aqui passaram turnês de Chico Buarque, Marília Mendonça e Tribalistas, além de ter sido a cidade escolhida para o retorno do grupo Rouge. Foi também cenário da polêmica madrugada de Xuxa Meneghel em um aeroporto.

Relembre aqui os melhores momentos da música em palcos do Ceará
De Roger Waters a Camila Cabello, relembre 10 grandes shows no Brasil em 2018
Roger Waters aderiu à campanha #EleNão (Foto: Reprodução/Twitter)

Do tradicional RecBeat, de Recife, ao Popload Festival, que reuniu Lorde e Blondie no mesmo palco, em São Paulo, o ano foi de grandes shows Brasil afora. Teve espaço até para conflito entre fãs e o gigante Roger Waters, que veio ao Brasil em meio a ebulição política para shows em nada menos que sete cidades. Por outro lado, uma das turnês mais esperadas do ano por aqui, acabou cancelada. Foi o caso de Demi Lovato, que tinha até show marcado em Fortaleza.

Relembre aqui grandes shows no Brasil em 2018 

Um ano recheado de polêmicas entre celebridades
Mileide Mihaile e Wesley Safadão. (Foto: Reprodução/Instagram)

"O ano que foi longe demais". Assim como a drag queen e cantora Pabllo Vittar - conforme a linguagem dos memes da internet - 2018 foi recheado de polêmicas no mundo das celebridades. Os próprios famosos se “engalfinharam” entre si. De revelações bombásticas a detalhamento de traição em rede nacional, saias justas ao vivo e lavagem de roupa suja nas redes sociais, 2018 foi ano de mão cheia para barracos.

O POVO Online separou algumas polêmicas marcantes entre famosos durante ano para você relembrar. Confira aqui


Um ano com a marca da "cearensidade"

Famoso pelas “invenções” e “marmotas”, o cearense tem seu espaço garantido quando o assunto é ser destaque. Da briga em uma hamburgueria de Fortaleza que viralizou e se transformou no “meme da batata”, passando por uma sinalização de asfalto no Centro da Capital que virou música do É o Tchan até a criação de um ketchup de acerola por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), 2018 foi um ano marcado pela “cearensidade”.

LEIA AQUI

(Foto: reprodução/ Instagram) 

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics