sexta-feira, 28 de setembro de 2012

INCÊNDIO EM FARIAS BRITO (CE), JÁ DESTRÓI ÁREA DE 12 HECTARES NA SERRA

Há 11 dias que um incêndio destrói parte da Serra do Quincuncá, zona rural do Município de Farias Brito, e os moradores da localidade estão preocupados com a proporção com que o fogo se alastra. Segundo o Corpo de Bombeiros, que desde a sexta-feira da semana passada tenta apagar as chamas, o incêndio poderá atingir área do Município vizinho, Várzea Alegre.

Segundo os moradores da localidade, o incêndio já atingiu cerca de 12 hectares de área. O agente do Corpo de Bombeiros, em Crato, Ricardo Jorge, disse que as equipes estão se deslocando todos os dias, na tentativa de debelar o fogo, mas ainda não há perspectiva em relação ao controle do incêndio. Ele afirma que a área onde há os focos é distante e de difícil acesso. Além disso, estão distantes um do outro.

Os focos de incêndio têm sido comuns nesse período seco do ano e há um cuidado redobrado em relação às queimadas nas áreas da Chapada do Araripe. Os moradores da cidade apelaram esta semana por ajuda, para apagar as chamas. O padre Adalmiran Silva de Vasconcelos, pároco da localidade, chegou a solicitar ajuda, para que algo pudesse ser feito pelos moradores, até nas redes sociais, postando fotos das localidades atingidas.

Segundo o padre Adalmiran, o incêndio foi iniciado na Vila Padre Cícero, durante a celebração da missa. Mesmo com as constantes orientações que são dadas pelo sacerdote, as pessoas costumam soltar fogos.
O fogo se espalhou com rapidez, ajudado pela vegetação seca, em virtude da ausência de chuvas e a velocidade do vento, já atingindo os Distritos de Umari, Nova Betânia e Vila Padre Cícero, seguindo na direção de Várzea Alegre. Apesar da presença do Corpo de Bombeiros, a dificuldade de pagar o fogo sem equipamentos mais adequando é o que mais tem atrapalhado, além da pouca quantidade de agentes. Ontem à tarde, seis homens faziam o trabalho na área.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE:

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU