terça-feira, 31 de maio de 2016

BANDIDOS ASSALTAM COMÉRCIO NO DISTRITO DE APRAZÍVEL (CE), E NA FUGA SÃO PRESOS PELA EQUIPE DO RAIO

Quatro indivíduos praticaram um roubo a um comércio no começo da tarde desta segunda-feira (30) na localidade de Aroeiras, segundo informações preliminares, os bandidos chegaram em um carro roubado de placas OXE-8590, segundo a polícia os indivíduos roubaram o carro na sexta-feira (27) na ragião Metropolitana de Fortaleza.

Os bandidos anunciaram o assalto armado com um revólver calibre 22 sem munições, eles conseguiram roubar vários objetos e uma quantia em dinheiro, a ação durou menos de cinco minutos, logo após eles saíram em direção a Sobral pela BR-222. 

A equipe RAIO 01 ao tomarem ciência foram em direção ao local, ao chegar nas proximidades da localidade Cedro os indivíduos foram abordados e presos, eles foram identificados como: 

Jonas de Sousa Pereira, 20 anos, Saimon Gabriel, 19 anos e dois menores, todos foram encaminhados para a Delegacia Municipal de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais. 

Os indivíduos são natural da cidade de Taíba e Pentecostes.

AUTOR: Blog do Sinhá Sabóia

5 PESSOAS SÃO BALEADAS NA FESTA DO PAU DA BANDEIRA, EM BARBALHA (CE)

Cinco pessoas foram baleadas na tradicional festa popular do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, por volta das 22h40, deste domingo, 29. Um homem - não identificado pela Polícia - efetuou vários disparos no meio da multidão, na Praça do Vidéo, no Centro do município.

Três dos feridos foram socorridos por composições da Polícia Militar (PM) de Barbalha, enquanto os outros dois chegaram por meios próprios ao Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo. Entre as vítimas, está um adolescente de 17 anos, atingido por tiros no abdômen e no tórax. De acordo com a PM, o estado de saúde do jovem é considerado grave.

Um homem de 38 anos foi atingido na região genital, enquanto um rapaz de 20 anos sofreu tiro no membro superior esquerdo, transfixando o abdômen. Duas mulheres também sofreram ferimentos provocados por disparos de arma de fogo, uma delas foi atingida de raspão no pé esquerdo e a outra no braço.

A Polícia está realizando buscas para encontrar o suspeito dos disparos, mas até o momento ninguém foi preso.

Morte no ano passado

Um homem morreu após o 'Pau da Bandeira' cair sobre ele, no ano passado, durante a festa popular. Na ocasião, o mastro que erguia a bandeira tinha 23 metros e pesava mais de duas toneladas.

AUTOR: O POVO

EM FORTALEZA (CE), 1 TÚNEL É DESCOBERTO POR DIA EM PRESÍDIOS

Dois túneis foram encontrados ontem na CPPL 1. Presos já haviam tentado fugir por um deles, mas recuaram quando viram policiais/FOTO LEITOR VIA WHATSAPP

Um túnel, em média, é encontrado por dia nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) desde a crise e a sequência de rebeliões que começou com a greve dos agentes penitenciários, no último dia 21. A informação é de fonte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que esteve dentro dos presídios.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) não divulga balanço oficial das escavações identificadas. A se considerar a média estimada pela fonte, seriam aproximadamente dez túneis desde o dia 21. Nesse período, a Sejus confirma a fuga de 24 detentos — 22 da Unidade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga, e dois do Centro de Triagem e Observação Criminológica de Caucaia.

Na semana passada, O POVO havia noticiado quatro escavações encontradas nos presídios. Porém, conforme o relato da fonte, o número seria ainda maior.

A Sejus afirma que a frequência de túneis descobertos nas unidades se agravou em virtude de os presos permanecerem soltos nas unidades desde as rebeliões. A secretaria confirmou a morte de 18 detentos nos episódios.

Conforme a secretaria, serão investidos R$ 6 milhões nas reformas e reconstruções necessárias nas CPPLs II, III, IV e na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (antiga CPPL I), todas em Itaitinga. As obras têm previsão para durar 90 dias.

CPPL I

O POVO apurou que dois túneis foram encontrados ontem na antiga CPPL I. Os presos já estavam fugindo pelo primeiro túnel, durante a madrugada, mas viram o policiamento e retornaram. Já o segundo estava em fase de conclusão.

As duas extremidades dos túneis foram encontradas pela manhã na parte externa da unidade. À tarde, policiais do Batalhão de Choque (BPChoque) encontraram a origem das escavações dentro da unidade. Um dos buracos partia do pavilhão dois. “Estava dentro de uma cela. Não tinha presos lá. A área e a rua estavam isoladas, mas (os presos) conseguiram romper o isolamento e adentraram. Não havia material de escavação, somente a areia”, detalhou a fonte.

A origem do segundo túnel foi descoberta no pavilhão um, sob uma escada. “Fizeram um buraco que só passava uma pessoa e estavam cavando. Para camuflar, colocavam tijolos e fechavam com uma areia que se confundia com a parede, que estava preta do fogo causado nas rebeliões. Eles conseguiram camuflar, mas com bastante insistência os policiais encontraram”, revelou.

Apenas o BPChoque e o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) têm acesso ao interior dos complexos. A Força Nacional permanece na área externa.


NÚMEROS

R$ 6 mi
serão investidos na reforma de quatro unidades com conclusão em 90 dias

Escavações
No domingo, 29, dois presos fugiram por um túnel do Centro de Triagem e Observação Criminológica de Caucaia. No mesmo dia, outro túnel foi encontrado na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. A escavação não chegava à área externa do presídio e não houve fuga.

Itaitinga
No dia da chegada da Força Nacional a Itaitinga, quinta-feira, 26, houve vistoria na unidade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), onde foi encontrado um túnel que dava acesso ao lado de fora da muralha. Na quarta-feira, 25, tinham fugido 22 internos do Centro de Execução Penal e Integração Social, em Itaitinga, que estava em obras. O total de 24 presos foi confirmado pela Secretaria da Justiça.

AUTOR: O POVO

segunda-feira, 30 de maio de 2016

EMPRESÁRIO MORRE EM ACIDENTE DE QUADRICICLO NAS DUNAS DA TAÍBA (CE)

Empresário organizava trilha off-road há cerca de 20 anos/ REPRODUÇÃO FACEBOOK

Um homem morreu e um mulher ficou ferida em um acidente de quadriciclo, no último domingo, 29, nas dunas da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros da área, o quadriciclo em que o casal estava teve um problema, e os dois caíram do veículo em uma área de difícil acesso. A mulher, que não teve o nome divulgado, conseguiu caminhar para pedir ajuda.

Os bombeiros foram acionados por volta das 18h30, mas o resgate do corpo do empresário Arlen Assef demorou algumas horas por causa da necessidade de um veículo de tração.

A Perícia Forense foi acionada, e a mulher foi levada ao Instituto Doutor José Frota (IJF) com fraturas no braço e nas costelas. O laudo sobre as causas do acidente deve ficar pronto em até dez dias.

Arlen Assef era proprietário da Assef Car e organizador de trilhas off­road há cerca de 20 anos. Em dezembro de 2015, a resolução nº 573 do Contran estabeleceu novas regras de segurança e circulação obrigatórias para os veículos automotores denominados quadriciclos. As novas regras têm o objetivo de trazer mais segurança aos condutores e passageiros.

AUTOR: O POVO

NO CEARÁ: 4 SUSPEITOS DE LATROCÍNIO EM PARACURU, SÃO PRESOS EM SOBRAL

Quarteto é suspeito de envolvimento na morte de Paulo Diego (foto), em Paracuru/WHATSAPP O POVO

Quatro pessoas suspeitas de envolvimento na morte de Paulo Diego Santana Targino, 29 anos, encontrado morto em uma cova rasa em Paracuru, neste domingo, 29, foram detidas na entrada de Sobral, na tarde desta segunda-feira, 30. Eles foram capturados após assaltos em série, em distritos de Sobral e Coreaú, com o carro da vítima de latrocínio no litoral do Estado.

A Polícia Militar (PM) conseguiu interceptar o quarteto, depois que a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os policiais do Ronda do Quarteirão e Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) sobre uma ocorrência de assalto a um posto de gasolina no distrito Aprazível, em Sobral. As equipes realizaram uma barreira na entrada do município, capturando quatro suspeitos em um veículo Fiat Doblô.

De acordo com o Ciops, os policiais verificaram a placa do carro e constataram que se tratava do veículo roubado de Paulo Diego Santana Targino, vítima de latrocínio em Paracuru. Com o quarteto, a PM apreendeu uma arma de fogo que, provavelmente, teria sido usada na ação criminosa no litoral.
Carro da vítima foi apreendido/WHATSAPP O POVO

O quarteto também teria efetuado um assalto em um distrito de Coreaú, antes da ação em Sobral, segundo informou a Ciops. A ocorrência ainda está em andamento. A identificação dos suspeitos não foi divulgada.

Eles foram levados para a Delegacia Regional de Sobral, onde serão ouvidos. O policiamento de Paracuru já foi avisado sobre a captura do quarteto.

AUTOR: O POVO

TURISTA DA LITUÂNIA É ESTUPRADA E ASSALTADA, EM AMONTADA (CE)

Uma turista da Lituânia de 42 anos foi estuprada e assaltada no sábado (28) em uma estrada na cidade de Amontada, interior do Ceará. A vítima teve seus pertences roubados e foi internada na Santa Casa do município de Sobral, distante cerca de 100 km do local do crime.

Segundo informações de moradores da região, o crime aconteceu por volta de 14h do sábado na rodovia CE-085, próximo ao km 160. A turista estava com um grupo formado por nove ciclistas da Lituânia e da Polônia, que percorria um trecho de Jericoacoara a Fortaleza.

Eles relataram aos moradores que, em determinado momento, uma das atletas se distanciou dos demais. “Com a demora, eles voltaram e se depararam com ela assaltada e estuprada”, narrou um morador ao G1, que preferiu não se identificar.

A turista foi abordada e violentada. Um criminoso levou o celular, dinheiro e os documentos da vítima. A bicicleta utilizada pela lituana não foi roubada pelo suspeito.

A turista foi levada às 20h50 do sábado para o IML de Sobral, onde realizou exames e depois foi internada em um hospital do município. A vítima recebeu atendimento hospitalar e em seguida foi liberada, de acordo com a Santa Casa de Sobral.

A Secretaria da Justiça e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que o caso é investigado pela Delegacia Regional de Acaraú, em conjunto com a Delegacia Municipal de Itarema, com o apoio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur). O órgão acrescentou que "os detalhes do caso serão repassados posteriormente para não comprometer os andamentos das investigações".

Região sem policiamento

O morador de um sítio próximo ao local do crime contou que, após o caso, os amigos da vítima acamparam com as bicicletas em um bar na estrada.

“Ela foi abordada em um trecho desabitado, com pouquíssimas casas. As comunidades na estrada se distanciam uma da outra. É uma região muito perigosa, sempre tem assalto a carro. É uma região turística, mas que a gente pouco vê passar viatura. Para ser uma rota turística, é muito desprotegida”, criticou.

O homem contou que não chegou a ver a vítima. “Demos apoio ao grupo, eles montaram as barracas, e seguiram em direção a Fortaleza. O pessoal que acompanhou o movimento disse que ela estava apavorada, chorando muito.”

Expedição

O grupo da expedição, intitulada “BaltiCCycle 2016 - 4th Olympic Expedition from London to Rio de Janeiro” saiu de Londres em fevereiro, de onde voou para Trinidad e Tobago, ponto de partida das pedaladas. O G1 apurou que o grupo seguiu a expedição após o crime.

De acordo com o cronograma previsto no site dos ciclistas, do país no Caribe, eles seguiram para Venezuela, Roraima, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará. Na sequência, devem partir pelo Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para 5 de agosto, dia da abertura da Olimpíada no Brasil.

AUTOR: G1/CE

EX-MISS PARANAGUÁ (PR), E OUTROS 2 SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE CRACK; DIZ POLÍCIA

Ex-miss comprou crack em Curitiba, segundo a polícia (Foto: Facebook/Reprodução)

Três pessoas foram presas com um quilo de crack na BR-277, em Paranaguá, no litoral do Paraná, no domingo (29). De acordo com a Polícia Civil, a prisão aconteceu depois de uma denúncia anônima.

Entre os presos, está a ex-miss Paranaguá e ex-musa do Clube Atlético Seleto, da mesma cidade, Giovana Rodrigues. Os outros dois detidos são o namorado e o irmão dela, ambos de 27 anos de idade, conforme a Polícia Civil.
Polícia afirma que droga seria vendida no litoral paranaense (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

O Clube Seleto confirmou que Giovana já foi musa por lá, a convite da antiga gestão, mas ressaltou que não tem ligação alguma com a modelo. Nenhum organizador do Miss Paranaguá foi encontrado para comentar o caso.

O carro em que eles estavam, um Gol de cor verde, foi abordado na rodovia no sentido que leva ao litoral. Ainda segundo a Polícia Civil, os três foram até Curitiba para buscar a droga e seguiam rumo a Paranaguá.

A ação que resultou na prisão foi uma integração entre a Polícia Militar (PM) e a Força Tarefa do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep). Os três seguem presos na Delegacia de Paranaguá.

O G1 tenta localizar os advogados de defesa dos três suspeitos, mas, até o fechamento desta reportagem, não havia conseguido.

AUTOR: G1/PR

2 SUSPEITOS DO CASO DE ESTUPRO COLETIVO SÃO PRESOS, NO RIO DE JANEIRO

Raí de Souza, de 22 anos, suspeito de participar do estupro coletivo de uma adolescente na Zona Oeste no Rio, é levado após se entregar à Polícia Civil na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), no Centro do Rio (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

Raí de Souza, de 22 anos, e Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20, suspeitos de participar do estupro coletivo de uma adolescente na Zona Oeste no Rio, foram presos pela Polícia Civil nesta segunda-feira (30). Raí se entregou à Polícia Civil , na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), no Centro do Rio, e Lucas foi preso na Rua Santa Luzia, também no Centro.

De acordo com o novo advogado de Raí, Alexandre Santana, o jovem não foi o autor do vídeo - como ele mesmo (Raí) havia afirmado anteriormante. Santana afirmou que as imagens teriam sido feitas com o celular de Raí por um homem chamado Jefferson, um traficante da região.

"Ele se apresentou para mostrar que ele não tem nada a dever", afirmou o advogado.

Já o advogado Eduardo Antunes, que representa Lucas Perdomo, questionou a legalidade da prisão de seu cliente ao chegar a Cidade da Polícia. Segundo ele, Lucas não tem relação com o caso.
Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, jogador de futebol suspeito de participar do estupro coletivo de uma adolescente na Zona Oeste no Rio, é conduzido à Cidade da Polícia no Rio, após ser preso na Rua Santa Luzia, no Centro (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

"Essa prisão não tem nenhuma legalidade e eu estou tomando as medidas cabíveis para fazer com que esse cerceamento da liberdade acabe", afirmou o advogado.

O advogado repetiu a versão de que Lucas esteve com a adolescente na noite anterior, mas teria se relacionado com outra amiga, e depois se "retirou do local".

O advogado alega, ainda, que tentou marcar uma entrevista coletiva para que o jovem pudesse dar a sua versão para o caso - foi quando Lucas foi preso. Antues disse que não concorda com a tipificação do crime cometido contra a menor.

"O conceito jurídico de estupro tem ganhado uma elasticidade nos últimos tempos que eu acho indevida, particularmente", disse ele.

Os dois, Lucas e Raí, foram levados nesta segunda para a Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte. Sobre o crime, a dupla foi ouvida na noite da última sexta-feira (27), quando Raí assumiu ser responsável pela divulgação, na internet, das imagens da adolescente. Até então, ele não estava entre os suspeitos identificados pela polícia como envolvidos no caso.

À época, o delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), Alessandro Thiers, afirmou que "a versão dele aponta que ele [Raí] filmou e que quando ele comenta que 'trinta passaram aqui' que estava fazendo referência a um funk".

Na última sexta, Raí e Lucas foram à Cidade da Polícia. Segundo o depoimento da adolescente, Lucas seria namorado dela e ele seria o jovem com ela teria saído com na noite anterior ao estupro. O delegado disse que Lucas, que é jogador de futebol, negou namorar a garota e Raí foi quem assumiu ter tido relações sexuais com ela.

Jovem chegou acenando na Cidade da Polícia
No dia que prestou depoimento, Raí chegou à DRCI acenando para fotógrafos e cinegrafistas e, ironizando a "fama" do amigo Lucas, não quis falar com a imprensa. O advogado dele, Claúdio Lúcio, confirmou que ele admitiu ser autor das imagens, mas negou que tenha ocorrido estupro.

"Ele falou que, tá lá no depoimento dele, que ele realmente tinha filmado, que ele tava falando que 'é dos 30', tentando se vangloriar, mas que realmente não foi ele, que não houve estupro, houve um ato sim, permitido pela suposta vítima", disse o advogado.

O advogado que representa Lucas, Eduardo Antunes, também negou que tenha ocorrido estupro. Questionado sobre a citação no vídeo divulgado com as imagens da vítima nua e desacordada de que 30 homens teriam praticado ato sexual com ela, ele também disse se tratar de uma menção a uma música conhecida na comunidade onde o caso ocorreu.

"A questão dos 30 foi que existe um rap conhecido na comunidade que exalta um dos personagens lá do local dizendo que ‘o fulano é o cara, engravidou mais de 30’. Foi isso que me foi passado, eu não conheço o teor da música", disse Eduardo.

Além de Raí e Lucas, o delegado Alessandro Thiers ouviu, na sexta-feira, uma adolescente que disse ter se relacionado sexualmente com Lucas na mesma noite e no mesmo local onde a adolescente e Raí mantiveram relações sexuais.

O imóvel, que segundo o delegado é denominado como "abatedouro" [lugar usado para sexo], localizado na comunidade do Morro do Barão, na Zona Oeste do Rio, foi periciado após operação policial na tarde desta sexta.

AUTOR: G1/RJ

AGRICULTOR MATA EX-MULHER A FACADAS POR ESTA NÃO QUERER REATAR O MATRIMÔNIO, EM BARRO (CE)

Crime aconteceu numa casa na Rua Agostinho Fernandes Xavier no bairro Trajano Nogueira em Barro. (Foto: Reprodução/Google Maps)

Uma mulher foi assassinada a golpes de faca por volta das 10h30min desta segunda-feira por seu ex-companheiro no município de Barro. O crime aconteceu na Rua Agostinho Fernandes Xavier no bairro Trajano Nogueira para onde Maria Lieda Bezerra do Nascimento, de 52, foi atraída pelo ex-marido e agricultor Antonio Bezerra de Queiroz, de 56 anos, apelidado por “Antonio Paizinho”. Os dois residem no Sítio Prazeres na zona rural de Barro e, na casa onde tudo aconteceu, mora um irmão do acusado.

Ela foi esfaqueada duas vezes nas costas e outra no pescoço quando correu para o meio da rua pedindo socorro, enquanto Antonio empreendia fuga. A mulher terminou levada às pressas ao hospital local, mas praticamente morreu a caminho devido a profunda perfuração no pescoço. A polícia foi acionada e uma patrulha com os Sargentos R. Lima, Geocondes, Cartaxo e C. Amaro e mais o Soldado Andrade foi ao local e iniciou diligências à procura do assassino.

A família de Lieda está revoltada e considera ter havido toda uma premeditação quando o mesmo convenceu a ex no sentido de ir até à casa do irmão dele onde funciona uma barbearia. Ele disse que queria apenas uma conversa no que foi atendido apesar das ameaças anteriores. Provavelmente e mais uma vez, Antonio teria proposto o retorno do relacionamento com o que ela e sua família discordavam. A polícia soube que a conversa teria ocorrido no quarto e, em meio a uma discussão, ele sacou a faca e passou a golpeá-la.

No último dia 21 de março Maria Lieda deu entrada no pedido de uma Medida Protetiva na Comarca de Barro com medo que algo pior acontecesse, mas, na manhã de hoje, foi convencida pelo ex a ir ao encontro dele. Foi a primeira mulher assassinada este ano em Barro e a nona no Cariri. A última pessoa do sexo feminino morta naquela cidade foi Josefa Maria dos Santos, de 45 anos, que residia na Rua Raimundo Inácio, 937 (Bairro Gangorra). No dia 10 de fevereiro do ano passado, ela foi assassinada em seu bar a golpes de punhal pelo ex-marido Severino da Silva, de 66 anos, assassinado logo depois.

AUTOR: AGÊNCIA MISÉRIA

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ESTUDA FECHAR 15 AGÊNCIAS EM TODO O PAÍS

A direção avalia que a estrutura atual não é mais necessária, devido aos novos hábitos dos correntistas (Foto: Divulgação)

A nova diretoria da Caixa Econômica Federal estuda fechar as agências deficitárias, ou seja, aquelas que operam no vermelho. A vice-presidência recomendou, por ora, o fechamento de apenas 15.

A direção avalia que a estrutura atual não é mais necessária, devido aos novos hábitos dos correntistas, como uso maior de serviços pelo computador ou pelo smartphone.

O fechamento de agências tem sido, de fato, uma tendência. Dados do Banco Central mostram que, de abril de 2015 até o mês passado, a Caixa foi a única, além do Santander, a aumentar o número de agências: foram sete a mais. 

No Santander, foram 12. No mesmo período, o Itaú fechou 191 agências; o Bradesco, 144; e o Itaú, 191. Ainda assim, BB, Bradesco e Itaú lideram, respectivamente, a lista dos bancos com o maior número de agências no país.

AUTOR: noticiasaominuto

QUADRILHA ARMADA ASSALTA SEGUNDO CARRO-FORTE EM MENOS DE DUAS SEMANAS, NO CEARÁ

Segundo carro-forte assalto em menos de duas semanas no Ceará (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um bando armado com fuzis interceptou um Carro Forte da empresa Corpvs e explodiu o veículo para ter acesso ao cofre. O incidente aconteceu na saída entre Iguatu e Acopiara. Coincidência ou não este é o segundo assalto registrado em duas semanas com explosões e muita bala. O governador Camilo Santana (PT) e o secretário de Segurança Pública, Delci Teixeira, permanecem calados sobre a questão.

O veículo foi atacado na CE-404 e os vigilantes foram rendidos. O bando fugiu em uma Hilux SW4. O crime aconteceu no fim da manhã desta segunda-feira (30), já no município de Acopiara, distante 191 quilômetros de Juazeiro do Norte.

Enquanto as autoridades não tomam as providências cabíveis, cidadãos estão sob o risco de perder suas vidas nos tiroteios promovidos pelas quadrilhas, fortemente armadas e especializadas em roubar bancos e carros forte. 

De acordo com a Polícia, pelo menos cinco homens participaram da ação. A quantia levada ainda não foi revelada, não há feridos.

AUTOR: AGÊNCIA MISÉRIA

EM TIANGUÁ (CE), JOVEM MORRE ATROPELADO NA BR-222

Neste domingo, 29/05, por volta de 20h30, na BR-222, periferia de Tianguá, foi vítima fatal de atropelamento:

ADAELTON DE OLIVEIRA RODRIGUES, 19 anos, solteiro, natural de Tianguá-CE, residente no Sítio Lagoa dos Bitônios, na zona rural de Tianguá-CE.

O mesmo foi colhido por uma HYLUX, de cor branca, com placas OSC 9862, com inscrição de Fortaleza-CE, conduzido por JEAN YURI DE AGUIAR, 44 anos, residente em Fortaleza-CE.

a vítima veio a óbito ainda no local. O condutor do veículo se apresentou espontaneamente na Delegacia de Tianguá e informou que a vítima teria se jogado na frente do veículo, versão que também foi confirmada por alguns populares que estavam no local e presenciaram o acidente.
Os agentes do DEMUTRAN, juntamente com agentes da PRF, compareceram ao local, onde fizeram isolamento até a chegada da PERÍCIA FORENSE.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

ASSALTANTE É QUASE LINCHADO POR POPULARES NO BAIRRO COHAB III, EM SOBRAL (CE)

Um indivíduo identificado por FRANCISCO BENEVIDES DE SOUSA, assaltou duas pessoas na noite deste domingo, 29/05, no Bairro Cohab III em Sobral. 

O indivíduo só não esperava a ação da população, que abordou o acusado e começaram a agredir o mesmo com chutes e pontapés, uma viatura do Ronda do Quarteirão chegou de imediato e evitou o linchamento, o acusado foi preso e encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral para a realização dos procedimentos legais.

AUTOR: Blog Sinhá Sabóia

HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS, EM TIANGUÁ (CE)

Na tarde deste domingo, 29/05, por volta de 17h, no bairro Campo do Laurão, em Tianguá, foi preso:

ADÉCIO DE SOUSA, 37 anos, natural de Tianguá, residente na Rua Capitão Odilon Aguiar, bairro Campo do Laurão, em Tianguá.
Durante Policiamento ostensivo realizado pela Equipe do Raio, o mesmo foi flagrado em frente a sua residência portando 87 gramas de maconha, 01 balança de precisão e R$ 21,00 em espécie.

O infrator foi conduzido para Delegacia Regional de Policia Civil de Tianguá, onde foi autuado por crime de tráfico de drogas (Art. 33 da Lei dos Entorpecentes).

Fizeram a prisão os PMs do Raio Soldados Diógenes, Medeiros, Guilherme, Acácio e J. Prado.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

POLICIAIS DO BATALHÃO DE DIVISAS RECAPTURAM 2 FORAGIDOS DA CADEIA PÚBLICA DE CAMOCIM (CE), EM BARROQUINHA

Mais dois fugitivos da cadeia pública de Camocim foram recapturados durante a tarde deste domingo graças a ação exitosa dos policiais militares do Batalhão de Divisas. 

Esses dois detentos fazem parte do grupo que conseguiu fugir durante a rebelião desencadeada na cadeia pública de Camocim durante a madrugada de sábado, 21 de maio.

A equipe policial tem uma área que abrange as divisas do Ceará com Piauí nos municípios de Chaval, Barroquinha e Granja e durante o início da tarde deste domingo, 29, por volta das 13h, receberam uma informação dando conta que dois dos foragidos da cadeia pública de Camocim estavam escondidos em um casebre localizado na longínqua localidade de Praia Nova, zona praiana do município de Barroquinha.

Como toda denúncia deve ser averiguada, os PM’s montaram uma operação e foram até à localidade confirmar a denúncia. Ao chegarem, os militares cercaram a casa e com sucesso conseguiram recapturá-los, trata-se de Marcelino Gomes Alves, vulgo "Gato" e Natan Ferreira Lima, vulgo "Natan".

Os dois fugitivos foram trazidos para Camocim e já se encontram recolhidos à cadeia pública local.

Efetuaram as recapturas: Subtenente Delmiro, Sds Teixeira, Diermeson e Maxwell

AUTOR: Camocim Polícia 24h

COLISÃO FRONTAL DEIXA 3 MORTOS E 7 FERIDOS, EM PACAJUS (CE)

Carros envolvidos na colisão/WHATSAPP

Uma colisão frontal matou três pessoas e deixou sete feridos no km 57 da BR-116, em Pacajus, na tarde deste domingo, 29. Três vítimas foram socorridas com ferimentos graves. Uma adolescente de 12 anos e uma bebê de um ano e quatro meses estão entre as vítimas com ferimentos leves.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos envolvidos no acidente são um Tucson e um Pálio, cada carro trafegava com cinco pessoas. Morreram na colisão: Maria Luíz de Brito, 84 anos, passageira do Pálio; e Maria Dolores Bandeira (idade não divulgada) e Silvânia Maria da Silva (idade não divulgada), que viajavam no Tucson.

O condutor do Pálio, Enderson Brito Melo, 20 anos, teve ferimentos leves, assim como a garota de 12 anos e José Wiliami Duarte Melo (idade não divulgada), que viajavam no mesmo veículo. Passageira do automóvel, Francisca Francilda Silva de Brito, 43, ficou gravemente ferida, segundo a PRF.

Já no outro veículo envolvido na colisão, o condutor Sebastião Vale da Silva e uma mulher não identificada tiveram lesões graves. A criança de um ano e quatro meses também viajava neste carro.

Além da PRF, equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local do acidente ajudando no resgate de vítimas. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionada. A rodovia já foi liberada.

No primeiro momento, a PRF informou que havia uma gestante entre as vítimas. Porém, o órgão afirmou posteriormente que não houve vítima gestante.

AUTOR: O POVO

DETENTOS CAVAM TÚNEL E 2 FOGEM DE PRESÍDIO, EM CAUCAIA(CE)

Túnel cavado por presos e utilizado na fuga/VIA WHASAPP O POVO

Dois presos fugiram por um túnel escavado do Centro de Triagem e Observação Criminológica de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, na madrugada deste domingo, 29. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o túnel foi descoberto por volta das 5 horas da manhã.

A presença de homens da Força Nacional de Segurança na unidade, que chegaram ao Ceará na noite da última quinta, 26, não impediu a fuga. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), os dois presos continuam foragidos até às 16 horas deste domingo.

O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE), Valdemiro Barbosa, aponta que o número de presos foragidos ainda não foi contabilizado. "Agora, vão botar a culpa em quem? Não era dos agentes penitenciários?", ironizou Barbosa, reforçando que a presença de homens da Força Nacional de Segurança não evitou que os presos fugissem.

No último fim de semana, 21 e 22, durante a greve dos agentes penitenciários, os presídios da Região Metropolitana de Fortaleza começaram uma rebelião que resultou na morte, segundo a Sejus, em 18 presos, e se igualou à maior rebelião de presídios nacional em Pedrinhas, no Maranhão, quando também foram mortos 18 presos.
Grades arrancadas pelos presos durante a greve dos agentes penitenciários, no último dia 21/ EVILÁZIO BEZERRA/O POVO

AUTOR: O POVO

POLÍCIA BLOQUEIA AVENIDA APÓS SUSPEITA DE CARRO COM BOMBA, EM FORTALEZA CE)

Carro com suspeita de bomba no bairro Dionísio Torres/VIA WHATSAPP O POVO

Agentes da Guarda Municipal interditaram um trecho da avenida Desembargador Moreira, próximo à Assembleia Legislativa, após suspeita de bomba em um veículo, na manhã deste domingo, 29.

Segundo o comandante do Grupo de Apoio Tático Especializado (Gate), major Antônio Cavalcante, apesar da suspeita, não havia nenhum explosivo no interior do carro.

Ainda conforme o major, o veículo foi roubado e apenas abandonado no local. As medidas preventivas foram adotadas, visto que em abril deste ano foram recolhidos 13 quilos de explosivos dentro de um carro estacionado na área.
AUTOR: O POVO

10 ADOLESCENTES FOGEM DE CENTRO EDUCACIONAL, EM FORTALEZA (CE)

Dez adolescentes fugiram do Centro Educacional Patativa do Assaré, no bairro Ancuri, no fim da tarde deste domingo, 29. 

Com a saída desses jovens, já foram registrados 352 casos de jovens em conflito com a lei que fugiram em 2016. É o segundo episódio somente neste fim de semana, quando 64 jovens fugiram do Centro Educacional do Passaré. 

O número representa mais que o dobro da quantidade de casos registrados em todo o ano de 2014, quando foram contados cerca de 150.

Os adolescentes usaram como reféns os instrutores educacionais para escapar. As informações foram repassada pelo juiz 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes de Façanha. Em 2015, as contagens do magistrado somaram 210 adolescentes em fugas.

A rebelião no Patativa do Assaré começou às 17h. Segundo informações do major Warner Campos, do Corpo de Bombeiros, a viatura da Polícia Militar não conseguiu entrar na tarde de ontem no local porque os jovens tinham reféns. Os adolescentes queimaram colchões e estavam soltos entre os dormitórios.

Clístenes informa que a situação no Centro Educacional é provavelmente o pior dos 10 locais de acolhimento de adolescentes no Estado. “A situação é terrível. Provavelmente, a pior em termos de condições físicas”.

O magistrado esteve no Patativa há cerca de três semanas e constatou que os adolescentes “dormiam em quartos fétidos ao ponto de eu não conseguir entrar”, bebiam água do chuveiro, reclamavam de camas quebradas, comida ruim, banheiros tinham com sanitários entupidos.

Na semana passada, o juiz recebeu denúncias de maus tratos dos adolescentes. Clístenes, então, acionou a Defensoria Pública e a entidade confirmou a acusação dos jovens pelas marcas de corte nos rostos, lesões no braços e em outras partes do corpo.

“Estamos tentando mudar essa situação há muito tempo. O Estado se comprometeu, no ano passado, com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), a entregar dois centros educacionais”. O prazo era até abril e até o momento não foi cumprido.

O POVO tentou contato com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, mas os telefones da assessoria de imprensa não foram atendidos.

No último dia 20 de maio, em entrevista ao O POVO Online, o juiz Manuel Clístenes informou a fuga de 262 internos dos centros educacionais da Região Metropolitana de Fortaleza.

No dia 18, dez adolescentes também fugiram do Dom Bosco, no bairro João XXIII. 

Já no dia 21 de maio, outros seis adolescentes fugiram do Centro Educacional São Miguel, no Passaré. Neste sábado, 28, 64 jovens fugiram do Centro Educacional do Passaré e ontem, novas dez fugas foram registradas.

AUTOR: O POVO

domingo, 29 de maio de 2016

HOMEM É MORTO E ENTERRADO EM COVA RASA EM PRAIA DE PARACURU (CE)

De acordo com inspetor, jovem foi morto a tiros e seu carro e demais pertences foram levados, levantando suspeita de latrocínio.

Um homem foi encontrado morto em uma cova rasa na Praia da Pedra Rachada, próximo à Barraca do Kaká, em Paracuru, a 88 km de Fortaleza, na manhã deste domingo, 29.

Segundo o inspetor Lúcio de Castro, chefe de investigação da Delegacia Municipal de Paracuru, a vítima é Paulo Diego Santana Targino, 29 anos.

Ainda de acordo com o inspetor, o jovem foi morto a tiros e seu carro e demais pertences foram levados, levantando suspeita de latrocínio.

A Polícia foi acionada por volta das 7 horas e familiares de Diego estiveram presentes no local do crime.

Conforme o inspetor, há indícios de que houve luta corporal e que, provavelmente, o crime deve ter ocorrido na noite deste sábado, 28, ou na madrugada deste domingo.
A perícia e o rabecão foram acionados e o caso será investigado.

AUTOR: O POVO

VISITAS SÃO RETOMADAS NAS UNIDADES PRISIONAIS, EM FORTALEZA (CE)

Colchões e mantimentos foram itens levados por familiares para presos de Caucaia/EVILÁZIO BEZERRA

Os fins de semana de Rosilene de Almeida, 41, têm destinos certos.

Aos sábados, ela visita o marido que está detido na CPPL de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). E os domingos são dedicados ao filho, que cumpre pena na unidade prisional de Itaitinga (RMF). “Você imagine como ficou o meu coração com esse tormento que foi essa crise”, lembrava, na manhã deste sábado, à espera de encontrar o companheiro. Para ela e muitas outras mulheres, a rotina de visitas voltou a ocorrer nas prisões do Ceará.

A liberação das visitas pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) é uma das medidas do plano de estabilização das unidades prisionais do Estado após a ocorrência de rebeliões e 18 mortes. Na Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, a CPPL de Caucaia, muitos familiares aproveitaram a liberação de visitas para recompor o estoque de mantimentos dos presos. Comida, muitos colchões, produtos de higiene e de limpeza e até água foram levados nos chamados malotes.

Neste sábado, as juízas Joseana França e Luciana Teixeira foram ao local para acompanhar as visitas. De lá, seguiram para Itaitinga, onde a visitação também foi retomada. Momentos antes da entrada, elas se reuniram com as mulheres e solicitaram “um pacto de paz e confiança” no ingresso delas no presídio.

De fora da unidade prisional, grades das celas podiam ser vistas com sinais de arrombamento. Muitas armas artesanais foram apreendidas. No local, um dos agentes prisionais, que pediu para não ser identificado, informou que os internos estão todos soltos no pátio. Todas as grades do prédio foram arrancadas, ele disse.

Cézar Belmino, juiz da corregedoria dos Presídios e Estabelecimentos Penitenciários da Comarca de Fortaleza, também compareceu à CPPL de Caucaia e ouviu demandas de agentes prisionais. Os profissionais reivindicaram melhores condições de trabalho e para os internos. A unidade prisional tem hoje cerca de 1.600 presos. A capacidade é para 900. Diariamente, somente sete agentes administram o local.

Segundo Cézar Belmino, há ações realizadas pelo sistema judiciário para estabilizar a crise no sistema. “Nós proibimos a entrada de presos nas CPPLs II e IV, em razão do excedente, porque isso é o fato que têm contribuído para agravar toda a situação”. Equipe de advogados da Sejus também está identificando os casos de presos provisórios para solicitar junto ao Judiciário celeridade nos processos.

AUTOR: O POVO

UMA PESSOA É VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL A CADA 6 HORAS, NO CEARÁ

O caso de estupro coletivo no Rio de Janeiro, no qual uma jovem de 16 anos foi violentada sexualmente por 33 homens, gerou comoção nacional e reabriu a discussão sobre a cultura deste tipo de crime no País. Lá, foi uma abusada por 33; cotidianamente, são tantos outros casos. Em casa, na igreja, na festa, na escola… Não há divisão por local ou classe social. E há um potencial agravante para a vulnerabilidade ao crime de estupro: ser mulher.

No Ceará, em 2015, a cada seis horas, houve um caso de estupro. No ano passado, 1.580 pessoas foram vítimas de violência sexual no Estado — 86% são do sexo feminino. São cerca de quatro pessoas vítimas por dia. Desse número, quase 80% são crianças e adolescentes; e, dentro deste percentual, há mais vítimas com faixa etária de zero a 11 anos. Os dados foram levantados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a partir de solicitação do O POVO.

O relatório, que também aponta dados deste ano, mostra que até abril último foram 495 denúncias de estupros no Ceará. O número é maior que o do mesmo período do ano passado (478).

Somente em Fortaleza, no ano de 2015, houve 483 casos; e, até abril deste ano, foram 147. A maioria dos casos aconteceu na Área Integrada de Segurança (AIS) 2, onde ficam bairros como Antônio Bezerra, Conjunto Ceará e Bom Jardim.

Vítimas

Para Hayeska Costa, assistente social e pesquisadora do Observatório da Violência contra Mulher, o perfil da vítima é de mulheres, independentemente de um recorte geracional. “São meninas, adolescentes, adultas e idosas. A mulher é estuprada pelo fato de termos uma cultura que educa desde o menino a se tornar um adolescente, um rapaz, um idoso que pode e deve exercer algum tipo de poder e dominação não só sobre a vida, mas também sobre o corpo de uma mulher”, detalha.

O cenário desta cultura se torna mais desolador ao se observar que, mesmo com o quantitativo das estatísticas, pouquíssimas vítimas realizam denúncias. Segundo a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, Rena Gomes, há muita resistência devido ao preconceito com mulheres vítimas de violência sexual. “Há uma culpabilização por conta da roupa, do lugar onde andava... Isso é um preconceito grave”, afirma a delegada.

Outro fator que contribui para a subnotificação é o fato de o estupro ser um crime de ação penal condicionada (depende da queixa da vítima). “Muitas vezes essa vítima enfrenta também um ambiente machista e hostil quando precisa ir ao IML, contar várias vezes o que aconteceu, ou tem acesso a uma delegacia que não é especializada”, acredita Hayesca Costa.

Aspectos psicológicos

“Um crime de violência sexual causa grandes danos físicos e psicológicos. A sexualidade é cercada de valores, e todos eles também são violentados quando uma pessoa é estuprada”, comenta a psicóloga clínica e terapeuta sexual Zenilce Bruno.

Segundo ela, o alto número de estupros registrados no Ceará preocupa pela relação machista envolvida. “Em minhas experiências clínicas, eu vi muitas mulheres se recuperarem com o apoio de amigos, da família. Mas muitas pessoas carregam consigo traumas que têm consequências na vida e nas relações sociais e profissionais”, aponta.

Serviço
Para denunciar crimes de estupro

Onde: delegacias da mulher, Dececa (rua Tabelião Fabião, 114, São Gerardo, em Fortaleza) ou em qualquer distrito policial

Telefone: 190

Outras informações: Central de Atendimento à Mulher é o canal criado para receber denúncias e orientar mulheres vítimas de violência: 180

AUTOR: O POVO

SEJUS CONFIRMA FUGA DE 23 INTERNOS DE UNIDADE EM OBRA, EM FORTALEZA (CE)

A Secretaria da Justiça e Cidadania confirmou que 22 internos estão foragidos após uma fuga do Centro de Execução Penal e Integração Social, na última quarta-feira, 25, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. A informação foi repassada em nota.

Na última quinta, 26, O POVO noticiou que a fuga provocou o fechamento de escolas em Itaitinga. Ainda não havia o número de fugitivos. O Centro está com 95% das obras concluídas.

Os foragidos são: Manoel Messias de Mesquita Pedreiro, Francisco Fábio Teixeira Miranda, Gilvan Félix dos Santos, José Artur de Sousa Ramos, Marcos Antônio de Souza, Max Breno Andrade de Souza, Paulo Anderson Ferreira da Silva, Paulo Rogério Gamenha da Silva, Reginaldo Marques da Costa, Ronaldo dos Santos Pereira, Pedro Henrique Barbosa Soares, Marcio Vieira Monteiro Silva Costa, Bruno dos Santos Sousa, Augusto Silva da Rocha, André de Sousa Pinheiro, Elizeu Santos da Silva, André Gledson Gomes Santana, Josino Ferreira Gomes Filho, Daniel Rufino Tavares, Paulo Adriano dos Santos, Carlos Alexandre dos Santos de Lima e Francisco Renato Mendes Neres.

Até a noite de ontem, nenhum fugitivo tinha sido recapturado. (Jéssika Sisnando)

AUTOR: O POVO

sábado, 28 de maio de 2016

MOTORISTA MORRE APÓS COLIDIR CONTRA ÁRVORE, EM PORTO ALEGRE (RS)

Motorista, de 26 anos, morreu no local do acidente (Foto: Zete Padilha/RBS TV)

Um motorista de 26 anos morreu após colidir o carro contra uma árvore em Porto Alegre, no bairro Rio Branco. O acidente ocorreu na Rua Mariante por volta da 1h30 deste sábado (28). A vítima foi identificada como Ricardo Medeiros Castilhos. Ele estava sozinho no veículo e morreu no local.
Motorista morre após carro colidir contra árvore em Porto Alegre (Foto: Zete Padilha/RBS TV)

Testemunhas relataram que o carro, um Fiat Palio, trafegava em alta velocidade pela via, no sentido Centro-bairro, quando o condutor perdeu o controle do veículo em uma curva. No asfalto, ficaram marcas de freada.

Segundo a polícia, foi uma tentativa de controlar o carro. Porém, o automóvel rodou na pista até colidir violentamente contra uma árvore no canteiro central.

O acidente impressionou o delegado Amilcar Souza Neto. “Poucas vezes na minha carreira vi o estado que esse veículo ficou. A gente pode dizer, com certeza, que estava em alta velocidade. Uma pena a gente ver cada vez mais jovens sendo vitimizados no trânsito por imprudência ou, às vezes, até abuso de bebida alcoólica”, disse no local.

Os funcionários do guincho que retiram o veículo tiveram que reforçar a quantidade de cabos de aço para conseguir separar o carro da árvore.
Motorista morreu após carro colidir contra árvore no bairro Rio Branco (Foto: Zete Padilha/RBS TV)

AUTOR: G1/RS

ADOLESCENTE DE 14 ANOS PRATICA SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO. O 3º CASO EM CAMOCIM (CE), SOMENTE NESSE MÊS

A cidade de Camocim traz consigo uma fama muito negativa em todo o Estado, aqui em nossa cidade comete-se muito suicídio, temos um dos maiores índices de todo o Ceará segundo dados da SSPDS.

Infelizmente na manhã deste sábado, 28, a Polícia Militar registrou mais um caso, o 3º do mês somente em Camocim e o 4º da área da 3ª Cia/3º BPM.

O caso

Era por volta das 10h, quando populares ligaram para o 190 informando que uma garota havia praticado suicídio por enforcamento em sua residência localizada na Rua Perimetral, bairro São Francisco, próximo ao Mercadinho do Jonas.

Rapidamente uma equipe da Força Tática sob o comando do Sgt Carneiro foi ao local constatou a veracidade das informações. Em um dos cômodos da casa ali estava a triste cena, o corpo da jovem dependurado pelo pescoço em uma corda e já sem vida, ela foi identificada como Maria Geovanna Santos Araújo, de apenas 14 anos de idade.

Familiares informaram que a jovem morava com a avó, que tinha uma vida aparentemente normal, sem problemas de saúde nem de relacionamento, por isso ninguém saberia o motivo da mesma ter praticado o sinistro. Ela foi encontrada pelos próprios familiares. A Pefoce foi acionada e conduziu o corpo da jovem ao IML de Sobral.

Suicídios ocorridos no mês de Maio

No dia 02 de maio deste ano, a jovem de 22 identificada como Francisca Kaliane do Nascimento, natural de Camocim praticou suicídio por enforcamento em uma residência localizada na Rua Perimetral, bairro Brasília, em Camocim. 

A vítima deixou três filhos pequenos.

O segundo caso do mês ocorreu no dia 14 de maio, na zona rural do município, mais precisamente na localidade de Tabocal. Desta vez a vítima de suicídio por enforcamento foi a jovem Francisca Raquel Costa dos Reis, de apenas 20 anos, residente na mesma localidade.

No dia 16 de maio, mais um caso aconteceu aqui pertinho, mais precisamente na localidade de Lagoa Cercada, zona rural do vizinho município de Martinópole, pertencente a área da 3ªCia/3ºBPM.

AUTOR: Camocim Polícia 24h

JOVEM VAI À POLÍCIA SE DIZ AUTOR DE VÍDEO COM ADOLESCENTE, NO RJ

Raí de Souza admitiu à polícia ter sido responsável por divulgação, na internet, de imagens de adolescente (Foto: Daniel Silveira/G1)

A Polícia Civil ouviu na noite dessa sexta-feira (27) um jovem que diz ser responsável pela divulgação, na internet, das imagens da adolescente que denunciou ter sido vítima de estupro coletivo no Rio. Identificado como Raí de Souza, o rapaz, de 22 anos, não estava entre os suspeitos identificados até então pela polícia como envolvidos no caso.

"A versão dele aponta que ele filmou e que quando ele comenta que ´trinta passaram aqui´ que estava fazendo referência a um funk", disse o delegado Alessandro Thiers, titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que investiga o caso.

Raí compareceu à Cidade da Polícia juntamente com Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, jogador de futebol que a adolescente disse à polícia ser seu namorado e com quem ela teria saído na noite anterior ao ocorrido. Segundo o delegado, Lucas negou namorar a garota e Raí foi quem assumiu ter tido relações sexuais com ela.

Raí, que chegou na delegacia acenando para fotógrafos e cinegrafistas, ironizando a "fama" do amigo Lucas, não quis falar com a imprensa. Seu advogado, Claúdio Lúcio, confirmou que ele admitiu ser autor das imagens, mas negou que tenha ocorrido estupro.

"Ele falou o quê, tá lá no depoimento dele, que ele realmente tinha filmado, que ele tava falando que ´é dos 30´, tentando se vangloriar, mas que realmente não foi ele, que não houve estupro, houve um ato sim, permitido pela suposta vítima", disse o advogado.

O advogado que representa Lucas, Eduardo Antunes, também negou que tenha ocorrido estupro. Questionado sobre a citação no vídeo divulgado com as imagens da vítima nua e desacordada de que 30 homens teriam praticado ato sexual com ela, ele também disse se tratar de uma menção a uma música conhecida na comunidade onde o caso ocorreu.
“A questão dos 30 foi que existe um rap conhecido na comunidade que exalta um dos personagens lá do local dizendo que ‘o fulano é o cara, engravidou mais de 30’. Foi isso que me foi passado, eu não conheço o teor da música”, disse Eduardo.
Além de Raí e Lucas, o delegado Alessandro Thiers ouviu nesta sexta-feira uma garota que disse ter se relacionado sexualmente com Lucas na mesma noite e no mesmo local onde a adolescente e Raí mantiveram relações sexuais. O imóvel, que segundo o delegado é denominado como "abatedouro" [lugar usado para sexo], localizado na comunidade do Morro do Barão, na Zona Oeste do Rio, foi periciado após operação policial na tarde desta sexta.
AUTOR: G1

22 PRESOS ESTÃO FORAGIDOS APÓS FUGA EM UNIDADE PRISIONAL DE ITAITINGA, EM FORTALEZA (CE)

Vinte e dois detentos estão foragidos após a fuga registrada nesta quarta-feira, 25, no Centro de Execução Penal e Integração Social, em Itaitinga. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 27, pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).

Os foragidos são: Manoel Messias de Mesquita Pedreiro, Francisco Fábio Teixeira Miranda, Gilvan Félix dos Santos, José Artur de Sousa Ramos, Marcos Antônio de Souza, Max Breno Andrade de Souza, Paulo Anderson Ferreira da Silva, Paulo Rogério Gamenha da Silva, Reginaldo Marques da Costa, Ronaldo dos Santos Pereira, Pedro Henrique Barbosa Soares, Marcio Vieira Monteiro Silva Costa, Bruno dos Santos Sousa, Augusto Silva da Rocha, André de Sousa Pinheiro, Elizeu Santos da Silva, André Gledson Gomes Santana, Josino Ferreira Gomes Filho, Daniel Rufino Tavares, Paulo Adriano dos Santos, Carlos Alexandre dos Santos de Lima e Francisco Renato Mendes Neres.

Visitas

Após rebeliões e mortes, os detentos das unidades prisionais da Região Metropolitana voltarão a receber visitas neste fim de semana. De acordo com a Sejus, a ação faz parte do plano de estabilização dos presídios.

Os policiais que integram a Força Nacional de Segurança e os agentes penitenciários cedidos por alguns estados da Federação já estarão reforçando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos policiais e agentes penitenciários do Estado, por conta da crise no sistema prisional.

Para entender

No sábado, 21, as unidades da Região Metropolitana registraram motins, protestos de familiares e mortes durante greve dos agentes penitenciários, que durou 17 horas.

A confusão teria começado após a proibição das visitas. Pneus foram queimados na BR-116 e em frente à unidade de Caucaia e os presídios foram danificados.

AUTOR: O POVO

POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES REALIZAM ASSEMBLEIA HOJE, EM FORTALEZA (CE)

Policiais e bombeiros militares do Ceará promovem uma assembleia geral unificada neste sábado, 27, a partir das 15h, no Colégio Tiradentes, no Centro. A categoria pretende discutir questões referentes ao aumento salarial anual e a equiparação de salários dos profissionais do Estado com os valores do Nordeste.

O ato será realizado em conjunto com várias associações, como a Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (Aspramece), Associação de Oficiais (Assof), Associação dos Subtenentes e Sargentos, Associação dos Cabos e Soldados (ACS) e Associação dos Profissionais de Segurança (APS).

Na última quarta-feira, 25, o governador do Estado, Camilo Santana, se reuniu com representantes de associações.

AUTOR: O POVO

MORADORES QUEIMAM PNEUS EM PROTESTO NA BR-116, EM FORTALEZA (CE)

Cerca de 45 pessoas protestam no local/DIVULGAÇÃO/PRF

Moradores do entorno do km 11 da BR-116 queimam pneus, interditando duas faixas da rodovia desde às 16h50min desta sexta-feira, 27.

Os manifestantes exigem a construção de uma passarela na rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 45 pessoas participam do ato e solicitam a presença da imprensa.

Por conta do protesto, um engarrafamento está se formando no sentido Fortaleza- Região Metropolitana. Um equipe de Bombeiros foi acionada.

AUTOR: O POVO

sexta-feira, 27 de maio de 2016

'NÃO DÓI O ÚTERO E SIM A ALMA', DIZ MENINA VÍTIMA DE ESTUPRO COLETIVO, NO RJ

Jovem vítima de estupro no Rio deixou mensagem em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

A adolescente de 16 anos que foi vítima de um estupro coletivo em uma comunidade da Zona Oeste do Rio voltou a fazer um desabafo nas redes sociais. Diante de tantas mensagens de apoio e solidariedade, a jovem acrescentou a mensagem: "Todas podemos um dia passa e por isso .. Não, não doi o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo impunes !! Obrigada ao apoio", disse a menina, que na manhã desta sexta (27) também aderiu à campanha na rede social pelo "fim da cultura do estupro".

Na noite desta quinta (26), ela já havia feito um agradecimento na internet. “Venho comunicar que roubaram meu telefone e obrigada pelo apoio de todos. Realmente pensei que seria julgada mal”. De acordo com relatos da vítima, 33 homens armados teriam participado do crime.
Lucas (à esquerda) e Raphael (à direita) (Foto: Reprodução / TV Globo)

A polícia já pediu a prisão de quatro homens. Um deles é Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, com quem a adolescente tinha um relacionamento, Marcelo Miranda da Cruz Correa, de 18 anos, Michel Brazil da Silva, de 20, e Raphael Assis Duarte Belo, de 41.

Segundo a família da menina, o rapaz que a menina conheceu na escola e com o qual ela já havia tido um relacionamento, teria agido premeditadamente.

“Um deles é namorado dela, tinha sido namorado dela, que ela conheceu na escola. E isso foi uma vingança dele. Ele fez isso com ela e chamou mais 30 para fazer o mesmo. O pai dela nem aguenta falar que chora muito. Um ser humano que é capaz de fazer isso com uma menina de 16 anos só, cheia de sonho, né? E eles fazem isso. A família está assim, sem palavras”, lamentou.

A polícia pede que qualquer pessoa que tenha informações sobre um dos suspeitos de participação nesse crime entre em contato com o Dique-Denúncia através do telefone 2253-1177.

A família da adolescente disse que a família ainda se sentiu aliviada pela vida da garota ter sido poupada.

“Esse agente comunitário que veio trazê-la [para casa] eu acho que ele foi uma pessoa que salvou a vida dela, porque eles iriam matá-la. Porque é isso que eles fazem, né. Não é normalmente a história que a gente conhece? Eles estupram e matam”, disse a parente da adolescente.

A polícia já identificou pelo menos quatro homens envolvidos no crime. A adolescente de 16 anos foi estuprada no sábado (21) numa comunidade da Zona Oeste.

Em depoimento à polícia, ela disse que foi até a casa de um rapaz com quem se relacionava há três anos. Ela se lembra de estar a sós na casa dele e só se lembra que acordou no domingo, em uma outra casa, na mesma comunidade, com 33 homens armados com fuzis e pistolas. Ela destacou que estava dopada e nua.

A garota retornou para casa na terça-feira (24). “Ela chegou descalça, descabelada, com aspecto de que tinha se drogado muito e com uma roupa masculina toda rasgada. Provavelmente eles deixaram ela nua e ela vestiu aquilo pra vir em casa”, contou a parente. A família teria questionado a menina o que havia acontecido, mas ela não revelou nada.
Jovem postou foto da vítima e ironizou o suposto estupro (Foto: Reprodução)

Ainda na terça-feira, segundo contou a pessoa da família, menina teria voltado à comunidade para tentar reaver seu celular, que foi roubado. Um agente comunitário foi quem a acolheu, ao perceber como ela estava, e a conduziu para junto da família novamente.

A família só soube do estupro na quarta-feira (25), quando fotos e vídeos exibindo a adolescente nua, desacordada e ferida estava sendo compartilhado na internet pelos agressores, que ironizam o próprio crime.

“Eu a mãe, a gente chora quando vê o vídeo. O pai dela não aguenta falar que chora muito. Nosso sentimento é de tristeza, de indignação, estamos estarrecidos de ver até que ponto chega a maldade humana, né. A família está, assim, sem palavras, consternada”, desabafou a avó da garota. A ouvidoria do Ministério Público recebeu mais de 800 denúncias sobre esse caso.

Nesta quinta-feira (26) a adolescente foi ao médico e tomou um coquetel para evitar doenças sexualmente transmissíveis. A Secretaria Municipal de Saúde disse que ela vai ter acompanhamento psicológico.

A OAB do RJ disse, em uma nota de repúdio, que um ato repulsivo como este nos mostra que precisamos combater diariamente a cultura do machismo. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal divulgou uma nota pedindo rapidez e rigor na identificação de todos os envolvidos.

AUTOR: G1/RJ

APÓS SAIR DE MATERNIDADE, MÃE E FILHO RECÉM-NASCIDO MORREM EM COLISÃO, NO PIAUÍ

Mãe e recém-nascido morreram em acidente na BR-343 (Foto: Renan Brito)

A mãe e o filho recém-nascido, de apenas dois dias, morreram durante uma colisão na noite desta quinta-feira (26) no Km 31 da BR-343, zona rural de Parnaíba, Litoral do Piauí. Segundo o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, as vítimas tinham recebido alta da maternidade e seguiam para cidade de Cocal.

"Os dois carros de passeio bateram de frente, um deles saiu da pista e depois explodiu. A criança estava acompanhada da mãe no banco de trás do outro carro, uma Parati, mas mesmo usando a cadeirinha de segurança não resistiu e morreu no local", informou o major.

O motorista e mais duas pessoas da Parati ficaram presos nas ferragens e tiveram que ser socorridos pelos bombeiros. Eles tiveram múltiplas fraturas e foram encaminhados em estado grave para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

O condutor do outro carro e um passageiro também receberam atendimento e tiveram ferimentos leves. O acidente aconteceu em uma reta, a poucos metros do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e deixou o trecho sentido Buriti dos Lopes-Parnaíba interditado.

"Ainda não sabemos o que provocou a colisão. A perícia da Polícia Civil e PRF estão no local apurando as causas do acidente", disse Rivelino Moura.

AUTOR: G1/PI

DONO DE BAR É MORTO A FACADAS POR CLIENTE, APÓS DISCUSSÃO, EM ASSARÉ (CE)

Comerciante ainda correu, mas tombou morto após ser esfaqueado (Foto: Reprodução)

Exatamente 25 dias após e um novo homicídio foi registrado no município de Assaré. Por volta das 14 horas desta sexta-feira o comerciante apelidado por “Zé de Mar” e “Meu Peixe”, de aproximadamente 60 anos, foi morto a golpes de faca. Ele é proprietário de um bar que funciona no bairro Moeda às margens da CE-171 que liga a sede do município ao Distrito de Aratama, onde tudo aconteceu.

A vítima residia nas Casas Populares daquele bairro e, segundo testemunhas, se encontrava no seu estabelecimento onde um cliente identificado apenas pelo nome de Pedro Gabriel ingeria bebidas alcoólicas. De repente, surgiu uma discussão entre os dois quando o acusado sacou uma faca da cintura e o comerciante correu. Todavia, foi perseguido e lesionado cm vários golpes tombando sem vida. Pedro já tem passagens pela polícia e, nesse momento, está sendo procurado por militares do destacamento local.

Foi o segundo homicídio do mês de maio em Assaré e o sexto do ano no município. O último aconteceu no dia 2 de maio tendo como vítima a doméstica Antonia Mulato, de 23 anos, a “Mulatinha” morta a golpes de faca por Roberto Rodrigo Belo Aquino de Almeida, de 25 anos, que foi preso. Ela tinha sido vista numa festa no Parque de Vaquejadas na companhia do acusado e o corpo encontrado na madrugada do dia seguinte perto da casa dele na Vila Nildália.

AUTOR: AGÊNCIA MISÉRIA

HOMEM É ENCONTRADO MORTO A FACADAS E COM CADEADO NA BOCA, EM PALMÁCIA (CE)

Corpo foi encontrado nas margens da rodovia CE-065, via Maranguape, a um quilômetro de Palmácia (Foto: Reprodução)

Um homem foi encontrado morto dentro de sacos plásticos às margens da Rodovia CE-065, próximo a localidade de Novo Basílio, em Palmácia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na manhã desta sexta-feira (27). De acordo com a Polícia, ele estava com um cadeado preso aos lábios e ferimentos pelo corpo.

Segundo o perito Antoniel Silva, da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), a vítima era do sexo masculino, com idade aproximada de 30 anos, apresentou diversas lesões feitas por faca e nos lábios havia um cadeado. A perícia constatou também que o homem foi projetado sob a cerca, ou seja, jogado à margem da estrada e trazido da Serra de Maranguape. O perito estipulou que o homem tenha sido morto de seis a oito horas antes da descoberta do corpo.

Conforme a Polícia, os moradores da região reconheceram o corpo como sendo de um vizinho, identificado apenas como Raimundo. Os mesmos informaram que ele mora sozinho e estava sumido há dois dias. O homem possuía mais de 20 tatuagens por todo o corpo.

Sobre o cadeado nos lábios de Raimundo, a Polícia e Perícia disseram que a finalidade dos autores do crime deve ser a de causar comoção e intimidar outras pessoas para o fato de não delatar criminosos à Polícia.

AUTOR: DN

EQUIPE DA FTA MOTOS AGE RÁPIDO E RECUPERA MOTOCICLETA POUCOS MOMENTOS APÓS HAVER SIDO FURTADA, EM TIANGUÁ (CE)

Na manhã desta sexta-feira, 27/05, por volta de 11h, numa rua transversal a rua Poeta Lauro Menezes, próximo a Loja Macavi no Centro de Tianguá, foi vítima de furto um jovem de 21 anos, que deixou sua moto Honda Titan FAN, cor preta de placa HXI 7872, estacionada no endereço acima e ao retornar percebeu que havia sido furtada.
Antes de informar a Polícia Militar do furto os Policiais da Força Tática Motos 1º Sargento Sandoval, Soldado S. Filho e Soldado Edelson, que estavam fazendo o patrulhamento no Centro da Cidade suspeitaram de dois indivíduos numa moto FAN de cor preta, feita a perseguição, os suspeitos abandonaram a moto e conseguiram fugir num matagal próximo a Rodovia BR-222.

A moto foi apreendida pois até o momento não existia informações sobre o furto. O proprietário entrou em contato com a PM informando sobre o furto de sua moto, sendo informado que sua moto já havia sido recuperada.

Os Policiais da equipe de moto patrulhamento, tem feito um excelente trabalho e após a sua implantação pelo Tenente Coronel Paulo de Tasso, Comandante da 2ª Cia/3º BPM em Tianguá, os roubos a estabelecimentos comerciais no centro de Tianguá tem tido uma diminuição considerável.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

2 ASSALTANTES INVADEM RESIDÊNCIA E ATIRAM EM SENHOR DE 60 ANOS PARA ROUBAR UMA MOTO, EM SÃO BENEDITO (CE)

Na noite desta quinta-feira, 26/05, por volta de 19h30, na rua Professor Expedito Fernandes Mendes, bairro Cidade Alta, em São Benedito, foi preso:

LEONARDO LIMA DE MELO, 22 anos, natural de Santa Quitéria, residente na Fazenda Poço Vermelho, zona rural de Santa Quitéria.

O mesmo em companhia de um adolescente de 17 anos, entraram na residência de um Senhor de 60 anos, e anunciaram o assalto, forçando a vítima a entregar uma moto que estava na área.

O dono da casa se recusou a entregar a moto e foi alvejado com dois disparos de revólver atingindo sua face.

Os demais integrantes da casa e familiares da vítima iniciaram uma luta com os bandidos, momento em que chegaram os Policiais do Destacamento de São Benedito e fizeram a prisão do acusado e apreensão do adolescente, bem como a apreensão do revólver calibre 32.

A vítima foi identificada como sendo o Sr. VICENTE GREGÓRIO DE ASSIS, 60 anos, que teve de ser encaminhado em estado grave ao Hospital Madalena Nunes em Tianguá.

A dupla de meliantes foram conduzidos à Delegacia Plantonista de Ubajara, onde foram autuados em flagrante pelo Delegado Rubanir.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

PMs DO RAIO FAZEM A PRISÃO DE 2 ELEMENTOS COM CELULAR E MOTO ROUBADA, EM TIANGUÁ (CE)

Nesta quinta-feira, 26/05, por volta de 17h30, na localidade de Acarape, zona Rural de Tianguá, foram presos pela Equipe do Raio, os indivíduos:

LUCAS CÂNDIDO PINHEIRO, 18 anos, e JOSUÉ MATIAS DE BRITO, 19 anos, todos residentes em Tianguá.
Ambos conduziam a moto Honda CG 150 Fan ESI, cor vermelha, ano 2011, placa OCE 2071, de Coreaú-CE, a qual havia sido roubada no dia anterior, e quando perceberam a aproximação da equipe do Raio, empreenderam fuga.

Iniciou-se uma perseguição e poucos quilômetros adiante os indivíduos perderam o controle da moto, caíram e se embrenharam no matagal.

Os PMs fizeram uma busca pelo mato e conseguiram localizar os dois, junto com eles foi encontrado um revólver Marca Taurus, calibre 32, completamente municiado e um celular Marca LG, que havia sido roubado a poucos instantes.
Todo o material foi apreendido e os indivíduos foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil de Ubajara, onde foram autuados em flagrante.
Fizeram a prisão os PMs da equipe Raio Sd Diógenes, Sd Guilherme, Sd Acácio, Sd Medeiros, e Sd J. Prado.

AUTOR E FOTOS: IBIAPABA 24 HORAS