O combate ao tráfico de drogas no Estado do Ceará foi intensificado no mês de janeiro deste ano. Conforme dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mais de 409 quilos de entorpecentes foram apreendidos no primeiro mês de 2016. A quantidade é mais de 73% superior ao que foi capturado em igual período do ano passado.
Segundo os números, as Polícias Civil e Militar apreenderam 13,59 quilos de cocaína, 5,61 quilos de crack e 389,94 quilos de maconha em janeiro. No ano passado, haviam sido 18,77 quilos de cocaína, 9,03 quilos de crack e 208,93 quilos de maconha. Um salto de 236,73 para 409,14 quilos.
Se comparado com o ano de 2014, o crescimento é ainda mais superlativo: 196% a mais. Naquele mês de janeiro, 24,99 quilos de cocaína, 13,97 quilos de crack e 99,48 quilos de maconha foram retirados de circulação, somando 138,44 quilos de drogas apreendidas.
Parte do sucesso das apreensões de janeiro de 2015 pode ser atribuída a uma operação deflagrada pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), da Polícia Civil, há cerca de duas semanas, no Parque Santa Rosa, Grande Messejana. Na ação, mais de 150 quilos de maconha foram desenterrados em um terreno na Grande Messejana.
Apoio
Os trabalhos foram realizados em parceria com agentes da Divisão Antissequestro (DAS), da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, do Batalhão de Choque (BPChoque) da Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Naquela ocasião, cães farejadores auxiliaram os policiais a encontrar o local onde criminosos haviam escondido grandes sacos com maconha em um terreno situado na Rua Pouso Alegre, bairro Parque Santa Rosa. A operação, que durou vários dias, obrigou as equipes a montar acampamento no espaço, que corresponde a aproximadamente quatro campos de futebol, para minuciosamente fazer as buscas aos entorpecentes.
Os agentes civis relataram que iniciaram as investigações ainda no ano passado até conseguir chegar à localização do que seria o esconderijo dos traficantes. O endereço servia, na verdade, para ocultar as drogas. Apesar da localização e apreensão das drogas, ninguém foi preso.
O diretor da DCTD, delegado Sérgio Pereira dos Santos, ressaltou que foram elaboradas diversas operações contra o tráfico de drogas no mês passado visando minimizar o alcance do comércio de entorpecentes especialmente no Carnaval.
"Houve um aumento significativo na apreensão de drogas por conta do período de Carnaval. Montamos muitas operações, a gente vem em uma sequência considerável. Tiramos antes do Carnaval a maior quantidade possível, consideramos o mês como altamente proveitoso, no que se considera o combate ao tráfico. Tivemos muitas apreensões boas, que ainda nem divulgamos. A Polícia conseguiu começar o ano com o pé direito, com números bem acima dos meses anteriores, trabalhando direto", disse o diretor da DCTD, Sérgio Pereira.
Armas
Se houve aumento na quantidade de drogas capturada pela Polícia, o mesmo não aconteceu em relação às armas tiradas de circulação no Estado do Ceará. As apreensões recuaram 4,19%, saindo de 548 unidades em janeiro do ano passado para 525 no mês de janeiro deste ano.
A média diária caiu de mais de 18 apreensões registradas em 2015 para cerca de 16 neste ano. Em 2014, a média foi de 17 armas por dia.
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU