Em 2013, o Ceará registrou 1052 homicídios de crianças e adolescentes — 87,9% dessas cometidas por armas de fogo. O número é quatro vezes maior que o registrado em 2003, quando o Estado registrou 6,2 homicídios de jovens com menos de 19 anos para cada 100 mil habitantes. A média de 33,7 mortos para cada 100 mil habitantes deixa o Estado na terceira posição do ranking de homicídios do tipo em 2013, atrás apenas de Alagoas (43,3) e Espírito Santo (65,1).
Os dados são do relatório "Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil", realizado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso) e divulgado nesta quinta-feira, 30. Os números foram baseados no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que faz parte do Ministério da Saúde.
Ainda segundo a pesquisa, Fortaleza foi a capital com o maior número de assassinatos nessa faixa etária em 2013: 81,3 para cada 100 mil habitantes. O número é cinco vezes maior que a média nacional no ano, que é de 16,3 por 100 mil habitantes. Fortaleza ainda é recordista na evolução do número de jovens mortos. Entre 2003 e 2013, nenhuma outra capital cresceu mais que os 755,8% de Fortaleza.
A pesquisa ainda mostra que duas cidades da Grande Fortaleza ficam entre os 100 municípios com maior número de homicídios de crianças e adolescentes. Maracanaú fica na 27ª posição, com média de 44,1 assassinatos para cada 100 mil habitantes no período entre 2009 e 2013. Já Aquiraz é 59º, com média de 31,7 crimes do tipo para cada 100 mil habitantes. Fortaleza fica na 13ª posição do ranking que tem Simões Filho (BA) na liderança, com 99,2 de média.
Saiba mais
Conforme a pesquisa, Brasil é o terceiro país como o maior número de mortes de crianças e adolescentes, atrás apenas de México e El Salvador. Em 2012, os países da América Latina registraram taxa de 26,7 e 17,5 mortes para cada 100 mil habitantes, respectivamente. São da América Latina, nove dos dez países que apresentam o maior índice de mortes de jovens com menos de 19 anos. A África do Sul é o único país fora do continente nesse ranking.
O relatório ainda compila o número de jovens mortos por acidentes de trânsito e homicídios.
AUTOR: O POVO
LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!
CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!
RESGATE TIANGUÁ
TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!
ANUNCIE AQUI E CRESÇA!
MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!
CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU