Outra vítima do show de pneus furados foi Felipe Massa. Após uma largada espetacular, na qual pulou de 11º para quinto, ele sofreu com o problema na 10ª volta e caiu para último. Assim como Hamilton, Massa também protagonizou bela recuperação e ainda cruzou a linha de chegada em sexto.
Mas além de sorte, Nico teve competência para garantir seu segundo triunfo na temporada, o terceiro na carreira. Ele imprimiu um bom ritmo durante toda a prova e ainda precisou conter o ímpeto de Mark Webber nas voltas finais. O australiano, que chegou a cair para o fim do pelotão após ser tocado por Romain Grosjean na largada, quase conseguiu uma vitória épica na mesma semana em que anunciou que deixará a Fórmula 1 no fim do ano. Webber se aproximou de Nico no fim da corrida e forçou o alemão a acelerar para segurar a vantagem, que terminou em menos de 1s. Quem completou o pódio foi Fernando Alonso, com direito a uma escalada incrível, passando de oitavo para terceiro após a saída do último safety car.
Festa para Nico Rosberg em Silverstone (Foto: AFP)
Logo nas primeiras voltas, Hamilton conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Vettel.
Pneu de Hamilton fura...
Hamilton tem pneu furado logo no início da prova de Silverstone (Foto: Getty Images)
Mesmo azar teve Massa. Ele tentava tomar a quarta posição de Adrian Sutil, quando sofreu um furo também no pneu traseiro esquerdo e acabou perdendo o controle de sua Ferrari e rodando. O brasileiro voltou na última posição após parar nos boxes para trocar os pneus.
Após a primeira rodada de pit stops, Vettel manteve a liderança, seguido por Rosberg e Sutil. Quem se deu bem foi Alonso, que ganhou as posições de Raikkonen e Ricciardo e pulou para quarto.
O drama dos furos dos pneus traseiros esquerdos atingiu mais um: Jean-Eric Vergne, da STR. A sequência de ocorrências semelhantes fez a direção de prova ordenar a entrada do safety car (carro de segurança) na 14ª volta, para serem retirados detritos da pista.
A relargada foi dada na volta 22. Vettel se manteve tranquilamente na ponta. A única troca de posições ficou por contra de Pérez e Webber. O mexicano tomou o oitavo lugar de Webber, mas levou o troco curvas depois. Pelo rádio, a RBR pediu para seus pilotos tomarem cuidado com as zebras nas saídas de curva de alta velocidade. A equipe havia identificado pequenos cortes em um pneu de Vettel após o pit stop. Enquanto isso, após os problemas no início da prova, Hamilton e Massa faziam corridas de recuperação. Na 25ª volta, o britânico já era 13º colocado e o brasileiro, o 17º.
Finalizada a segunda rodada de pit stops, Vettel matinha a liderança com folga, seguido por Rosberg, Raikkonen e Alonso. O espanhol, porém, perdeu a quarta posição para Webber voltas depois.
Quando tudo se encaminhava para uma vitória tranquila de Vettel, mais uma reviravolta na corrida. Um problema de câmbio retirou o alemão da prova. Nico Rosberg passou a ser o novo líder, seguido por Raikkonen e Sutil. O safety car precisou entrar novamente, porque a RBR de Vettel ficou parada no meio da reta principal.
Sebastian Vettel, com problemas no câmbio, ficou a pé (Foto: Getty Images)
Com a entrada do carro de segurança, alguns pilotos, como Rosberg e Webber, aproveitaram para fazer mais uma troca de pneus. Quem deu azar foi Alonso, que parou pouco antes do safety car ir para a pista e caiu para oitavo.
Voltas finais emocionantes
Rosberg manteve a ponta na relargada, seguido por Raikkonen, Sutil, Webber e Ricciardo. Com pneus novos, Alonso foi engolindo os rivais. Passou Button, ganhou a sexta posição de Pérez, mais um a sofrer com um furo no pneu traseiro esquerdo e depois deixou Ricciardo para trás. Hamilton e Massa foram no embalo e assumiram a sexta e a sétima posições, respectivamente.
Webber tomou o segundo lugar de Raikkonen e partiu para cima de Rosberg para buscar a vitória. O australiano estava voando baixo e se aproximava rapidamente, forçando o alemão da Mercedes a responder na pista, acelerando. Enquanto isso, Alonso seguia sua escalada. Tomou o terceiro lugar de Raikkonen, que vacilou ao não trocar os pneus no período de safety car e ainda perdeu posições para Hamilton e Massa. Mais na frente, Rosberg conseguiu administrar a vantagem para Webber e cruzou a linha de chegada em primeiro.
1 - Nico Rosberg(ALE/Mercedes)1h32m59s456
2 - Mark Webber(AUS/RBR)- a 0s765
3 - Fernando Alonso(ESP/Ferrari)- a 7s124
4 - Kimi Raikkonen(FIn/Lotus)- a 7s756
5 - Lewis Hamilton(ING/Mercedes) - a 11s257
6 - Felipe Massa(BRA/Ferrari)- a 14s573
7 - Adrian Sutil(ALE/Force India)- a 16s335
8 - Daniel Ricciardo(AUS/STR)- a 16s500
9 - Paul Di Resta(ESC/Force India)- a 17s993
10 - Nico Hulkenberg(ALE/Sauber)- a 19s700
11 - Pastor Maldonado(VEN/Williams)- a 21s100
12 - Valtteri Bottas(FIN/Williams) - a 25s000
13 - Jenson Button(ING/McLaren) - a 25s900
14 - Esteban Gutiérrez(MEX/Sauber)- a 26s200
15 - Charles Pic(FRA/Caterham)- a 31s600
16 - Jules Bianchi(FRA/Marussia)- a 36s000
17 - Max Chilton(ING/Marussia)- a 1m07s600
18 - Guiedo van der Garde(HOL/Caterham)- a 1m07s700
19 - Romain Grosjean(FRA/Lotus)- a 1 volta
Não completaram:
Sergio Pérez (MEX/McLaren) - 47 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 42 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 36 voltas
Volta mais rápida: Mark Webber(AUS/RBR): 1m33s401, na volta 52
AUTOR: GLOBO ESPORTE
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