Inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) capturaram dois homens suspeitos de fraudes em cartões eletrônicos, na tarde de ontem. Segundo a Polícia, os estelionatários foram flagrados efetuando saques com cartões clonados, na agência do Banco do Brasil da Avenida Oliveira Paiva, na Cidade dos Funcionários, onde receberam voz de prisão.
De acordo com o delegado titular da DDF, Jaime Paula Pessoa Linhares, naquela agência era a que Irismar Néris Leite, 38; e Manoel Oliveira de Lima Neto, agiam com mais frequência. "Uma vítima registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) aqui na delegacia denunciando que seu cartão teria sido clonado lá. Por isto começamos a investigar e chegamos a eles", afirmou.
O esquema de fraude de Irismar Leite e Manoel Neto era baseado em um ´chupa-cabra´ (gravadora de trilha de cartão magnético) portátil. O aparelho, em tamanho reduzido, permite que o estelionatário clone os dados do cartão no momento em que se apodera dele, sem levantar suspeitas das vítimas.
"Eles se oferecem para ajudar as pessoas que estão na fila e, quando pegam o cartão, clonam imediatamente. Quando devolvem, todos os dados já foram copiados. Depois disto, passam tudo para um computador e com ajuda de uma leitora de magnetização, popularmente conhecida como ´régua´, eles conseguem transferir aqueles dados para qualquer cartão que possua tarja magnética. Exemplo disto, é que quando foram pegos, eles haviam feito um saque com um cartão presente da rede Carrefour, que não faz transações bancárias", disse Jaime Linhares.
Com os estelionatários foram encontrados 14 cartões em nomes de terceiros. Segundo informações da DDF, Irismar Leite já tem processos nos Estados do Rio Grande do Norte e do Pernambuco e um mandado de prisão em aberto. Manoel Neto não tem passagens pela Polícia e nega envolvimento com o crime.
Ele afirma ter acompanhado Leite até a agência sem saber o que ele iria fazer no local. Ambos foram autuados pelos crime de estelionato e por portarem petrechos para falsificação.
Caixas eletrônicos
Dois homens foram presos com material que, possivelmente, seria utilizado em arrombamentos de caixas eletrônicos, ontem. Carlos Eduardo Sousa Castro Pereira, o ´Gordinho´, 32, e Francisco Adaílson Morais de Lima, o ´Dadá´, 51, foram detidos em Paracuru (88 Km de Fortaleza) e na Capital, respectivamente.
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU