I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM, FORTALEZA-CE

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 30 de abril de 2016

APÓS FINAL DE RELACIONAMENTO, AGRICULTOR É ENCONTRADO SEM VIDA DENTRO DE LAGOA NA ZONA RURAL, EM GRANJA (CE)

A Polícia Militar registrou uma morte por afogamento durante a tarde de sexta-feira, 29, na Lagoa do Jacurutu, localizada na zona rural do município de Granja. Conforme informações repassadas pela polícia, a vítima foi o agricultor Adailton Alves de Sousa, 37 anos, natural de Granja e residente na localidade de Canto dos Tucuns.

Os policiais foram informados que a vítima havia terminado um relacionamento amoroso recentemente e depois disso teria se dedicado a bebedeira. Familiares sempre o alertavam e pediam que ele se recuperasse, que iniciasse uma nova vida.

Já durante a manhã de sexta-feira, 29, por volta das 09h00, a vítima foi vista sozinha na beira da lagoa citada e após esse horário não foi mais vista por ninguém e nem retornou para sua residência.

Familiares e amigos, cientes do seu estado de sofrimento, passaram a se preocupar e então se mobilizaram e passaram a procura-lo. Já por volta das 15h, o corpo da vítima já sem vida foi encontrado às margens da Lagoa do Jacurutu. 

A polícia foi informada e enviou uma equipe para a localidade para resguardar o local do sinistro. A Pefoce compareceu ao local e após os serviços de praxe conduziu o corpo do agricultor para o IML de Sobral.

AUTOR: Camocim Polícia 24h

JUSTIÇA NEGA ILEGALIDADE DA GREVE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL, NO CEARÁ

A desembargadora Helena Lúcia Soares, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), negou a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual, deflagrada na última segunda-feira, 25.
No despacho, publicado na tarde desta sexta-feira, 29, a desembargadora diz que as motivações alegadas pelo Governo do Estado para a ilegalidade do movimento grevista não são suficientemente fortes para tal decisão.

O Sindicato dos Professores e Servidores de Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc-Sindicato) havia protocolado uma petição reforçando a legitimidade e legalidade da greve.

“A decisão abona as ações efetivadas pela diretoria do Sindicato APEOC durante as assembleias gerais, no sentido de agir dentro dos parâmetros legais que regulamenta o Direito de Greve. Dessa forma, fica comprovado que o Sindicato atou com prudência e responsabilidade na decretação da GREVE e quem vai ganhar é a categoria”, afirma Fabiano Aldo, advogado do Sindicato APEOC.

O presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, alega que o Governo quer interromper o greve porque tem seus interesses. “Estamos há 120 dias sem reajuste. Além disso, as escolas estão passando por um momento crítico, com fechamento de espaços pedagógicos, deficiência na oferta da merenda e outros problemas. A categoria só deflagrou a greve porque nossa pauta não avançou”.

Reivindicações

Os professores da rede estadual decretaram greve no último dia 20, em assembleia realizada no Ginásio Poliesportivo da Parangaba.

A categoria pede reajuste de 12,67%, além da convocação dos professores reclassificados no concurso de 2013, efetivação dos direitos de estabilidade, implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e ampliação definitiva da carga horária.

A rede estadual possui 705 escolas do Ensino Médio, com 445 mil alunos e 13.863 professores efetivos nas unidades escolares.

AUTOR: O POVO

ESCAVAÇÃO COM 1 METRO DE PROFUNDIDADE É DESCOBERTA NO CENTRO DE TRIAGEM, EM CAUCAIA (CE)

FOTO: VIA WHATSAPP

Durante uma vistoria de rotina feita por policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Choque (BPChoque) e agentes penitenciários foi descoberta uma escavação de aproximadamente 1,2 metros de profundidade e 40 centímetros de diâmetro no Centro de Triagem e Observação Criminológica, em Caucaia, por volta das 18 horas desta sexta-feira, 29.

O POVO apurou que o princípio de túnel foi descoberto durante uma vistoria de rotina, em que foram encontrados cossocos, baterias de celulares e facas artesanais, no entanto não foi divulgado o balanço da vistoria. Mais de 20 policiais militares do BPChoque participaram da ação.

"Era uma vistoria de rotina em uma das vivências, na cela de número 3 da Rua A e foi detectado o buraco. Estava na primeira fase e não dava acesso ao lado de fora, não havia sido feita a curva. Estava com água, pois o terreno lá, a mediada que foram cavando, ficou um poço de água", relata.

Sobre o material utilizado para a escavação, a fonte afirma que não foi encontrada barra de ferro ou qualquer ferramenta dentro da cela, que pudesse servir para construir o túnel.

Fuga
Na última segunda-feira, 25, um outro túnel, com aproximadamente cinco metros de comprimento, foi utilizado para a fuga de 30 detentos, também no Centro de Triagem de Caucaia.

12 internos foram recapturados, mas 18 seguem foragidos. O túnel era localizado na Rua C do Pavilhão 2 e dava acesso a área externa à muralha.
Sindicato

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Valdomiro Barbosa, o local onde foi achado o buraco é no pavilhão ao lado do que foi construído o túnel da fuga.

Conforme o sindicalista, são nove agentes no plantão para custodiar 1.500 presos que quebraram os portões e estão soltos nas vivências.

AUTOR: O POVO

ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APREENDIDA SUSPEITA DE LATROCÍNIO QUE VITIMOU FRANCÊS, EM CAUCAIA (CE)

Uma jovem de 15 anos foi apreendida na tarde desta sexta-feira, 29, suspeita de envolvimento no latrocínio (roubo seguido de morte) do francês Gregório Finidori, de 51 anos. O estrangeiro foi encontrado morto com marcas de espancamento no último dia 18, na Urucutuba, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

Segundo o sargento Michel Mendonça, da Força Tática de Apoio (FTA), do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Caucaia, a partir de denúncias os policiais militares chegaram até uma casa de prostituição no Picuí, que também fica em Caucaia. Lá, a jovem foi ouvida pelos policiais e teria confessado o crime.

"Ela chamou ele para um programa e os outros três o abordaram e deram coronhadas, colocaram ele dentro do carro e levaram ele para o lugar onde foi morto", afirma o PM. Na ação, o sargento diz que foram roubados o carro da vítima, dinheiro e objetos pessoais.

De acordo com Michel Mendonça, a casa de prostituição foi fechada durante a operação da Força Tática de Apoio (FTA) do 12° BPM, que foi responsável pela apreensão da adolescente.

"Encontramos o coldre do revólver utilizado no crime na casa de um dos suspeitos. Eles não atiraram, pois não havia munição. Então, utilizaram espancamento para matar a vítima", relatou.

A jovem será encaminhada à Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) e os outros três envolvidos foram identificados, mas ainda não foram presos.

AUTOR: O POVO

"BOA NOITE CINDERELA": MULHER PRESA PELA MORTE DE PAULISTA CUMPRIA SEMIABERTO PELO MESMO CRIME, EM FORTALEZA (CE)

Francisca Franciene da Silva tem 16 passagens na polícia por roubos mediante dopagem/ DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL

Foi presa a mulher acusada da morte do paulista Paulo Ferreira do Nascimento, vítima de um golpe conhecido como "Boa Noite, Cinderela", em 15 de junho de 2015. Apontada como prostituta, Francisca Franciene da Silva, de 46 anos, já possuía 15 passagens pela polícia por crimes com o mesmo modus operandi. Inclusive, ela cumpria pena em regime semiaberto por roubo do gênero. Na Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), ela já é conhecida há setes anos pela prática, afirma a delegada Adriana Arruda. No entanto, esta foi a primeira morte registrada pela Deprotur em uma ação de Franciene.

Os detalhes da prisão foram repassados em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 29. Segundo a delegada, Neide, como é conhecida, foi presa enquanto abordava possíveis vítimas, na avenida Beira-Mar, na noite desta quinta-feira, 28. A prisão foi realizada por policiais militares do Serviço Reservado do Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (Bptur), que a reconheceram devido a imagens compartilhadas pela delegada, em cumprimento a um mandado de prisão decorrente do inquérito do homicídio de Paulo Ferreira do Nascimento. Um outro inquérito da Deprotur também apontava Franciene como autora de um "Boa Noite, Cinderela".

Com a suspeita, a polícia encontrou comprimidos de Rivotril, medicamento ansiolítico e anticonvulsivo que ela utilizava na bebida das vítimas para dopá-las. Também foram encontrados um canivete, vários chips de celulares e extrato bancário cujo saldo apontava R$ 14 mil. Adriana Arruda acredita que o dinheiro é proveniente das ações criminosas, uma vez que Franciene não tem trabalho formal.

Relembre o caso

Paulo Ferreira do Nascimento foi encontrado morto em uma pousada na avenida Dom Manuel, no Centro. Segundo informações de funcionários, ele se hospedou acompanhado de uma mulher na noite de sábado, 13 de junho. Na segunda-feira, uma funcionária da pousada chegou a bater na porta para certificar-se de que ele estava bem. "Ela teria escutado a voz de Paulo e percebido que o homem estava um pouco 'alterado'. Horas depois, o hóspede foi encontrado já sem vida", noticiou O POVO Online em 15 de junho.

A suspeita inicial era de que o homem de 56 anos havia morrido por causas naturais. A filha da vítima afirmou à polícia civil que Paulo tinha diabetes. Adriana Arrusa levantou a possibilidade de a morte ter sido causada por ausência de insulina, já que, dopado, ele não teria conseguido ministrar-se. Exame de corpo de delito apontou um elevado nível de benzodiazepina, substância encontrada no rivotril. Reação alérgia também foi apontada pela delegada como possível causa da morte.

Saiba Mais

Segundo Adriana Arruda, no período de um ano, a Deprotur investigou três casos de "Boa-Noite, Cinderela". Dois deles resultaram em morte: além de Paulo Ferreira do Nascimento, o turista francês Jean-michel Ulveling Gérard foi encontrado morto, em um flat no Meireles. Maria Veroneide Pinheiro do Nascimento confessou a ação. O terceiro caso também foi resolvido e a acusada, presa, afirma a delegada.

AUTOR: O POVO

sexta-feira, 29 de abril de 2016

HOMEM É ASSALTADO E OBRIGADO A EMPURRAR CARRO DO LADRÃO, NA PARAÍBA

Homem foi obrigado por assaltante a empurrar o carro na fuga, em João Pessoa (Foto: Reprodução)

Um homem foi assaltado na porta da sua própria casa no bairro do Bancários, em João Pessoa, e ainda foi obrigado a empurrar o carro do assaltante, que na fuga teve problemas mecânicos. As imagens de um circuito interno próximo ao local do crime foram disponibilizadas nesta quinta-feira (28), mas o crime aconteceu no domingo (24), por volta das 22h.

A vítima, que se identificou apenas como Fábio, explicou que o crime aconteceu quando ele estava sentado e distraído na porta de sua casa. “Um carro branco passou por mim, parou, desceu um moreno, me abordou e disse que era um assalto. Pegou celular, levou. Quando entrou no carro, ele não pegou. Ele desceu do carro, bateu no meu peito e mandou eu empurrar o carro. Eu disse: eu empurro, não tem problema não. Logo pegou, ele entrou no carro e foi embora”.

Ainda segundo Fábio, apesar do carro ter pegado no primeiro momento, em seguida ele parou novamente, em um trecho mais à frente do local do crime. Ele não soube dizer se o carro conseguiu transitar novamente, mas acredita que sim. A vítima do assalto disse ainda que tentou procurar a polícia, mas não encontrou nenhum policial na região.

AUTOR: G1/PB

CARRO FORTE É ASSALTADO POR QUADRILHA ARMADA COM FUZIS EM EMBOSCADA NA BR-122, NO CEARÁ

O carro-forte foi atingido por muitos tiros e teve o cofre explodido (Foto: Repodução WhatsApp)

Uma quadrilha fortemente armada assaltou, no começo da tarde desta sexta-feira (29) um carro-forte e roubou todo o dinheiro que era transportado e que iria abastecer as agências bancárias de duas cidades do Sertão Central cearense.

O grupo era formado por cerca de 15 homens fortemente armados – inclusive com fuzis – e que ocupavam, pelo menos, três veículos. O carro-forte da empresa de segurança privada Prosseguir foi atacado pelos ladrões na rodovia BR-122, no trecho que liga os Municípios de Ibaretama e Quixadá, conforme informações da Polícia.

A emboscada aconteceu na Localidade de Triunfo, no Distrito de Pirangi, em Ibaretama, quando os criminosos dispararam muitos tiros contra o blindado, obrigando o motorista a parar o veículo. Em seguida, os assaltantes ameaçaram explodir o carro-forte com os vigilantes dentro. Rendidos, os funcionários da empresa de segurança se renderam.

Com as mãos levantadas para o alto, os vigilantes foram desarmados e obrigados e sair correndo em direção ao matagal. O passo seguinte foi a quadrilha explodir o cofre e roubar todos os malotes que estavam acondicionados ali, já separados, destinados às agências bancárias de Quixadá e Quixeramobim.

Cerco policial

Após a fuga dos bandidos, os vigilantes retornaram do matagal e foram socorridos pelas pessoas que passavam pela estrada. A Polícia foi acionada através de telefone celular. Patrulhas do 9º BPM (Quixadá) e de cidades vizinhas foram mobilizadas para a operação de caça aos assaltantes.

As últimas informações passadas pelo comandante do 9º BPM, tenente-coronel Calixto, revela que o bando teria sido visto, pela última vez, seguido em direção ao município de Ibicuitinga (a 190Km de Fortaleza).

De Fortaleza seguiram patrulhas do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para auxiliar nas buscas aos criminosos.

AUTOR: Ceará News 7

APÓS ESPANCAMENTO DENTRO DE CELA, POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGA, DINHEIRO E CELULAR NA CADEIA PÚBLICA, EM CHAVAL(CE)

Detentos acusados da posse do objetos

Em virtude de um espancamento de um detento ocorrido durante a manhã de quinta-feira, 28, na cadeia pública de Chaval, o agente plantonista junto com os pm’s dessa cidade e com apoio dos policiais do destacamento de Barroquinha, resolveram realizar uma vistoria na cela onde houve o espancamento.

Com os detentos João Carlos de Sousa Barros, vulgo “Mamador”, e Daniel Alves Oliveira, vulgo “Risca Faca”, foram encontrados uma considerável quantidade de maconha, um aparelho celular e a quantidade de R$ 50,00.

Diante do flagrante os detentos foram conduzidos para a DPC de Chaval onde contra eles foi feito um TCO com base no artigo 28 da lei dos entorpecentes (consumo de drogas) e foram reconduzidos às celas da cadeia pública da cidade.
Material apreendido

Participaram da ocorrência: Subtenente Marcos, Sgt Santiago, Sgt C. Félix, Cb Clemente, Sds Targino, Freitas, Thaynan, Felipe Brito e Agente Givanildo Ferreira.

AUTOR: Camocim Polícia 24h

PROFESSORES ESTADUAIS DA IBIAPABA PROTESTARAM EM UBAJARA (CE)

Em greve, professores estaduais da Ibiapaba se reuniram para realizar manifestação em Ubajara.

Professores da rede estadual de ensino do Ceará estão em greve desde o último dia 22 de abril. A categoria pede um reajuste de 12,67%, alegando que o setor dispõe de fontes próprias de financiamento, como o Fundeb.

Além do reajuste salarial, os professores pedem melhorias nas condições de ensino e nas estruturas das escolas; liberação de processos relativos à estabilidade, ascensão funcional e progressão; manutenção e ampliação dos espaços pedagógicos e regulamentação do pagamento da verba da merenda escolar, dentre outras.
Ibiapaba

Professores estaduais de Ubajara, Ibiapina e Tianguá realizaram nesta quinta-feira (28), um protesto no município de Ubajara. A concentração dos manifestantes aconteceu na praça do relógio.

Alunos e população se juntaram para apoiar a luta dos profissionais da educação, fazendo uma caminhada pela cidade com cartazes e palavras de ordem pedindo a valorização da categoria.

AUTOR: UBAJARA NOTÍCIAS

ADOLESCENTES TENTAM FUGIR DE CENTRO EDUCACIONAL, EM FORTALEZA (CE)

Uma tentativa de fuga foi registrada na tarde desta quinta-feira, 28, no Centro Socioeducativo Passaré. De acordo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o grupo tentou abrir um buraco no muro da unidade, mas ação foi controlada por instrutores do equipamento e policiais militares.

Segundo informações do Batalhão de Choque, alguns dormitórios foram danificados. No último dia 8, houve um princípio de motim no mesmo centro educacional. Na ocasião, a PM informou que o ato foi de pequenas proporções.

AUTOR: O POVO

INTERNAS DE UNIDADE PRISIONAL VÃO SE TORNAR "MODELOS POR 1 DIA", EM AQUIRAZ (CE)

Nesta sexta-feira, cerca de 20 detentas concluíram cursos de maquiagem dentro da prisão/ DIVULGAÇÃO

Internas de uma unidade prisional serão modelos de uma coleção de roupas sustentáveis produzidas pelas alunas de costura do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE) de Aquiraz. O desfile Sustentabilidade na Moda acontecerá nesta sexta-feira, 29, às 13h, no pátio poliesportivo do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. O evento é promovido pelo Senac em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).

Para apresentar a linha de roupas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), as estudantes de costura convidaram 15 mulheres do presídio para desfilarem vestidas pelas suas criações. As “modelos por um dia” serão maquiadas por nove detentas, que participaram do curso de maquiagem realizado dentro da unidade prisional. As modelos integram a oficina de costura do presídio.

Ações como essas estimulam as internas a deslumbrar novas perspectivas de futuro quando estiverem fora da unidade prisional. Para Cristiane Gadelha, esse contato com as alunas do Senac é um momento rico. “Esse é um momento muito rico, pois faz com que elas sintam-se próximas dessa realidade e sejam estimuladas a aprender mais, investir em uma profissão enquanto estão dentro do cárcere”, afirma.

Nesta quarta-feira, 27, 20 mulheres do presídio concluíram um curso de maquiagem promovido pelo Senac/CE e o Sebrae, por meio do projeto Querer. A ação visa estimular e ensinar um empreendedorismo entre as mulheres. Ainda este ano, 60 vagas serão ofertadas. 

AUTOR: O POVO

GOVERNO DESISTE DE OBRIGAR EMPRESAS A OFERECEREM BANDA LARGA ILIMITADA

O órgão desistiu de preparar um termo de compromisso que obrigava as empresas da área a oferecerem pelo menos uma opção de plano de internet ilimitada aos seus clientes/FOTO REPRODUÇÃO

O Ministério das Comunicações mudou a posição em relação à internet ilimitada. O órgão desistiu de preparar um termo de compromisso que obrigava as empresas da área a oferecerem pelo menos uma opção de plano de internet ilimitada aos seus clientes. A informação foi publicada na Folha de São Paulo.

A proposta anterior era de que as empresas pudessem oferecer planos restritivos de internet, mas que também disponibilizasse ao menos uma alternativa ilimitada.
Em vídeo postado no site do Ministério das Comunicações, André Figueiredo, titular da pasta, afirmou que o objetivo era que o termo ficasse pronto até o final deste mês, fazendo as empresas a adotarem compromissos de “respeito ao usuário”.

"O Ministério das Comunicações vai continuar acompanhando a evolução do assunto, sem considerar necessária a formulação, neste momento, de termos de compromisso com as operadoras", afirmou o órgão em nota oficial.

Desistência do termo

A desistência em relação ao termo se deve ao fato de a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) ter proibido por período indeterminado a prática das franquias, forçando as empresas a não cortar a internet ou reduzir velocidades de nenhum de seus clientes, mesmo que a medida esteja prevista em contrato.

A medida da Anatel é uma vitória temporária daqueles que protestam contra as franquias de internet. À matéria da Folha de São Paulo, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) se pronunciou sobre o assunto. "A decisão da Anatel de suspensão dos contratos com franquias de dados deve ser vista como um recuo estratégico da agência".

AUTOR: O POVO

TV E RÁDIO ANALÓGICOS SERÃO DESLIGADOS EM FORTALEZA (CE), EM 26 DE JULHO DE 2017

Dia 26 de julho de 2017 é o limite para a transição da transmissão analógica dos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital , o SBTVD-T, para Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral. 

A data foi oficializada no Diário Oficial da União desta quinta, 28. Na data, será desligado a transmissão analógica.

Outros municípios também estão contemplados para a mudança no mesmo dia. São eles: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. Além disso, Barbalha, Caririaçu, Missão Velha, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú.

A mudança para o sistema SBTVD-T teve início em 1º de janeiro de 2015 e segue até 31 de dezembro de 2018.

AUTOR: O POVO

quinta-feira, 28 de abril de 2016

APÓS 15 DIAS INTERNADA NO HUT, MORRE MENINA QUE TERIA SIDO USADA EM RITUAL, NO PIAUÍ

Menina estava internada no Hospital de Urgência de Teresina (Foto: Fernando Brito/G1)

A diretoria do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou na manhã desta quinta-feira (28) a morte da menina de 10 anos, vítima de um possível ritual. Ela estava internada em estado grave desde o dia 14, quando deu entrada na unidade de saúde com intoxicação, com o corpo cheio de cicatrizes em forma de cruz e o cabelo raspado.

O diretor do hospital, Gilberto Albuquerque, informou que a criança havia entrado em um quadro de insuficiência renal com posterior falência múltipla dos órgãos. Por volta de 9h30 desta quinta-feira (28) ela teria tido uma parada cardíaca que culminou na morte da menina. Segundo o diretor, familiares da criança foram avisados e se encontram na unidade de saúde.

Albuquerque disse ainda que o corpo de menina será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde será investigada a causa da morte.

"Caso seja comprovado que a menina faleceu após ter sido envenenada o corpo será transferido para o Instituto Médico Legal (IML), mas se ela tiver sido vítima de morte natural, o corpo será liberado para o velório" declarou.
Liquido que a criança pode ter ingerido (Foto: G1)

A direção do HUT já tinha informado que a menina apresentava falência dos sistemas nervoso e renal. Disse também que os médicos aguardavam o laudo de exame pericial feito no líquido ingerido por ela para poder abrir protocolo e investigar a morte cerebral.

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente passou a investigar o caso. Para a polícia, os pais da vítima relataram que frequentavam um salão de umbanda em Timon, no Maranhão, para tratar a asma da filha e pagariam R$ 3 mil pelo tratamento. A mãe prestou depoimento na segunda-feira (25) e confessou ter dado a bebida com ervas e açúcar para a filha.

Abuso Sexual
A menina passou por exame de corpo de delito e o liquido foi encaminhado para perícia. Na terça-feira (27), a unidade de saúde solicitou uma nova perícia para investigar a suspeita de abuso sexual na menina.
Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, falou sobre estado da garota (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Segundo o diretor da unidade, Gilberto Albuquerque, a paciente apresenta papilomas (verugas) nas cordas vocais, que podem ser transmitidas sexualmente através do vírus HPV.

"É um procedimento da unidade solicitar este tipo de exame a toda paciente em estado de coma, especialmente do sexo feminino. Como a menina apresentava lesões sugestivas de maus tratos, entre eles se incluem a provável violência sexual, decidimos solicitar esta nova perícia feita pela Samvis [Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual]", explicou Gilberto Albuquerque.

Ainda de acordo com o diretor, a menina passou dois processos cirúrgicos para retirada de papilomas nas cordas vocais em 2014, no Hospital Infantil, e em 2015, no HUT. Na época em que a criança esteve na mesma unidade, a direção comunicou o caso ao conselho para investigação.

"Como o problema é recorrente na paciente, isso é sugestivo do papilomas vírus, que pode ser transmitido sexualmente. Vamos esperar o resultado da perícia técnica para confirmar se houve abuso", informou o diretor.

A conselheira Socorro Arrais alegou que o IV Conselho Tutelar, por ter sido criado recentemente, não recebeu as denúncias sobre as suspeitas de abuso da criança. Ela informou que vai procurar em outros conselhos para saber detalhes do caso.
UTI do Hospital de Urgência de Teresina (Foto: Catarina Costa/G1)

Investigação
A promotora Vera Lúcia, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina, contou ao G1 ter solicitado instauração de inquérito para apurar os maus tratos e outros tipos de violência na menina internada. Segundo ela, a mãe prestou depoimento na segunda-feira (25) e confessou ter dado a bebida com ervas e açúcar para a filha.

"A mãe será responsabilizada pela indução da criança até a morte ao tomar esta bebida, sem nenhum tipo de recomendação médica. Por isso, ela deve responder por tentativa de homicídio qualificado, por motivo fútil, que tem pena de 12 a 30 anos de reclusão. Além disso, temos a denúncia de maus tratos com pena de dois meses a um ano", comentou Vera Lúcia.

O delegado geral Riedel Batista reiterou que o caso da menina de 10 anos é acompanhado pela DPCA e os demais registros de tortura que tenham sido praticados no salão de umbanda em Timon serão investigados pela Polícia Civil do Maranhão.

Mais denúncias
A mãe de uma criança de Teresina submetida ao ritual de purificação em um salão de umbanda que fica a 20 km da cidade de Timon, no Maranhão, revelou ter sido convencida de que o filho precisava passar por um tratamento espiritual para não “virar criminoso”. O Juizado da 1° Vara da Infância e Juventude de Teresina recebeu do Conselho Tutelar a denúncia de que mais de 20 crianças teriam sido submetidas a torturas nesses rituais.

Os casos vieram à tona após uma menina de 10 anos ser internada em estado grave apresentando sintomas de intoxicação, cicatrizes pelo corpo em formato de cruz e a cabeça raspada. As filhas da dona do salão religioso negaram que exista qualquer tipo de tortura.

“Eu sabia que lá funcionava um terreiro, mas não sabia o que realmente acontecia por lá. A mulher de lá conversou com a avó dele dizendo que ele precisava fazer um serviço. Ela (dona do salão) disse que ele no futuro iria virar um marginal, um criminoso, e qual é a mãe que não tem medo né?”, disse a mãe do garoto, que terá a identidade preservada.

O menino, que tem 10 anos, também descreveu o ritual ao qual foi submetido. “Passamos sete dias. Era seis além de mim. Quando chegamos lá ele (pessoa do salão) passou alguma coisa na gente, mandou a gente banhar e se vestir de roupa branca. A gente comia inhame, arroz, feijão e carne e tomamos muito chá também. A mulher falava que era para a gente fazer as coisas tudo direitinho, porque se não a gente ficava mal”, falou.
Juíza Maria Luiza de Moura Melo Freitas (Foto: Catarina Costa/G1)

Vara da Infâcia
A juíza da 1° Vara da Infância e Juventude de Teresina, Maria Luiza de Moura Melo, disse que autorizou o Conselho Tutelar a recolher qualquer criança desacompanhada que apareça com as mesmas características dessa vítima (cabelo raspado e cicatrizes em forma de cruz).

"Elas serão levadas para um abrigo, podendo os pais ter a suspensão da guarda ou até mesmo a destituição do poder familiar. O Conselho tem 24 horas para informar esses casos”, falou a juíza.

Na avaliação da juíza Maria Luiza, nesse caso, as crianças estão em situação de risco, sendo obrigadas a tomarem chás ou bebidas tóxicas, e cortadas com lâminas ou objetos pontiagudos. “Não acredito que isso seja religião, mas sim crime de tortura", declarou a juíza.

Maria Luiza de Moura Melo disse também que irá comunicar o juiz da comarca de Timon para punir os responsáveis pelo salão de umbanda. Segundo ela, essas pessoas podem ser punidas por lesão corporal e crime de tortura. "Cabe ao Ministério Público tipificar a responsabilidade criminal e pedir o fechamento do local onde os rituais são feitos", falou.

Filhas de dona de salão negam tortura
Em entrevista ao G1 na semana passada, duas filhas da proprietária do salão de umbanda, onde os pais levavam a menina, negaram que as pessoas que frequentam o local sejam torturadas. Sem quererem se identificar, as mulheres afirmaram que os cortes nos praticantes de umbanda são superficiais e feitos com o consentimento dos responsáveis.

“São pequenos cortes feitos no corpo, como se fossem uma raladura qualquer. A retirada de sangue do corpo da pessoa simboliza a vida. Do mesmo modo, as pessoas têm a cabeça raspada para simbolizar o renascimento, já que todos os seres nascem sem cabelos. Não praticamos tortura com ninguém, até mesmo porque quem deita santo [termo usado para quem passa pelo ritual] sabe o que está sendo feito, no caso da criança os responsáveis aceitam tudo”, relatou uma das mulheres.

Uma das filhas da proprietária do salão de umbanda afirmou que ela e seus filhos passaram pelos procedimentos várias vezes e nunca sentiram nada e negou o uso de bebidas nos rituais. De acordo com a mulher, o ritual acontece da seguinte forma: a pessoa doente fica recolhida no quarto durante sete dias, recebendo apenas orações.

“Nós temos algumas cicatrizes pelo corpo, mas quase imperceptíveis e nunca sentimos efeitos colaterais. Sempre passamos por isso quando sentimos algum problema de saúde ou de qualquer outra coisa. Além disso, não existe o uso de garrafada [mistura de ervas] para os praticantes de umbanda”, afirmou a mulher.

Sem deixar fazer o registro de foto ou vídeo, as mulheres mostraram algumas marcas pelo corpo e apresentaram os filhos com a cabeça raspada, informando que eles passaram pelos mesmos rituais. “Eu tenho marcas nos braços e no pescoço e meus filhos também. Eles também tiveram as cabeças raspadas. Isso para nós é normal, como qualquer outra religião”, disse uma das filhas.

AUTOR: G1/PI

BOMBARDEIO EM HOSPITAL MATA AO MENOS 27 EM ALEPPO, NA SÍRIA

Defesa Civil carrega vítima após ataque aéreo a um hospital em Aleppo (Foto: Abdalrhman Ismail / Reuters)

O bombardeio de origem desconhecida ocorrido matou pelo menos 27 pessoas em Aleppo, no Norte da Síria, na noite de quarta-feira (27). Entre os mortos estão três crianças e três médicos, de acordo com informações divulgadas pela rede americana CNN na manhã desta quinta-feira (28).

A emissora "Al Jazeera" e a ONU atribuíram o ataque contra o hospital de Al Quds às forças governamentais. Um primeiro balanço tinha apontado 16 mortes. Entre os mortos está "um dos últimos pediatras" que havia na região, o doutor Wasem Maaz, acrescentou a "Al Jazeera", segundo a agência Efe.

As equipes de resgate trabalham para retirar os corpos e resgatar os sobreviventes que estão sob os escombros do edifício e o número de mortos ainda pode aumentar, acrescentou a emissora com sede no Catar.

A informação sobre a morte do pediatra foi confirmada na madrugada desta quinta em Genebra, pelo mediador da ONU nas negociações de paz para a Síria, Staffan de Mistura, que afirmou que um bombardeio aéreo contra um hospital no leste de Aleppo "provavelmente acabou com a vida do último pediatra" na região.

O mediador da ONU citou esse caso para pedir a Rússia e Estados Unidos que unam seus esforços para dar novo vigor à trégua na Síria e salvá-la "do colapso total".

"Faço um pedido a Rússia e EUA para que tomem uma iniciativa urgente para relançar a trégua, que, por enquanto, está em perigo", disse Staddan após informar por teleconferência ao Conselho de Segurança da ONU sobre o resultado da terceira rodada de negociações de paz que terminou na quarta.

O aumento das hostilidades em Aleppo foi repercutido também pela agência oficial síria, "Sana", que reportou que sete civis morreram e outros 35 ficaram feridos em ações de organizações terroristas, no que a agência considerou como novas violações do cessar-fogo.
Menino sírio chora ao lado do corpo de parente morto em ataque aéreo que atingiu Aleppo, no norte da Síria, na quarta-feira (27) (Foto: Karam Al-Masri / AFP)

Uma fonte do comando da polícia de Aleppo disse à agência Efe, em um comunicado citado pela "Sana", que o grupo terrorista Frente al Nusra e outros ligados a essa organização foram os responsáveis por esses ataques em várias áreas de Aleppo.

Pelo menos 107 civis morreram, entre eles 20 menores de idade, desde 22 de abril na onda de violência que assola a cidade de Aleppo, informou na quarta o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

A ONG afirmou que 61 das vítimas morreram em bombardeios de aviões de guerra em áreas como Al Mogair, Al Firdus, Al Sajur, Al Muasal, Bab al Neirab, Sukan Shababi e Al Ansari, na cidade de Aleppo.

Outras 38 pessoas morreram pelo impacto de dezenas de foguetes de fabricação local e pela explosão de bujões de gás lançados contra áreas controladas pelo regime, como Nova Aleppo, Al Manian, Al Mokambo, Al Ashrafie, Seif al Daula e Al Khalediya.

O OSDH acrescentou que oito civis morreram pelo disparo de projéteis por parte das forças governamentais nos distritos de Aqiud, Al Yazmati e Bustan al-Qaser al-Jarya.

Nos últimos dias, houve um aumento das hostilidades em Aleppo, que está dividida, com alguns bairros controlados pelas autoridades sírias e outros em poder de facções islâmicas, apesar do cessar-fogo que vigora na Síria desde 27 de fevereiro.

O acordo de trégua foi aceito pelo governo em Damasco e pela Comissão Suprema para as Negociações, a principal aliança de oposição ao regime no país, mas o cessar-fogo não inclui os grupos armados considerados terroristas como o Estado Islâmico e a Frente al-Nusra (al- Qaeda).
Voluntários da defesa civil retiram corpo de homem dos destroços após ataques aéreos que destruíram imóveis no norte de Aleppo, na Síria, na quarta-feira (27) (Foto: Ameer Alhalbi / AFP)

AUTOR: G1

HOMEM ENTRA COM CAVALO EM LOJA DE CONVENIÊNCIA E REALIZA ASSALTO, NA PARAÍBA

Homem entrou em estabelecimento com cavalo e realizou assalto (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

As câmeras de segurança de uma loja de conveniência em um posto de combustíveis do bairro da Esplanada, em João Pessoa, flagraram o momento em que o estabelecimento foi assaltado por um homem que entrou com um cavalo no estabelecimento. 

O crime aconteceu na terça-feira (26), um dia depois que o mesmo posto havia sido alvo de outro assalto, também registrado pelas câmeras. 

O caso inusitado aconteceu às 23h56. O assaltante chega com um cavalo e entra com o animal na loja de conveniência. O vídeo mostra o momento em que ele desce do cavalo e entra no local com o animal. Em seguida, o assaltante encontra um funcionário do posto que voltava do setor de estoque. Ele puxa o dinheiro do bolso da camisa do funcionário e ainda pede para a vítima entregar mais.

Ainda nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver quando o assaltante se assusta com alguma coisa e foge. O cavalo, que estava na porta da loja também se espanta com a ação e corre para um lado diferente do assaltante e os dois fogem em seguida.

O outro assalto aconteceu na segunda-feira (25). As imagens da câmera mostram quando dois homens chegam ao posto e vão até um frentista que estava abastecendo um veículo. Eles demoram algum tempo conversando e quando o frentista se desocupa do atendimento, eles vão até a vítima e pedem dinheiro.

Em seguida, a dupla vai até a loja de conveniência e segue para a vitrine onde ficam guardadas garrafas de uísque. O funcionário abre a vitrine, eles pegam as garrafas e ainda pedem dinheiro do caixa da loja de conveniência.

De acordo com a Polícia Militar, até esta quinta-feira (28), nenhum suspeito foi localizado. A quantia levada pelos assaltantes não foi divulgada.

AUTOR: G1/PB

PAI É PRESO POR ESTUPRAR FILHAS E MÃE TERIA SE MATADO AO SABER, NO PIAUÍ

Pai suspeito de estuprar três filhas é preso no PI (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um homem suspeito de estuprar as três filhas foi preso na quarta-feira (27) na cidade de Castelo do Piauí, Norte do estado. Segundo o delegado Renato Pinheiro, o pai já abusava as meninas que têm 4, 8 e 13 anos de idade, há pelo menos dois anos. Ainda conforme a polícia, assim que soube do crime em 2014, a mãe das crianças se matou, mas deixou uma carta de despedida explicando o que acontecia dentro casa.
“O homem mora na localidade Brasileira, zona rural da cidade de Castelo do Piauí. A mãe das crianças cometeu suicídio há dois anos, mas antes de morrer deixou uma carta explicando o motivo. O homem passou esse tempo todo estuprando as filhas e a mulher alegou na carta que não tinha mais forças para suportar a situação. É um caso horrível”, disse o delegado.

A polícia começou suas investigações após denúncia do Conselho Tutelar. Depois da prisão, as crianças ficaram aos cuidados de uma tia. "As filhas de 8 e 13 anos foram morar com uma tia após a morte da mãe e somente agora relataram o caso para a mulher que acionou o Conselho Tutelar. A denuncia foi feita, a polícia investigou e prendeu o homem. As meninas dizem que eram ameaças pelo pai e por isso a demora para resolver o caso", afirmou Renato.

O homem permanece na Delegacia de Castelo do Piauí e deverá ser transferido para o sistema prisional.

Outro caso

Na ação policial denominada ‘Meninas de Castelo’, os policiais também prenderam outro suspeito de estupro. A operação faz alusão ao caso de quatro adolescentes que foram brutalmente agredidas, estupradas e depois amarradas no dia 27 de maio do ano passado.

O delegado Renato Pinheiro disse que o segundo preso é suspeito de estuprar uma mulher na segunda-feira (25), em Castelo do Piauí. Populares encontraram a mulher despida e em estado de choque, após resistir às investidas e ser ameaçada com uma faca. “É um trabalho de investigação que fizemos incessantemente e logramos êxito”, explicou.

A Operação Meninas de Castelo acontece quase um ano depois do crime que chocou o Piauí, quando quatro adolescentes foram brutalmente agredidas e estupradas no município.

AUUTOR: G1/PI

EM FORTALEZA (CE), JUSTIÇA INTERDITA PENITENCIÁRIA COM 90% DE EXCEDENTE NO NÚMERO DE DETENTOS. A DE CAMOCIM EXCEDE EM QUASE 200%

Cadeia pública de Camocim

A petição da Defensoria Pública cita problemas graves da CPPL II, incluindo superlotação, condições de acomodações dos internos e deficiência na segurança.

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinho (CPPL II), localizada no Complexo Penitenciário de Itaitinga, foi interditada pelo Poder Judiciário, na última terça-feira (27). A decisão atendeu a um pedido da Defensoria Pública Geral do Estado, formulado no dia 18 de abril.

Na petição, a defensora pública Aline Solano Feitosa de Carvalho relatou os problemas da unidade, incluindo superlotação, condições de acomodação dos internos e deficiência na segurança que potencializariam riscos de rebelião e fuga. Conforme dados deste mês do Sistema Penitenciário (Sispen), a CPPL II possui capacidade para 952 internos, mas tem 1.810, o que representa um excedente de 90,13%.

“Solicitamos informações à direção da CPPL II sobre as condições de limpeza, segurança e confecção de certidões carcerárias do local. Recebemos como resposta que existem apenas quatro funcionários para realizar a limpeza e prestar outros serviços como entrega de alimentos aos internos. Apenas 15 agentes penitenciários ficam em regime de plantão”, afirmou Aline Carvalho.

O juiz Cézar Belmino, corregedor de presídios da Comarca de Fortaleza, que concedeu a liminar favorável, proibiu por tempo indeterminado, o ingresso de presos na unidade. Além disso, determinou que “os presos condenados que, eventualmente, estejam lotados na CPPL II sejam transferidos para estabelecimento prisional adequado para os regimes fechado e semiaberto”.

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) informa que ainda não foi notificada da decisão do juiz corregedor de presídios, que interdita a CPPL II. “Assim que receber a decisão judicial, cabe à Sejus somente o cumprimento da determinação”, informou a Instituição. (com informações do DN)

Cadeia de Camocim

Segundo nos informou o agente penitenciário Kelyton Lima, administrador da cadeia, a capacidade da unidade de Camocim é de cerca de 65 detentos, no entanto atualmente existe cerca de 180 internos somente no regime fechado naquela unidade, um excedente de quase 200%.

Na cadeia de Camocim apenas um agente penitenciário plantonista é responsável pelo atendimento destes quase 180 detentos. Um absurdo! Aqui também têm muitos problemas na unidade (superlotação, más condições de acomodação dos internos e deficiência na segurança - apenas dois policias - que potencializariam riscos de rebelião e fuga).

Vale ressaltar que a cadeia pública de Camocim está localizada em pleno centro da cidade, em frente a um banco federal, ao lado do fórum, há 50 metros da prefeitura e da câmara dos vereadores e envolto a inúmeras lojas.

AUTOR: Camocim Polícia 24h

MAIS UM CRIME DE HOMICÍDIO A BALA EM COREAÚ (CE); VEJA FOTOS

Infelizmente a cidade de Coreaú registrou mais um homicídio durante a manhã desta quinta-feira, 28. 

As primeiras informações é que durante esta manhã, policiais militares foram acionados para um achado de cadáver em uma estrada de terra localizada nas proximidades do “Loteamento Novo, em Coreaú. 

Ao chegarem ao local os PMs identificaram o indivíduo como sendo o conhecido “Tegim”, apontado como o autor de uma série de furtos e assaltos nas redondezas. 

Ele foi executado a bala com pelo menos dois tiros na cabeça. 

Policiais militares e civis diligenciam pela cidade à procura dos autores do crime. 

Veja mais fotos:
AUTOR: Camocim Polícia 24h
Fotos: VC Repórter

RAIO PRENDE 3 PESSOAS E APREENDE ARMA E DROGAS, EM FORTALEZA (CE)

Arma e maconha foram apreendidas em duas abordagens/ FOTO: DIVULGAÇÃO/BPRAIO

O Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) apreendeu um revólver calibre 38, maconha prensada e prendeu três pessoas em duas abordagens que aconteceram por volta das 18 horas desta quarta-feira, 27.

Segundo o capitão Carlos Fernandes de Sousa, a equipe do Raio 21 estava em deslocamento para a área do Mondubim quando realizou uma abordagem na Rua Perdigão de Oliveira com Rua Santa Ligia, no bairro Parangaba. Na ação, Carlos Eduardo Bezerra de Moura, 26, foi detido com um revólver calibre 38 oxidado, com seis munições.

Conforme o oficial, o suspeito responde na Justiça por roubo e tráfico de drogas. Enquanto os policiais realizavam o deslocamento para o 11º DP (Panamericano), se depararam com duas pessoas em uma motocicleta Fan na Rua Augusto dos Anjos, também na Parangaba e realizaram uma nova abordagem.

Os militares se depararam com dois homens com maconha. Leonardo Florenço de Lima, de 23 anos, responde na Justiça por tráfico de drogas e receptação e Luiz Carlos Florenço, 30, possui antecedente criminal por tráfico de drogas.

Conforme o capitão Carlos, as ações foram realizadas pelo Raio 21, composta do sargento Jarben, soldado Silva Júnior, soldado Tarcísio e sargento Forte.

Segundo a plantonista do 11º DP, delegada Valéria Magalhães, a dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Já Carlos Eduardo foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

AUTOR: O POVO

FUGITIVO DE DELEGACIA É PRESO COM QUADRILHA EM CARRO ROUBADO APÓS PERSEGUIÇÃO, EM CAUCAIA (CE)

O automóvel foi roubado no bairro Itaoca

Uma quadrilha foi presa com um automóvel roubado e uma arma pela equipe do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na rodovia Raimundo Pessoa de Araújo, no bairro da Taquara, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A ação aconteceu por volta das 20 horas quarta-feira, 27, e entre os presos está um fugitivo do 20º DP (Acaracuzinho).

De acordo com o sargento Anastácio Viana, a prisão aconteceu durante uma abordagem de rotina do Raio 26, em que o motorista do automóvel suspeito, um Chevrolet classic de cor prata, empreendeu fuga.

O PM afirma que houve perseguição, mas os quatro suspeitos foram presos e com eles a Polícia encontrou um revólver calibre 38, Taurus, oxidado, com seis munições intactas. 

Conforme o policial, após verificar junto da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foi constatado que o carro foi tomado de assalto na última terça-feira, 26.
A arma e as munições foram apreendidas O proprietário do veículo compareceu à Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) e reconheceu dois dos suspeitos como as pessoas que participaram da ação criminosa.

A vítima disse que estava saindo da própria residência, no bairro Itaoca e retirou o automóvel da garagem, quando foi surpreendida por dois homens que anunciaram o roubo e fugiram levando o carro.

De acordo com o coordenador de policiamento do Raio, capitão Carlos Fernandes de Sousa, foram presos Francisco Ronaldo Sousa Lima, Rafael Santos de Oliveira, 20, Eronildo de Paulo Gonçalves, 19 e José André Soares Vieira, 22. Todos foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) para a realização do flagrante.

Foragido

Segundo o sargento Anastácio Viana, Rafael Santos seria foragido da delegacia do Acaracuzinho e responde a pelo menos seis processos relacionados a roubo. A fuga aconteceu durante a madrugada do dia 22 de agosto de 2015. Na ação, sete presos, incluindo Rafael, serraram as grades das celas.

Na ocasião, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, Jairo Pequeno, informou que a unidade não estava com excedente de presos, tendo em vista que haviam 12 detentos na delegacia e após a fuga permaneceram cinco. Nenhum deles havia sido recapturado.

Apreensões

Ainda na noite desta quarta-feira, 27, uma patrulha do Raio prendeu três pessoas, sendo duas com um veículo roubado e uma terceira com maconha prensada, no bairro Parangaba. O flagrante foi realizado no 11º DP (Panamericano)

Por volta das 18 horas, um casal foi preso suspeito de roubo de veículo no Picuí, em Caucaia. Na ação do Raio 23, a Polícia encontrou uma pistola de brinquedo e apreendeu o veículo. Foram presos Raif Jean Nogueira Amaral, 19 e Francisca Helena Silva Moução, 25. A dupla foi autuada em flagrante por roubo na DMC. As informações foram repassadas pelo capitão Carlos Fernandes.

AUTOR: O POVO

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL BUSCA ARMA INSTITUCIONAL FURTADA, EM FORTALEZA (CE)

ENVIADA VIA WHATSAPP

Uma operação da Polícia Civil foi realizada na área da Bela Vista na tarde desta quarta-feira, 27, dois dias após o furto de uma arma institucional da casa da mãe um policial civil na área do 11º DP (Panamericano).

Segundo o titular do 11º DP, delegado Tarcisio José Moreira, o roubo aconteceu na última segunda-feira, 25, e a operação foi planejada e contou com a ajuda de mais de 15 policiais civis de diferentes delegacias, tanto distritais como especializadas.

As investigações apontaram que três pessoas participaram da ação, sendo que uma delas é uma mulher que trabalhava na residência da vítima, que teria repassado informações privilegiadas para a dupla que furtou a arma.

Conforme o delegado, imagens de circuito de segurança colhidas pelos policiais mostram os dois homens, sendo que um deles permanece do lado de fora e o outro entra na casa, ambos foram reconhecidos.

"Tinha a mulher que trabalhava na casa e deu a parada para os dois. Tinha uma familiar do policial dentro da residência e a pessoa que entrou sabia onde estava a arma, com todos os detalhes", informou.

O titular afirma que, após o furto, a pistola foi vendida por R$ 300, sendo que R$ 100 seria da mulher que facilitou o crime. "Só nos resta recuperar a arma, já que a autoria do crime foi elucidada", explica.

Traficante
FOTO: MARCOS DUBLÊ

A aeronave sobrevoou a área da Bela Vista durante a movimentação policial Tarcísio Moreira relata que o homem que teria comprado a arma é um traficante da área da Bela Vista. Ele compareceu à delegacia com um advogado e negou a compra da pistola roubada. O delegado disse que, caso a arma seja encontrada e comprovado o envolvimento dele na ação, o traficante iria responder por receptação.

Sobre os outros três suspeitos, o delegado deve indiciá-los, por furto qualificado. No entanto, iria avaliar se pediria a prisão do trio.

O POVO apurou que os policiais receberam denúncias e estiveram nas comunidades da Malvinas, Papoco e Canal. Enquanto as viaturas estavam nas ruas, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também acompanhava a ação.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), detalhes da operação não seriam divulgados, pois as ações ainda estavam em andamento.

AUTOR: O POVO

quarta-feira, 27 de abril de 2016

INVESTIGADORES DA LAVA JATO JÁ TEM PROVAS DO ENVOLVIMENTO DE LULA EM CRIMES

Provas contra o ex-presidente foram colhidas durante buscas da PF no sítio em Atibaia (SP)

Lula deverá ser um dos próximos alvos da Operação Lava Jato. Isso porque os responsáveis pelas investigam admitem já ter elementos de prova para levar o ex-presidente ao indiciamento e, posteriormente, ao julgamento por crimes de envolvimento em organização criminosa e lavagem de dinheiro. O crime se concentra ma compra e reforma do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Será a primeira acusação formal contra Lula a ser entregue à Justiça.

Ainda assim, O Supremo Tribunal federal ainda deverá julgar nos próximos dias a questão se Lula pose assumir a chefia da Casa Civil da Presidência e, ainda, se ele poderá ser denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) considerando o direito ao foro especial por prerrogativa de função, ou se as acusações poderão ser apresentadas pela própria Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Paraná diretamente ao juiz federal Sérgio Moro, que preside os processos da Lava Kato em Primeiro Grau.

A investigação apontará a família do ex-prefeito de Campinas (SP) e amigo de Lua, Jacó Bittar (PT), como os “laranjas” na ocultação da propriedade, adquirida em 2010 pelo valor declarado de R$ 1,5 milhão.

Provas colhidas

Farão parte da acusação, entre outras provas materiais dos crime, registros da escritura em nome de donos oficiais, um “contrato de gaveta” em nome do ex-presidente Lula e da mulher dele, Marisa Letícia, encontrado pela Polícia Federal no cumprimento de mandados de busca e apreensão no sítio.

AUTOR: blog do fernando ribeiro

MORRE EM FORTALEZA (CE), MULHER DE EMPRESÁRIO DE PEDRA BRANCA, ELA FOI BALEADA DURANTE ASSALTO EM CASA

O crime aconteceu na madrugada de ontem, em Pedra Branca. A casa do empresário foi atacada e a esposa do empresário virou refém. O bandido fugiu após matar a vítima.

Subiu para 84 o número de mulheres assassinadas no Ceará em menos de quatro meses de 2016. Na manhã desta quarta-feira (27), faleceu na UTI do Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza, Silmária Maria Cavalcante pacífico, 40, esposa de um empresário da cidade de Pedra Branca (285Km de Fortaleza). Ela havia sido baleada durante um assalto em sua casa.

O crime ocorreu na madrugada de ontem, quando um bandido armado invadiu a residência do casal, no Centro de Pedra Branca, e furtou vários objetos. Ao perceber o bandido dentro de casa, o empresário ligou para a Polícia. Ao perceber a chegada de uma patrulha da PM, o assassino fez a mulher como refém e acabou alvejando Silmária com um tiro de pistola na cabeça. Em seguida, fugiu do local.

Em estado grave, Silmária foi encaminhada ao hospital municipal de Pedra Branca e, em seguida, transferida de ambulância para Fortaleza. Na manhã desta quarta-feira, a equipe médica que acompanhava a vítima comunicou à família o óbito.

Identificado

O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Pedra Branca. Conforme a apuração, o autor já foi identificado e está sendo procurado. Trata-se de Antônio Guilherme Pereira Fortunato, um bandido já condenado pela Justiça e foragido da Justiça. Em março, em fugiu da Cadeia Pública da cidade de Tauá.

A Polícia já sabe também que o criminoso usou uma pistola de calibre Ponto 40 para praticar o assalto. A arma teria sido furtada da residência de um policial militar.

AUTOR: blog do fernando ribeiro

MENOR DE 17 ANOS MATA COMERCIANTE A BALA, EM TIANGUÁ (CE)

Na noite desta terça-feira, 26/04, por volta de 18h45, no bairro Frecheiras, em Tianguá, foi vítima de homicídio o comerciante: 

FRANCISCO PAULA DE LIMA, 63 anos, residente no Sítio Frecheiras do meio, no bairro Frecheiras, em Tianguá. 

O mesmo estava em um comércio de sua propriedade quando foi abordado por um indivíduo, o qual efetuou dois disparos contra a vítima e depois se evadiu do local, sem levar nada. 
A vítima foi socorrida para o Hospital de Tianguá, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

As equipes do Ronda do Quarteirão, Força Tática e Força Tática Motos, fizeram diligências e conseguiram apreender no bairro da Cibrazem, em Tianguá, o menor de Iniciais I. S. S., 17 anos, residente no bairro Dom Timóteo, Tianguá-CE. 

O mesmo já tem várias passagens pela Polícia por roubo e furto, e confessou a autoria do homicídio. O adolescente foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, para os procedimentos legais.
Participaram da prisão os PMs SubTenente Castro, 1º Sgt L. Sousa, 2º Sgt Freire, 3º Sgt Maia, Sd Henrique, Sd Edelson, Sd Gualberto, Sd Martins e Sd Rocha.

Fotos: J. P. Siqueira
AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

SOBE PARA 659 O NÚMERO DE MORTES POR TERREMOTO, NO EQUADOR

Crianças brincam em frente a casa destruída por terremoto em Pedernales, na costa do Equador (Foto: Guillermo Granja/ Reuters)

A Secretaria de Gestão de Riscos (SGR) do Equador elevou nesta terça-feira (26) para 659 o número de mortos e para 29.067 o de pessoas que tiveram que buscar refúgio em abrigos temporários por causa do terremoto de magnitude 7,8 que sacudiu o litoral norte do país no dia 16 de abril.

O último relatório da SGR afirma que 40 pessoas permanecem desaparecidas e que 27.732 receberam atendimento médico, 4.605 delas por ferimentos.

A SGR confirmou que 113 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros e afirmou que 281 escolas foram danificadas pelo tremor.

Desde o momento do terremoto, mais de 900 réplicas de magnitudes menores sacudiram a região, seis delas com magnitude superior a 6.

A província litorânea de Manabí é a mais atingida pelo terremoto ao reportar, até agora, 645 mortos, 33 desaparecidos e 24.117 desabrigados.

O governo equatoriano declarou situação de emergência nas províncias de Esmeraldas, Manabí, Santo Domingo de los Tsáchilas, Guayas, Santa Elena e Los Ríos, assim como o estado de exceção em todo o território nacional.

AUTOR: AFP

CORTADO COM LÂMINAS, MÃE DIZ QUE FILHO FEZ RITUAL PARA NÃO SE TORNAR 'MARGINAL', EM TERESINA (PI)

Mãe revelou que o filho foi ao salão de umbanda acompanhado da avó (Foto: Reprodução/TV Globo)

A mãe de uma criança de Teresina submetida ao ritual de purificação em um salão de umbanda que fica a 20 km da cidade de Timon, no Maranhão, revelou ter sido convencida de que o filho precisava passar por um tratamento espiritual para não “virar criminoso”. O Juizado da 1° Vara da Infância e Juventude de Teresina recebeu do Conselho Tutelar a denúncia de que mais de 20 crianças teriam sido submetidas a torturas nesses rituais.

Os casos vieram à tona após uma menina de 10 anos ser internada em estado grave apresentando sintomas de intoxicação, cicatrizes pelo corpo em formato de cruz e a cabeça raspada. As filhas da dona do salão religioso negaram que exista qualquer tipo de tortura.

“Eu sabia que lá funcionava um terreiro, mas não sabia o que realmente acontecia por lá. A mulher de lá conversou com a avó dele dizendo que ele precisava fazer um serviço. Ela (dona do salão) disse que ele no futuro iria virar um marginal, um criminoso, e qual é a mãe que não tem medo né?”, disse a mãe do garoto, que terá a identidade preservada.

A mulher relatou ainda que falou para a avó não ter condições financeiras de arcar com o tratamento espiritual, cujo valor seria de R$ 1 mil. “Não paguei, mas mesmo assim ele (filho) foi com ela. Passaram uma semana. Foram num sábado à tarde e voltaram no domingo. Quando ele chegou em casa eu vi os cortes e a cabeça raspada. Não tinha consciência do que ia acontecer. Estranhei”, disse a mãe.

O menino, que tem 10 anos, também descreveu o ritual ao qual foi submetido. “Passamos sete dias. Era seis além de mim. Quando chegamos lá ele (pessoa do salão) passou alguma coisa na gente, mandou a gente banhar e se vestir de roupa branca. A gente comia inhame, arroz, feijão e carne e tomamos muito chá também. A mulher falava que era para a gente fazer as coisas tudo direitinho, porque se não a gente ficava mal”, falou.

O menino revelou ainda ter sido cortado com uma lâmina nos dois braços, nas costas, na cabeça e no peito. “A mulher fez os cortes e me deu os remédios. Já o homem deu chicotadas", contou o menino.

A criança internada no dia 14, permanece na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em estado grave. De acordo com o médico e diretor da unidade, Gilberto Albuquerquer, a criança já apresentou falência dos sistemas nervoso e renal. Médicos aguardam o laudo de exame pericial feito no líquido ingerido por ela para poder abrir protocolo e investigar a morte cerebral.

Vara da Infâcia

A juíza da 1° Vara da Infância e Juventude de Teresina, Maria Luiza de Moura Melo, disse que autorizou o Conselho Tutelar a recolher qualquer criança desacompanhada que apareça com as mesmas características dessa vítima (cabelo raspado e cicatrizes em forma de cruz). "Elas serão levadas para um abrigo, podendo os pais ter a suspensão da guarda ou até mesmo a destituição do poder familiar. O Conselho tem 24 horas para informar esses casos”, falou a juíza.

Os pais da vítima informaram à polícia que frequentavam um salão de umbanda em Timon, no Maranhão, para tratar a asma da filha e pagariam R$ 3 mil pelo tratamento. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Na avaliação da juíza Maria Luiza, nesse caso, as crianças estão em situação de risco, sendo obrigadas a tomarem chás ou bebidas tóxicas, e cortadas com lâminas ou objetos pontiagudos. “Não acredito que isso seja religião, mas sim crime de tortura", declarou a juíza.

Maria Luiza de Moura Melo disse também que irá comunicar o juiz da comarca de Timon para punir os responsáveis pelo salão de umbanda. Segundo ela, essas pessoas podem ser punidas por lesão corporal e crime de tortura. "Cabe ao Ministério Público tipificar a responsabilidade criminal e pedir o fechamento do local onde os rituais são feitos", falou.

O delegado geral de Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, reiterou que o caso da menina de 10 anos será acompanhado pela DPCA e os demais registros de tortura que tenham sido praticados no salão de umbanda em Timon serão investigados pela Polícia Civil do Maranhão.

Filhas de dona de salão negam tortura

Em entrevista, duas filhas da proprietária do salão de umbanda, onde os pais levavam a menina, negaram que as pessoas que frequentam o local sejam torturadas. Sem quererem se identificar, as mulheres afirmaram que os cortes nos praticantes de umbanda são superficiais e feitos com o consentimento dos responsáveis.

“São pequenos cortes feitos no corpo, como se fossem uma raladura qualquer. A retirada de sangue do corpo da pessoa simboliza a vida. Do mesmo modo, as pessoas têm a cabeça raspada para simbolizar o renascimento, já que todos os seres nascem sem cabelos. Não praticamos tortura com ninguém, até mesmo porque quem deita santo [termo usado para quem passa pelo ritual] sabe o que está sendo feito, no caso da criança os responsáveis aceitam tudo”, relatou uma das mulheres.

Uma das filhas da proprietária do salão de umbanda afirmou que ela e seus filhos passaram pelos procedimentos várias vezes e nunca sentiram nada e negou o uso de bebidas nos rituais. De acordo com a mulher, o ritual acontece da seguinte forma: a pessoa doente fica recolhida no quarto durante sete dias, recebendo apenas orações.

“Nós temos algumas cicatrizes pelo corpo, mas quase imperceptíveis e nunca sentimos efeitos colaterais. Sempre passamos por isso quando sentimos algum problema de saúde ou de qualquer outra coisa. Além disso, não existe o uso de garrafada [mistura de ervas] para os praticantes de umbanda”, afirmou a mulher.

Sem deixar fazer o registro de foto ou vídeo, as mulheres mostraram algumas marcas pelo corpo e apresentaram os filhos com a cabeça raspada, informando que eles passaram pelos mesmos rituais. “Eu tenho marcas nos braços e no pescoço e meus filhos também. Eles também tiveram as cabeças raspadas. Isso para nós é normal, como qualquer outra religião”, disse uma das filhas.

Mais denúncias

Além da menina de 10 anos internada, o Conselho Tutelar IV de Teresina investiga se outras três crianças também teriam sido torturadas em rituais de magia negra. Segundo a conselheira Socorro Arrais, elas apareceram na escola com os cabelos raspados e cicatrizes em forma de cruz feitas com lâminas.

"Já entregamos estas novas denúncias à DPCA [Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente] e encaminhamos o relatório com todos os casos à Justiça. Estamos tentando identificar os pais dessas crianças e evitar que elas tenham o mesmo destino da menina de 10 anos", comentou a conselheira.

Estado de saúde

Para o diretor técnico do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Fábio Marcos de Sousa, a substância tóxica ingerida pela menina determinou um quadro neurológico grave e irreversível, que teve caráter progressivo.

"Coletamos material no estômago da garota e a família também entregou um frasco de vidro contendo o líquido supostamente ingerido pela menina. Encaminhamos tudo para um laboratório em Goiás e a análise do teor da bebida deve sair em 10 dias. Somente com este laudo em mãos vamos abrir o protocolo para confirmar a morte encefálica da paciente", explicou o médico.

AUTOR: G1

HOMEM SUFOCA E MATA FILHA DE 2 ANOS POR "TER PARTIDA DE VÍDEO GAME INTERROMPIDA", NO TEXAS (EUA)

De acordo com a polícia, a menina morreu quando Sanders colocou a mão sobre sua boca e a asfixiou (Foto: Reprodução/ Daily Mail)

Um homem do Estado norte-americano do Texas sufocou e matou a própria filha, de apenas dois anos, em um “excesso de fúria”, depois que ela interrompeu seu jogo de vídeo game, de acordo com a polícia.

Anthony Michael Sanders, de 31 anos, é acusado de ter matado a pequena Ellie Sanders em 12 de dezembro, enquanto a mãe da criança havia saído para visitar uma mostra de arte.

Quando a mãe voltou para casa, por volta das 20h30, Sanders disse que a pequena estava dormindo. No entanto, 30 minutos depois, o irmãozinho de cinco anos de idade de Ellie descobriu que sua irmã não estava acordando.

Ellie foi declarada morta no hospital às 22:10. Os médicos encontraram hematomas em seu corpo que indicam que a pequena foi agredida — incluindo marcas ao redor dos olhos, sangue atrás de uma orelha e marcas de mordida que podem ter vindo de um ser humano adulto.

De acordo com a polícia, a menina morreu quando Sanders colocou a mão sobre sua boca e a asfixiou.

Segundo um porta-voz das autoridades, o crime teria sido motivado por “um acesso de raiva”.

— Ele é muito envolvido em jogos de computador. Ela pode ter interrompido ele de alguma forma.

Sanders nega as acusações.

AUTOR: R7

QUADRILHA É PRESA COM COMBUSTÍVEL, ARMAS E CARROS ROUBADOS, EM FORTALEZA (CE)

VIA WHATSAPP O POVO

Quatro homens foram presos com quatro litros de gasolina, fósforos, balaclavas, quatro armas, dois carros roubados e distintivo da Polícia Civil. A abordagem da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (BPCom), Ronda do Quarteirão, do 16º Batalhão da Polícia Militar, aconteceu na Avenida Deputado Paulino Rocha com a Av. Pompílio Gomes.

De acordo com um policial militar que participou da prisão e preferiu não ser identificado, a patrulha realizava procedimentos quando foi repassado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) que havia um veículo em atitude suspeita, com pessoas usando balaclavas, nas proximidades da Avenida Castelo de Castro, sentido Arena Castelão.

Conforme a fonte, eram dois automóveis roubados, sendo um Fiat Uno Vivace verde e um Voyage prata. Uma das vítimas foi até a delegacia para recuperar o Fiat, que havia sido tomado de assalto ontem. Já o outro automóvel foi levado na semana passada. A fonte relata que os integrantes da quadrilha disseram aos policiais que pretendiam matar um desafeto na comunidade 4 de julho.

"Eles repassaram que ontem (25) houve uma morte no Bom Jardim e que foi dada a ordem para que eles pegassem o homem e colocassem fogo na vítima com o carro dentro", explica. O POVO apurou que a Polícia não descarta que o grupo planejava realizar um atentado contra prédios públicos da Capital, como delegacias de Polícia Civil.

Das quatro armas apreendidas, duas pistolas calibre 380, uma calibre .40 e um revólver calibre 38, além das 80 munições e o distintivo que seria da Polícia Civil, que a quadrilha não soube explicar como conseguiu.

Foram presos Francisco Bruno de Sousa da Silva, 21, Francisco Raniel Damasceno Sousa, 18, Francisco Fábio Lima da Silva, 23 e Antônio Marcos da Silva Nascimento, 22. Os quatro ainda prestavam depoimento nesta terça-feira, 26, no 30º Distrito Policial (DP), no São Cristóvão.

AUTOR: O POVO

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics