A Ordem dos Advogados do Brasil (Secção Ceará) realiza, nesta segunda-feira, o I Seminário de Segurança Pública OAB-CE, no Hotel Luzeiros, na Avenida Beira-Mar, a partir de 8 horas.
O evento, intitulado "Segurança Pública, uma questão de Estado", irá propor um debate acerca dos altos índices de violência no Ceará e buscará soluções contra a insegurança.
Os secretários de Segurança Pública dos Estados do Ceará, Servilho Paiva; e de Pernambuco, Wilson Salles Damázio, já confirmaram presença, bem como, o ex-procurador geral da República, Aristides Junqueira, e o senador Eunício Oliveira.
Investimentos
O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, afirma que é importante que estas autoridades agreguem suas opiniões e experiências ao evento. "O Ceará foi um dos Estados do Norte/Nordeste que mais investiram em Segurança Pública e os efeitos não foram os esperados. Investiu-se em viaturas, em homens, presídios, e, mesmo assim, enfrentamos altos índices de violência", considera.
O seminário será aberto por Monteiro, que irá expor números da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre homicídios, assaltos, latrocínios, sequestros e ataques a banco. O secretário de Segurança de Pernambuco falará a respeito do modelo de segurança implantado e a razão de o Estado está em destaque nacional na redução de crimes.
"A contestação dos modelos dos dois Estados é muito importante. Vamos analisar em que um pode ajudar o outro", disse Monteiro.
O ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, tratará da judicialização e do impacto do cumprimento das penas, no tocante à impunidade e do sistema de progressão de regimes. Além destes convidados, outras autoridades cearenses que estudam os desafios da Segurança Pública participarão.
"Convidamos sindicatos, associações, representantes do Ministério Público (MP), da Defensoria Pública e a sociedade em geral para que venham e juntem suas ideias às nossas", disse o presidente da OAB-CE. No fim da tarde, o evento será transformado em uma audiência pública. Qualquer um dos participantes da audiência poderá opinar, dar sugestões e fazer críticas".
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU