Nas imagens, meninas trocam tapas e chutes, enquanto os outros estudantes torcem para que a pancadaria continue. São poucos os que tentam separar as brigas. As brigas aconteciam dentro e fora da escola, elas acabavam prejudicando a convivência entre os alunos, o aprendizado em sala de aula e até incitando situações de violência na comunidade.
A psicopedagoga da escola, Eronice Costa, afirma que o trabalho de combate e prevenção começou já no retorno às aulas. Agora os estudantes tem uma programação extracurricular que conta com esportes e orientação. “Começamos a orientar para não apelidar os colegas, para que mais tarde não aconteça o pior dentro da sala de aula e fora dela”, explica Eronice.
“Eles me xingavam, me sentia triste e sozinho. Fui para sala da psicologa, aí melhorou tudo”, disse o aluno de 12 anos que era alvo de frequentes maus tratos. A escola Neuza de Sá é uma das maiores do município. São 650 estudantes que cursam entre o sexto e o nono ano do ensino fundamental.
No Eusébio, o programa de combate ao bullying foi criado por lei. O assessor pedagógico da Secretaria de Educação do município, José Demontier Vasconcelos, explica que as ações são desenvolvidas em 20 escolas com a ajuda dos próprios estudantes. “São em cima de palestras. Algumas crianças são levados para assistir a essas palestras e passam a ser agentes multiplicadores”, afirmou.
Após a implementação do programa, segundo a diretora da escola, Deliane Alencar, os estudantes tem evitado brigas e procurado a coordenação quanto têm de enfrentar problemas com colegas. Os alunos aprovaram as medias. “Não tem briga, não violência, não tem essas coisas de apelido. É melhor assim”, disse o estudante de 11 anos, Denis Wendell de Lima.
AUTOR: G1/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU