Um jacaré-de-papo-amarelo de 1,80 metros foi encontrado no quintal de uma casa em Icó, no interior do Ceará. Segundo o chefe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) da região, Fábio Lima Bandeira, o animal foi avistado por uma criança, que se assustou e alertou os pais sobre a presença do animal.
Sem reação agressiva, o jacaré foi resgatado por um grupo coordenado por Fábio Lima. O Ibama recomenda que as pessoas não tentem se aproximar desse tipo de animal e que entrem em contato com o órgão ou com a Polícia Militar Ambiental para fazer o resgate de espécies selvagens.
O animal foi resgatado no Sítio Logradouro, na zona rural de Icó. De acordo com o chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Ribeiro, o jacaré-de-papo-amarelo é natural da região amazônica e é levado de forma clandestina, ainda filhotes, a outras regiões do país, como o interior do Ceará.
Ainda de acordo com fiscais do Ibama, o animal deve ter saído de açudes secos da área onde vivia em busca de comida nas residências da região.
O jacaré resgatado em Icó tem 1,8 metro, pesa 22 quilos e tem idade aproximada de cinco anos. Ele será levado ao Centro de Triagem do Ibama, em Fortaleza, onde passará por exame para analisar a saúde. Após um período em quarentena, os fiscais irão avaliar se o jacaré-de-papo-amarelo tem condições de ser devolvido ao habitat natural.
AUTOR: G1/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU