Em meio a escombros, a dona de casa Ângela Carvalho parecia não acreditar no que via no local onde morava na manhã desta segunda-feira (30). "Não tem mais nada, infelizmente está difícil até de assimilar tudo isso. Com a graça de Deus a gente ficou com a família. Mas é muito triste, a vida se foi em um segundo", lamentou.
O trabalho da Defesa Civil se resume, agora, em prestar ajuda à população e contabilizar os estragos. Segundo o arquiteto Hesley Limberg, o trabalho é necessário para ter certeza do investimento. "Se faz uma estimativa do tamanho real dos estragos para ver como a prefeitura vai proceder para ajudar", disse. Mais de 3 mil metros de lona já foram distribuídos.
Mais da metade da população está sem energia elétrica, segundo informações do município. Ainda não há previsão para a normalização do serviço. De acordo com o sargento Lauro Brito Lopes, da Regional de Santo Ângelo, não há pessoas desabrigadas – que não têm para onde ir – na cidade, mas há 30 desalojados, que receberam alimentação e atendimento médico e foram encaminhados para casas de parentes e amigos.
O temporal ocorreu por volta das 22h de sábado (28). Segundo o secretário de obras do município, Rivelino Amado, o vendaval durou cerca de dois minutos.Tipos de fenômenos que podem ter atingido a cidade de Santa Bárbara do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)
Tornado é possibilidade
Meteorologistas não afirmam, mas trabalham com a hipótese de tornado em Santa Bárbara do Sul. De acordo com os especialistas Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, e Cleo Khun, da Central RBS de Meteorologia, são necessários estudos técnicos para comprovar o fenômeno.
O tornado, primeira hipótese levantada, trata-se de um fenômeno com ventos de 100 a 400 km/h em curta duração. Ocorre em 1% das tempestades do estado. A outra hipótese é a microexplosão, mais frequente no Rio Grande do Sul, e que ocorre quando uma forte corrente de vento atinge o solo. Os meteorologistas também trabalham com uma frente de rajada, ou seja, ventos formados pelo encontro de duas massas de ar com temperaturas diferentes. neste caso, o vento segue na mesma direção.
FONTE: G1/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU