A prisão de Celso ocorreu dois dias após o irmão dele e chefe da quadrilha, César Almeida de Andrade, o “Alemão” ou “Aleijado”, ter sido morto em confronto com policiais no Interior de Goiás.
Os dois irmãos, baianos, eram considerados de altíssima periculosidade e com passagens pela Polícia do Ceará por crimes de sequestro contra grandes empresários cearenses e do Rio Grande do Norte. Em janeiro de 2005, a quadrilha deles foi capturada na Região Metropolitana de Fortaleza quando mantinha um empresário norte-rio-grandense em cativeiro há mais de um mês.
O “estouro” do cativeiro, libertação do refém e prisão dos criminosos aconteceu na zona rural de Pindoretama (a 42 Km de Fortaleza). A vítima era o empresário Francisco de Assis Silva, o “Assis da Usibras”. Ele havia sido sequestrado na cidade de Mossoró, em dezembro de 2004. Na época, a operação foi comandada pelo delegado Luiz Carlos Dantas.
Morte e prisão
Foragidos dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Goiás, os irmãos acabaram tendo destinos diferentes. Na última quarta-feira, “Alemão” e um comparsa morreram numa troca de tiros com policiais civis na cidade de Aparecida de Goiânia, no Interior de Goiás.
Dois dias depois (ontem) da morte do irmão, Celso foi preso nesta sexta-feira numa operação de policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil da Bahia. Estava escondido na localidade de Ipitanga, no Município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo o delegado Paulo Roberto Guimarães, chefe da Coordenadoria de Repressão a Roubos Contra Instituições Financeiras, da Draco, com o bandido foram apreendidos um fuzil AR-15 calibre 5.56, 47 munições para a arma, dois carregadores para o mesmo calibre, além de outros carregadores para pistola 9 milímetros e munição de calibre 12 (escopeta).
Foragido
Segundo a Polícia baiana, Celso estava com dois mandados de prisão de duas cidades do Ceará. Além de armas e munições, ele portava documentos (DUT) de oito veículos e duas identidades falsas. Ainda de acordo com o delegado Guimarães, o bandido preso é investigado por assaltos a bancos na Bahia e já havia sido preso por formação de quadrilha. Ele também tem passagens pela Polícia em Fortaleza por envolvimento em sequestros.
AUTOR: Fernando Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU