domingo, 19 de junho de 2016

REBELIÃO NA PENITENCIÁRIA DE SOBRAL (CE), DEIXA FERIDOS E DESTRUIÇÃO; VEJA FOTOS E VÍDEOS

A Polícia Militar informou, ter sido totalmente controlada a rebelião de presos na Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS), na Zona Norte do Estado (a 224 Km de Fortaleza).

O levante teve início por volta de 15 horas desta sexta-feira (17) e se estendeu até a noite passada, mobilizando dezenas de policiais militares e o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).

O motim começou na Vivência 3ª e logo se estendeu por toda a unidade que faz parte do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará. A superlotação é apontada como um dos principais motivos do clima de insatisfação da massa carcerária daquela unidade.

Durante a rebelião, os detentos quebraram grades de celas e de galerias e tocaram fogo nos colchões. Fizeram vários funcionários como reféns e ameaçaram matá-los. A situação se tornou ainda mais grave no começo da noite, quando o presídio ficou ás escuras.

Um forte aparato policial foi deslocado para Sobral. Além das equipes da PM do 3º BPM (Sobral), foram enviados para lá patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) e um helicóptero da Ciopaer transportando homens do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP).

Já o Corpo de Bombeiros Militar utilizou duas equipes para conter as chamas provocadas pelos presos nas galerias do presídio.

Passada a rebelião, é hora de a Sejus contabilizar os prejuízos causados pelos amotinados. A secretaria não informou ainda se haverá transferências de presos nas próximas horas.

Apesar da violência dos detentos e do registro de vários feridos, a Polícia Militar informou que não houve mortes durante o incidente.


AUTOR: Blog do Fernando Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU