A ação é uma realização do Programa de Educação Tutorial da Comunicação (PETCom)/FOTO DIVULGAÇÃO
Alunos dos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão desenvolvendo uma campanha de conscientização com o tema “Isso é sério. Isso é assédio.”, que se baseou em um resultado de uma pesquisa desenvolvida com alunas da instituição em depoimentos de assédio feminino.
A ideia nasceu com o objetivo de voltar à atenção da comunidade acadêmica e da população sobre o assédio sofrido pelas mulheres, além procurar conscientizar as pessoas acerca desse tipo de violência. Para isso, estão sendo distribuídos cartazes pelos campi da UFC e a veiculação das peças publicitárias nas redes sociais.
Fazem parte da ação: a distribuição de cartazes pelos campi da UFC e a veiculação das peças publicitárias nas redes sociais. A necessidade de realização da campanha foi intensificada por relatos de abusos ocorridos nas universidades brasileiras.
A pesquisa
Em conversa com O POVO Online, Nerice Carioca, estudante do 5º semestre de Jornalismo e uma das organizadoras da campanha, informou que a escolha do tema foi feita após uma pesquisa feita (por um formulário na internet) durante os meses de março e abril deste ano, com estudantes femininas da UFC. A necessidade de realização da campanha foi intensificada por relatos de abusos ocorridos na insituição.
“Muitas meninas não sabem o que é assédio. Na pesquisa, elas relataram que as amigas já sofreram com a violência, mas não sabiam sobre o assédio. A campanha nasceu com o objetivo de conscientizar essas meninas”, disse.
O grupo não recebeu incentivo financeiro da UFC para a produção do material de divulgação da campanha. “O material produzido foi pago por uma cota da nossa bolsa proveniente do PETCom (espaço onde se desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à Comunicação Social)”, contou Nerice.
Os 100 cartazes da campanha, que estão sendo expostos nos campi Benfica, Pici e Porangubussu, foram confeccionados pela Gráfica Atelier Digital (sem fins lucrativos), departamento vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da própria UFC. Não foi informado o valor pago pelos materiais.
O sucesso da campanha
Com mais de 490 compartilhamentos em dois dias de divulgação nas redes sociais (ela iniciou na terça-feira, 24), a campanha está conseguindo boa repercussão.
Prova disso são os convites recebidos para a “Isso é sério. Isso é assédio.” veiculada no campus Quixadá da UFC, distante 158 quilômetros da Capital cearense, nas faculdades particulares de Fortaleza e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. Porém, os convites ainda estão sendo estudados pelo grupo.
A ação é uma realização do Programa de Educação Tutorial da Comunicação (PETCom) e a campanha foi ilustrada pela aluna do curso de Publicidade Silvelena Gomes, do projeto Tiporelas.
Veja os cartazes da campanha
AUTOR: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU