O local onde foi gravada a cena não está bem definido, mas mostra os detentos com as fardas de presidiários que são entregues pela Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus). Com seus lençóis, os presos fazem inscrições como a sigla da facção e parecem nem um pouco preocupados com a vigilância que é feita, do alto, por policiais em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
Várias imagens gravadas dentro dos presídios cearenses ganharam o mundo através das redes sociais, mostrando a insegurança dentro das unidades do Sistema Penitenciário do Estado. Logo após uma mega-rebelião ocorrida em maio passado, que deixou 14 mortos (esse é o número oficial) e destruiu por completos seis presídios, o governo decidiu mudar de postura e passou a admitir que, ao menos, três grandes facções criminosas estão presentes nas cadeias cearenses: o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV) e a Família do Nordeste (FDN).
Força
Depois de tentar, sem êxito, usar a Força Nacional de Segurança para conter as fugas e rebeliões nos presídios cearenses, o Governo recorreu a um grupo de elite formado por agentes penitenciários ligados diretamente ao Ministério da Justiça, que permanece no Ceará e já conseguiu repor a ordem e a disciplina em várias unidades, em apoio aos agentes locais.
A reportagem apresentada ontem serviu para que todo o Brasil conhecesse como anda a Segurança Pública no Ceará e também o seu Sistema Penitenciário.
VEJA VÍDEO:
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/SoNoTJ1YFz4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
AUTOR: BLOG DO FERNANDO RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU