Fortaleza amanheceu sob uma forte chuva nesta segunda-feira (17). Por causa das precipitações, houve vários registros de alagamentos em ruas e avenidas da capital. Na Avenida Alberto Craveiro, próximo às obras de alargamento do viaduto sobre a BR-116, realizado prefeitura, os motoristas tiveram dificuldades em transitar pelo local. Um caminhão bateu em um automóvel e o trânsito ficou ainda mais congestionado.
Houve pontos de alagamentos na Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia; Avenida Heráclito Graça, no Centro da capital; Avenida José Bastos; Avenida Historiador Raimundo Girão com Rua Ildefonso Albano; Avenida Presidente Costa e Silva; no Bairro José Walter e na Avenida Jornalista Tomaz Coelho, no Bairro Messejana.
O trânsito de veículos também ficou complicado na rodovia BR-116, no sentido Messejana-Centro. Houve ainda registros de congestionamentos na Avenida Rogaciano Leite, na Avenida Pontes Vieira e na Avenida 13 de Maio.
A chuva também afetou o funcionamento de alguns semáforos. O sinal localizado no cruzamento da Avenida Dom Manuel com a Rua Pinto Madeira, por exemplo, ficou sem funcionar.
Semáforos apagados
Avenida Carapinima x Rua Juvenal Galeno
Rua Tereza Cristina x Rua Juvenal Galeno
Rua Mal. Bittencourt x Avenida Silas Munguba
Rua Prof. Carvalho x Rua Eduardo Bezerra
Avenida Godofredo Maciel x Rua Germano Frank
Rua Monsenhor Salazar x Rua Capitão Gustavo
Rua Paulo Firmeza x Rua Capitão Gustavo
Rua Pedro Pereira x Rua Padre. Mororó
Rua Presidente Costa e Silva x Igreja de Santa Edwiges
Previsão para Fortaleza
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para Fortaleza para os próximos dias é de céu encoberto com pancadas de chuva na manhã desta segunda-feira. Para a tarde, deve haver céu nublado a encoberto e, à noite, nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas.
O órgão também alertou, neste domingo (16), sobre ocorrência de chuvas intensas em todo o Ceará. O aviso de “potencial perigo” vale até as 9h desta segunda. O alerta de precipitações é para as regiões Sul e Cariri cearense, além das regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul e Grande Fortaleza. Ainda segundo o Inmet, há previsão para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm.
O Inmet também divulgou as seguintes instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuvas em todo o estado
A semana começa com previsão de chuva em todas as macrorregiões do Ceará, principalmente na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Nestas áreas, a tendência é que mais de 50% do território recebe registros de precipitações, conforme análise das condições de tempo e simulação de modelos numéricos realizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Nesta segunda, além de acumulados mais significativos nas áreas citadas, as demais estão sob condições de precipitações isoladas. A Funceme aponta que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue próximo ao norte do Nordeste, proporcionando cenário favorável para as regiões indicadas.
Já entre domingo e manhã desta segunda, dados preliminares indicam que, das 7h do dia anterior até as 7h do dia atual, houve chuva em mais de 105 municípios. As maiores informadas até este momento foram em Moraújo (108 mm) e Alcântaras (103 mm). As informações serão atualizadas ao longo desta segunda.
AUTOR: G1/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU