I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ESTUDO EXPLICA DOR DE CABEÇA APÓS TOMAR SORVETE

Fluxo sanguíneo tem relação com a dor de cabeça que faz a "cabeça gelar" (Foto: Rede Globo)

Sentir a cabeça “gelar” enquanto toma um sorvete é uma experiência bastante desagradável -- e comum. No entanto, cientistas ainda têm dificuldade de explicar o fenômeno. O que já é consenso é que pessoas que sofrem de enxaqueca são mais propensas a ter essa sensação do que as demais.

Agora, uma nova pesquisa mostrou que essa sensação, assim como outros tipos de dor de cabeça, pode ter relação com o fluxo sanguíneo do cérebro.

Um novo estudo do Departamento de Veteranos do Sistema de Assistência a Saúde de Nova Jersey, em conjunto com a Universidade Nacional da Irlanda e da Universidade Harvard, afirma que a sensação de "congelamento do cérebro" é um tipo de gatilho para outros tipos de dores de cabeça.

Ao causarem essa sensação em voluntários dentro de um laboratório – todos tomaram água muito gelada com um canudo - e estudar o fluxo sanguíneo de seus cérebros, os pesquisadores mostram que a dor de cabeça súbita parece ser desencadeada por um aumento abrupto do fluxo sanguíneo na artéria cerebral, desaparecendo quando essa artéria se contrai.

Jorge Serrador, autor do estudo e professor em Harvard, e outros cientistas recrutaram 13 adultos saudáveis para fazer as análises. Os resultados mostraram que uma artéria particular, chamada artéria cerebral anterior, se dilatou rapidamente e inundou o cérebro com sangue quando os voluntários sentiram a dor. Logo após esta dilatação, a dor dos voluntários diminuiu.

Serrador e seus colegas especulam que a dilatação pode ser um tipo de autodefesa do cérebro.

“Mas por ser o crânio uma estrutura fechada, o súbito afluxo de sangue pode aumentar a pressão e provocar dor. E nestes casos, a vasoconstrição pode ser uma maneira de exercer pressão para baixo do cérebro antes que ela atinja níveis perigosos”, afirma.

Confirmadas as suspeitas, a pesquisa pode ser um passo para encontrar maneiras de controlar o fluxo de sangue e, com isso, oferecer novos tratamentos para estas condições.

“Drogas que bloqueiam a vasodilatação súbita ou canais alvo envolvidos especificamente na vasodilatação poderia ser uma forma de mudar o rumo das dores de cabeça", reitera.
FONTE: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics