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quarta-feira, 28 de maio de 2014

MUNICÍPIOS DA ZONA NORTE CEARENSE TÊM MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR

Estudantes da rede pública de Meruoca, município que ficou em primeiro lugar entre os 10 melhores no Spaece-Alfa. A Secretaria de Educação destaca que a formação do professor está entre as prioridades FOTOS: JÉSSYCA RODRIGUES
Alunos da rede pública de Cariré, município que foi premiado em todas as categorias do Spaece, saindo do 183º lugar para os dez melhores em todas as listagens da pesquisa em um período de cinco anos
Alunos da Escola de Ensino Fundamental 08 de Maio, em Antonina do Norte. A unidade recebeu Prêmio Escola Nota Dez, da Secretaria de Educação do Estado

Sobral. Os municípios da Zona Norte do Estado foram destaque entre os dez melhores do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2013. Cariré, Pires Ferreira e Meruoca entrarem nas três listagens, este último alcançando ainda o primeiro lugar no Spaece Alfa. Com pouco mais de 10.216 habitantes, Pires Ferreira ficou em primeiro lugar no Spaece 5º ano Matemática e segundo lugar no Spaece 5ºAno Português, além de estar entre os 10 melhores no Spaece Alfa.

Os municípios são unânimes quando se trata de revelar as estratégias usadas na educação. Qualificação dos professores, investimentos na infraestrutura e boa vontade são, para eles, fundamentais para os bons resultados na Educação do Estado.

Em Pires Ferreira, a secretária de Educação do Município Rosa Ferreira Matias, conta que os bons resultados vêm desde 2010, com alta proficiência. A surpresa desse ano foi estar entre os três melhores de Português e Matemática do Ceará. "Somos uma cidade pequena, mas com uma gestão bastante participativa. A prefeita Marfisa Aguiar fez da Educação e Saúde focos da sua gestão e acompanha de perto todas as ações realizadas".

Os professores estão em formações mensais em parceria com uma universidade particular e, desde 2010, não há grandes mudanças no quadro. Para os alunos, o contra turno é oferecido desde 2011, além do apoio pedagógico extra em sala de aula. "Hoje, temos 23 escolas municipais e cerca de 2.149 alunos cursando. Nosso maior desafio são as escolas da zona rural, que são muitas e não queremos fazer a nucleação, pois as crianças são muito novinhas para uma jornada cansativa de viagens diárias", ressalta ela.

Outro município que foi premiado em todas as categorias do Spaece foi Cariré, que saiu do 183º lugar para os dez melhores em todas as listagens do Spaece em cinco anos segundo a secretária de Educação do Município Virginia Souza Aguiar. "Para mudar esse quadro fizemos pesados investimentos em infraestrutura e formação de profissionais", explica. Umas das principais ações foi a aquisição de 22 ônibus escolares. O município possuía apenas um. Também houve a reforma de todas as escolas da rede municipal. "Algumas já estão recebendo climatização", destaca a secretária.

O acompanhamento dos alunos e famílias também foi reforçado. "Sabemos que temos muitos alunos provenientes de famílias carentes, por isso, em parceria com outras Secretarias, como Ação Social, buscamos acompanhar de perto e envolver a família como um todo na escola, além de ir até a casa de cada um conversar sobre rendimento, faltas, etc", explica Virgínia.

Em Meruoca, um ótimo resultado era esperado, segundo o secretário Antônio Crispim da Silva. A surpresa foi estar em primeiro lugar no Spaece Alfa. "Temos trabalhado fortemente em cima do sistema Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), com um investimento prioritário na formação de professores", explica ele.

Outro ponto reforçado pelo secretário é a oferta de local adequado para trabalho e aprendizagem. "Quando você tem uma boa estrutura física, tanto professor quanto aluno fica motivado", esclarece Crispim. Já o desafio é a captação de verbas.

O município de Sobral, destaque nacional na educação pública, também esteve entre os dez primeiros da lista do Spaece, além de ser destaque na premiação Escola Nota Dez. Ao todo, 30 escolas do município receberam o troféu "Escola Nota 10" pela avaliação que mede a qualidade do aprendizado dos alunos das redes municipais do 2º e do 5º anos do ensino fundamental, número superior ao ano passado, quando foram premiadas 18 escolas.

Com pesados investimentos na educação, o município tem a meta de inaugurar 19 Centros de Educação Infantil. O sexto foi inaugurado ontem, na Cohab II, com a presença do governador Cid Gomes.

Parceria

Com investimentos de R$ 417.265,51, a nova unidade atenderá 100 crianças de 2 a 5 anos. O equipamento foi construído em parceria com o governo do Estado, com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares II), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e contrapartida da Prefeitura. Segundo o secretário municipal de Educação, Júlio César Alexandre Costa, o segredo para esse sucesso, foi uma política iniciada há 13 anos com o então prefeito Cid Gomes, com o foco na educação Infantil.

Hoje o município conta com 97% das crianças até sete anos alfabetizada. Outro passo importante na educação sobralense são as escolas de tempo integral e os Centros de Educação Infantil que estão sendo inaugurados no município. A primeira escola de tempo integral já está em funcionamento, e outras 17 estão em processo de construção.

Essa primeiro unidade é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano. Trata-se do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, que recebe 500 estudantes. "Além das escolas de tempo integral, temos ainda 16 centros de educação Infantil dos quais seis já foram inaugurados", finaliza o secretário.

FIQUE POR DENTRO

O que significa a classificação do governo federal

O Spaece caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.

Jéssyca Rodrigues
Colaboradora

Rede pública no Cariri conta com professores e famílias na educação

Antonina do Norte Professores, alunos e gestores da Educação de municípios da região do Cariri (Sul cearense) comemoraram mais uma vitória obtida com bons indicadores na aprendizagem escolar. O clima é contentamento nesta cidade e em Porteiras, Mauriti, Farias Brito e Nova Olinda. Docentes, coordenadores e secretários de Educação têm uma avaliação comum: decisão política, esforço coletivo, compromisso dos professores e a participação da família conseguem melhorar a qualidade do ensino público.

Muitas escolas premiadas apresentam infraestrutura precária, necessitando de melhoria no piso, pintura das paredes, quadra esportiva coberta e salas mais amplas de estudo. Entretanto, o empenho de muitos agentes está mudando o perfil da escola pública na sede urbana e em localidades rurais do sertão cearense. O Prêmio Educação Nota Dez concedido há seis anos pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc) é um reconhecimento e um estímulo ao setor.

As escolas e os municípios são avaliados com base no desempenho de alfabetização, escrita, leitura e matemática no 2º ano e no 5º do ensino fundamental, por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Nos últimos cinco anos, duas unidade de Antonina do Norte, a Escola de Ensino Fundamental 08 de Maio e a Escola de Ensino Fundamental Francisco Mendes e Silva foram contempladas com a premiação. O município ficou entre os dez melhores do Estado.

A coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Fundamental 08 de Maio, Francelina Targino, reforça a avaliação de que a melhoria dos indicadores educacionais é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido na escola e na rede municipal de ensino. "Aqui todos vestem a camisa da Educação", frisou. "O esforço é de todos".

"Obtivemos premiação desde 2009, fruto da dedicação de todos para uma educação pública de qualidade", comemora a secretária de Educação, Auxiliadora Alves Barbosa.

No decorrer do ano passado, os alunos que cursavam o 5º ano do Ensino Fundamental receberam reforço escolar, com questões de língua portuguesa e matemática, revisão dos conteúdos e atenção para com os alunos que apresentavam maior deficiência na leitura, escrita e nos cálculos. "Essa foi a nossa fórmula de sucesso", revelou a diretora da unidade, Elenilza Ferreira de Lima.

O município de Porteiras é destaque pela sexta vez consecutiva na avaliação do Spaece Alfa. Os avanços no setor resultam de um compromisso firmado no ano de 2008 pelos profissionais que atuam na área, com o objetivo de ampliar a qualidade educacional e oferecer aos alunos da rede pública municipal real condição de aprendizagem.

O trabalho é fruto de parceria existente entre os educadores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores pedagógicos, pais de alunos e comunidade em geral.

"Todo o trabalho direcionado à ampliação do aprendizado dos nossos estudantes passa por um amplo planejamento extraclasse", afirma a secretária de Educação de Porteiras, Ledian Miranda Petrônio.

Segundo Ledian Petrônio, o município vem desenvolvendo, de forma paulatina, a capacita-ção de professores, através do oferecimento de cursos de capacitação e treinamentos, possibilitando que os profissionais reciclem não apenas o conhecimento que possuem, mas, principalmente, a forma de transmissão destes conhecimentos aos alunos. "Formação profissional do quadro docente é indispensável" frisa Ledian Miranda.

Idade certa

O município de Mauriti foi outro da região do Cariri que obteve a premiação Escola Nota 10 na avaliação realizada pelo governo do Estado. O cenário da educação local possuía um dos mais baixos resultados de avaliação em todo o País.

Para mudar essa situação, a gestão local estabeleceu parceria com o governo do Estado em 2005, através do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), para ajudar a elevar a qualidade do ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais.

Para alcançar as metas traçadas na área, foram estabelecidos como objetivos primordiais no município a alfabetização de crianças, estímulo ao compromisso dos professores alfabetizadores, revisão dos planos de cargos, carreira e remuneração do magistério municipal e o incentivo à leitura e à escrita.

AUTOR: DN

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