Criminosos colocam cabos furtados em sacos de venda de camarão, para tentar despistar a Polícia. — Foto: Enel/Reprodução
Em relação a 2023, 58 quilômetros de rede foram furtados a mais no Ceará;
Municípios mais afetadas ficam em regiões litorâneas do estado;
Em média, 25 quilômetros de cabos de energia foram furtados por mês.
O número de cabos de energia furtados no Ceará entre janeiro e novembro deste ano ultrapassou o volume total registrado durante todo o ano passado. Até agora, foram furtados 295 quilômetros de rede elétrica, 58 quilômetros a mais que em 2023. É o que mostra um levantamento feito pela Enel Distribuição, concessionária de energia que atende os 184 municípios do estado. Em média, cerca de 25 quilômetros de cabos de energia foram furtados por mês em 2024.
Ainda segundo o levantamento, os meses com mais registros foram novembro (40 km), janeiro (39 km) e maio (30 km). Já os municípios mais afetados pela prática criminosa estão localizados em regiões litorâneas do estado, com destaque para o Litoral Leste e Região Metropolitana de Fortaleza. Confira abaixo a volumetria por município:
Município Quantidade (KM)
Beberibe 54
Aquiraz 25
Icapuí 25
São Gonçalo do Amarante 23
Camocim 20
Fortaleza 18
Cascavel 17
Furto de cabos
Além dos riscos para quem comete esse tipo de crime, o furto de cabos da rede elétrica prejudica toda a população, porque afeta diretamente o fornecimento de energia. Em 2023, mais de 237 quilômetros de cabos de energia foram furtados da rede elétrica da Enel no estado, o equivalente à distância entre Fortaleza e Mossoró, no Rio Grande do Norte As cinco cidades mais afetadas no ano passado foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, em áreas de praia. Os casos se concentraram principalmente entre os meses de setembro e dezembro, quando a empresa passou a registrar um aumento exponencial deste tipo de crime.
Como forma de combate às ações de furto de cabos, a Enel, com apoio dos órgãos de segurança do Ceará, tem intensificado os trabalhos de investigação e de inspeção em campo, realizando visitas a sucatas em todo o estado. Como reflexo dessas ações conjuntas, 34 pessoas já foram presas em 2024 por furto ou receptação dos cabos furtados no estado.
Somando-se às ações investigativas, a distribuidora também tem adotado como prática a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas onde há grande incidência de furto. Além disso, a empresa passou a adotar esses modelos de cabo em novos projetos, como obras de extensão de rede, com o objetivo de diminuir as ações de furto.
Crimes e denúncias
Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas 24h por dia por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp (85) 99993-9526. O papel da população no fortalecimento desse combate é fundamental.
É importante colocar que tanto o furto como a receptação de materiais furtados são crimes com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa é uma prática criminosa que coloca em risco a vida da população, principalmente aqueles que manipulam a rede elétrica sem treinamento e sem os devidos equipamentos de segurança, podendo também causar curto-circuito e deixar cabos energizados ao solo. Além disso, o furto de cabos afeta diretamente a qualidade do fornecimento de energia, interrompendo o serviço para os clientes.
FONTE: ENEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU