I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM, FORTALEZA-CE

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 31 de maio de 2021

EM FORTALEZA (CE), STF JULGA NESTA SEMANA EXTRADIÇÃO DE BRITÂNICO CHEFE DA MÁFIA DO TRÁFICO DE ARMAS

 
O britânico foi preso em um prédio de luxo, na capital cearense Foto: Divulgação/PFCE

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta semana o pedido de extradição do britânico James Joseph White. O homem é acusado de chefiar uma máfia internacional responsável por tráfico de drogas e armas. James foi detido em um prédio de luxo, em Fortaleza há quase um ano. Desde o dia 19 de junho de 2020 ele é mantido preso no Estado.

A sessão de julgamento deve acontecer na próxima sexta-feira (4). A relatoria do processo está a cargo do ministro Luís Roberto Barroso. Já a defesa técnica será representada pelo advogado Túlio Magno, que deve fazer sustentação oral em defesa do estrangeiro.

O pedido de extradição foi formulado pelo Reino Unido ainda no ano passado. A Procuradoria Geral da República já emitiu parecer afirmando que a solicitação atende aos requisitos da lei brasileira. Em setembro de 2020, chegou a ser determinado interrogatório do extraditando a um dos juízes federal de competência criminal da Subseção Judiciária onde o custodiado permanecia.

PEDIDOS

Após o interrogatório, a defesa representada pelo advogado Túlio Magno apresentou indeferimento do pedido de extradição e ponderou que as acusações lançadas pelo  Governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte "não perpassam de simples dizeres confeccionados após a prisão de James White no Brasil, por não comportar os respectivos autos extradicionais a prova pré-constituída de eventual condenação criminal definitiva ou de processo penal em curso contra o extraditando".

O advogado também requereu que, se deferida a extradição, haja compromisso por parte do Reino Unido ao governo brasileiro de "não submeter James Joseph White à prisão ou processo por fato anterior ao pedido de extradição; computar o tempo da prisão que, no Brasil, foi imposta por força da extradição; não entregar James Joseph White sem consentimento do Brasil, a outro Estado que o reclame; não considerar qualquer motivo político para agravar eventual pena imposta e, principalmente, comutar eventual pena corporal, perpétua ou de morte em pena privativa de liberdade, respeitado o limite máximo de cumprimento de 30 anos".

Enquanto a determinação definitiva pela extradição não acontece, James Joseph White cumpre prisão provisória encarcerado na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (CPPL VII), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

HISTÓRICO
White chegou a chegou a integrar a lista dos mais procurados pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal). A ficha criminal do britânico é extensa, incluindo passagens pelos crimes de homicídio, sequestro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Além dos crimes cometidos em outros países, no Brasil, White foi flagrado em posse de um documento falso. Ele foi condenado devido a este crime. A reportagem apurou que no dia da prisão ele chegou a se apresentar aos policiais como Vincent McCall, de origem surinamesa.

Na ocasião da prisão do estrangeiro, a Polícia Federal afirmou que ele residia em Fortaleza desde o início de 2020. Os agentes apreenderam um passaporte falsificado, quase R$ 53 mil e um automóvel de luxo.

FONTE: DN

domingo, 30 de maio de 2021

EM CURITIBA, HOMEM QUE MARCAVA ENCONTROS POR APLICATIVO E ASSASSINAVA GAYS É PRESO

 
 Homem estava foragido há duas semanas Foto: Reprodução/Polícia Civil

Suspeito de matar três homens gays após encontros no Paraná foi preso em Curitiba neste sábado (29). Segundo a Polícia Civil, José Tiago Correia Soroko foi identificado após tentar matar uma quarta vítima, que conseguiu resistir ao ataque no último dia 11 de maio. 

O caso está sendo investigado como latrocínio (roubo seguido de morte). Conforme as apurações policiais, o suspeito marcava encontros por meio de aplicativos e, ao chegar nos locais, roubava os pertences e cometia os assassinatos. 

Ele rendia as vítimas e as estrangulava. Em todos os casos, os corpos foram encontrados cobertos com lençóis e com as mãos amarradas. As mortes ocorreram entre 17 de abril e 4 de maio. 

Thiago Nóbrega, delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, o Tiago Soroka é considerado um "assassino em série com perfil psicopata".

VÍTIMAS

A primeira vítima teria sido o professor universitário Robson Paim, 36. Ele foi encontrado morto por familiares dentro de sua casa no município de Abelardo Luz, no dia 17 de abril. O carro dele foi localizado na mesma noite em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.

Em 27 de abril, o suspeito também teria matado o enfermeiro David Levisio, 28. Ele morava em Curitiba havia poucos meses. O corpo dele foi encontrado por amigos em seu apartamento, no bairro Lindoia, após três dias desaparecido. Segundo o delegado Victor Menezes, ele estava de bruços, com as mãos amarradas e um travesseiro no rosto.

Já Marcos Vinício Bozzana da Fonseca, 25, foi morto no dia 4 de maio. Ele era de Campo Grande (MS) e cursava medicina em Curitiba. Amigos também estranharam seu desaparecimento e chamaram a polícia. O corpo estava coberto com uma manta e apresentava sinais de decomposição. Marcos morava a cerca de dois quilômetros de David.

PROVAS 

Além de outras provas coletadas, como imagens de câmeras de segurança, a polícia chegou ao suspeito a partir de uma quarta vítima que conseguiu resistir ao ataque do suspeito após também recebê-lo em casa.

A Aliança Nacional LGBTI+ também acompanha as investigações e ressaltou as características de crime de homofobia. No início do mês, o grupo lançou um manual para evitar casos de violência LGBTIfóbica.

Entre as 11 dicas, o grupo aconselha que se evitem encontros marcados por aplicativos que não exigem autenticação dos usuários.

FONTE: DN

terça-feira, 25 de maio de 2021

EM TIANGUÁ (CE), HOMEM MORRE APÓS LEVAR CHOQUE ELÉTRICO EM POSTE NA ZONA RURAL

 
Um homem morreu depois de levar um choque elétrico em um poste na zona rural de Tianguá.

O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), na localidade de Tabocas. 

De acordo com informações, a vítima identificada como Benedito de Paulo da Conceição, 46 anos, realizava uma manutenção em uma rede elétrica quando sofreu o choque e ficou preso ao poste. 

Uma equipe do Resgate foi acionada para o local e prestou os primeiros socorros mais infelizmente a vítima não resistiu.

FONTE: Ibiapaba 24 horas

EM FORTALEZA (CE), SUSPEITO DE SEQUESTRAR CRIANÇA DE 03 ANOS SOFRE TENTATIVA DE LINCHAMENTO, E É DETIDO NO BAIRRO MONDUBIM

 
A Polícia Militar prendeu em flagrante na noite do último domingo (23), um homem suspeito de sequestrar uma criança de 03 anos no bairro Mondubim, em Fortaleza. 

Francisco Luciano dos Santos, de 44 anos, chegou a passar por uma tentativa de linchamento pelos moradores.

Inicialmente, o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) recebeu o chamado de uma ocorrência de agressão contra o suspeito. Ao chegar no local para conter a suposta agressão, porém, a PM foi informada de que ele havia tentado sequestrar uma criança.

Conforme apuração policial feita juntos aos moradores, o homem agredido havia arrancado a vítima dos braços de uma babá. Os populares flagraram o crime e tentaram evitar a fuga dele. 

AUTUAÇÃO

Após receber atendimento médico, Luciano foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. A Polícia Civil abriu um inquérito na unidade especializada para investigar o caso.

Após os depoimentos das testemunhas, o homem foi autuado em flagrante por sequestro com base no artigo 148 do Código Penal. A apuração do caso está agora sob responsabilidade da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca)

Com o homem, os policiais apreenderam uma moto, pertences diversos e uma balaclava. Ele já possuía antecedente criminal por resistência. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Luciano está à disposição da Justiça.

FONTE: DN

segunda-feira, 24 de maio de 2021

EM FORTALEZA (CE), EMPRESÁRIO QUE MANTINHA ARSENAL DENTRO DE APARTAMENTO DE LUXO É SOLTO APÓS PAGAR FIANÇA

 
 Cerca de 20 armas, cartuchos e munições foram encontrados pelos policiais no imóvel Foto: divulgação

A Justiça Estadual decidiu soltar mediante pagamento de fiança, no último sábado (22), um empresário de 57 anos, preso no dia anterior com uma arma de fogo, em um posto de combustíveis, no bairro Mucuripe, em Fortaleza. Na residência do suspeito, um apartamento de luxo, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu um arsenal - que incluía fuzil, espingardas e outras armas de fogo, munições, uma máquina de recarga de munições e até uma réplica de uma bomba relógio.

A soltura de Waldemir Feitosa de Albuquerque Lima aconteceu no Plantão Judiciário. "O pretenso delito foi cometido sem violência e ameaça à pessoa e o investigado nãopossui antecedentes criminais", considerou o juiz para conceder liberdade provisória ao preso, após o pagamento de fiança de três salários mínimos. 

O magistrado determinou ainda que Waldemir cumpra com medidas cautelares por seis meses: proibição de se ausentar de Fortaleza, a não ser que a Justiça autorize; recolimento domiciliar das 22h às 6h; comunicar eventuais mudanças de endereço; e comparecer a todos os atos processuais.

A decisão judicial atendeu pedido de liberdade feito pela defesa de Waldemir Feitosa. O advogado Rogério Feitosa Mota afirmou à reportagem que "todas as armas são devidamente registradas em nome do empresário Waldemir Feitosa, que é registrado como colecionador e atirador esportivo, bem como que o ocorrido será devidamente esclarecido em juízo no momento oportuno".

O Ministério Público do Ceará (MPCE) chegou a se posicionar pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, "para a garantia da ordem pública". O promotor de Justiça lembrou que o suspeito não tinha antecedentes criminais, mas "diante da gravidade dos fatos, inclusive, por envolver risco para outras pessoas, revelam-se insuficientes, in casu, a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, o que justifica, sem dúvida, a sua custódia cautelar".
Policiais também apreenderam maquinário usado para fabricação de munições. Foto: Divulgação

APREENSÃO DE 20 ARMAS DE FOGO

Os policiais militares que efetuaram a prisão de Waldemir Feitosa contaram à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), que foram acionados para uma ocorrência no Mucuripe de um homem com "comportamento bastante alterado, eufórico, portando uma arma de fogo e ameaçando pessoas, num posto de gasolina". A informação consta no Inquérito Policial e diverge do relato inicial de que o suspeito foi abordado pela Polícia em uma boca de fumo na comunidade do Saporé, no bairro Papicu.

Ao chegarem ao posto de combustíveis, os PMs viram o suspeito entrando em um táxi e realizaram a abordagem. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 357 (municiado com cinco munições) e mais nove munições de calibres diversos, dentro de uma maleta prata. Entretanto, o homem não apresentou autorização para posse de arma de fogo.

O empresário ainda teria comentado com os policiais que possuía mais armas de fogo, que estavam em casa. Ao se deslocar para o apartamento de alto padrão, na Avenida Abolição, ainda no bairro Mucuripe, a Polícia se deparou com um arsenal.

Foram apreendidas mais 19 armas de fogo - inclusive um fuzil, carabina, espingardas, pistolas e revólveres, munições de calibres diversos e uma máquina para recarga de munições. Uma das pistolas estava com numeração adulterada.

Os policiais ainda encontraram, no imóvel, uma suposta bomba e acionaram militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para apreenderem o artefato. Os PMs especializados recolheram o material e descobriram que se tratava de uma réplica de relógio de dinamite.

O suspeito acabou autuado na DRF pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previstos pela Lei Nº 10.826. Ao ser interrogado, Waldemir alegou apenas que não sabia o motivo de uma arma conter adulteração na numeração, o que deve ter sido um engano no ato da compra, mas afirmou que a mesma é registrada junto ao Exército Brasileiro.

FONTE: DN

segunda-feira, 17 de maio de 2021

EM FORTALEZA (CE), PASSAGEIRO É MORTO E MOTORISTA DE APLICATIVO É BALEADO NO BAIRRO JOSÉ WALTER

 
A vítima havia solicitado um veículo por aplicativo com destino a Pavuna, na Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza Foto: Reprodução/Whatsapp

Um passageiro foi morto durante uma viagem em carro de aplicativo, na noite deste sábado (15). O motorista do veículo foi baleado. Os dois foram atingidos após o veículo ser interceptado por uma motocicleta, na Av. H, próximo à Av. N, no bairro José Walter, em Fortaleza. 

Relatos de testemunhas indicam que, ainda na tarde deste sábado, a vítima, identificada apenas como Janier, de 32 anos, estaria num bar assistindo a uma partida de futebol quando teve uma discussão com outro homem, ainda não identificado. Durante a briga, a vítima teria sido ameaçada de morte.  

Em seguida, Janier solicitou um veículo por aplicativo com destino a Pavuna, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Durante o trajeto, o executor perseguiu o carro numa motocicleta e efetuou os disparos. 

O motorista do veículo, identificado como Irismar, de 53 anos, foi atingido pelos disparos e encaminhado ao Instituto Dr. José Frota (IJF).

INVESTIGAÇÕES EM ANDAMENTO

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga o caso. Além disso, equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCCE estiveram no local e coletaram vestígios que serão utilizados nas apurações policiais.

O caso é investigado pelo DHPP, que segue em diligências visando identificar a autoria e a motivação do crime. A secretaria também afirmou que os dois envolvidos não possuem antecedentes criminais. 

FONTE: DN

sexta-feira, 14 de maio de 2021

EM TIANGUÁ (CE), HOMEM DE 50 ANOS É PRESO SUSPEITO DE PRATICAR FURTO EM SUPERMERCADO

 
Um homem de 50 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (13), em Tianguá, suspeito de praticar furto no interior de um supermercado localizado ao lado do terminal rodoviário. 

De acordo com informações da polícia, o homem teria furtado uma quantidade em dinheiro de um cidadão que ao perceber o crime acionou os seguranças do estabelecimento.

O individuo que não teve o nome revelado foi detido pelos seguranças e a polícia militar foi acionada. O suspeito é residente em Varjota e já tem antecedentes por furto e roubo.

A polícia informou que o homem agia em companhia de outras pessoas, inclusive uma mulher também teria participação na ação criminosa.

Parte do dinheiro furtado foi recuperado e o indivíduo foi encaminhado a delegacia de Tianguá para os procedimentos legais. A polícia realiza diligências no sentido de capturar todos os envolvidos no crime.

FONTE: Ibiapaba 24 horas

EM FORTALEZA (CE), MULHER É MANTIDA REFÉM NO PORTA-MALAS E SE LIVRA DO ASSALTO AO LIGAR PARA O MARIDO, NO EUSÉBIO

 
 Ela estava voltando do trabalho quando o fato aconteceu. O caso será investigado pela Delegacia Metropolitana de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza Foto: Paulo Sadat

Uma mulher se livrou de um assalto ao ligar para o marido no porta-malas do carro, onde era mantida refém, na noite desta quinta-feira (13), no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), a vítima estava voltando do trabalho, na Estrada do Camará, quando viu um veículo parado na via, como se estivesse com problemas mecânicos.

Quando se aproximou, dois homens desceram do carro, anunciaram o assalto e a colocaram no porta-malas do próprio automóvel.

Os criminosos não perceberam que a mulher estava com um celular no bolso. No porta-malas, conforme o Batalhão, ela conseguiu ligar para o marido e explicar o que estava acontecendo. 

O esposo da vítima acionou a empresa de rastreamento veicular, que informou que o automóvel estava ainda na Estrada do Camará, mas em Aquiraz, também na Região Metropolitana de Fortaleza. 

INVESTIGAÇÃO

Uma composição do BPRE foi ao local e localizou o carro, bem como a vítima no porta-malas. Os criminosos já haviam abandonado o veículo, após rodar por cerca de 1h. Segundo a Polícia Civil, nenhum pertence foi levado.

Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso. O Diário do Nordeste entrou em contato com a Polícia Militar, para saber detalhes do caso, e aguarda resposta.

Um Boletim de Ocorrência (B.O) sobre o fato foi registrado na Delegacia Municipal de Eusébio, que ficará a cargo das investigações.

FONTE: DN

terça-feira, 11 de maio de 2021

EM FORTALEZA (CE), JÓIAS AVALIADAS EM R$ 250 MIL SÃO RECUPERADAS APÓS ASSALTO A LOJA DE SHOPPING

 
 Dupla de suspeitos fugiu do local, mas um deles foi interceptado pela Polícia Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um homem foi preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) após assalto a uma joalheira de um shopping de Fortaleza, localizado no bairro Aldeota. 

Os produtos levados, avaliados em R$ 250 mil, foram recuperados. Caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (10).

Em nota, o Shopping Del Paseo confirmou a ocorrência e informou que a equipe de segurança do estabelecimento agiu "rapidamente" junto à PMCE. 

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dois suspeitos entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Armados, eles renderam os funcionários da loja e fizeram a coleta das joias.

Na fuga dos suspeitos, uma pessoa que passava pela área foi baleada e levada para um hospital para receber atendimento médico. A Secretaria da Segurança Pública não divulgou o estado de saúde da vítima.

Interceptado pelos policiais na rua Maria Tomásia, Lindon Johnson Siqueira de Queiroz, de 25 anos, foi levado à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), onde, segundo a SSPDS, procedimento por roubo majorado pelo concurso de pessoas foi instaurado. 

Um revólver calibre .38 foi apreendido na ação. Outro suspeito envolvido no roubo conseguiu fugir e está sendo procurado pelos agentes de segurança. 

FONTE: DN

segunda-feira, 10 de maio de 2021

EM CAUCAIA (CE), DUPLA ROUBA CARRO DE APLICATIVO E DERRUBA POSTE DURANTE PERSEGUIÇÃO POLICIAL

 
Criminosos em fuga colidem e derrubam poste durante perseguição da PM no Centro de Caucaia. Foto: Rafaela Duarte/ SVM

Uma dupla em fuga após roubar um veículo de aplicativo colidiu e derrubou um poste de energia durante uma perseguição da Polícia Militar no Centro de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite deste domingo (9). O acidente aconteceu no cruzamento da Rua Manoel Ferreira com a Avenida Juaci Sampaio Pontes.

Segundo a PM, os suspeitos solicitaram a corrida na Avenida Dom Almeida Lustosa, quando o veículo trafegava na Estrada da Barra Nova os homens anunciaram o assalto e fugiram com o carro, abandonando o motorista no caminho.

Agentes do 12 ° Batalhão da PM foram informados sobre o roubo, localizaram o carro e teve início a perseguição. Durante a fuga, os suspeitos atiraram contra a polícia e só pararam após o carro colidir com o poste.

Com a batida, o poste tombou em cima do muro de um imóvel e a frente do carro de aplicativo ficou destruída.

Conforme testemunhas, os dois suspeitos foram socorridos pela polícia e levados a uma unidade hospitalar da região. Não há informações sobre o estado de saúde dos homens.

FONTE: G1/CE

sexta-feira, 7 de maio de 2021

EM IDAHO (EUA), MENINA ABRE FOGO EM ESCOLA, FERE 3 E É DESARMADA POR PROFESSORA

 
Polícia isola escola em Rigby, Idaho (EUA), onde aluna abriu fogo e baleou 3 nesta quinta (6) Foto: Natalie Behring/AP Photo

Uma menina abriu fogo em uma escola de Rigby, em Idaho (Estados Unidos) e baleou três pessoas nesta quinta-feira (6). Segundo a polícia local, ela parou quando uma professora conseguiu desarmá-la. Os feridos foram atingidos nos membros superiores e inferiores e, disseram as autoridades, não correm risco de morrer.

De acordo com a polícia local, essa garota — que não teve a identidade revelada — era uma aluna da sexta série da instituição. Isso quer dizer que ela tem 11 ou 12 anos de idade. Na escola, a menina sacou a arma de dentro da mochila e começou a disparar, dentro e fora da unidade.

Após ser desarmada, a criança ficou sob a guarda da professora que a deteve e, em seguida, foi levada em custódia pelos policiais.

Os investigadores ainda tentam entender o motivo do ataque e como a menina conseguiu acesso à arma. "Não temos muito detalhes neste momento sobre o porquê. Estamos investigando, seguindo todos os caminhos", disse Steve Anderson, xerife do condado de Jefferson.

Entre os baleados, estão dois alunos. Segundo a agência Associated Press, um deles pode precisar de cirurgia. A terceira pessoa teria sido atingida do lado de fora da escola, afirmam investigadores.
Policiais isolam escola onde menina abriu fogo nesta quinta-feira (6) em Rigby, Idaho (EUA) Foto: Natalie Behring/AP Photo

O governador do estado de Idaho, Brad Little, lamentou em um comunicado o tiroteio na escola de Rigby, pequena cidade com pouco mais de 4 mil habitantes.

"Estou orando pelas vidas e pela segurança das pessoas envolvidas nos acontecimentos trágicos de hoje. Obrigado às nossas agências de segurança e líderes escolares pelos esforços em atuar nesse incidente", disse Little.

Violência nos EUA

Os EUA sofreram uma série de tiroteios em massa nas últimas semanas, incluindo em uma instalação da FedEx em Indianápolis, um prédio de escritórios na Califórnia, um supermercado no Colorado e vários spas em Atlanta. No mês passado, o presidente Joe Biden classificou a violência armada nos Estados Unidos como uma "epidemia" e um "constrangimento internacional".

Mais de 43 mil mortes por armas de fogo foram registradas nos Estados Unidos no ano passado, incluindo suicídios, de acordo com o Gun Violence Archive.

FONTE: G1

quinta-feira, 6 de maio de 2021

EM FORTALEZA (CE), PAI SUSPEITO DE COMETER ESTUPRO DE VULNERÁVEL CONTRA FILHA DE 8 ANOS É PRESO NO BAIRRO MESSEJANA

 
O crime teria acontecido no ano de 2012. Atualmente, a vítima tem 17 anos Foto: Divulgação/SSPDS

Um pai suspeito de cometer estupro de vulnerável contra a filha de oito anos foi preso, na última terça-feira (4), no bairro Messejana, em Fortaleza. O crime teria acontecido no ano de 2012. Atualmente, ela tem 17 anos. A identidade do homem, que tem 46 anos, será preservada para não expor a vítima.

Investigações da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) apontam que, em 2012, o homem teria aproveitado a proximidade com a menina para realizar o delito, já que os dois moravam na mesma casa.

O homem foi condenado e julgado e teve a prisão decretada após expedição de um mandado por sentença condenatória definitiva. Após buscas, ele foi localizado e capturado em uma residência no bairro Messejana na terça-feira. 

O mandado contra ele foi cumprido pelos policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, pois o homem também é investigado por crimes no contexto de violência doméstica.

Logo após os procedimentos na sede da especializada, ele foi recolhido para uma unidade prisional, onde cumprirá a pena.

DENÚNCIAS

A população também pode colaborar com as investigações ligando para o número (85) 3108-2950 da DDM de Fortaleza para denunciar crimes sexuais no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher na capital cearense. A Secretaria da Segurança Pública garante que o sigilo e o anonimato são garantidos.

FONTE: DN

NO CEARÁ, POLICIAL ACUSADO DE MATAR NAMORADA E ALEGOU INSANIDADE MENTAL VIRA RÉU NA JUSTIÇA

 
Consta nos autos que vítima e acusado discutiam frequentemente, inclusive na presença dos amigos

O cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Manoel Bonfin dos Santos Silva agora é réu no Judiciário cearense. Bonfin é acusado pelo crime de feminicídio. Conforme a denúncia, o PM matou a namorada Ana Rita Tabosa Soares, em outubro de 2020, enquanto o casal discutia dentro de um veículo.

A acusação foi apresentada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) ainda em 2020, mas só foi aceita pelo magistrado da 2ª Vara do Júri em abril deste ano. O processo acerca deste caso chegou a ficar suspenso na Justiça quando a defesa do cabo alegou que o policial é acometido por doença mental.

De acordo com a decisão do juiz, ficaram observadas as condições da ação penal uma vez que "existem provas da materialidade do fato e indícios suficientes de autoria". O magistrado pontuou que, quanto à autoria do crime, há elementos colhidos, especialmente os depoimentos dos policiais militares que atenderam a ocorrência.

ALEGAÇÕES

A defesa de Manoel Bonfin anexou aos autos pedido que o juiz solicite o cumprimento ao processo de insanidade mental e mantenha a suspensão do processo principal "para que se dê continuidade para a realização do exame pericial". A defesa destaca como importante a realização do exame por meio de perícia especializada.

No ano passado, o advogado Charlyandre Façanha Xavier, responsável pela defesa do policial, indicou à Justiça que há três anos o PM vinha sendo acompanhado por médico especializado em doenças mentais. Segundo a defesa, Manoel seria "incapaz de entender o caráter ilícito do fato" e é preciso que ele seja submetido à perícia para comprovar a afirmação.

A Justiça não nomeou peritos, mas alegou que o exame deveria ser feito por profissionais do Manicômio Psiquiátrico Governador Stênio Gomes. O laudo precisa responder: "Por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era o réu, ao tempo da ação, inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento? E em decorrência de perturbação da saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não possuía o réu, ao tempo da ação, a plena capacidade de entender o caráter criminoso do fato, ou de determinar se de acordo com esse entendimento?".

Até essa quarta-feira (5), não constava no processo principal acerca do caso se o exame foi realizado ou não.

ACUSAÇÃO

O MPCE afirma que vítima e réu se relacionavam há quase dois anos. A vítima foi assassinada dentro de um carro, na Avenida Silas Munguba, em Fortaleza, no dia 8 de outubro de 2020. Segundo os autos, o policial efetuou quatro disparos de arma de fogo contra a namorada.

Na data do crime, o casal jantava em um restaurante e ingeria bebida alcoólica. Na denúncia, o órgão acusatório ainda expôs que, em uma discussão acalorada, Ana Rita teve o braço puxado e foi xingada. A mulher foi ao banheiro e ligou para uma amiga pedindo socorro. Foi quando Manoel invadiu o banheiro, arrancou a companheira do local e obrigou ela a entrar no carro.

No interior do veículo, as agressões continuaram. A vítima saiu pilotando o carro e, poucos metros depois, defronte a um supermercado, na Avenida Silas Munguba, o acusado efetuou vários disparos de arma de fogo na cabeça da vitimada, que faleceu na via pública, dentro do carro, no banco do motorista. Quando da chegada da equipe policial ao local, o denunciado saiu de dentro do veículo e se identificou como policial militar e pediu que prestassem socorro à vítima. A arma utilizada fora apreendida e lavrado o respectivo auto de prisão em flagrante"

MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ

Testemunhas disseram que o PM chorou ao perceber que a namorada estava morta e chegou a gritar dizendo estar arrependido. Silva foi preso em flagrante. Já na delegacia, quando questionado pelos investigadores sobre o que motivou o crime, o suspeito ficou em silêncio.

FONTE: DN

quarta-feira, 5 de maio de 2021

EM SANTA CATARINA, FAMILIARES E AMIGOS VELAM CORPOS DE VÍTIMAS DE ATENTADO EM CRECHE

 
Vitimas de atentado em escola em Saudades (SC). (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

O velório das cinco vítimas mortas no atentado à escola infantil Pró-Infância Aquarela em Saudades, em Santa Catarina, começou por volta das 23h da última terça-feira, 4, no Parque de Exposições Theobaldo Hermes, onde funciona o ginásio da cidade.

As cinco vítimas são três crianças, uma professora e uma agente educativa. Os corpos chegaram por volta das 3h. Às 4h da madrugada desta quarta-feira, 5, familiares e amigos dos mortos fizeram uma pequena celebração. Às 9h estava prevista uma missa de corpo presente no local. As informações são do G1.

Sobre o caso, sabe-se que um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas às 10h de ontem, terça-feira, 4. A creche fica na cidade de Saudades e atende crianças de 6 meses a 2 anos. Pelo menos 20 crianças estavam no local sob os cuidados de 5 professoras.

Todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão. O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças. Na casa do assassino, a polícia encontrou R$ 11 mil e duas embalagens de facas novas. A única sobrevivente ao ataque é uma criança de 1 ano e 8 meses, que está na UTI.

Luto

A governadora do estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr, decretou luto oficial de três dias. "Manifesto profunda tristeza e presto minha solidariedade. Determinei que o Governo dê todo o amparo necessário às famílias", escreveu a governadora.

As vítimas são Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, professora que dava aulas na unidade havia cerca de 10 anos; Mirla Renner, de 20 anos, agente educacional na escola. Além de Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses; Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses e Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

FONTE: O POVO

terça-feira, 4 de maio de 2021

EM FORTALEZA (CE), HOMEM É SUSPEITO DE ASSASSINAR COMPANHEIRA E RAPTAR FILHA DE 2 ANOS

 
Agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal da Capital realizaram diligências para capturar o homem Foto: arquivo pessoal

Uma mulher de 23 anos foi assassinada na noite deste domingo (2) no bairro Panamericano em Fortaleza. Conforme informações preliminares de testemunhas, Valeska Mayara Dantas Macedo foi morta pelo companheiro, que está foragido. A filha do casal teria sido levada pelo suspeito após o crime.  

De acordo com policiais militares, os agentes foram acionados para o local após receberem uma denúncia sobre uma briga de casal. Ao chegarem na Rua Amazonas, encontraram a jovem sem vida na residência do suspeito, identificado como Evaldo Dervlin Barbosa Viana, 29 anos. O corpo da vítima tinha marcas de golpes de faca, informou os PMs à reportagem do Sistema Verdes Mares.  

Depois do crime, o suspeito teria fugido levando a filha do casal, uma criança de cerca de dois anos. Ainda de acordo com relatos de testemunhas, Valeska Mayara Dantas não morava com o suspeito, mas residia em um endereço próximo, localizado no mesmo bairro.   

Vizinhos afirmaram que além da vítima, o suspeito também teria assassinado um cachorro.  A Polícia não confirmou a informação.  

Viaturas da Guarda Municipal de Fortaleza e da Polícia Militar realizaram buscas na região para localizar Evaldo Dervlin e a criança, mas até as 23 horas deste domingo eles não foram localizados. 

Por nota, a Secretaria da Segurança Público e Defesa Social (SSPDS) não confirmou a identidade da vítima ou do suspeito, assim como o rapto da criança. A pasta afirmou que as polícias Civil e Militar realizam diligências com o intuito de localizar o autor do crime. 

Denúncias

A secretaria frisou que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, para o (85) 3257-4807, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que também é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos, informou a Pasta.

ATUALIZAÇÃO

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (3), menos de 24h após o crime, o homem suspeito de matar uma mulher e fugir com a filha do casal, em Fortaleza. O crime aconteceu na noite deste domingo (2) no Bairro Panamericano. A prisão foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que vai repassar novas informações sobre o caso em coletiva nesta terça-feira (4). O caso está sendo investigado como feminicídio.

FONTE: DN/G1/CE

EM FORTALEZA (CE), 5 SUSPEITOS DE MATAR INSTRUTOR DE SURF E AVÔ SÃO INDICIADOS

 
Família afirma que Davi Silva Sabino, de 22 anos, era instrutor de surf e não tinha ligação com o crime organizado Foto: Reprodução

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), indiciou, na última sexta-feira (30), cinco homens por suspeita de matar a tiros o instrutor de surf Davi Silva Sabino, de 22 anos, e o avô dele, Francisco Alexandre Filho, 70, crime ocorrido uma semana antes do indiciamento, no bairro Varjota, em Fortaleza. Quatro suspeitos foram presos em flagrante e um está solto.

Caio de Lima Gois, Claudiano Severino de Arruda, Jefferson Rodrigues de Brito, João Vinícius Barros da Silva e Lucas Clemente de Sousa foram indiciados por homicídio qualificado (com as qualificadoras de motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas) e organização criminosa. Lucas é o único que não foi preso em flagrante - prestou depoimento e foi liberado.

Conforme o Relatório Final da 1ª Delegacia do DHPP, os criminosos arrombaram e invadiram uma residência na Rua Dom Amaro, no bairro Varjota, na madrugada de 23 de abril último, com o objetivo de matar o tio de Davi Sabino. Ao não encontrar o homem, o grupo executou o instrutor de surf e o avô dele (pai do alvo), Francisco Alexandre Filho.

A primeira pista encontrada pelos investigadores foi o uso de um veículo Chevrolet Onix, de cor cinza, pelos criminosos. Poucas horas depois, o automóvel foi localizado no bairro Vicente Pinzón, na Capital. No local, foi abordado e detido o primeiro suspeito, João Vinícius, que estava na posse do carro.

Claudiano Severino, o 'Sete', também foi preso no bairro Vicente Pinzón, ainda no dia 23 de abril. Já no dia seguinte, foi localizado Jefferson Brito, o 'Natal', no bairro Jangurussu. Ele se apresentou com um documento de identidade falso, mas acabou preso.

SUSPEITO PRESO AO PRESTAR DEPOIMENTO

No mesmo dia 24 de abril, os policiais chegaram a Caio Gois, conhecido como 'Layon'. Ao ver os policiais, ele conseguiu fugir. Depois, os advogados do mesmo compareceram à Delegacia para se informar sobre o motivo da procura por Caio e se prontificaram a levar o cliente para prestar esclarecimentos sobre a suspeita.

Caio Gois compareceu ao DHPP na última terça-feira (27) para prestar depoimento. A partir de um relatório do Setor de Inteligência da Polícia Civil que apontou que 'Layon' é integrante de uma facção cearense, com a função de planejar e realizar homicídios, e ainda é filho de um membro da alta cúpula do grupo criminoso, ele foi preso em flagrante pelo crime de organização criminosa.

GUERRA ENTRE FACÇÕES CRIMINOSAS

A Polícia Civil acredita que o crime tem relação com a guerra entre as facções criminosas pela disputa por território. O grupo preso teria recebido a missão de matar o tio do instrutor de surf e filho do idoso, que deixou o presídio há pouco tempo, após cinco anos preso por roubo, e seria membro de uma facção carioca. Testemunhas contam que ele estava na residência invadida pelos criminosos, mas conseguiu fugir.

Dentro da facção cearense, 'Natal' e Lucas Clemente, conhecido como 'Loko', seriam lideranças na região do bairro Varjota, ainda de acordo com o Relatório Final do DHPP.

Vinícius nega que participou do crime e afirma que estava apenas na posse do carro, a pedido de amigos. 'Sete' diz que foi chamado por 'Layon' para irem a um lugar, mas não aceitou o convite, na madrugada do crime. 'Natal' negou participação no crime e contou que comprou o documento falso na Feira da Parangaba, em razão de ter deixado de assinar um processo na Justiça. 'Layon' também negou ter cometido o duplo homicídio e disse que estava na casa da namorada.

Já 'Loko' prestou depoimento no DHPP no dia 27 de abril último, reconheceu que é primo de 'Layon', mas negou participação no crime, alegando que estava em casa. Por falta de flagrante, ele foi liberado.

VASTA FICHA CRIMINAL

Os cinco indiciados pelo duplo homicídios têm vasta ficha criminal, segundo o DHPP. Confira os antecedentes criminais de cada um:

Caio de Lima Gois: roubo, dano, crime contra a administração pública, lesão corporal, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e receptação;
Claudiano Severino de Arruda: roubo e tráfico de drogas;
Jefferson Rodrigues de Brito: roubo, porte ilegal de arma de fogo e homicídio;
João Vinicius Barros da Silva: roubo, receptação, lesão corporal, dano e tentativa de roubo;
Lucas Clemente de Sousa: estupro de vulnerável, posse ou porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

FONTE: DN

domingo, 2 de maio de 2021

EM FORTALEZA (CE), PM ENCONTRA CORPO DE MULHER DECAPITADO NO BAIRRO CONJUNTO PALMEIRAS

 
Polícia encontra corpo decapitado e com parte dos membros arrancados às margens de avenida no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. Foto: Leabém Monteiro/ SVM

Agentes da Polícia Militar encontraram o corpo de uma mulher decapitado e com o braço e uma das pernas arrancadas às margens da Avenida Catolé, no Bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, na noite deste sábado (1°).

Conforme a PM, os agentes faziam um patrulhamento de rotina pela região quando encontraram partes do corpo próximo à pista e o restante em um matagal ao lado da via.

A vítima, que aparenta ter entre 20 e 25 anos, segundo a PM, não foi identificada e a Perícia Forense foi acionada ao local para recolher o corpo. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.

FONTE: G1/CE

EM WISCONSIN (EUA), HOMEM ARMADO MATA DUAS PESSOAS EM CASSINO

 
A polícia foi alertada no sábado à noite sobre um tiroteio no restaurante do Oneida Casino/Radisson Hotel. (Foto: Reprodução/Google Maps)

Um homem armado matou duas pessoas e feriu gravemente outra neste sábado, 1º, em um cassino do Wisconsin (norte dos Estados Unidos) antes de ser morto pela polícia, anunciaram as autoridades locais.

A polícia foi alertada no sábado à noite sobre um tiroteio no restaurante do Oneida Casino/Radisson Hotel, perto de Green Bay. "O suspeito morreu, a polícia atirou contra ele e não há ameaça para o público", afirmou o tenente Kevin Pawlak, da polícia do condado de Brown.

Pawlak disse que o indivíduo aparentemente tinha um alvo e que não foi um "tiroteio aleatório". O objeto do ataque era um funcionário que não estava no local, então o homem armado decidiu abrir fogo contra os colegas de trabalho do alvo. O FBI abriu uma investigação sobre o ataque. 

FONTE: O POVO

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics