sexta-feira, 11 de novembro de 2016

CÂMARA AFASTA PREFEITO DE PARAIPABA (CE), APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES

As denúncias são de que Carlos Henrique de Azevedo teria contratado servidores em período eleitoral, omitido despesas públicas e descumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Paraipaba afastou do cargo, por 11 votos a um, o prefeito Carlos Henrique de Azevedo (PDT), na noite desta quinta-feira, 10. 

A medida foi tomada após denúncias de irregularidades na gestão durante a transição de governo. Com isso, foi convocada sessão extraordinária para dar posse ao vice-prefeito Rodolpho Pinto Paiva (PSD), às 9 horas desta sexta-feira, 10.

O Processo Administrativo 001/2016 indica afastamento do prefeito por 90 dias para investigação das denúncias por uma comissão especial, formada pelos vereadores José Edival (PSC), Régis Angelo (SD) e Fernando Bárbara (PRTB). Carlos Henrique de Azevedo tentou a reeleição em outubro, mas perdeu para o candidato Dimitri Batista (PSDB), que teve 51,32% dos votos.

Segundo o advogado da Câmara, Tiago Abreu, as denúncias recebidas incluem omissão do dever na prestação das despesas e recursos públicos, além de ‘desmonte’, com sucateamento da frota de veículos e excesso de gastos com pessoal. ´´São acusações de que ele deixou de apresentar a proposta orçamentária no devido tempo, contratou servidores em período eleitoral e ultrapassou em 56.6% o limite da despesa corrente líquida, quando esse índice não pode passar de 50%", citou.

O vereador Mago Correia (PTdoB), que faz oposição ao prefeito, avaliou a sessão como "tranquila e calma". "A maioria entendeu que foram muitas irregularidades, por isso ele perdeu a reeleição", disse.

O POVO Online tentou falar com o prefeito de Paraipaba, mas ele não foi encontrado até o fechamento da matéria. Nessa terça-feira, 8, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) afastou o prefeito de Caririaçu, João Marco (PMDB), após requerimento da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) sobre o ‘desmonte’ na cidade.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU