Vários ônibus circulam em Fortaleza, nesta sexta-feira de greve geral articulada por centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda contra a proposta da reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Os terminais, como o da Parangaba, estão operando normalmente.
Há expectativas de maior movimento, em termos de manifestações, a partir das 10 horas, quando haverá concentração na praça da Faculdade de Direito da UFC (Centro). Estudantes universitários, principalmente, se engajam à greve geral adicionando protesto contra corte de verbas na área da educação.
O Sintro, o sindicato dos motoristas tentou articular, mas muitos da categoria temem demissão. O Sindiônibus garante que os ônibus circulam normalmente.
O Metrofor está com seus trens operando normalmente.
Sintro chegou a informar adesão à greve, mas o Sindiônibus divulgou nota:
Diante do anúncio, por parte da diretoria do SINTRO (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará), de que irá aderir ao movimento intitulado “Greve Geral”, o SINDIÔNIBUS (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) vem a público informar que nesta sexta-feira haverá transporte coletivo circulando normalmente.
Os profissionais do transporte da nossa capital têm demonstrado sempre seu compromisso com a missão de transportar e não vão perder seu dia de trabalho.
Uma greve no sistema de transporte obrigatoriamente necessita de procedimentos legais, tais como a comunicação prévia ao Sindiônibus e aos usuários com uma antecedência de 72 horas e a definição de uma frota mínima para o atendimento à população. Qualquer paralisação que não siga esse rito é um ataque ao fortalezense e estará ferindo frontalmente às leis e ao próprio direito de greve, instrumento legal do trabalhador.
Não podemos admitir que a diretoria do Sintro, vinculada a partido político, utilize o sindicato e o trabalhador para legitimar interesses partidários e prejudicar a população que necessita do transporte coletivo para ir ao encontro de suas necessidades.
Chuvas em Fortaleza
Já a noite dessa quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, em Fortaleza, foi de chuva que, embora sem muita intensidade, provocou alguns alagamentos em vias já conhecidas da cidade. Os motoristas circulam co cautela, em razão da pista molhada. Não há registro de problemas nos semáforos.
O túnel da Avenida Borges de Melo pegou mais água e está, de novo, sem acesso. A Defesa Civil manteve o plantão, principalmente monitorando a zona da periferia da Capital
A Funceme prevê para o Interior cearense tempo nublado, com eventos de chuva no Centro-Norte. No Sul, há possibilidade de chuva.
Confira as maiores chuvas até agora:
Fortaleza (Posto: Messejana) : 92.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: São Gonçalo Do Amarante) : 26.0 mm
Santa Quitéria (Posto: Lisieux) : 25.0 mm
Pedra Branca (Posto: Mineirolândia) : 25.0 mm
(Fotos – Paulo Moska)
AUTOR: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU