quarta-feira, 7 de maio de 2014

PRESO MONITORADO TIRA TORNOZELEIRA

A tornozeleira eletrônica permite que presos do regime semiaberto cumpram a pena em suas casas, mas com o monitoramento da Sejus FOTO: FABIANE DE PAULA

O detento da Cadeia Pública de Quixadá, Antônio Reginaldo de Freitas Sousa, 30 anos, mais conhecido como 'Gladiador', foi o primeiro presidiário do Ceará a arrancar a tornozeleira eletrônica instalada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) para responder por seu delito em regime semiaberto.

Segundo a Polícia Civil o episódio ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 5, no bairro Boto, na periferia de Quixadá.

Além de arrancar e quebrar a tornozeleira usada pela Sejus para monitora-lo, "Gladiador", que havia sido preso pela acusação de violência doméstica, retornou a casa dos pais e voltou a ameaça-los de morte.

O pai dele, um vigia de 52 anos, acionou a Polícia Militar e o filho foi preso. Além de autuado em flagrante por dano ao patrimônio público o presidiário retornará a cadeia pública. Ele alegou que se encontrava sob efeito de drogas quando voltou a ameaçar os pais.

No mês passado, a Sejus divulgou que agressores de mulheres, enquadrados na Lei Maria da Penha, e que fosse obrigados a ficar longe de suas vítimas passariam a ser monitorados por tornozeleira eletrônica. O projeto foi implantado, provisoriamente, em três detentos, por um período de três meses.

Após esse tempo, outros 12 detentos receberiam o equipamento. Com o equipamento, assim que o homem se aproximar da mulher, ambos receberão um aviso para que o contato possa ser evitado. Se isso não acontecer, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE) poderá acionar a Polícia para efetuar a prisão do infrator.

Na ocasião, a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, afirmou que o equipamento é necessário, pois existe uma falta de controle da medida protetiva. Segundo Lobo, o número de prisões devido aos descumprimentos das decisões da Justiça tem aumentado.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU