I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM, FORTALEZA-CE

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 31 de julho de 2019

EM RERIUTABA (CE), JOVEM É MORTA A TIROS NA ZONA RURAL, 3 SUSPEITOS SÃO DETIDOS PELA PM

Edilene foi assassinada a tiros no bairro Bela Vista no distrito de Amanaiara em Reriutaba

Uma jovem de 19 anos foi executada a tiros na noite da segunda-feira, (29), na zona rural do município de Reriutaba. O crime aconteceu por volta de 21h40, no distrito de Amanaiara.

A vítima foi identificada como Maria Edilene Azevedo dos Reis. De acordo com informações do Tenente M. Neto, a jovem estava conversando com amigos na Pracinha do bairro onde reside, quando chegaram quatro indivíduos ocupando duas motos e sem falar nada passaram a disparar em direção a vitima, evadindo-se em seguida. 

Os policiais do Destacamento de Reriutaba chegaram ao local e socorreram a vitima ainda com vida ao Hospital, porém pouco depois a mesma veio a óbito devido a gravidade dos ferimentos.

Logo em seguida foi montado uma grande operação de caça aos assassinos que envolveu policiais dos Destacamentos de Reriutaba, Varjota, Pires Ferreira, além da Força Tática, todos sob o Comando do Tenente M. Neto.

As diligencias seguiram pela madrugada, sendo que por volta de 02h, três suspeitos foram detidos no bairro Açude do Mato, na periferia de Reriutaba.

Os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Sobral onde deverão responder por crime de homicídio.

AUTOR: Ibiapaba 24 horas

EM TIANGUÁ (CE), HOMEM SOFRE FORTE DESCARGA ELÉTRICA ENQUANTO TRABALHAVA

Um homem de 25 anos foi vítima de choque elétrico quando trabalhava nos reparos de um portão no bairro Santo Antônio em Tianguá.

O fato aconteceu por volta de 10h40, desta terça-feira, (30), próximo a rua Zení. Ao Ibiapaba 24 horas o Socorrista Marcos informou que o homem sofreu uma descarga elétrica quando manejava uma vara de ferro, a qual teria acidentalmente tocado em um fio de alta tensão.

A vítima foi identificada como Natanael da Silva Lopes, 25 anos, residente na rua Coronel J. Damasceno, no bairro Santo Antônio, em Tianguá.

Natanael sofreu várias queimaduras pelo corpo e foi socorrido as pressas ao hospital de Tianguá.

Participaram do Resgate os socorristas Marcos, Diego, condutor Adriano e voluntária Aline.

AUTOR: Ibiapaba 24 horas

EM MACAÉ (RJ), HOMEM QUE CONFESSOU EXECUTAR CASAL DE TATUADORES É ENCONTRADO MORTO EM PRESÍDIO

Os tatuadores Luiza Barbosa Pereira, de 20 anos, e Renan da Silva Pereira Abade, de 19, foram mortos a tiros dentro de carro em Macaé, no RJ — Foto: Reprodução/Facebook

O homem que confessou ter matado um casal de tatuadores em Macaé (RJ) para não ter que pagar pelo serviço foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (30) no Presídio Dalton Crespo de Castro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o corpo de Adriano Lopes Prata, de 44 anos, estava no isolamento do presídio.

Ainda segundo a Seap, o caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus. A secretaria divulgou também que o corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e o órgão aguarda o laudo cadavérico com a causa da morte.
Suspeito de matar casal de tatuadores foi encontrado morto no Presídio Dalton Crespo de Castro, em Campos Foto: Paulo Veiga/Inter TV

Relembre o caso

Luiza Barbosa Pereira, de 20 anos, e Renan da Silva Pereira Abade, de 19, foram mortos a tiros na noite do dia 21 dentro de um carro de aplicativo no bairro Aterrado do Imburo, em Macaé. O motorista do carro também foi baleado.

Adriano Lopes era cliente dos tatuadores e foi preso no dia 22. A Polícia Civil confirmou que o casal de tatuadores foi assassinado para que o suspeito não pagasse pelo serviço.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito alegou ser cadeirante e pediu para que Luiza e Renan fossem até casa dele para fazer as tatuagens, que custam cerca de R$ 5 mil.

Em depoimento, o falso cadeirante confessou para a polícia que pegou um carro por aplicativo com as vítimas, logo após o serviço. Ele alegou que iria buscar o dinheiro para o pagamento na casa de um amigo. No caminho, executou os dois jovens e baleou o motorista.

Dias depois, uma mulher de 55 anos, suspeita de envolvimento no crime, também foi presa.

AUTOR: G1

EM CAUCAIA (CE), HOMEM É MORTO A TIROS EM POSTO DE COMBUSTÍVEIS

Caminhoneiro é morto a tiros em posto de gasolina em Caucaia. — Foto: Paulo Sadat/Sistema Verdes Mares

Um homem de 34 anos, identificado como Ranielhe Bezerra Leite, foi morto com pelo menos sete tiros de arma de fogo após uma discussão dentro de um posto de combustíveis na BR-020, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, no início da tarde desta terça-feira (30).

De acordo com a polícia, a vítima estava próxima a um caminhão quando um homem chegou e eles discutiram. Após a confusão, Ranielhe tentou fugir correndo do local, mas foi alvejado por vários disparos de arma de fogo. A perícia contabilizou pelo menos sete marcas de tiros no corpo da vítima.

Ainda segundo a polícia, Ranielhe Bezerra tinha antecedentes criminais por pelo menos 11 assaltos, dois crimes de homicídio e formação de quadrilha. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga se o crime possui relação com o passado da vítima.

AUTOR: G1/CE

EM CAUCAIA (CE), ADOLESCENTE DE 14 ANOS É ASSASSINADA A TIROS NA FRENTE DA IRMÃ

Local onde aconteceu o crime — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

Uma adolescente de 14 anos foi assassinada a tiros quando caminhava na rua junto da irmã e de uma amiga na noite desta terça-feira (30), no Bairro Mestre Antônio, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

Conforme a polícia, testemunhas informaram que dois homens chegaram e efetuaram os disparos apenas contra a adolescente. As outras duas não ficaram feridas.

Familiares informaram à polícia que a moça vinha recebendo ameaças, mas ela não dizia por qual motivação estava sendo ameaçada.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá seguir com as investigações do caso. Os suspeitos de cometer o crime estão sendo procurados.

AUTOR: G1/CE

EM FORTALEZA (CE), MOTORISTA DE APLICATIVO É BALEADO APÓS GUARDAS MUNICIPAIS DISPARAREM CONTRA VEÍCULO

Carro de aplicativo foi atingido por tiros disparados por guardas municipais, no Eusébio. — Foto: Rafaela Duarte/ Sistema Verdes Mares

O motorista de um carro de aplicativo foi baleado após ter seu veículo alvejado por tiros no município do Eusébio, na Grande Fortaleza, na noite desta terça-feira (30). 

De acordo com a passageira do transporte, que estava acompanhada do filho de 7 anos, os tiros foram disparados por guardas municipais que trafegavam em uma caminhonete descaracterizada.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Eusébio, responsável pela Guarda Municipal, e aguarda um posicionamento sobre o caso.

Segundo uma testemunha, que terá a identidade preservada, a viagem com o carro de aplicativo estava sendo encerrada no Bairro Precabura, quando o veículo usado pelos guardas parou atrás do carro de aplicativo e o motorista se assustou. Mãe e filho haviam saído do Bairro José Walter, em Fortaleza.
“Ele saiu em alta velocidade achando que era assalto e os guardas seguiram a gente. Não sabíamos que era da polícia, pois não tinha sirene, nem identificação” afirma.

O carro só parou depois que uma das balas acertou o pneu. “Vi quando um dos tiros atingiu o motorista, avisei a ele, que pediu para eu me abaixar e me preocupar apenas com o meu filho, que é criança’, disse.

Conforme a mulher, eles só perceberam que se tratavam de agentes de segurança quando o motorista desceu do carro e os ocupantes da caminhonete se identificaram. 

“Eles socorreram o motorista e dois ficaram comigo e meu filho esperando as viaturas chegarem”, disse.
Testemunha afirma que caminhonete usada por guardas municipais estava sem identificação. — Foto: Rafaela Duarte/ Sistema Verdes Mares

O motorista de 55 anos, natural do Piauí, foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio com um tiro no ombro. O homem foi atendido e recebeu alta na madrugada desta quarta-feira (31).

A vítima veio para o Ceará acompanhada de um grupo de motoristas de aplicativos para trabalhar na alta estação e após esse período iria retornar para o estado de origem.

Os guardas municipais envolvidos na ação foram ouvidos na Delegacia Metropolitana do Eusébio e liberados.

AUTOR: O POVO

EM CHOROZINHO (CE), COLISÃO FRONTAL DE DUAS CARRETAS E UM CARRO DEIXA 1 MORTO E 2 FERIDOS

De acordo com a PRF, o acidente ocasionou um óbito.(Foto: Reprodução/Polícia Rodoviária Federal (PRF))

Uma colisão frontal envolvendo duas carretas e um automóvel deixou um morto e dois feridos na BR-116, no km 60, em Chorozinho (a 69,9 km de Fortaleza), nesta terça-feira, 30.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos feridos teve machucados leves e o estado de saúde do outro não foi informado pelo órgão. Essa segunda vítima é o condutor de um dos veículos. Ele se evadiu do local após o acidente.

O trânsito ficou bastante congestionado no local. Por volta das 18h30, houve interdição total da estrada, de aproximadamente 5 km.

Equipes da PRF, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) estiveram no local do acidente.

AUTOR: O POVO

terça-feira, 30 de julho de 2019

EM CASCAVEL (CE), PRESAS PELA POLÍCIA CIVIL IRMÃS QUE COMANDAVAM O TRÁFICO DE DROGAS NA CIDADE

Carolina e Raquel foram presas em flagrante dentro de casa, no bairro Planalto

Uma denúncia anônima seguida de investigação levou a Polícia a prender duas irmãs acusadas de comandar o tráfico de drogas na cidade de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Nesta segunda-feira (29), os inspetores da Delegacia Metropolitana daquele Município localizaram a casa que servia de ponto de venda de entorpecentes e prenderam, em flagrante, as duas mulheres denunciadas.
Drogas e dinheiro apreendidos na casa onde as irmãs chefiavam o tráfico

Carolina dos Anjos, 23 anos; e sua irmã mais velha, Raquel dos Anjos Chaves, 27 anos, foram detidas dentro da residência, no bairro Planalto, onde a Polícia já realizava “campana”. No imóvel foi encontrada uma grande quantidade de entorpecentes, além de material para embalagem, dinheiro e outros apetrechos do tráfico de drogas, caracterizando o flagrante delito. As duas receberam voz de prisão e não reagiram.

De acordo com a Polícia, uma das irmãs presa já tem histórico criminal, enquanto a outra era primária. Os policiais passaram vários dias fazendo diligências no sentido de chegar às acusadas e localizar as drogas. O movimento de usuários comprando as drogas incomodou a vizinhança, que fez a denúncia anonimamente, deflagrando a ação da Polícia.

Cadeia

As duas irmãs deverão ser encaminhadas ainda nesta semana para a Penitenciária Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, no Município de Aquiraz, onde ficarão à disposição da Comarca de Horizonte.

A Polícia tenta agora localizar outros envolvidos no tráfico na mesma cidade.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

MUNDO: MAIS DE 160 ATIVISTAS DO MEIO AMBIENTE FORAM ASSASSINADOS EM 2018; BRASIL REGISTROU 20 MORTES

No Brasil, pelo menos oito ativistas envolvidos em disputas com representantes da indústria da soja morreram em 2018 apenas no Pará(Foto: Ibama)

Pelo menos 164 ativistas ambientais foram mortos no ano passado por defender suas casas, terras e recursos naturais contra projetos de mineração, florestais ou agroindustriais, de acordo com o balanço anual da ONG Global Witness. O levantamento aponta a Colômbia como o segundo país mais perigoso.

O país mais perigoso no ano passado para esses ativistas e líderes indígenas foi as Filipinas, com 30 assassinatos, segundo a organização, substituindo o Brasil no topo da lista.

Na Colômbia, foram 24 mortes em 2018, e na Índia, 23. O Brasil registrou 20 ativistas assassinados, ficando em quarto na listagem. A Guatemala, com 16 assassinatos confirmados, é o país com mais mortes em relação ao número de habitantes.

Segundo o relatório, publicado nesta terça-feira, 30, além dos 164 identificados, outros "incontáveis" ativistas foram silenciados em todo o mundo por meio de violência, intimidação e uso ou modificação de leis anti-manifestação.

"É um fenômeno que pode ser visto em todas as partes do mundo. Os defensores do meio ambiente e da terra, dos quais um número significativo são representantes dos povos indígenas, são considerados terroristas, criminosos ou delinquentes por defenderem seus direitos", denuncia no informe Vicky Tauli-Corpuz, relatora especial sobre os direitos dos povos indígenas da ONU.

"Esta violência supõe uma crise para os direitos humanos, mas também uma ameaça para todos aqueles que dependem de um clima estável", acrescenta.

O número de mortos reduziu em comparação com 2017, que foi o ano mais mortífero, com 207 mortos. Mas a Global Witness aponta que o montante pode estar sobrevalorizado, principalmente porque alguns crimes ocorrem em lugares muito remotos.

O incidente mais mortal registrado pela ONG em 2018 ocorreu no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, onde 13 pessoas morreram após uma manifestação contra uma mina de cobre, segundo a organização.

No Brasil, pelo menos oito ativistas envolvidos em disputas com representantes da indústria da soja morreram em 2018 apenas no estado do Pará.

Nas Filipinas, nove produtores deNO MUNDO, MAIS DE  cana, incluindo mulheres e crianças, foram mortos por homens armados na ilha de Negros, diz a Global Witness, observando que o advogado que representa as famílias das vítimas foi assassinado 15 dias depois.

A organização também denuncia uma "tendência preocupante" em relação à intimidação e à prisão de defensores do meio ambiente, uma semana antes de o grupo de especialistas sobre clima da ONU (IPCC) publicar um relatório sobre o uso da terra na região que deverá destacar a importância dos povos indígenas na proteção da natureza.

O relatório também denuncia o papel de investidores, incluindo bancos de desenvolvimento, em projetos polêmicos, e cita algumas empresas acusadas de facilitar a violação dos direitos.

"Não basta que as multinacionais ligadas aos confiscos de terras evoquem sua ignorância", insiste. "Eles têm a responsabilidade de garantir preventivamente que as terras de que eles se beneficiam tenham sido arrendadas legalmente, com o consentimento das comunidades que nelas habitaram por gerações".

Assassinatos de ativistas registrados em 2018:

Filipinas - 30

Colômbia - 24

Índia - 23

Brasil - 20

Guatemala - 16

México - 14

Congo - 8

Irã - 6

Honduras - 4

Ucrânia - 3

Venezuela - 3

Camboja - 3

Quênia - 2

Gâmbia - 2

Chile - 2

Paquistão - 1

Senegal - 1

África do Sul - 1

Indonésia - 1

FONTE: AFP

AUTOR: TIANGUÁ AGORA

EM FORTALEZA (CE), CONDENADO POR CRIME DE ESTUPRO É INOCENTADO EM NOVO JULGAMENTO APÓS 5 ANOS PRESO

Homem rendia mulheres com faca e abusava delas em ruas com pouca movimentação de Fortaleza — Foto: Reprodução

O borracheiro Antônio Cláudio Barbosa de Castro, preso e condenado por estuprar oito mulheres em 2014, foi inocentado em novo julgamento ocorrido nesta segunda-feira (29) no Tribunal de Justiça do Ceará. 

Advogados do Innocence Project apontaram evidências de que Antônio Cláudio havia sido confundido com o criminoso que ficou conhecido como "maníaco da moto", que circulava em uma motocicleta vermelha, ameaçava e abusava de mulheres em ruas de Fortaleza.

A maioria dos magistrados votou a favor de inocentar Antônio Cláudio, de 35 anos, que trabalhava no Bairro Mondubim. 

A Defensoria Pública do Ceará afirmou que vai atuar para Antônio Cláudio receba liberdade o mais breve possível. Ele foi detido em agosto de 2014 por suspeita de estuprar mulheres de idades entre 11 e 24 anos, nos bairros Maraponga, Parangaba, Vila Peri e arredores, em Fortaleza.

Entre as evidências apontadas pela defesa no novo julgamento, os advogados alegam que o autor do crime tem cerca de 1,80 metros, com base em vídeos dele cometendo os crimes. A altura de Antônio Cláudio é 1,59 metros.

A advogada Flávia Rahal afirma também que "a única coisa que sustentou a condenação foi o reconhecimento feito pela vítima" – não houve exame de DNA, por exemplo. O reconhecimento foi feito por um criança de 11 anos, vítimas de estupro. Conforme Rahal, a criança se equivocou ao se convencer de que o borracheiro foi o autor do crime.

"Não estamos falando de um reconhecimento feito por má fé. Ela foi vítima de abuso, deve ser uma coisa que deixa marcas muito doloridas. E quando ela viu a foto dele [Antônio], se convenceu que ele era a pessoa que a atacou. No momento em que ela se convence – tem uma tese de direito com psicologia que fala da falta de memória – ela interioriza que foi ele", pondera.

A defesa afirma que tem provas documentais que de que Antônio Cláudio não possuía uma motocicleta de cor vermelha no período em que os crimes foram cometidos.

'Maníaco da moto'
Homem acusado de ser o 'maníaco da moto' vai a novo julgamento

Antônio Cláudio Barbosa de Castro, atualmente com 35 anos, foi preso em agosto de 2014 por suspeita de abusar sexualmente de oito mulheres. Ele era dono de uma borracharia no Bairro Mondubim e não tinha passagens pela polícia.


O caso ficou conhecido como "maníaco da moto" porque o criminoso utilizava uma motocicleta de cor vermelha para abordar as vítimas, além de uma faca para ameaçá-las. "Quando eu viro de costa, ele já me parou de trás, disse pra eu não reagir, não gritar, senão ele me matava. 

Aí empurrou pra cima do muro, começou a me beijar à força e colocou a faca no pescoço. Quando eu não queria beijar ele, ele mordeu a minha boca", relatou uma das vítimas na época do crime à TV Verdes mares.

Quatro vítimas reconheceram Antônio como o agressor. Um dos casos resultou na condenação de nove anos de prisão, decretada em fevereiro de 2018.

Caso similar em Juazeiro do Norte
Após soltura, Júnior Gomes fala em cuidar das filhas — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Em 2017, o G1 noticiou a situação de Júnior Gomes, que chegou a cumprir pena de três anos no lugar de um homônimo, autor de um homicídio em Caucaia, na Grande Fortaleza.

Júnior Gomes ficou preso em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, e obteve a soltura com apoio da advogada Eveliny Viviane, que detectou indícios que ele havia sido preso por equívoco.

AUTOR: G1/CE

POLÍCIA CIVIL DE FORTALEZA (CE), PEDE PRISÃO PREVENTIVA DE EX-NAMORADO DE VENDEDORA MORTA COM TIRO NA NUCA

Jovem é morta com tiro na cabeça em Maracanaú — Foto: Paulo Sadat/ Sistema Verdes Mares

A Polícia Civil vai solicitar a prisão preventiva do ex-namorado da vendedora Ana Thainara Matias Duarte Alcântara, morta a tiros na última sexta-feira (26), em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo o inspetor Antonio Moraes, o ex-namorado de Thainara, identificado como Eduardo Thiago dos Santos Alcântara, que tinha sido ouvido anteriormente e liberado, já chegou a ser preso três meses por descumprir medida protetiva solicitada pela vítima. Há suspeita de que ele tenha envolvimento na morte, embora não estivesse presente no momento do crime.

A Delegacia Metropolitana de Maracanaú segue investigando e realizando buscas para prender Carlos Robério do Nascimento Façanha, suspeito de ser o autor do disparo contra Ana Thainara. Ele chamou o cunhado Ezequias Alves de Sousa, que já está preso, para levá-lo até o local do crime de moto.

Em depoimento à polícia, Ezequias afirmou que não sabia que Carlos Robério iria matar Ana Thainara. O executor teria chamado o cunhado para fazer uma cobrança e, ao chegar ao encontro da vítima, Robério fez os disparos e retornou à moto. Ezequias disse ainda que voltou para casa em seguida, esperando que a polícia viesse prendê-lo.

O crime

Ana Thainara, de 24 anos, foi morta com um tiro na nuca na Avenida Três, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ela trabalhava como vendedora de calçados e foi morta por dois homens armados que efetuaram disparos de arma de fogo e depois fugiram do local em uma moto.

AUTOR: G1/CE

EM FORTALEZA (CE), VIGILANTE TEM A ARMA ROUBADA E É BALEADO EM SHOPPING

Vigilante tem a arma roubada e é baleado em shopping de Fortaleza. Foto: Rafaela Duarte/ Sistema Verdes Mares

Um vigilante teve a arma roubada e foi baleado por criminosos em um shopping no cruzamento da Avenida Desembargador Moreira com a Rua Maria Tomásia, no Bairro Aldeota, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira (29). O caso aconteceu por volta das 21h40.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima é funcionária do estabelecimento e foi rendida por dois criminosos quando foi para uma área do shopping desligar a bomba de água de uma fonte que existe no local.

O vigilante foi ferido pelos suspeitos com a arma que usava para trabalhar. No momento da ação, ele usava colete a prova de balas, mesmo assim o tiro atingiu o tórax. A vítima foi socorrida para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. Não há informações sobre o estado de saúde.

Segundo a PM, os suspeitos fugiram em um carro com outros dois ocupantes, que deram apoio ao assalto. No momento da ação as lojas estavam fechadas e apenas os restaurantes do shopping estavam funcionando. Houve correria no local.

AUTOR: G1/CE

EM VIÇOSA DO CEARÁ, MINISTÉRIO PÚBLICO REQUER SERVIÇO DE ACOLHIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da promotora de Justiça da Comarca de Viçosa do Ceará Laura Theresa dos Santos e Sousa, ajuizou, nos dias 23 e 24, duas ações civis públicas com pedido de tutela de urgência. 

Numa das ações, a representante do MPCE requer que aquele município, representado pelo prefeito José Firmino de Arruda, e pela secretária de Cidadania e Promoção Social, Daniela Rufino da Cunha, adotem as providências necessárias administrativas e orçamentárias para implantar o serviço de acolhimento familiar e institucional, nos moldes das Orientações Técnicas de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, aprovadas por Resolução Conjunta do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Nesta mesma ação, a promotora de Justiça pede, ainda, a condenação do município, consistente na obrigação de criar, por meio do CMDCA e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Plano Municipal de Promoção e Proteção do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, no prazo de seis meses, a fim de reorganizar e manter operacionalmente integrado à Justiça da Infância e da Juventude.

Em outra ação, a promotora de Justiça Laura Theresa dos Santos e Sousa requer que o prefeito de Viçosa do Ceará providencie, no prazo improrrogável de 90 dias, uma sede própria ou alugada adequada para o Conselho Tutelar, em prédio desvinculado dos órgãos municipais, de forma a garantir condições de acessibilidade e privacidade, colocando uma placa de identificação, com uma estrutura necessária ao seu bom funcionamento, constituída, no mínimo, por uma recepção, três salas reservadas, sendo uma para atendimento individualizado, uma para reunião dos conselheiros e uma para os serviços administrativos, dois banheiros, uma cozinha, escrivaninhas e respectivas cadeiras em número suficiente, inclusive par ao público poder aguardar o atendimento de forma confortável.

Também devem ser disponibilizados, no mesmo prazo, dois aparelhos celulares para uso exclusivo do Conselho Tutelar; capacitação dos conselheiros tutelares; disponibilizar uma assistente social e uma psicóloga, com carga horária de trabalho de, no mínimo, 20 horas semanais, para que possam acompanhar os conselheiros, no exercício de suas atribuições legais, e que estejam em condições de lhes prestar o devido assessoramento de carácter técnico, mediante a elaboração de entrevistas, relatórios, etc., além de fornecer material de escritório e custeio. 

FONTE: MPCE

AUTOR: TIANGUÁ AGORA

EM SÃO BENEDITO (CE), SUSPEITOS DE MORTES SÃO CAPTURADOS DURANTE OPERAÇÃO QUE ENVOLVEU POLICIAIS CIVIS E MILITARES

Quatro suspeitos envolvidos no triplo homicídio, ocorrido na cidade de São Benedito, foram capturados após um trabalho em conjunto entre Policiais Civis e Militares nesse domingo (28). 

As investigações foram conduzidas pela Delegacia Regional de Tianguá, e os suspeitos foram localizados após diligências ininterruptas das forças de segurança.

Os primeiros a serem localizados no município foram os suspeitos identificados por Juranilson Alves (18) e um adolescente de 17 anos – ambos sem passagens pela Polícia. 

Os dois foram conduzidos à sede da Delegacia Regional de Tianguá, onde foram ouvidos e autuados. Seguindo com as diligências, os profissionais de segurança chegaram a Antônio Denilson Lopes Bezerra (20) – vulgo “Toim” sem antecedentes criminais; e Willames de Souza Martins (34) – conhecido por “Bombado” com antecedentes criminais por roubo, estupro de vulnerável, posse irregular de arma de fogo e contravenção penal. Ambos presos em Carnaubal.

Quando os agentes localizaram “Bombado”, ele precisou ser socorrido, pois havia tentado se matar ao ingerir uma substância venenosa. Após receber os atendimentos necessários, o suspeito recebeu alta médica e também foi encaminhado à Delegacia Regional de Tianguá. O quarteto foi autuado em flagrante pelos homicídios. 

A Polícia apreendeu ainda quatro facas, que foram encaminhadas à Perícia Forense do Estado (Pefoce) para serem analisadas. O objetivo é identificar se as armas foram utilizadas no crime.

O crime
As vítimas foram identificadas por Pedro Henrique de Oliveira Batista (18), com antecedentes criminais por furto e contravenção penal; Raimundo Nonato de Oliveira Batista (28) e Antônio Francisco de Oliveira Silva (20); os dois sem antecedentes criminais. 

De acordo com as investigações, as mortes ocorreram após uma discussão envolvendo as vítimas e o quarteto capturado, em um bar da região. 

Quando já estavam em outra casa, os três foram surpreendidos pelos homicidas, que os atacaram com golpes de facão e foice. Os corpos foram localizados na manhã do domingo.

FONTE: SSPDS 

AUTOR: TIANGUÁ AGORA

CEARÁ VIOLENTO: FINAL DE SEMANA MAIS VIOLENTO DO ANO, COM 33 MORTES EM ASSASSINATOS E ACIDENTES DE TRÂNSITO

O Ceará viveu um dos fins de semana mais violentos do ano. Entre a última sexta-feira (26) e a noite do domingo (28), 25 pessoas foram assassinadas no estado e outras oito morreram vítimas de acidentes de trânsito, totalizando 33 óbitos. 

A Grande Fortaleza, incluindo a Capital e os municípios metropolitanos, registrou um “banho de sangue”, com 17 assassinatos, incluindo a morte violenta de quatro mulheres, além de dois duplos homicídios. No interior, oito pessoas foram executadas, com o registro de um triplo crime de morte em São Benedito.

Dos 17 assassinatos na Grande Fortaleza, seis ocorreram na Capital, nos bairros Presidente Kennedy, Antônio Bezerra, Mondubim, Siqueira, Bonsucesso e Parque São José. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram 11 assassinatos nos seguintes Municípios: Caucaia (4), Maracanaú (2), Pacatuba (2), Itaitinga (2) e Guaiúba (1).

No Interior do Estado outras oito pessoas foram assassinadas. Na Região Norte (Interior Norte) foram cinco casos nos seguintes Municípios: São Benedito (triplo homicídio), Forquilha e Independência. Na Região Sul (Interior Sul), ocorreram três homicídios, em Tabuleiro do Norte, Jaguaretama e Juazeiro do Norte.

Acidentes

Oito pessoas morreram em acidentes de trânsito no Interior do Ceará no fim de semana nos seguintes Municípios: Araripe, Mauriti, Icapuí, Mombaça, Tauá, Monsenhor Tabosa, Penaforte e Tianguá. Todas eram ocupantes de motocicleta e se envolveram em quedas e colisões.

Veja a relação das vítimas dos acidentes fatais no fim de semana:

1- José Cândido da Silva Neto, tinha 41 anos e sofreu uma queda de sua motocicleta no Distrito de Pajeú, na zona rural de Araripe, no Cariri.

2 – Maciel Antônio Ezequiel, tinha 42 anos de idade, morreu em decorrência de uma queda de moto na rodovia estadual CE-152, no Sítio Queimada, Distrito de Palestina, em Mauriti.

3 – Carlos José de Freitas, faleceu em conseqüência de uma colisão envolvendo sua motocicleta no Distrito de Cajuais, no Município de Icapuí (Litoral Leste).

4 – Adolescente de 17 anos, morreu numa colisão entre sua motocicleta e outro veículo na rodovia estadual CE-363, localidade de Morada Nova, zona rural de Mombaça.

5 – Josué Batista do Nascimento, 40 anos, morreu vítima de queda de moto na BR-020, no Município de Tauá.

6 – Maria Isa Sousa Cavalcante, 64 anos, era garupeira de uma moto pilotada pelo marido. Os dois sofreram uma colisão na estrada que liga os Municípios de Catunda e Monsenhor Tabosa.

7 – Deivid Ruan Silva Lopes, morte em uma colisão na BR-116, no Município de Penaforte.

8 – Genézio Rodrigues do Nascimento, morte por colisão de sua bicicleta por um automóvel na localidade de Sítio Pitanga, na zona rural do Município de Tianguá.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM IGUATU (CE), JUSTIÇA BLOQUEIA R$ 240 MIL EM BENS DO PREFEITO, POR CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS

Ministério Público do Ceará(Foto: Sara Maia, em 10/1/2013)

Justiça decretou a indisponibilidade dos bens do prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor Couras (PDT). A decisão do juiz da 1ª Vara da Comarca de Iguatu, Eduardo André Dantas Silva, teve por base denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE) por abuso em contratações temporárias no Município. 

A ação civil pública por improbidade administrativa foi apresentada pelo promotor Fábio Vinícius Ottoni Ferreira, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Iguatu. O bloqueio de bens atinge até o limite de R$ 240 mil. No registro para a eleição de 2016, não constava nenhum bem informado pelo prefeito.
Ednaldo Lavor não declarou bens na eleição de 2016 (Foto: TSE)

O promotor afirma que, apesar de medidas para tentar regularizar a situação, não avança a substituição de temporários por servidores concursados.

O Ministério Público, com base em dados do Portal da Transparência, informa que havia 656 temporários em 2017, número que passou a 926 em 2018 e 1.394 em 2019. Uma alta de 112%.

Além do crescimento, as contratações, segundo o MPCE, teriam ocorrido em atividades rotineiras da administração pública, que devem ser preenchidas por concurso.

Além do bloqueio dos bens, o juiz determinou redução drástica do número de contratados, no prazo de 30 dias.

Outro bloqueio

No ano passado, o prefeito também teve bens e a renda bloqueados, até o limite de R$ 1,2 milhão. Naquela ocasião, a decisão foi do juiz da 3ª Vara da Comarca de Iguatu. O motivo na ocasião era a pintura de prédios públicos com as cores amarelo e laranja, usadas pelo prefeito e seu partido na campanha eleitoral. 

O bloqueio ocorreu após envio de recomendação formal do Ministério Público para que não fosse usada aquela identidade visual. O Ministério Público, à época, acusou o prefeito de improbidade administrativa por danos ao erário.

O POVO Online tenta contato com a Prefeitura de Iguatu. Nas ligações ao número que consta na página da administração no Facebook, a mensagem é de que o telefone não existe.

AUTOR: O POVO

segunda-feira, 29 de julho de 2019

EM CATINGUEIRA (PB), EMPRESÁRIO MORRE APÓS CAIR DE CAVALO DURANTE VAQUEJADA

FOTO: PORTAL T5

Um empresário do ramo de veículos morreu neste domingo (28), durante uma vaquejada que estava acontecendo no município de Catingueira, na Paraíba. Felizardo Félix Neto morreu quando o cavalo em que ele estava se assustou com um boi que passava na frente dele.

Após o susto do animal, o empresário caiu e o cavalo também sofreu uma queda, caindo em cima da vítima. Um vídeo gravado no momento do acidente mostra o momento em que tudo aconteceu.

O empresário ainda foi encaminhado em estado grave para o Complexo Hospitalar de Patos, no Sertão, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu a caminho da unidade de saúde.

AUTOR: G1

EM FORTALEZA (CE), HOMEM É MORTO A FACADAS POR COLEGA DE TRABALHO, DENTRO DE BORRACHARIA

Homem é morto na frente da mãe em borracharia, em Fortaleza. — Foto: Divulgação

Um homem identificado como Beto foi morto a facadas, neste domingo (28), dentro de uma borracharia localizada na Avenida Perimetral, na altura do Bairro Parque São José, em Fortaleza. A suspeita é que a vítima tenha sido assassinada por um colega de trabalho conhecido como Paulinho.

Conforme testemunhas, Beto e Paulinho brigaram há poucos dias. A discussão se deu por conta do sumiço de um pneu. Neste domingo, depois do almoço, Paulinho teria se dirigido a Beto já desferindo os golpes.

O G1 apurou que a mãe da vítima presenciou o crime. 

Beto morreu instantes depois e Paulinho fugiu em direção ao Bairro Mondubim. Policiais militares, Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) compareceram ao local do crime. O DHPP é responsável por investigar o ocorrido.

AUTOR: G1/CE

EM SALITRE (CE), GRUPO EXPLODE AGÊNCIA BANCÁRIA

A agência ficou totalmente destruída Foto: Reprodução/ SVM

Criminosos explodiram uma agência bancária, na madrugada desta segunda-feira (29), em Salitre, no interior do Ceará.

Equipes da Polícia Militar da região estão em buscas dos criminosos.

De acordo com moradores, por volta das 2h, ouviram explosões e vários disparos de armas de fogo. A agência ficou destruída, mas ainda não se sabe a quantia levada.

Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, 13 agências bancárias foram atacadas por assaltantes este ano.

AUTOR: G1/CE

EM FORTALEZA (CE), 4 MULHERES SÃO RAPTADAS, COLOCADAS EM PORTA-MALAS DE TÁXI E ESPANCADAS, UMA DAS VÍTIMAS MORREU

O crime aconteceu na noite deste domingo (28) — Foto: Paulo Sadat

Quatro mulheres foram agredidas a pedradas e com barra de ferro na noite deste domingo (29), no Bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Uma das sobreviventes relatou à Polícia Militar que o grupo estava em uma praça no cruzamento das avenidas Perimetral e Osório de Paiva, quando foi abordado por cinco homens em um táxi. Três delas foram colocadas no porta-malas e a quarta foi dentro do carro com os suspeitos.

Os homens pararam o carro na Rua Santa Terezinha, no Bairro Bonsucesso, e iniciaram as agressões. Logo em seguida, os criminosos deixaram as vítimas no local e fugiram.

As vítimas foram levadas para o hospital, mas uma delas não resistiu aos ferimentos. Ela foi identificada apenas como Carolina. As outras três feridas foram socorridas para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro.

A polícia suspeita que o grupo faça parte de uma facção criminosa. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram acionadas e iniciaram as investigações sobre o ocorrido. Ninguém foi preso.

AUTOR: G1/CE

EM MARACANAÚ (CE), JOVEM É ASSASSINADA COM TIRO NA NUCA QUANDO VENDIA TÊNIS

Ana Tainara foi morta com um tiro na nuca, conforme atestaram os socorristas do Samu

Subiu para 121 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2019. A mais recente vítima era uma jovem de apenas 20 anos, mãe de duas crianças de 1 e 3 anos de idade. Ela foi morta, a tiros, no fim de manhã desta sexta-feira (26), em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O caso está sendo apurado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que tem duas linhas de investigação.

Ana Tainara Matias Duarte estava trabalhando no calçadão do Conjunto Jereissati 3. Ela vendia calçados e no momento do crime carregava um saco com vários pares de tênis, segundo informou a Polícia. De repente, um homem se aproximou de Tainara e disparou um único tiro em sua cabeça. A bala atingiu a nuca da jovem, que caiu morta no asfalto, enquanto o atirador fugia do local em uma motocicleta pilotada por um comparsa.

A Polícia informou que o crime pode estar relacionado às atividades comerciais da vítima, uma disputa por espaço para vendas no local do crime. Outra linha de investigação aponta para um suposto feminicídio (passional).

Outro crime

Um flanelinha foi assassinado, a tiros, na tarde de ontem (26), no bairro Presidente Kennedy, na zona Oeste de Fortaleza. De acordo com a Polícia, a vítima, identificada apenas por Vando, foi atingida por vários tiros disparados por um homem que estava em uma bicicleta.

Policiais do DHPP estiveram no local em busca de informações e souberam que o rapaz estava trabalhando naquele local há cerca de quatro meses, logo após a morte do pai.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM CAUCAIA (CE), MAIS 2 JOVENS SÃO ASSASSINADOS NA "GUERRA" ENTRE AS FACÇÕES GDE E CV

Os dois rapazes foram executados a tiros dentro da residência. Um terceiro ficou ferido
Os dois jovens mortos no bairro Itambé na noite de sexta-feira (26)

A “guerra” entre as facções Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (CV) fez mais duas vítimas no bairro Itambé, na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na noite desta sexta-feira (26), bandidos mataram dois jovens dentro de uma residência. As vítimas foram fuziladas com tiros de pistolas, a maioria nas costas e cabeça.

O crime ocorreu por volta de 22h45, na Travessa Alexandre dos Reis, proximidades de uma fábrica de castanhas. Três jovens estavam na calçada da residência quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram os primeiros tiros. Na tentativa de escapar da morte, os três rapazes correram para dentro de casa.

Contudo, os atiradores invadiram a residência e atiraram outras vezes contra as vítimas. Dois jovens morreram no local e um terceiro ficou ferido, sendo socorrido em estado grave para o Hospital Municipal de Caucaia e transferido, sob escolta da Polícia Militar, para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), onde permanece com segurança da PM.

Os dois jovens mortos eram Adriano de Sousa Rocha, 20 anos de idade e o adolescente de 17 anos, identificado somente por Douglas. O jovem baleado, F.C.S.S.J, de 15 anos, recebeu tiros à queima-roupa no tórax e cabeça.

Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia Metropolitana de Caucaia (plantão), estiveram no local juntamente com várias patrulhas do 12º BPM, em busca de pistas para a identificação dos acusados. Até agora, porém, nenhum suspeito foi detido.

Outros crimes

O corpo de um homem que estava desaparecido há cerca de quatro dias foi encontrado na madrugada deste sábado (27) enterrado numa cova rasa, na localidade de Terrenos Novos, no bairro Alto do João Grande, em Pacatuba, Município da Região Metropolitana de Fortaleza.

A vítima, ainda não identificada oficialmente, teria sido assassinada e o corpo ocultado pelos assassinos. Policiais militares estiveram no local do crime e acionaram equipes da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e do DHPP.

Já no começo da manhã do dia (27), foi registrado mais um crime de morte em Caucaia. Um homem foi assassinado, a tiros, no bairro Planalto Caucaia. A ocorrência foi registrada por volta de 5h30.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM FORTALEZA (CE), CASAL É MORTO A TIROS PRÓXIMO AO QUARTO ANEL VIÁRIO

Um casal foi encontrado morto, na madrugada deste domingo, 28, às margens de uma barragem nas proximidades da rodovia Quarto Anel Viário, no bairro Messejana. 

Os dois apresentavam lesões provocadas por disparos de arma de fogo, informa a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Até o fechamento desta matéria, a SSPDS não tinha a identidade das vítimas. Nenhum suspeito foi preso até o momento. Inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar o caso.

Foi, pelo menos, o segundo duplo assassinato ocorrido na Região Metropolitana em menos de 48 horas. Na noite de sexta-feira, 26, dois jovens foram mortos a tiros no bairro Itambé, em Caucaia.

A secretaria reforça que informações que possam ajudar na resolução de crimes podem ser fornecidas, anonimamente, através do número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS. Informações podem ser transmitidas diretamente ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nos números (85) 3257-4807‬ ou ‪‪‪(85) 99111-7498‬ (Whatsapp).

AUTOR: O POVO

EM TIANGUÁ (CE), ATROPELAMENTO COM VÍTIMA FATAL É REGISTRADO NA MANHÃ DESTE DOMINGO

m homem de 56 anos morreu após ser atropelado por um veículo no inicio da manhã deste domingo (28), em Tianguá. 

O acidente aconteceu por volta das 06h30, no Sítio Pitanga (próximo a CE-187). 

A vítima foi identificada como GENÉZIO RODRIGUES DO NASCIMENTO. De acordo com informações ele residia na rua Adauto Rodrigues Damasceno, no bairro Santo Antônio e estava indo de bicicleta para o local de trabalho no Sítio Pitanga, quando foi colhido por um veículo ainda sem identificação.

O condutor do veículo se evadiu sem prestar socorro a vítima que não resistiu e veio a óbito no local. Uma equipe da Policia Rodoviária Estadual compareceu no local para as providencias cabíveis.

AUTOR: Ibiapaba 24 horas

EM SÃO BENEDITO (CE), 4 PESSOAS SÃO PRESAS SUSPEITAS DO TRIPLO HOMICÍDIO A GOLPES DE FACÃO

Quatro pessoas foram presas na tarde deste domingo, 28, suspeitas de cometerem o triplo homicídio registrado pela manhã na localidade de Sítio Caranguejo, Zona Rural de São Benedito (a 324 quilômetros da Capital).
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não tinha o nome dos suspeitos até o fechamento desta matéria. Mais informações seriam repassadas após a lavratura do inquérito policial.

Fonte da Polícia Militar, porém, repassou que uma testemunha informou aos policiais o nome de dois suspeitos, que bebiam com as vítimas na noite de sábado, 27. 

Williames de Sousa Martins, de 34 anos, e um adolescente de 16 anos foram capturados pela Polícia. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de Tianguá, que investiga o caso.

O crime

Pedro Henrique de Oliveira Batista, de 18 anos, Raimundo Nonato de Oliveira Batista, de 28 anos, e Antônio Francisco de Oliveira Silva, de 20 anos, foram encontrados mortos na manhã deste domingo em uma residência de Sítio Caranguejo. Os dois primeiros são irmãos. As vítimas tinham marcas compatíveis com golpes de facão. Todas as vítimas eram moradores da localidade.

AUTOR: O POVO

EM CANINDÉ (CE), ACUSADO DE ESTELIONATO É PRESO EM BLITZ DA PRF

Acusado seguia com destino a Fortaleza(Foto: Reprodução/ PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 40 anos durante blitz no município de Canindé, distante 121,3 km de Fortaleza. 

Um mandado de prisão pelo crime de estelionato estava aberto contra ele desde 18 de janeiro deste ano. Autuação ocorreu às 15 horas 30 minutos deste domingo, 28.

O acusado foi abordado na BR-020, na altura do quilômetro 320. Rumo a Fortaleza, o homem seguia junto a uma mulher, dois homens e um adolescente rumo a capital cearense.

Diante da circunstâncias, o condutor foi encaminhado pela PRF à Delegacia da Polícia Civil de Canindé.

AUTOR: O POVO

EM IBIAPINA (CE): LÍDER ESPIRITUAL ACUSADO DE ABUSO SEXUAL PODE TER FEITO MAIS VÍTIMAS, DIZ DELEGADO

Delegado Rômulo Sousa pede que vítimas de líder espiritual procurem a Polícia (Foto: REPRODUÇÃO/VÍDEO)

Há indícios de que existam mais vítimas do líder espiritual preso por suspeita de abuso sexual para além daquelas que já procuraram a Polícia denunciando os crimes. 


A informação é do delegado Rômulo Sousa, da Delegacia Regional de Tianguá. 

Pelo menos quatro vítimas já representaram contra Francisco Aucivam Pereira Linhares, de 29 anos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Confira a declaração do delegado Rômulo Sousa sobre o caso:

"Nós pedimos que essas possíveis vítimas se dirijam até a delegacia de Ibiapina ou mesmo de Tianguá para formalizar suas declarações e assim podermos apurar o fato com a maior isenção e a maior agilidade possível", afirmou o delegado, em vídeo disponibilizado pela SSPDS.

O delegado deu detalhes sobre as denúncias das vítimas e sobre a prisão de Francisco Aucivam. 


Conforme ele, o pai de santo dopava as mulheres que o procuravam para orientação espiritual e, em seguida, cometia os abusos. Outra maneira com que o pai de santo praticava os abusos, conta o delegado, era dizendo que "entidades espirituais" que teriam tomado seu corpo ordenavam os atos libidinosos.

Aucivam foi preso na sexta-feira, 26, por força de mandado de prisão. Ele foi cercado pelos policiais na casa onde oferecia os serviços espirituais, que também era a casa dele. 


Conforme Rômulo, o suspeito tentou se evadir, mas, ao ver que estava cercado, desistiu. Os policiais apreenderam uma garrafa do que parecia ser uísque. Ela será encaminhada à Perícia Forense, que verificará se a substância era usada para dopar as vítimas.

AUTOR: O POVO/LUCAS BARBOSA

quinta-feira, 25 de julho de 2019

COMEÇA HOJE O PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL DO PIS-PASEP 2019-2020

Começa a ser pago nesta quinta-feira (25) o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018. Os pagamentos começam a ser feitos pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho; no caso do Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem final da inscrição 0.

O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 receberá o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento.

O valor do abono pode chegar a 1 salário mínimo (R$ 998) e é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2018 receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12 e assim por diante. Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base 2018 completo.

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2018. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2017.

Calendário de pagamento do PIS
Calendário de pagamento do PIS — Foto: Reprodução/DOU

Calendário de pagamento do Pasep
Calendário de pagamento do Pasep — Foto: Reprodução/DOU

Para saber se tem direito e como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.
Veja como localizar o número do PIS na internet

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

AUTOR: G1

EM UBAJARA (CE), IDOSO DE 72 ANOS MORRE APÓS COLISÃO ENTRE MOTO E CAMINHÃO

Uma colisão envolvendo um caminhão e uma motocicleta resultou na morte de um homem de 72 anos, em Ubajara.

O sinistro ocorreu por volta das 10h30, na CE-187, nas imediações do Sitio Paraíso, na zona rural do município.

O condutor da moto foi identificado como JOSÉ EDMAR ALVES, que residia no Sítio Moitinga, em Ubajara. O mesmo não resistiu e morreu no local.
De acordo com informações da PM, o motorista do caminhão deixou o veículo no local do acidente e apresentou-se espontaneamente no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), sendo levado à Delegacia de Ubajara para as devidas providências. 

AUTOR: Ibiapaba 24 horas

EM TIANGUÁ (CE), POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR CRIME DE EXTORSÃO

Um homem de 26 anos foi detido pela Polícia Militar em Tianguá, por crime de extorsão. 

O caso ocorreu por volta de 23h30, da segunda-feira, (22), no bairro da Substação. O suspeito foi identificado como Antônio Cleilton Lopes de Abreu, com antecedente por tráfico de drogas. 

O mesmo também já havia sido preso em abril de 2016, após lesionar o irmão com três facadas, sendo autuado por tentativa de homicídio.
De acordo com informações do Sargento Rocha, Comandante da Guarnição, o indivíduo Antônio Cleiton teria tentado atear fogo na própria casa e feito ameaças a mãe de 91 anos. Com ele foi apreendido um punhal.
Ainda de acordo com informações do Sargento Rocha, a mãe do infrator confirmou as ameaças sofridas pelo filho, que exigia dinheiro para comprar droga.


Antônio Cleilton foi levado para Delegacia de Tianguá e apresentado ao Delegado Antônio Rômulo, o qual realizou a autuação por crime de extorsão. 

AUTOR: Ibiapaba 24 horas

EM FORTALEZA (CE), MOTORISTA DE ÔNIBUS PARA COLETIVO EM FRENTE A POLÍCIA DURANTE ASSALTO, SUSPEITOS FORAM PRESOS

Um motorista de ônibus parou o coletivo na frente do batalhão do raio para chamar atenção dos agentes durante assalto em Maracanaú. — Foto: Leabém Monteiro/SVM

Um motorista de ônibus parou o coletivo na frente de um batalhão do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) para chamar atenção dos agentes durante assalto em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, na noite desta terça-feira (23). 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dois suspeitos foram presos. Os objetos retirados dos passageiros foram recuperados.

Segundo a Polícia Militar, um dos suspeitos ameaçou o motorista com uma faca na frente do batalhão para que ele continuasse o percurso. Cerca de um quilômetro depois, os assaltantes desceram e os policiais do Raio os abordaram.

Em nota, a SSPDS informou que o primeiro suspeito, Paulo Sérgio de Lima Gurgel, 29 anos, já tinha antecedentes criminais por roubo, estupro de vulnerável e crime contra a administração pública. Paulo estava em um matagal no Bairro Distrito Industrial.

Já o segundo envolvido é um adolescente de 17 anos e foi localizado momentos depois, quando tentava se desfazer de vários bens roubados dos passageiros do ônibus.

A dupla foi encaminhada para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú. Os bens roubados foram devolvidos aos passageiros. O condutor do veículo ficou com arranhões e nenhum passageiro ficou com ferimentos.

AUTOR: G1/CE

EM ACARAÚ (CE), CORPO ENCONTRADO CARBONIZADO E ENTERRADO EM QUINTAL DE CASA É DE PROFESSORA DESAPARECIDA

Maria Ticiane Ferreira Nascimento estava desaparecida desde o dia 14 de julho. — Foto: Arquivo pessoal

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (24) suspeito de matar a própria mulher e enterrar o corpo no quintal de casa, em Acaraú, no Ceará. A vítima, que estava desaparecida desde o dia 14 de julho, foi encontrada carbonizada nos fundos da residência.

O corpo foi recolhido ainda na noite de quarta e levado para o núcleo da Perícia Forense de Sobral, onde familiares reconheceram que se tratava da professora Maria Ticiane Ferreira Nascimento, de 26 anos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o companheiro de Ticiane, o paulista Ivanildo Manuel dos Santos Nascimento, 27 anos, que havia registrado um Boletim de Ocorrência pelo desaparecimento da mulher no dia 16 de julho, confessou o crime e alegou que a motivação foi uma suposta traição.

Diante da confissão do crime, um mandado de prisão foi decretado contra o suspeito, que foi detido e levado para o Complexo de Delegacias Especializadas, em Fortaleza, onde permanece à disposição da Justiça.

Casal estava junto há 14 anos e tem quatro filhos

A professora Maria Ticiane Ferreira Nascimento e o técnico de laboratório Ivanildo Manuel dos Santos Nascimento estavam juntos há 14 anos e tinham quatro filhos, de 11 anos, 10 anos, 5 anos e 3 anos.

De acordo com Santana Maria dos Santos Nascimento, tia da vítima, no dia do desaparecimento, Ivanildo Manuel chegou na casa dos familiares de Ticiane, em Acaraú, de manhã bem cedo, com os filhos do casal. “A gente perguntou pela Ticiane e o Ivanildo disse que ela tinha saído e ele não tinha conseguido falar com ela”, afirma.

Santana Maria relata que ao longo do dia a professora não apareceu e os familiares ficaram questionando Ivanildo. “A gente ficou fazendo perguntas e ele disse que a Ticiane tinha ido embora de casa levando roupas e dinheiro”.

Conforme a tia da jovem, os dias foram passando e a família começou a desconfiar da versão de Ivanildo, já que a vítima havia deixado todos os documentos em casa. “Cheguei a perguntar a ele porque não ia procurar descobrir o paradeiro da Ticiane e ele só respondia que não deixaria de trabalhar para ir em busca da mulher que poderia estar com outro”, enfatizou.

Segundo Santana, após prestar depoimentos na delegacia de Acaraú, o marido da sobrinha confessou o crime. “A gente não esperava que isso fosse acontecer, pois eram um casal unido e a família estava sempre junta”.

Os familiares descrevem Maria Ticiane como uma pessoa alegre, que tinha muitos amigos e zelava pelos filhos. A jovem trabalhava em duas escolas da cidade de Acaraú.

AUTOR: G1/CE

EM URUBURETAMA (CE), DEFESA DO PREFEITO AFASTADO PEDE ANULAÇÃO DE SESSÃO QUE O AFASTOU

José Hilson de Paiva foi eleito prefeito de Uruburetama em 2016 (Foto: Fábio Lima)

A defesa de José Hilson de Paiva, médico e prefeito afastado de Uruburetama, solicitou nessa terça-feira, 23, a anulação da sessão que o afastou do cargo. O pedido foi feito à Vara Única da Comarca de Uruburetama.

Em documento, a defesa considera que o afastamento foi julgado indevidamente e afirma que Maria Stela Gomes Rocha, presidente da Câmara Municipal, convocou sessão ordinária durante período de recesso, em dia e horário que não estariam previstos no Regimento Interno.

Ainda no documento, a defesa considera que os processos político-administrativos de cassação têm caráter punitivo e que há indícios de violação dos princípios constitucionais, por isso estando "sujeitos à revisão pelo Poder Judiciário".

O ofício considera que "embora o impetrante esteja preso preventivamente, a nulidade da sessão não deixa de ocorrer, devendo ser tornado sem efeito o Decreto 002/2019, que suspendeu o impetrante de suas funções de prefeito".

A defesa também cita a existência de um processo de extorsão (Proc. nº 0137230- 15.2018.8.06.0001), que tramita na 6ª Vara Criminal de Fortaleza, em que Arthur Nery, vice-prefeito de Uruburetama, e Alexandre Nery, vereador filho do vice-prefeito, foram indiciados.

O motivo seria uma ameaça de Arthur, de que espalharia fotos e vídeos íntimos de José Hilson caso não assinasse uma carta de renúncia ao cargo de prefeito. A defesa afirma que Alexandre mandou, por terceiro, uma carta-renúncia para ser assinada pelo médico, juntamente com cópias das fotografias íntimas.

AUTOR: O POVO

quinta-feira, 11 de julho de 2019

EM SÃO PAULO, ECONOMISTA PEGA 30 ANOS DE PRISÃO POR MATAR A EX COM 19 FACADAS

Consultor Chateaubriand Bandeira Diniz Filho, de 51 anos, foi considerado culpado por feminicídio; ele matou a ex-mulher, Mariana Marcondes, 43, com 19 golpes de faca — Foto: Reprodução/TV Globo e Arquivo pessoal

O economista Chateaubriand Bandeira Diniz Filho, de 51 anos, foi condenado a 30 anos de prisão, em regime fechado, por matar a facadas a companheira Mariana Marcondes, em setembro de 2016. O julgamento terminou no final da noite desta quarta-feira (10), no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. 

Ele foi considerado culpado por feminicídio: motivo torpe, meio cruel, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e pelo fato de a vítima ser uma mulher.

Em sua decisão a juíza Marcela Raia de Sant'Anna, do 1º Tribunal do Júri, destacou que o réu praticou crime gravíssimo, "cometido com o emprego de 19 facadas, na presença dos filhos menores do casal, em contexto de violência doméstica e familiar".

O julgamento começou por volta das 13h30.

O economista matou a bancária com 19 facadas no dia 19 de setembro de 2016 no apartamento onde Mariana morava, no Belenzinho, Zona Leste, com os dois filhos que teve com Chateaubriand. 

Ela tinha 43 anos e acabou morta na frente das crianças, segundo a acusação. Depois de matar a ex, Chateaubriand foi com os filhos para o Rio de Janeiro. Câmeras de segurança gravaram esse momento da fuga.

Feminicídio
Mulher é encontrada morta dentro de casa na Zona Leste da capital

Procurado, o assassino deixou as crianças com a família e se apresentou à polícia de São Paulo no dia 20 de setembro, alegando que cometeu o crime para se defender das agressões de Mariana após uma discussão. Em seguida foi preso por determinação da Justiça, mas foi solto, sendo detido novamente em 2017.

O Ministério Público (MP) defendeu outra versão para o crime: a de que o economista não aceitava o fim do relacionamento e decidiu matá-la.

“Chateaubriand percorreu todo o ciclo clássico da violência contra a mulher. Ele já a agredia antes. O feminicídio foi o último episódio da série de agressões que vinham acontecendo”, falou ao G1o promotor Felipe Eduardo Levit Zilberman.

Lei Maria da Penha

Mariana já havia denunciado Chateaubriand à polícia por agressão e cárcere privado quando esteve casada com ele. O economista também fez um boletim de ocorrência contra a bancária. O então marido chegou a ser condenado pela Lei Maria da Penha, acusado de bater e ameaçar a mulher.

Em 2015, a Justiça deu a guarda dos filhos para Mariana, que já estava separada de Chateaubriand, que trabalhava como consultor financeiro, e determinou que o pai pagasse pensão. Mas, em 2016, desempregada, ela voltou a morar com o ex-marido. A última briga foi por causa de mensagens em um celular.

A discussão teria começado em um churrasco e, já no apartamento, Mariana teria corrido para o banheiro com uma faca. Chateaubriand teria forçado a entrada no banheiro, se cortado e sido mordido, momento em que pegou a faca, e desferiu golpes na bancária.

Segundo os peritos, antes de ser morta Mariana foi espancada pelo economista, pois havia muito sangue no apartamento.

Atualmente, os filhos deles, um menino de 9 anos e uma menina de 12 anos, estão sob a guarda da família materna.

AUTOR: G1/CE

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics