Um forte terremoto de magnitude 6,4 deixou ao menos 14 mortos e mais de 160 feridos, além de destruir várias casas na Indonésia neste domingo (29), de acordo com um comunicado do porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o sismo aconteceu às 6h47 local (19h47 de sábado em Brasília), a uma profundidade de sete quilômetros, com epicentro na ilha de Lombok.
Uma mulher malaia de 30 anos de idade, visitando o Monte Rinjani, um popular destino de trekking, está entre os mortos, segundo Nugroho. A área está fechada para os escaladores, porque havia relatos de deslizamentos de terra.
Lombok é uma ilha do sudeste da Indonésia muito popular entre os turistas, a 100 quilômetros da paradisíaca Bali. Composto por milhares de ilhas, o arquipélago da Indonésia está na zona denominada Cinturão de Fogo do Pacífico, devido à sua intensa atividade sísmica.
A eletricidade foi cortada na área mais atingida, Sembalun, uma região pouco povoada de plantações de arroz e nas encostas do Monte Rinjani, no lado norte da ilha.
O país é frequentemente abalado por sismos, a maioria inofensiva, mas esta região acompanha com atenção qualquer atividade sísmica pelo risco de tsunami.
Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 9,3 frente à costa de Sumatra, no oeste da Indonésia, deixou 220 mil mortos em vários países voltados para o Oceano Índico. Destes, 168 mil viviam na Indonésia.
AUTOR: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU