I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM, FORTALEZA-CE

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 31 de março de 2017

GOVERNO AUTORIZA REAJUSTE DE ATÉ 4,76% NO PREÇO DOS REMÉDIOS

Os preços dos remédios poderão subir até 4,76% a partir desta sexta-feira (31). Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, fixou em 4,76% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União".

A regulação é válida para um universo de mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

Em 2016, o reajuste máximo autorizado foi de 12,5%. Em 2015, foi de 7,7%. Em 2014, o reajuste foi de 5,68%.


De acordo com a portaria, o reajuste leva em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10 de março de 2017, cuja taxa foi de 4,76% no período de março de 2016 a fevereiro de 2017.

Grupos

Foram autorizados 3 níveis diferentes de alta, conforme o perfil de concorrência dos produtos, seguindo a lógica de que, nas categorias com um maior número de genéricos, a concorrência é maior e, portanto, o aumento também pode ser maior.

De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro grupo é o dos medicamentos de maior concorrência, são aqueles que possuem mais laboratórios produzindo diversas marcas ou genéricos substitutos. São, por exemplo, os medicamentos inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, etc.) e estatinas (sinvastatinas, atorvastatina, etc.). Esses produtos podem aumentar em até 4,76%.

O segundo grupo de medicamentos são os que têm concorrência moderada, como antifúngicos sistêmicos (cetoconazol, fluconazol, etc.) e analgésicos narcóticos (tramadol, morfina, etc.). Esses medicamentos vão poder ter aumentos de seus preços máximos em até 3,06%.

Já o terceiro grupo é o dos medicamentos com baixa concorrência, como os corticosteroides oral puro (betametasona, dexametasona, etc.) e penicilinas injetáveis (ampicilina, amoxicilina, etc.). Os medicamentos desse grupo respondem por mais da metade do mercado de medicamentos e terão os menores ajustes, em no máximo 1,36%.

Menor reajuste em 10 anos

De acordo com o Ministério da Saúde, o reajuste é o menor registrado nos últimos 10 anos. Para este ano, o ajuste médio autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos ficou em 2,63%, valor abaixo da inflação acumulada de 4,76%.

De acordo com o ministério, nos últimos 10 anos, enquanto o IPCA variou em 82,30%, o ajuste dos medicamentos medido pelo IPCA farmacêutico foi de 64,88%. “Descontando-se a inflação, portanto, observa-se uma queda real nos preços autorizados pela Cmed ao longo dos últimos anos”, diz o ministério em nota.

O ministério informou que a fórmula do reajuste leva em conta o IPCA e fatores relacionados à concorrência de mercado, produtividade da indústria farmacêutica e os custos de produção. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, avalia que a queda nas taxas da energia elétrica e do câmbio impactaram nos cálculos deste ano.

O Ministério da Saúde esclarece que o percentual de ajuste publicado pela Cmed não é um índice automático de aumento de preços, uma vez que é aplicado ao valor máximo para a venda dos medicamentos. Para ter direito ao ajuste, as fabricantes devem encaminhar as informações de vendas realizadas no segundo semestre do ano passado e informar qual percentual de ajuste pretende aplicar, o que não pode ultrapassar o máximo autorizado para cada classe de medicamentos.

Reajuste não deve ser total

Para a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o índice máximo será aplicado aos medicamentos com maior oferta no mercado. Assim, por conta da concorrência e dos descontos em farmácias, o reajuste não deve ser aplicado em sua totalidade.

A Interfarma afirma ainda que a média dos reajustes está novamente abaixo da inflação, fato que se repetiu quase todos os anos desde 2005. “O reajuste não é totalmente aplicado, na prática, porque a concorrência de mercado resulta em descontos expressivos nas vendas em farmácias. E existem descontos obrigatórios para o governo, além de abatimentos negociados”, explica o presidente-executivo, Antônio Britto.

A entidade diz que os índices de reajuste são calculados com base no IPCA e também levam em conta fatores de produtividade e de concorrência apontados pela CMED. Segundo a associação, no ano passado, o índice acabou sendo mais alto porque o país passava por um período de alta na inflação. “A indústria farmacêutica também havia sido impactada pelas variações do câmbio e pela alta da energia elétrica – todos fatores previstos no cálculo oficial para o índice de reajuste”, afirma.

Reajuste não é imediato

De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o reajuste atualiza a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não gera aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias, principalmente em relação aos medicamentos que apresentam grande concorrência.

Em regra, há um período de ajuste, que dura de dois a três meses. As primeiras variações de preço acontecem frequentemente em junho ou julho, quando começam as reposições de estoque, já que o varejo costuma antecipar compras antes da entrada em vigor do reajuste, segundo o Sindusfarma.

Para o Sindusfarma, com o reajuste médio de 2,63%, esses índices autorizados "não repõem a inflação passada (IPCA), no acumulado de 12 meses (março de 2016 a fevereiro de 2017) e muito menos os aumentos incorporados à estrutura de custos do setor".

"Entre 2008 a 2016, para um reajuste de preços dos medicamentos acumulado de 58,83%, a inflação geral acumulada atingiu 77,20% (INPC-IBGE) e os aumentos de salário concedidos pelo setor somaram 93,41%. Se todas as apresentações de medicamentos forem reajustadas pelos índices máximos autorizados, o aumento médio de preços dos medicamentos deverá ficar abaixo da inflação geral", informou.

Dicas para o consumidor

Veja as dicas da Proteste Associação de Consumidores para os consumidores:

- Pesquise em diferentes redes, e não deixe de pechinchar. Há diferenças mesmo dentro da mesma rede, de uma loja para outra.

- Consulte seu médico sobre a possibilidade de usar a versão genérica do medicamento. O genérico, em regra, é mais barato. E lembre que também há diferenças nos preços cobrados por diferentes laboratórios.

- Peça para seu médico receitar o medicamento pelo nome do princípio ativo e não pelo nome de marca. Assim, será mais fácil verificar a existência de genéricos e optar pelo mais barato.

- Consulte o médico sobre a possibilidade de utilizar medicamentos que constam da lista do Programa Farmácia Popular, que oferece remédios gratuitos e com preços até 90% mais baratos. Há uma série de farmácias e drogarias que participam do programa.

- Para quem tem doença crônica, também outra forma de economia é a adesão a programas de fidelização de laboratórios. A adesão é feita pelo site das empresas ou por um telefone 0800, identificado nos rótulos dos produtos. Dependendo do medicamento, os descontos chegam até 70%.

AUTOR: G1

EM ACARAÚ (CE),: EM MENOS DE 24 HORAS APÓS OPERAÇÃO PRESOS FOGEM DA CADEIA

A cadeia já ficou conhecida como "Fica quem quer" devido as inúmeras fugas

Mais uma fuga de presos foi registrada na cadeia publica de Acaraú. O caso dessa vez ocorreu na madrugada de quinta (30), onde cerca de pelo menos 6 detentos conseguiram se evadir da unidade, entre os fugitivos estão os presos que foram detidos numa operação da PM no dia anterior na localidade de Aranaú.

Os detentos teriam conseguido se evadir da unidade prisional durante a madrugada após serrarem as grades da cela em que estavam e fugirem por uma frágil tela que fica na cobertura da unidade..

Os profissionais de segurança que atuam na unidade após detectarem as grades serradas logo pela manhã, refizeram a contagem dos internos onde foi constatado a ausência de pelo menos 6 (seis) presos.


Confira o nome de três dos seis detentos fugitivos:

1 - Carlos Alberto Andrade, 31 anos, residente em Bela Cruz, possui passagens por homicido e roubo;

2 - Alisson Douglas Araujo Barreto, 22 anos, natural de Jaguaruana e residente em Bela Cruz, possui passagem por homicídio, roubo, formação de quadrilha, porte ilegal de arma e trafico;

3 - Pedro Henrique Sousa Vasconcelos, 23 anos, natural de Fortaleza e residente em Bela Cruz, possui passagem por roubo, trafico e homicídio. Não tivemos informações sobre a identificação dos demais fugitivos.

A PM encontra-se realizando buscas a procura dos fugitivos. Vale salientar que quando estes presos fogem, como sempre ocorre, é para voltar a cometer crimes, sejam ele de assaltos, homicídios, tráfico, etc.

Os profissionais que atuam na referida cadeia denunciam o baixo efetivo e a falta de estrutura no local e afirmam que as autoridades já estão todos cientes da problemática.

AUTOR: Portal Vale do Acaraú

EM CEDRO (CE), QUADRILHA COM 20 BANDIDOS ARMADOS EXPLODE AGÊNCIA DO BB

A agência ficou completamente destruída após a explosão dos caixas eletrônicos

Subiu para 15 o número de ataques a bancos no Ceará em 2017. Na madrugada desta sexta-feira (31), uma numerosa quadrilha, fortemente armada, sitiou a cidade de Cedro (a 420 Km de Fortaleza) e explodiu a agência do Banco do Brasil. Os moradores entraram em pânico durante cerca de 30 minutos, tempo que durou o tiroteio entre os criminosos e os PMs que estavam de plantão no Destacamento do Município.

Conforme informações iniciais das autoridades, eram cerca de 20 homens armados com fuzis, pistolas e escopetas. Eles e dividiram em dois grupos. Uma parte dobando tratou de ir até a sede do Destacamento e passou a atirar. No prédio havia apenas quatro policiais militares e estes ficaram impedidos de sair do local para tentar impedir a ação criminosa.

Enquanto isso, a outra parte da quadrilha invadiu a agência do BB, situada na Rua Vereador Antônio Viana, no Centro, e colocou explosivos nos caixas eletrônicos, realizando em seguida a detonação dos artefatos. O impacto da explosão foi tão forte que pode ser ouvida a quilômetros de distância dali.O prédio ficou completamente destruído.

Acantonados dentro da sede do Destacamento da PM, e sob fogo cerrado dos criminosos, os militares sequer souberam qual direção a quadrilha tomou após realizar o assalto. Somente após a fuga dos ladrões, os PMs puderam, então, pedir reforço das cidades vizinhas.

Patrulhas da Força Tática de Apoio (FTA) do 10º Batalhão (Iguatu), e dos Destacamentos de Icó, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira, além de equipes do Comando Tático Rural (Cotar) já estão na cidade do Cedro em busca de pistas que possam levar ao paradeiro dos assaltantes.

Balanço

Neste ano, já foram registrados ataques a bancos nas seguintes cidades do Interior cearense: Milhã, Itaiçaba, Tarrafas, Aiuaba, Missão Velha, Itarema, Juazeiro do Norte, Sobral, Tejuçuoca, Barbalha, Tamboril, Redenção, Saboeiro, Pedra Branca, Icapuí e Cedro.

Várias quadrilhas já foram desarticuladas, assim como realizadas apreensões de armas e explosivos com bandos.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

BRIGA POR TERRITÓRIO DE DROGAS MOTIVOU CONFRONTO COM 4 MORTOS, EM BAIRRO DE FORTALEZA (CE)

Os três homens foram executados em plena praça do bairro Padre Andrade

A disputa de duas gangues pelo domínio do tráfico e de território teria sido o motivo do tiroteio ocorrido na tarde desta quinta-feira (30), nas ruas do bairro Padre Andrade, na zona Oeste de Fortaleza, que resultou na morte de, pelo menos, quatro pessoas, e ferimentos em outras quatro. A Polícia Militar apreendeu dois adolescentes suspeitos de envolvimento no confronto e reforçou o policiamento naquela comunidade.

O tiroteio envolveu as gangues dos bairros Álvaro Weyne e Padre Andrade – bairros que fazem parte das Áreas Integradas de Segurança 1 e 2, respectivamente (AIS-1 e AIS-2) – aconteceu por volta de 17 horas. Havia muitas pessoas nas ruas, já que era fim de expediente e de aulas nas escolas. Ainda assim, os bandidos não se intimidaram e partiram para o confronto na praça principal do bairro.
No embate armado, três homens tombaram mortos no primeiro local do entrevero. As vítimas foram atingidas por vários tiros de pistola, principalmente na cabeça, costas e tórax. 

Com a chegada das equipes da Polícia Militar, da Divisão de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense (Pefoce), foi possível identificar os mortos. Eram: Jaime Barros de Almeida Filho, 32 anos; Alex Bruno de Sousa Pereira, 21; e Antônio Dionísio Duarte, 29. Todos tinham antecedentes criminais por delitos como assaltos (roubos) e tráfico de drogas.

Mais um

Minutos após o triplo homicídio, um quarto assassinato ocorreu no mesmo bairro. Desta vez, um jovem, ainda não identificado, foi também executado com tiros de pistola e caiu morto na esquina das ruas Rio Solimões e Major Assis, por trás da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professora Balbina Jucá de Albuquerque.

Os assassinos fugiram e a Polícia não conseguiu pistas para localizá-los. No entanto, após o tiroteio na praça, dois adolescentes que teriam participado do confronto foram apreendidos por policiais do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Segundo o chefe do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel PM Francisco Souto, o triplo assassinato foi praticado por oito homens que estavam em quatro motocicletas e usavam pistolas. O oficial confirmou a versão da “guerra” entre as gangues dos dois bairros.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM PRAÇA DE FORTALEZA (CE), TIROTEIO DEIXA 3 MORTOS E 3 FERIDOS

Polícia investiga motivação do crime (Foto: O POVO)

Seis homens armados realizaram um ataque criminoso em uma praça localizada na rua Rincão, no bairro Padre Andrade, matando três pessoas e deixando três feridos, por volta das 16h30min desta quinta-feira, 30. Ainda não se sabe quem eram os alvos. Crime pode ter relação com disputa territorial do tráfico de drogas entre traficantes do Padre Andrade e do Álvaro Weyne.

De acordo com o sargento Mikael, da Polícia Militar (PM), as informações colhidas até o momento dão conta de que os suspeitos chegaram ao local e efetuaram vários disparos contra quem estava na região. Uma das vítimas baleadas socorridas pela Polícia disse que estava indo comprar pão.
"A priori não se pode dizer que foi execução direcionada", comentou o militar.

Morreram no ataque Jaime Barros de Almeida Filho, de 32 anos, Alex Bruno de Sousa Ferreira, 21, e Antônio Dionísio Duarte, 31. Dois feridos foram encaminhados para o Frotinha do Antônio Bezerra e um para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Compareceram ao local equipes da Polícia Militar, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense.
VEJA VÍDEOS:


AUTOR: O POVO

quinta-feira, 30 de março de 2017

CEARÁ VIOLENTO: EM 3 MESES, 88 ADOLESCENTES E DUAS CRIANÇAS FORAM ASSASSINADAS, MÉDIA DE 1 CRIME POR DIA

O envolvimento de adolescentes com o crime contribui para as altas estatísticas

A cada intervalo de 24 horas, um adolescente é assassinado no Ceará. A média de um crime do gênero por dia é registrada desde o início do ano. Em 85 dias de 2017 (de 1º de janeiro a 26 de março), 88 adolescentes e duas crianças foram mortos no estado, em crimes de homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte, os CVLIs (Crimes Violentos, Letais e Intencionais).
As mães são as que mais sofrem, quando encontram seus filhos mortos nas ruas

Os dados foram extraídos das estatísticas oficiais e publicadas no site da própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e mostram que o mês de janeiro foi o que apresentou, até agora, no ano, o maior número de mortes violentas de crianças e adolescentes no estado. Foram 36 vítimas, entre elas, um garoto de apenas 11 anos de idade, assassinado, a tiros, no dia 29 de janeiro, na Rua Tomas Edison, no bairro Itaoca, em Fortaleza.

Em fevereiro, mais 26 garotos e garotas, com idades entre 12 e 18, anos incompletos foram executados sumariamente.

Já no mês de março, no intervalo entre os dias 1º e 26, mais 28 mortes violentas, sendo 27 adolescentes e uma criança de apenas 7 anos de vida, o pequeno Pedro Henrique Lima dos Santos, morto a golpes de faca na madrugada do último dia 19, na casa de seus pais, na cidade de Uruburetama (a 109 Km de Fortaleza).

Vítimas

Entre os 88 menores mortos figuram na lista três garotas. Geysa Araújo de Menezes, que tinha 17 anos, foi morta a facadas no dia 11 de janeiro na cidade de Nova Russas (299 Km de Fortaleza). Já no dia 18 também de janeiro, Maria Jeziane Pinheiro de Menezes, 16 anos, foi assassinada, a golpes de faca, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a 55 quilômetros da Capital.

A adolescente Ana Carolina Rodrigues dos Santos, que tinha apenas 15 anos, também é uma das vítimas da violência. Passavam poucos minutos das 16 horas do dia 5 de março último, quando em meio a um tiroteio de gangues, a estudante foi morta na porta de casa, na Rua Ayrton Senna, no bairro Jangurussu.

A mais recente vítima da violência foi a jovem Rayane de Sousa Silva, 16 anos. Na tarde do último domingo (26), ela acabou sendo morta pelo próprio namorado, um garoto da mesma idade com quem vivia maritalmente. Ele disparou um tiro na cabeça dela. O crime ocorreu na casa onde os dois moravam juntos, no bairro Várzea Alegre, na cidade de Russas (a 163 Km da Capital). O rapaz acabou apreendido pela Polícia Militar e alega que o tiro foi acidental.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

CONTINUA MISTÉRIO SOBRE RAPTO DE CRIANÇA, EM FORTALEZA (CE)

Debóra Lohany sumiu na segunda-feira. As buscas estão sendo feitas pelos Bombeiros e Ciopaer

Recomeçam na manhã desta quarta-feira (29) as buscas das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) à criança que está desaparecida desde a noite da última segunda-feira (27), em Fortaleza. A menina Débora Lorrany dos Santos, de apenas 4 anos de idade, supostamente foi vítima de um rapto. Até agora seu paradeiro é desconhecido.

Na tarde desta terça-feira (28), a Polícia Civil, através da Delegacia de Combate aos Crimes de Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), começou a ouvir pessoas que possam dar informações sobre o fato. A mãe da menina, Daniele dos Santos, e um suspeito do rapto foram ouvidos naquela Especializada.

No entanto, as suspeitas sobre o homem foram descartadas e ele acabou liberado após o interrogatório. Já a mãe da criança reafirmou que a filha brincava na porta de casa, no bairro Aerolândia, por volta de 20 horas, quando desapareceu. A vizinhança relatou que a menina teria sido levada por um homem desconhecido.

Incursões

O suposto raptor é um indivíduo que só tem uma perna. Ele teria sido visto horas depois com a criança nas imediações do Parque do Cocó. Ontem, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi mobilizado para auxiliar nas buscas.

Bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento Major Rosana Busson (GBS) estiveram à frente das incursões na mata do Parque do Cocó e próximo ao Lagamar. Também vistoriaram um galpão abandonado na Avenida Governador Raul Barbosa, mas não localizaram a menina.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

CEARÁ VIOLENTO: ASSASSINATOS "EXPLODEM" NO MÊS DE MARÇO

Execuções sumárias ocorrem todos os dias na periferia de Fortaleza e na zona metropolitana

Entre os dias 1º e 28 de março, nada menos, que 314 pessoas foram assassinadas em todo o Ceará. O número de homicídios neste mês fez explodirem as estatísticas do governo do Estado em relação aos Crimes Violentos, Letais e Intencionais, os CVLIs. Somente na Capital, 139 pessoas foram mortas no período, contra 123 em janeiro e 90 em fevereiro. No acumulado do ano, o Ceará já registrou neste intervalo 932 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Em declarações à Imprensa nesta quarta-feira (29), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, delegado federal André Costa, admitiu a elevação dos índices de mortes violentas e atribuiu o fato à “intensificação do combate à criminalidade pela Polícia em áreas violentas e dominadas por grupos criminosos”.

Segundo a interpretação de André Costa, a intensificação das operações policiais nas áreas até então ocupadas pelas facções teria feito os bandidos migrarem para outros locais e, consequentemente, entrarem em conflito com os que já dominavam o local, gerando os confrontos e mortes violentas.

Números

Em 28 dias de março, além dos 139 assassinatos na Capital, foram registrados também 66 homicídios na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 45 na região Interior Norte e 64 no Interior Sul, totalizando, portanto, 314 homicídios.

Em março de 2016, a SSPDS contabilizou no mês (inteiro 31 dias), 316 CVLIs. Neste mês, faltando ainda os registros dos dias 29, 30 e 31, o número final certamente irá superar o do ano passado, acarretando um aumento nas taxas oficiais de homicídios no Ceará pela segunda vez em 2017.

Em janeiro último, foram contabilizados pelo governo 349 assassinatos no Ceará, contra 323 em 2016, uma elevação da ordem de oito por cento.

Já em fevereiro último, foram registrados 269 homicídios, contra 297 no ano passado, o que representou um declínio de 9,4%.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

TRIPLO HOMICÍDIO EM QUIXERÉ (CE), MÃE E FILHO E UM AMIGO DA FAMÍLIA FORAM MORTOS

A Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas e a 4ª CIA de Polícia Militar de Limoeiro do Norte investigam um triplo homicídio ocorrido na cidade de Quixeré, nesta terça-feira, 28. 

O crime abalou a população local e teve ampla repercussão em toda a região do Vale do Jaguaribe.

Por meio de ligação telefônica, policiais militares constataram a morte de três pessoas – mãe, filho e um amigo da família. 

Segundo informações iniciais, quatro pessoas participaram da execução. A mãe teria corrido e entrado em uma casa próxima à dela, mas foi alcançada e morta, alvejada, juntamente com a terceira vítima. O crime ocorreu por volta das 13 horas.

As vítimas fora identificadas por Carlos Ramon Lima Oliveira, 24 anos; Jardelisa Guimarães de Oliveira, 60 anos, (Mocinha), e o filho dela, Raimundo Edvandro Guimarães Silva, 22 anos, (Paizinho). Os corpos foram encaminhados para o IML de Russas.

O tenente da 4ª Companhia de Polícia Militar de Limoeiro do Norte, João Paulo, disse que o caso está sendo investigado e que não se sabe ainda a motivação do crime. 

AUTOR: DN

EM IBIAPINA (CE), MOTO ROUBADA É RECUPERADA PELO DESTACAMENTO POLICIAL

Na tarde desta quarta-feira, (29), em Ibiapina, durante policiamento ostensivo realizado nas imediações da Câmara Municipal de Ubajara, foi localizada abandonada a motocicleta Honda CG 125 Titan, cor azul, ano 98, placa HVP 4895.
A qual se trata de um veículo com queixa de roubo. A moto foi apreendida e conduzida para Delegacia de Polícia Civil de Ibiapina, onde será devolvida ao legítimo proprietário.

Estiveram nas diligências o 1º Sgt B. Martins, 1º Sgt Passos e Sd Lucas.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

NA CADEIA PÚBLICA DE VIÇOSA DO CEARÁ, CELULARES E COSSOCOS SÃO ENCONTRADOS EM VISTORIA

Na manhã da segunda-feira, (28), a Polícia Militar deflagrou em Viçosa do Ceará a Operação Tolerância Zero, a qual se iniciou com uma vistoria realizada nas dependências da Cadeia Pública local.

Todas as celas daquele estabelecimento foram vistoriadas sendo encontrado três celulares, cinco carregadores, oito cossocos e duas serras.
Esteve a frente da operação o 1º Tenente Daniel Sousa, Sub Comandante da 2ª CIA/3º BPM, em Tianguá, com o apoio dos PMs 1° Sgt Elmar, 1º Sgt Erinaldo, 2° Mauricio, 3° Sgt Amarante, Cb Sales, Sd Frota e Sd Aguiar , bem como os agentes prisionais Junior, Marcos e André.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM MADALENA (CE), CRIMINOSOS ASSALTAM AGÊNCIA DOS CORREIOS E FOGEM COM REFÉNS

A quantia em dinheiro levada pelos assaltantes não foi divulgada

Funcionários e clientes da agência dos Correios em Madalena, interior do Ceará, foram surpreendidos por um assalto na tarde desta terça-feira, 28. Os criminosos fugiram do local levando dois reféns. Os suspeitos efetuaram disparos durante ação, mas ninguém ficou ferido.

Os reféns levados pelo grupo, segundo o tenente-coronel Lyndon Johnson - comandante da região -, foram liberados em uma estrada carroçal. O carro utilizado na fuga, um modelo Fiat Uno de cor vermelha, foi abandonado pelos assaltantes e apreendido pela Polícia.

A quantia em dinheiro levada pelos criminosos não foi divulgada. As informações apuradas pela Polícia Militar dão conta de que quatro homens agiram no assalto. A PM realiza buscas na região para capturar os suspeitos.

AUTOR: O Povo

terça-feira, 28 de março de 2017

TRAFICANTE MAIS ANTIGO NO PODER NO RJ, GUARABU GARANTE LIBERDADE COM PROPINA A PMs E OLHEIROS DA ILHA

Fernandinho Guarabu está no comando do tráfico da Ilha há 13 anos (Foto: Reprodução)

À sombra de uma árvore, dois olheiros observam do alto do Morro do Dendê qualquer movimentação suspeita em uma das principais avenidas da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Há 13 anos é assim na região: o traficante Fernando Gomes de Freitas, de 38 anos, o Fernandinho Guarabu, tenta controlar tudo o que acontece no bairro. Ele é o traficante que há mais tempo está em liberdade à frente da venda de drogas de uma comunidade do Rio.

Agora uma investigação iniciada em 2013 por policiais civis e militares, à qual a equipe de reportagem teve acesso com exclusividade, identificou ao menos 19 policiais militares suspeitos de receber propina de Guarabu.

De acordo com os investigadores, são soldados, cabos e sargentos que integraram o Grupo de Ações Táticas (GAT), responsável por operações em comunidades da Ilha do Governador. Alguns já foram retirados da unidade pelo atual comando, por diversos motivos. A investigação foi entregue em 2015 ao Ministério Público estadual e desde então está sob análise de promotores. Em nota, o MP estadual informou que "não comenta sobre possíveis investigações".

Contra Guarabu, de 2003 a 2016 foram expedidos 14 mandados de prisão pela Justiça do Rio, por crimes de homicídio, tráfico, associação ao tráfico e porte ilegal de armas. Contra seu amigo de infância e braço direito, Gilberto Coelho de Oliveira, o Gil, são nove mandados. Os dois, no entanto, nunca foram presos.

Guarabu está no comando das comunidades desde 2004, quando assumiu após uma sangrenta guerra pelas bocas de fumo que durou nove meses, a partir de setembro de 2003. Pelo menos 20 pessoas morreram em ataques ao Morro do Dendê.

Quando a disputa acabou, Guarabu e Gil se consolidaram no controle do tráfico. Com o tempo, expandiram o controle de serviços, além das drogas, pelas ruas do bairro.

R$ 5 mil por mês a PMs

De acordo com as investigações, PMs ganham R$ 5 mil por mês do tráfico para não reprimir o crime organizado. Em troca, também não são atacados.

Dados da PM apontam o batalhão da Ilha do Governador como o último colocado na apreensão de fuzis em todo o Estado do Rio de Janeiro. Em dezembro, apenas um foi apreendido.

Uma operação da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) e da Corregedoria da PM, em 2016, mostrou que policiais da unidade local liberaram traficantes e são aliados do crime.

Um policial, que pediu para não ser identificado, disse que Guarabu conta com essa ajuda para ter tranquilidade para viver no Morro do Dendê. Os policiais corruptos – que não tiveram a identidade revelada – atuariam também como informantes do criminoso.

O PM, que já deixou de atuar no bairro, contou que, ao chegar ao Grupo de Ações Táticas (GAT), já havia uma verba enviada pelo criminoso para se "fazer vista grossa às ações do traficante".

"Essa falsa tranquilidade dificulta ainda que sejam feitas denúncias contra ele, dificultando assim que o Guarabu possa ser preso", afirmou Zeca Borges, coordenador do Disque-Denúncia, que tem recompensa estipulada em R$ 10 mil por informações que levem à prisão do traficante.
Guarabu e Gil: amigos de infância e parceiros no tráfico de drogas (Foto: Reprodução)

Olheiros espalhados

Para se manter no poder, além da propina a PMs, Guarabu faz uso de olheiros espalhados pela Ilha, que tem apenas um ponto de entrada por terra: a Ponte do Galeão. Qualquer movimentação considerada suspeita na Avenida Paranapuã – uma das principais do bairro – e em outras vias de acesso às comunidades é reportada à chefia do tráfico.
"Tanto tempo no poder levou o Fernandinho Guarabu a se capitalizar para garantir, entre outras coisas, a sua segurança. Assim, montou um esquema de olheiros que começa já no acesso à Ilha. Qualquer comboio policial que chega ao bairro é motivo de alerta de sua quadrilha", explica o promotor Sauvei Lai, responsável por oito denúncias sobre a atuação do criminoso.

Controle de vans, gás e TV a cabo

O domínio do criminoso ao longo do tempo se expandiu para outros negócios. Segundo os investigadores, com operação semelhante à de milícias, Guarabu explora o transporte alternativo, a venda de botijão de gás e a instalação de TV a cabo clandestina e internet.

Todo motorista de van que quer trabalhar na Ilha precisa pagar R$ 330 aos representantes do criminoso, segundo a investigação. A polícia investiga um ex-PM – o nome é mantido sob sigilo para não atrapalhar as investigações – como responsável por pegar o dinheiro dos motoristas e levar a Guarabu.

De acordo com policiais, quem se recusa a pagar tem o carro queimado e é expulso do serviço. Quem paga não é incomodado pela fiscalização de trânsito.

O transporte alternativo tem 266 vans cadastradas na Ilha do Governador pela Coordenadoria Especial de Transporte Complementar. O órgão esclarece que, ao tomar conhecimento da cobrança do tráfico, encaminhou um relatório à prefeitura, que repassou as informações ao MP e à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), por se tratar de uma questão de segurança pública.

Segundo a CETC, hoje há aproximadamente 266 veículos cadastrados pelo Sistema de Transporte Público Local (STPL) em condições de circular – a polícia crê que outros 200 rodem ilegalmente. Diariamente são feitas operações de fiscalização em três turnos no Rio, inclusive na Ilha. De acordo com a coordenadoria, desde o reinício das atividades, em 27 de janeiro, 41 veículos foram autuados no bairro, sendo 10 deles removidos e outro lacrado.
Disque-Denúncia oferece R$ 10 mil por informações que levem à prisão de Guarabu (Foto: Divulgação/Disque-Denúncia)

'Populismo'

A prática adotada por Guarabu com seus desafetos é de desaparecer com os corpos. Assim, ele evita cenas de violência no bairro, apontado como uma área considerada estratégica por ter a presença do Aeroporto Internacional do Galeão e de inúmeras bases das Forças Armadas.

Com um estilo assistencialista, em que não se nega a comprar cestas básicas para moradores, Guarabu proibiu roubos próximos a suas comunidades. Quem desafia a ordem é identificado e desaparece nas mãos da quadrilha, segundo a investigação.

Até sobre religião ele opina. Com uma tatuagem com a inscrição "Jesus Cristo", no braço direito, o traficante proibiu qualquer manifestação de integrantes de religiões de matriz africana como a umbanda, por exemplo. Entre os moradores do Morro do Dendê, já se propagou a história de que, para justificar a proibição no morro, Guarabu afirma que ali o "poder é de Jesus".

"Ele se diz evangélico. Por isso, proibiu cultos ou ações de outras religiões. Ainda reprime estupradores. Talvez esses sejam os motivos que levaram parte da comunidade a nutrir uma simpatia por ele", explica o promotor Sauvei Lai.

Moradores contam que ele proíbe a contratação de filmes com conteúdo sexual nos canais de “gatonet”, como são popularmente conhecidos os serviços piratas de TV a cabo.

Em 2010, um primo de Guarabu teve o pescoço cortado por uma linha de pipas com cerol quando andava de moto pelo bairro. A medida adotada foi proibir o cerol nas comunidades.

As práticas, segundo investigadores, são formas encontradas pelo traficante em tentar conquistar a simpatia da comunidade e esconder seus crimes, sem que seja denunciado.

"A quantidade de denúncias sobre ele é muito baixa. Parece que sua postura convenceu algumas pessoas", explica Zeca Borges, coordenador do Disque-Denúncia.

A quadrilha transformou o Morro do Dendê, de acordo com o Ministério Público estadual, em um entreposto de drogas e de armas. De lá, esses produtos são distribuídos para a facção que Guarabu representa.

Ataque a delegacia

Filho de um pedreiro, já falecido, e de uma caixa de mercado, que nunca aceitou a presença do filho no tráfico, Fernando Guarabu assumiu o Dendê aos 24 anos. Em seu aniversário de 27 anos, em 2007, a polícia tentou surpreendê-lo durante a festa no morro. Ele inaugurava uma piscina no alto do morro. O criminoso conseguiu fugir enquanto a polícia apreendeu 10 mil latas de cerveja.

A ação policial irritou o criminoso que determinou um ataque à 37ª DP (Ilha do Governador) que teve a fachada metralhada. O movimento foi visto como um recado e uma sugestão de acordo.

Nesta época, Guarabu percorria a favela com uma camisa do São Paulo patrocinado pela empresa de eletrônicos "LG". No pescoço, um cordão dourado trazia as mesmas iniciais e serviam para mostrar a parceria com o melhor amigo que dura até hoje: "L" de Lopes, como também Guarabu é chamado, e "G" de Gil. O bonde do LG passava a ser conhecido em toda a Ilha.

"É igual a um câncer. Chegou e foi tomando conta. Ele se espalhou e hoje está no dia a dia do bairro", explicou o promotor Sauvei Lai.

Há um mês no cargo, o delegado Geraldo Assed, da 37ª DP, disse que colocará Fernando Guarabu como seu objetivo.

"Bandido é bandido. Não importa se ele se notabiliza ou não pela violência. Há inquéritos contra ele aqui e vamos tentar prendê-lo", prometeu o delegado.

Bairro ‘patrulhado de forma dinâmica’, diz PM

De acordo com o comando do 17º BPM (Ilha do Governador), em nota divulgada pela assessoria de imprensa da PM do Rio, "o bairro é patrulhado de forma dinâmica, através de rondas em viaturas e motos, além de baseamento em pontos definidos conforme o horário de maior incidência de ocorrências para coibir ações criminosas".

AUTOR: G1/RJ

EM MARTINÓPOLE (CE), POLÍCIA MILITAR DESARTICULA QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ROUBO DE CELULARES

Acusados

Na madrugada de domingo, 26, por volta de 01h50, durante uma festa ao público promovida pela Prefeitura de Martinópole na Praça da Matriz, Centro da cidade, a Polícia Militar prendeu uma quadrilha especializada em roubo de aparelhos celulares que atuava sempre em grandes festas. 

Os ladrões agiam da seguinte maneira: as pessoas estavam despercebidas e um elemento as empurrava enquanto outro tomava o celular.

Durante a festa os PMs receberam várias denúncias deste tipo de ação criminosa, inclusive que tinha a participação de mulheres no esquema criminoso.

Já cientes e com posse das informações, os pm’s passaram a diligenciar no sentido de prender os acusados e não demoraram muito para pôr as mãos da quadrilha, a qual era composta por cinco suspeitos, quatro adultos e um menor.
Acusados

Com os acusados a Polícia Militar encontrou os seguintes produtos furtados: Um aparelho celular sansung Galax J5 preto; Um aparelho celular marca LG; Um aparelho celular Microsofit RM 1092 branco e Um aparelho celular Motorola modelo Moto G4.

Diante dos fatos, os elementos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a DPC de Camocim. Eles foram identificados como:Sabrina Cristina Barroso Vieira, 19 anos, natural de Teresina e residente em Varjota; Natália Ramos Rodriguez, 20 anos, natural de Cariré e residente em Varjota; Jocasta Silva, 26 anos, natural de Fortaleza e residente em Sobral; José Torres Ferreira dos Santos, 61 anos, natura e residente em Sobral e o menor de iniciais L.F.S., 16 anos, natural e residente em Timom-MA.

Algumas vítimas compareceram à DPC e reconheceram seus aparelhos celulares bem como a quadrilha. Mediante as provas, o delegado plantonista resolveu enquadrá-los nos artigos 155, 71 e 288, todos do CPB, sendo os adultos transferidos para a cadeia pública de Granja e o menor liberado.
Celulares recuperados

Efetuaram as prisões: Subtenente Brito, Sgt Nazareno, Sgt Edmo, Sgt Roberto Luiz e Sd Domingos

AUTOR: Camocim Polícia 24h

POLÍCIA PRENDE, JUSTIÇA SOLTA: ATÉ QUINTA-FEIRA 500 BANDIDOS PRESOS NO IPPOO 2 VOLTARÃO ÀS RUAS DE FORTALEZA (CE)

Enquanto a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) corre para prender e tirar das ruas bandidos que inquietam a população, matando e roubando os cidadãos, outra secretaria do estado, a de Justiça e da Cidadania (Sejus), faz o percurso inverso: corre para soltar aqueles que estão atrás das grades .

Isso vai acontecer a partir desta terça-feira (28), quando a Sejus, em parceria com a Defensoria Pública do Estado e o Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), inicia mais um mutirão carcerário, com o objetivo de “reduzir a população carcerária”, conforme o próprio órgão informou em seu site.

O alvo da ação dois três órgãos serão os detentos hoje estão recolhidos no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira Dois (IPPOO 2), no Município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Cerca de 500 presos, entre homicidas, traficantes de drogas, latrocidas, assaltantes, estupradores, seqüestradores e golpistas poderão ganhar a liberdade até quinta-feira (30) e já estarão soltos no próximo fim de semana.

Tornozeleiras

Ainda de acordo com a Sejus, em seu comunicado no site da instituição, os presos que serão postos nas ruas serão beneficiados com a progressão de regime, passando do aberto para o semiaberto. Uma equipe do setor de monitoramento estará presente no mutirão para “acelerar as decisões judiciais que indicarem o uso de tornozeleiras eletrônicas.

O objetivo da Sejus é claro: quer reduzir o número de detentos nos presídios. “a ação ameniza um dos maiores problemas do Sistema Penitenciário, que é a superlotação”confirma André Campos, advogado da Sejus.

O mutirão começa nesta terça-feira às 9h30.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

CEARÁ VIOLENTO: MAIS UM FIM DE SEMANA SANGRENTO COM 38 MORTES

Entre as vítimas dos homicídios do fim de semana, a adolescente Rayane de Sousa Silva, 16 anos, morta a tiros pelo namorado, também menor, na cidade de Russas

Balanço parcial aponta que, ao menos, 38 pessoas morreram de forma violenta no fim de semana em todo o estado do Ceará. Entre sexta-feira (24) e o domingo (26), as autoridades da Segurança Pública registraram 30 casos de homicídios e mais oito óbitos decorrentes de acidentes de trânsito.

Em Fortaleza, a Polícia fez o registro de casos de assassinatos nos seguintes bairros: Alto da Balança, Cristo Redentor, Colônia, Centro, Edson Queiroz, Canindezinho (duplo) e Barroso (duplo). Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram quatro casos nos Municípios de Caucaia (2), Pacajus e Maracanaú.

No Interior Norte, oito pessoas foram assassinadas no fim de semana nos seguintes Municípios: Ocara, Novo Oriente, Itapajé, Trairi, Bela Cruz (2), Mulungu e Uruoca.

Já no Interior Sul, foram mais oito casos, nos Municípios a seguir: Juazeiro do Norte (2 casos), Santana do Cariri, Porteiras, Barbalha, Crato, Icó, e Russas.

Assassinatos

Dois homens foram executados a tiros, na noite do domingo, no bairro Canindezinho, em Fortaleza. Danilo Ferreira Gomes, 20 anos; e Carlos Henrique Silva de Sousa, 18; foram atingidos a tiros quando se encontravam na Rua Quatro. Testemunhas disseram à Polícia que o crime foi praticado por quatro homens encapuzados que estavam em um veículo Celta preto.

No Centro de Fortaleza, um morador de rua, ex-presidiário, identificado por Jarmilson Pereira Gomes, foi morto a facadas e golpes de barra de ferro em plena Praça do Ferreira. O crime ocorreu por volta de 23h30 de sábado. Um suspeito acabou preso em flagrante. O crime foi filmado pela unidade de vídeo-monitoramento da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

No bairro Cristo Redentor, na zona Oeste da cidade, pelo menos, dois homens foram assassinados neste fim de semana. Ainda na manhã de sábado (25), um traficante de drogas que mantinha uma barraca de praia na Avenida Vila do Mar, foi morto a tiros, sendo identificado como Álisson Kildery. À noite, por volta de 18h58, na Rua Camélia, outro homem foi executado da mesma forma, com vários tiros. Tratava-se de Lindomar de Souza.

Acidentes

Oito pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito em vários Municípios cearenses como Pindoretama, Caririaçu, Novo Oriente, Independência, Parambu e Granjeiro.

Uma das vítimas foi o agente penitenciário federal Francisco Klemberg Moreira Batista, que faleceu em decorrência de um desastre na última sexta-feira na rodovia estadual CE-040, no Município de Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele perdeu o controle da direção de seu veículo, que bateu em um poste e, em seguida, capotou fora da estrada. A morte foi instantânea. Klemberg era o coordenador de intervenção no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte.

Dois acidentes com mortes ocorreram no Município de Novo Oriente (388 Km de Fortaleza) neste fim de semana. Ambos foram colisões com motocicletas, tendo como vítimas Genivan Vieira da Silva e Antônio Charles Leite Mourão.

MAIS VÍTIMAS DE HOMICÍDIOS NO FIM DE SEMANA
Janael (Novo Oriente) Antônio (Santana do Cariri) Rafael (Icó) 
José Elson (Bela Cruz) José Cláudio (Bela Cruz)

AUTOR: FERNANDO FIBEIRO

EM FORTALEZA (CE), PM E GUARDA MUNICIPAL SÃO RECEBIDAS A TIROS E COM CHUVA DE GARRAFAS E PEDRAS EM OPERAÇÃO PARA CONTER FARRA DE PAREDÕES

O abuso de paredões de som é comum na periferia de Fortaleza, fato que desafia as autoridades

Com uma chuva de pedras e garrafas e até mesmo tiros. Assim foram recebidos guardas municipais de Fortaleza e policiais militares na noite deste domingo (26) em uma praça na Avenida A do Conjunto José Walter, na zona Sul da Capital, onde baderneiros promoviam um festival de paredões de som. 

 Para conter os desordeiros e não ficarem desmoralizados, os agentes responderam à altura, com disparo de balas de borracha.

O incidente ocorreu quando uma equipe de fiscalização da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMC) foi acionada para acabar com a farra dos paredões, num autêntico desrespeito aos moradores daquela comunidade e numa afronta à lei.

Quando a primeira equipe apareceu, foi recebida com pedradas, garrafadas e até tiros. Foi pedido reforço e logo foram enviadas ao local viaturas da própria GMF pertencentes às inspetorias de Proteção Urbana (Iprotu), de Terminais (Iterm) e de Segurança Viária (ISV), além de patrulhas do Batalhão de Policiamento Comunitário/BPCom (Ronda do Quarteirão) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), da Polícia Militar.

Borracha

“As equipes que chegaram no apoio também foram recebidas a pedradas, garrafadas e até mesmo disparos de armas de fogo em direção aos guardas”, consta em relatório.

Depois de muitos disparos com munição não-letal (balas de borracha), o resultado foi a apreensão de quatro paredões e o fim da baderna. Os moradores aplaudiram de pé a ação da Guarda Municipal e da Polícia Militar, pois segundo eles, todos os domingos a farra dos paredões acontecia no local, provocando vários delitos como prostituição de menores, tráfico de drogas e perturbação do sossego alheio.

Ainda de acordo com relato da GMF, mesmo após a operação, um posto de saúde próximo dali foi atacado a tiros, supostamente, em represália à ação das autoridades contra a baderna dos paredões.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM TIANGUÁ (CE), ADOLESCENTE DE 14 ANOS É DETIDO POR POPULARES APÓS ASSALTAR DUAS MULHERES

Na noite desta segunda-feira, 27/03, por volta de 19h30, na Avenida Prefeito Jaques Nunes, próximo ao Terminal Rodoviário de Tianguá, duas mulheres foram surpreendidas por um adolescente de apenas 14 anos, que estava armado com uma faca e anunciou assalto. 

O menor residente no bairro do Aeroporto em Tianguá, roubou o celular de cada uma das vítimas, entretanto, ao tentar fugir foi alcançado e detido por populares que passaram a agredi-lo.

Os Policiais da Força Tática Motos compareceram ao local e fizeram a apreensão do infrator, o qual foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, onde foi autuado por roubo, ficando à disposição da Justiça.

Os celulares roubados foram recuperados e devolvidos às vítimas.

AUTOIR: IBIAPABA 24 HORAS

EM UBAJARA (CE), DUPLA É PRESA APÓS TENTATIVA DE ASSALTO A LOJA MACAVI

Na manhã desta segunda-feira, 27/03, por volta de 08h40, na Avenida dos Constituintes, centro de Ubajara, dois indivíduos chegaram numa moto à frente da Loja Macavi, ambos de capacetes, onde um deles entrou na loja armado de revólver e anunciou o assalto. 

Um Sargento da Polícia Militar estava próximo a Loja e conseguiu frustrar a ação dos bandidos, que desistiram do assalto e se evadiram a pé, deixando a moto abandonada no local (Honda CG 125 Titan, vermelha, ano 2001, de placa HXF-9299, Viçosa).
Moto usada pela dupla

Os PMs do Destacamento de Ubajara Subtenente Nertan, 3º Sargento Paiva, Soldado Silva e Soldado Amarante, passaram a fazer diligências e conseguiram prender um dos assaltantes, sendo identificado como FRANCISCO HÉLIO ALVES MOREIRA, 28 anos, residente no Bairro Dom Timóteo em Tianguá.
Arma usada na tentativa de assalto, apreendida com Fco Xavier de Araújo

As diligências continuaram e o segundo indivíduo foi preso quando tentava fugir numa topic no trecho entre Ubajara e Tianguá, sendo identificado como FRANCISCO XAVIER DE ARAÚJO, 19 anos, também residente no bairro Dom Timóteo em Tianguá, sendo encontrado com ele a arma usada na ação criminosa (revólver Taurus, calibre 38, com dois cartuchos intactos). 

A Dupla foi encaminhada a Delegacia de Policia Civil de Ubajara, onde foram realizados os procedimentos legais, ficando ambos, à disposição da Justiça.
Estão de Parabéns o Sargento que evitou que o assalto fosse consumado, bem como os PMs do Destacamento de Ubajara que de forma rápida e eficiente conseguiram realizar a prisão dos assaltantes.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

segunda-feira, 27 de março de 2017

EM TIANGUÁ (CE), APÓS TENTATIVA DE FUGA FRUSTRADA PELA GUARNIÇÃO DA PM, 20 DETENTOS SÃO TRANSFERIDOS DA CADEIA PÚBLICA

Neste domingo, 26/03, por volta de 13h, foi desencadeada uma grande Operação na Cadeia Pública de Tianguá, 

A qual esteve a frente os Agentes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), pertencente a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (SEJUS), participaram do apoio as equipes da Polícia Militar, sob o Comando do Tenente Daniel Sousa, Sub Comandante da 2ª CIA/3º BPM, bem como as equipes do DEMUTRAN e Guarda Municipal.
A referida operação iniciou-se com uma vistoria em todas as celas daquele estabelecimento carcerário, onde foram apreendidos 14 celulares e 19 carregadores.

Vinte internos foram transferidos para outras unidades prisionais de Fortaleza.
A referida operação deu-se um dia após ter sido registrada uma tentativa de fuga encabeçada por três detentos, a qual só não foi concretizada em razão da intervenção dos PMs que estavam de serviço no local. 
AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

POLICIAL MILITAR ESTÁ EM ESTADO GRAVE APÓS COLIDIR CARRO EM POSTE, EM CAUCAIA (CE)

O policial militar era o único ocupante do veículo que colidiu com um poste (Foto: WhatsApp O POVO)

Registrada na manhã deste domingo, 26, uma colisão entre um carro e um poste ocorrida por volta das 9 horas da manhã, na BR-020, próximo ao Tabapuazinho, Caucaia.

O motorista, o policial militar Francisco Evandson Teixeira Lima, conhecido por Cabo Lima, foi jogado para fora do veículo no momento da colisão.

Segundo a assessoria da Polícia Militar, a vítima foi encaminhada ao Instituto Dr. José Frota e seu estado é considerado grave.

AUTOR: O POVO

TIROTEIO EM CASA NOTURNA DEIXA 1 MORTO E 15 FERIDOS, NOS EUA

FOTO: A TRIBUNA

Um tiroteio em uma casa noturna cheia de gente na cidade americana de Cincinnati (Ohio) deixou pelo menos um morto e 15 feridos, informou a polícia, que descartou uma motivação terrorista.

As sirenes das patrulhas e das ambulâncias continuaram durante horas diante do estabelecimento, em uma cena quase cotidiana em um país em que os tiroteios são frequentes.

Mas a discoteca Cameo lembrava o sangrento ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI) contra um local gay em Orlando (Flórida), que deixou 49 mortos e cerca de 60 feridos em junho de 2016.

Apesar da lembrança, as autoridades de Cincinnati descartaram rapidamente uma motivação terrorista.

"Nada indica que se trate de um atentado terrorista", disse o prefeito, John Cranley, em coletiva de imprensa neste domingo.

Um homem de 27 anos, identificado como Obryan Spikes pela polícia, morreu e pelo menos outras 15 pessoas foram feridas pelos tiros, segundo um novo balanço.

Os autores do tiroteio ainda não foram detidos, segundo as autoridades dessa cidade de 300.000 habitantes.

A polícia informou em um primeiro momento que só havia um agressor.
"Precisamos de testemunhas que tenham a coragem de se deslocar para identificar os agressores", pediu o prefeito.

O tiroteio começou na noite de sábado para domingo no interior da Cameo.
"Parece que o conflito começou entre grupos específicos de indivíduos durante o dia, antes de escalar até a tragédia", informou o prefeito pelo Twitter.

"A investigação determinou que a discoteca estava cheia, com cerca de 200 pessoas", acrescentou o chefe de polícia de Cincinnati, Eliot Isacc, à imprensa.

"Vários homens originários dos arredores entraram em uma briga no bar que degenerou em um tiroteio com a participação de várias pessoas", acrescentou.

A discoteca tem o costume de revistar seus clientes para garantir a segurança, mas havia várias armas de fogo no local, disse polícia.

"Houve tiros, cerca de 20 tiros", declarou à rede local WLWT uma testemunha que estava na boate.

Nos sábados à noite a casa só permite a entrada de pessoas maiores de 21 anos, segundo informações em seu site.

Após os disparos, o público correu em todas as direções e algumas pessoas se chocaram com outras, de acordo com a polícia, que continua interrogando várias testemunhas.

Embora a polícia tenha descartado desde a madrugada a hipótese terrorista, as autoridades ressaltaram a gravidade do fato.

"É totalmente inaceitável. Estamos em um país em que se deveria poder sair à noite para divertir-se sem temer ser ferido por balas", lamentou o prefeito Cranley.

"Trata-se de um nova tragédia terrível", disse à CNN o governador de Ohio, John Kasich.

Os tiroteios são frequentes nos Estados Unidos, onde as armas podem ser adquiridas legalmente e circulam amplamente. Em Cincinnati foram registrados 66 homicídios no ano passado, e quase todos eles (57) foram cometidos com armas de fogo. A violência aumentou neste ano, com 57 vítimas de tiroteios registradas até 23 marzo, contra 31 no mesmo período de 2016.

Em 2012, 20 crianças e seis adultos morreram durante um tiroteio na escola de Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, fato que gerou um novo e acalorado debate sobre a necessidade de restrições ao porte de armas, o que não teve resultado.

AUTOR: O POVO

domingo, 26 de março de 2017

EM CAMOCIM (CE), JOVEM DE 29 ANOS COMETE SUICÍDIO POR ENVENENAMENTO

Vítima partiu precocemente

Uma triste notícia abalou toda cidade de Camocim no início desta tarde de sábado, 25. Infelizmente a jovem Ítala Alves, 29 anos, mais conhecida como “Gel”, bastante conhecida na cidade, pôs fim à própria cometendo suicídio por ingestão de veneno. A vítima residia na Av. Beira-Mar, ao lado da pousada do João do Peba.

Segundo informações repassadas pela polícia, no início da tarde deste sábado, a vítima teve um pequeno desentendimento com um familiar e saiu de casa bastante alterada. 

Momentos depois a jovem chegou novamente em casa e disse para uma pessoa que teria ingerido veneno líquido. Desesperados seus familiares a levaram rapidamente para o HDMA, local onde recebeu atendimento médico por cerca de uma hora e meia, no entanto, não resistiu e infelizmente veio a óbito por volta das 14h40.

Ítala Alves era mãe de uma garotinha de apenas 3 anos. Era também irmão de um grande amigo nosso Cb da PM. 

Nossas condolências à todos os familiares e amigos. Que Deus com sua infinita sabedoria conforte cada um dos que estão sofrendo com a despedida precoce desta jovem.

AUTOR: Camocim Polícia 24h

SBT, RECORD TV E REDETV! SAIRÃO DO AR NA TV PAGA

São Paulo – SBT, Record e a RedeTV estão de saída da TV paga. A programação desses canais deixará de ser exibida nas operadoras NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky no mesmo dia em que o sinal analógico será desligado em São Paulo: próxima quarta-feira, dia 29.

A notícia veio em comunicado veiculado na tv ontem à noite e no centro do desacordo estão os direitos de transmissão do sinal digital.

As emissoras, que são sócias em uma joint-venture, a Simba, não querem mais oferecer de graça o sinal digital para as operadoras. Clientes da TV Paga só terão acesso aos canais através de antena de sinal digital ligada aos televisores

Os sites das emissoras também já trazem a informações: SBT, Record e RedeTV, onde a notícia é dada pelo próprio dono Marcelo de Carvalho. Apesar de a Embratel ser mencionada na nota oficial, a sua TV por assinatura, a Via Embratel foi absorvida pela Claro TV.

Confira o texto completo do comunicado oficial transmitido pelas emissoras:

“Informamos que a partir do dia 29 de março, quando o sinal analógico de televisão será desligado em São Paulo, as emissoras Record TV, RedeTV! e SBT deixarão de exibir simultaneamente suas programações nas operadoras pagas NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky.

Estas empresas ainda não concordaram em pagar pelos direitos de transmissão do sinal digital de Record TV, SBT e RedeTV!, ao contrário do que já fazem com canais estrangeiros e com outras emissoras nacionais.

Juntas, as três emissoras detêm grande parte da audiência da TV aberta e paga. Lamentamos não termos chegado a um acordo com as operadoras, porque quem perde com isso é o público brasileiro. Faremos todos os esforços para que nossa programação esteja no seu pacote de TV por assinatura.

Esclarecemos que a TV aberta continua gratuita e, agora, com qualidade digital”.

AUTOR: MSN

EM TIANGUÁ (CE), TENTATIVA DE FUGA NA CADEIA PÚBLICA É FRUSTRADA PELA PM

Na manhã deste sábado, três internos tentaram empreender fuga da Cadeia Pública de Tianguá.

No momento em que estava se encerrando o banho de sol, o Agente Prisional quando ia abrir o portão que dá acesso às celas, foi interceptado por três detentos, que tentavam empreenderem fuga, onde o apenado;

GLEIDISTONE DO NASCIMENTO,(que responde pelo Art. 157 do CPB -- Roubo), tentou lesionar o Agente Prisional com um objeto perfurante (barra de ferro), enquanto o apenado RONNYALYSSON ANDRADE DE LIMA, (que responde pelo Art. 157 do CPB - Roubo), tentou tomar a arma do referido agente prisional, já o apenado ANTONIO PEREIRA RUFINO, (que responde pelos Arts. 129 – lesão corporal, 157 - roubo e 288 associação criminosa do CPB, Art. 14 do Estatuto do desarmamento e Art. 309 do CTB), empurrava o portão, para que os demais detentos da cela conseguissem fugir.

Porém o agente prisional, conseguiu acionar os Policiais Militares de serviço naquela Cadeia, onde os quais, conseguiram barrar a fuga dos detentos.

Os três internos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, onde foram realizados os procedimentos legais (T.C.O. nos Arts. 129 c/c Art. 14 e Art. 352, todos do CPB).

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM TIANGUÁ (CE), FUGITIVO DA CADEIA DE IBIAPINA É PRESO

Na tarde desta quinta-feira, 23/03, durante uma Operação Policial desencadeada pelas equipes do Ronda do Quarteirão e moto Patrulhamento, nas imediações do Bairro Dom Timóteo em Tianguá, foi recapturado o foragido da Justiça: 

RODRIGO LIMA DE SOUSA, 23 anos, responde pelo Art. 157 do CPB (roubo), o qual fugiu da Cadeia Pública de Ibiapina, na madrugada de quinta-feira. 

Após sua captura, o foragido foi levado de volta as dependências daquele referido estabelecimento carcerário. 

A Operação Policial foi montada pelo Tenente Coronel Paulo de Tasso, Comandante da 2ª CIA/3º BPM, e contou com a participação dos PMs do Ronda do Quarteirão Subtenente Castro, Cabo J. Soares, Soldado Henrique, além dos integrantes do serviço de moto patrulhamento 1º Sargento Sandoval, Soldado S. Filho e Soldado Barroso.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

2 DETENTOS FOGEM DA CADEIA PÚBLICA, EM IBIAPINA (CE)

Na madrugada desta quinta-feira, 23/03, ocorreu uma fuga de presos da Cadeia Pública de Ibiapina, onde fugiram os detentos:

FRANCISCO DE SENA SOUZA, 23 anos, responde pelo Art. 155 do CPB (furto).

RODRIGO LIMA DE SOUSA, 23 anos, responde pelo Art. 157 do CPB (roubo).
A dupla improvisou uma corda feita de redes e conseguiram escalar o muro e fugir.

Quem souber de alguma informação que possa levar ao paradeiro de alguns desses indivíduos, favor ligar o 190 e informar. Sua denúncia será anônima.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics