O cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza, é um dos locais estratégicos para a proliferação do mosquito da dengue. A administração do cemitério informou nesta segunda-feira (5) que há mais de 15 dias, os agentes de endemias, que estão em greve, não comparecem ao cemitério, onde existem 20 mil jazigos. Muitos conservam ornamentação com vasos e jarros que acumulam água da chuva, em alguns, são até mais de um vaso. Além disso, há um tanque de água limpa.
No etanto, o chefe da célula de vigilância ambiental da prefeitura de Fortaleza, Uranio Nogueira, confirmou que apenas 45% dos agentes de endemia estão trabalhando, pois o restante está em greve. Mas, segundo ele, o controle do mosquito tem sido feito. "Atrapalha, dificulta (a greve). Mas nós estamos redirecionando as ações para os bairros que apresentam maior índice de infestação. Nós fazemos durante o ano duas vezes a borrifação em todos os cemitérios. Agora, a visita para inspeção é quizenalmente", afirmou Nogueira.
A água da chuva, limpa e parada, é o lugar típico da reprodução do mosquito Aedes aegypti. Com uma área de mais de 10 hectares, o cemitério São João Batista pode representar um potencial criadouro do mosquito, caso o combate não seja realizado.
Dengue no Ceará
É só a chuva chegar, que aumenta a preocupação com a dengue. Em todo o Ceará, já foram confirmados 978 casos desde o início do ano, 397 pacientes só em Fortaleza. Na Regional II, o centro da cidade meece cuidados: oito casos da dengue foram confirmados no bairro. É preciso ter mais atenção também com bairros onde o índice de infestação do mosquito é superior a 1% de cada 100 casas visitadas.
Entre eles:
Regional I : Monte Castelo
Regional II: Meireles
Regional III: Bom Sucesso
Regional IV: Itaoca
Regional V: Parque Santa Rosa
Regional VI: Jangurussu
FONTE: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU